Bomba de calor + Paineis FV?

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
branco.valter
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta out 10, 2018 5:31 pm

Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por branco.valter »

Ora cá vai a minha primeira participação no fórum. Eu tenho umas ideias na cabeça, mas penso que o pessoal por cá tem bastante mais conhecimento e experiência do que nestas questões, por isso vou explicar a minha situação e depois quem quiser dá a sua opinião.

Eu neste momento contratei um Arquitecto para que ele desenvolve-se um projecto para um terreno que irei ter no futuro próximo. A ideia é aproveitar um edifício antigo que já existe e construir a moradia à frente com uma espécie de ligação entre os dois edifícios. O “anexo” (ou seja lá o que quiserem chamar), tem 40 m2 e vai ter a lavandaria/arrecadação e um escritório/ginásio. Na moradia a ser construída à frente vai ter uma suite, quarto, sala de estar, sala de jantar, cozinha, casa de banho, telheiro com forno a lenha e churrasqueira. A arquitectura será à saloia e por isso tem várias limitações. A limitação principal é que esteticamente ficaria horrível os painéis (sejam eles quais forem), ficarem ali, por isso o meu Arquitecto falou desde sempre em colocar os painéis no anexo que ficará atrás da moradia e virado a sul sem qualquer tipo de obstáculo.
Ele tinha-me falado em primeiro lugar nas bombas de calor, mas eu fiquei com medo do preço e por isso falei-lhe que preferia um simples painel solar. À pouco tempo e através de uma pessoa minha conhecida fiquei a saber de bombas de calor para AQS a preços bastante mais razoáveis do que eu pensava e fiquei a pensar no assunto. Ao pesquisar deparei-me com várias coisas, incluindo Bombas de calor para AQS e painéis solares fotovoltaicos.
Somos apenas 3 pessoas sem qualquer hipótese de novas “aquisições”, por isso estava a pensar num depósito de apenas 200/250 litros e uns poucos painéis FV com o máximo de 750/1000W.

Ex: https://solius.pt/docs/fotovoltaico/BC_FV.pdf

O que acham?

PS: o factor € é bastante importante.


Autor do tópico
branco.valter
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta out 10, 2018 5:31 pm

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por branco.valter »

Nada?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por jmlflorencio »

Com 200 litros de água quente para 3 pessoas, eu nem me preocupava com painéis solares. Metia a bomba de calor a trabalhar em período noturno com tarifa bi-horária, e metia apenas um painel de 250W para o consumo residual (eléctrico) da habitação...

Ou, querendo investir nos painéis, complementava o sistema com um 'simples' termoacumulador de 80 litros e duas resistências (dá para ligar apenas uma delas, gastando 'só' 800W). Aí ficaria ligado nas horas de sol e no período noturno.

Claro que a solução da bomba de calor e painéis é superior, mas também é muito mais cara. E a diferença leva muito tempo a amortizar...

Vamos ver se surgem mais opiniões ;-)


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por pedrosilva »

jmlflorencio: compensa ter o termoacumulador "simples" além da bomba de calor só para 1000W de painéis?
O bi-horário mesmo assim estamos a falar de 13 cêntimos "à noite". Para uma bomba de calor não é mau mas o termoacumulador simples gasta que se farta.

Em qualquer dos casos a grande poupança havendo um fonte económica de AQS (bomba de calor (COP>1) ou termoacumulador+solar pv) é ter electrodomésticos (maq lavar roupa maq. lavar louça) com entrada para águas quentes dispensando o uso da resistência interna (COP=1)


Autor do tópico
branco.valter
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta out 10, 2018 5:31 pm

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por branco.valter »

jmlflorencio Escreveu: domingo out 14, 2018 7:31 pm Com 200 litros de água quente para 3 pessoas, eu nem me preocupava com painéis solares. Metia a bomba de calor a trabalhar em período noturno com tarifa bi-horária, e metia apenas um painel de 250W para o consumo residual (eléctrico) da habitação...

Ou, querendo investir nos painéis, complementava o sistema com um 'simples' termoacumulador de 80 litros e duas resistências (dá para ligar apenas uma delas, gastando 'só' 800W). Aí ficaria ligado nas horas de sol e no período noturno.

Claro que a solução da bomba de calor e painéis é superior, mas também é muito mais cara. E a diferença leva muito tempo a amortizar...

Vamos ver se surgem mais opiniões ;-)
Já estive num apartamento durante as férias em que o aquecimento das água era feito por termoacumulador e não gostei. As águas rapidamente baixavam de temperatura assim que a resistência era desligada e por isso presumo que o consumo fosse algo elevado.

Sabe os preços de uma solução média de cada opção?

Já agora, obrigado. ;)


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por Quintas2 »

branco.valter Escreveu: terça out 16, 2018 10:20 am
jmlflorencio Escreveu: domingo out 14, 2018 7:31 pm Com 200 litros de água quente para 3 pessoas, eu nem me preocupava com painéis solares. Metia a bomba de calor a trabalhar em período noturno com tarifa bi-horária, e metia apenas um painel de 250W para o consumo residual (eléctrico) da habitação...

Ou, querendo investir nos painéis, complementava o sistema com um 'simples' termoacumulador de 80 litros e duas resistências (dá para ligar apenas uma delas, gastando 'só' 800W). Aí ficaria ligado nas horas de sol e no período noturno.

Claro que a solução da bomba de calor e painéis é superior, mas também é muito mais cara. E a diferença leva muito tempo a amortizar...

Vamos ver se surgem mais opiniões ;-)
Já estive num apartamento durante as férias em que o aquecimento das água era feito por termoacumulador e não gostei. As águas rapidamente baixavam de temperatura assim que a resistência era desligada e por isso presumo que o consumo fosse algo elevado.

Sabe os preços de uma solução média de cada opção?

Já agora, obrigado. ;)
Eu já falei aqui sobre uma mudança que fiz recentemente de termoacumulador (https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11277684) e o novo aguenta a água quente por muito mais tempo que o antigo. Eles agora têm uma classificação energética sobre isso.
Cumprimentos,
Quintas2


Kisame
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta fev 01, 2019 3:50 am

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por Kisame »

Obrigado por nos contar sobre a experiência.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por pedrosilva »

Ainda não apareceu no mercado português bomba de calor + painéis FV com ligação directa DC (sem inversor AC e logo sem ligação à RESP) ?

https://www.hotspotenergy.com/solar-heating/

Para quem já tem 1500W ligados à RESP, esta seria uma forma de instalar/aproveitar mais painéis sem ultrapassar o limite "taxas e taxinhas free"


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por jmlflorencio »

Que bela ideia!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Bomba de calor + Paineis FV?

Mensagem por Quintas2 »

Eu não vi com atenção, mas na PV magazine falam num software para dimensionamento de bombas de calor que interage com outro software de dimensionamento fotovoltaico e permite calcular a energia produzida por um sistema de auto consumo que pode ser fornecida diretamente para a bomba de calor.
https://www.valentin-software.com/en/pr ... 33/geotsol
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”