Página 1 de 1

Eco-Quinta das Fontes - Tratamento dos esgotos

Enviado: domingo mar 08, 2015 6:38 am
por tavares
Vou dar inicio , ao projecto de tratamento de esgotos da quinta .

Os esgotos vão dividir-se em dois grupos , as águas cinzentas ( de lavagens da cozinha e WC) e águas castanhas ( sanita ).

As águas cinzentas passarão por um separador de gorduras e depois através de três depósitos de 1000 serão filtradas com brita , areia e carvão, no primeiro depósito será ainda acrescentado um filtro de tecido tipo geotextil para que a maior parte das partículas fique aí retida e assim prolongar o tempo de vida da areia e brita , o 1º deposito comunica com o 2º através de um filtro de carvão , o 2º depósito serve como acumulador e de tempos a tempos será injectado ar para oxigenar a água , o 2º deposito comunica com o 3º através de filtro de carvão , o 3º deposito é para a decantação , acumulando-se as partículas no fundo para limpeza.

Após os 3 depósitos de filtração, oxigenação e decantação, a água passa a ser tratada com plantas macrófitas, assim a segui ao 3º deposito há um mais pequeno de 500 L , com brita e plantas ( neste caso nenúfares ), após este deposito há um canal de evapotranspiração com 9 metros de comprimento , com 1 de largura e 40cm de altura e subdivido em secções com areia , areão e britas com plantas enraizadas do tipo caniços e bunho e outras , estas plantas encontram-se nas margens de barragens e rios e são utilizadas para controlo de poluição, após a água passar pelo canal será devolvida á natureza e caso as análises sejam positivas poderá vir a alimentar um rego de agriões, a água após o deposito de decantação em caso que os nascentes possam vir a baixar muito por algum ano de seca , esta água poderá ser bombeada e vir a alimentar o autoclismo e assim passar para as águas castanhas.

Cuidados a ter: evitar ao máximo lixivias e outros quimicos , usar detergentes e produtos de higiene o mais amigo do ambiente possivel.

Águas castanhas:

Será também constituido por 3 depositos de 1000 litros cada que servirão como reactores de bio-digestão, ao contrario do sistema de aguas cinzas este sistema tem que ser totalmente estanque, porque vai utilizar bacterias anaérobicas, assim a matéria entrará no 1º deposito onde fermentará no minimo 40 dias , passa ao 2º deposito onde ficará mais 40 dias , vai ao 3º deposito mais 40 dias , e tal como as águas cinzas tem também um deposito de 500 Litros que aqui servirá para controlo e estágio final.

No sistema de águas cinzas a passagem entre depositos é feita por gravidade, nas águas castanhas cada deposito leva internamente uma bomba e duas valvulas externas que permitem circular a matéria dentro do deposito ou a passagem para o deposito seguinte, ao mesmo tempo que é triturada.

Sendo um bio-digestor há produção de bio-gás , não acredito que venha a obter muita quantidade , pelo que de momento fica preparado para recuperar o gás mas não é prioritário.

O sistema de bio-digestor requer um controlo apertado de temperatura para as bactérias funcionarem , pelo que terei de aplicar um sistema de isolamento.

O produto obtido no ultimo deposito é recolhido e aplicado em fardos de palha , os quais quando estiverem completamente desfeitos serão juntos ao compostor, tendo assim composto organico para aplicar na horta e pomar.

Cuidados a ter: Não lançar papeis pela sanita , embora eles se degradem , também entopem as bombas .

Re: Eco-Quinta das Fontes - Tratamento dos esgotos

Enviado: domingo mar 08, 2015 6:48 am
por tavares
Construção :

- Foi escolhido um socalco abaixo da cota da habitação, num canto entre duas paredes e no comprimento virado a sul.
- Preparação do terreno , foi limpo de matos e silvas e nivelado o mais possivel
- Sapatas , devido ao peso final de todo o equipamento cheio ser superior a 7 Toneladas , foram feitas 31 sapatas com betão e pedra
- Suportes, foram colocadas vigas de ferro galvanizado ( cada deposito apoia em 3 vigas ) sobre suportes com parafusos e porcas para nivelamento
- Depósitos- Foram içados com guinchos de correntes e colocados nos seus locais finais.
- A seguir , será construido o canal de evapotranspiração.

Ficam as fotos:
etar1.jpg
etar1.jpg (1.25 MiB) Visto 10047 vezes
etar2.jpg
etar2.jpg (1.32 MiB) Visto 10047 vezes
etar3.jpg
etar3.jpg (1.81 MiB) Visto 10047 vezes

Re: Eco-Quinta das Fontes - Tratamento dos esgotos

Enviado: domingo mar 08, 2015 6:50 am
por tavares
Mais fotos:
etar4.jpg
etar4.jpg (1.64 MiB) Visto 10046 vezes
etar5.jpg
etar5.jpg (2.36 MiB) Visto 10046 vezes

Re: Eco-Quinta das Fontes - Tratamento dos esgotos

Enviado: domingo mar 08, 2015 10:37 am
por pafi
Este trabalho é magnífico. Muitos parabéns! Descrições simples e eficazes.
Vai tornar-se uma referência certamente.

Continuação de bom trabalho.

Re: Eco-Quinta das Fontes - Tratamento dos esgotos

Enviado: quarta jan 27, 2016 10:29 am
por sergio ferraz
Ola
Vou deixar algumas coisas sobre biodigestores
Um metro cubico de gas produzido nos biodigestores equivale a 0,454kgf de gpl (gas engarrafado).um biodigestor que produz 3 m cubico de gas por dia economizara 1,362 de gpl por dia , ou 30x1,362=40,86kgf mensalmente.como uma botija de gpl contem13 kgf de gaz vemos que havera uma economia mensal de tres botijas , aproximadadamente usando materia prima gratuita
Cada pessoa em media produz 0,40kgf por dia
O biodigestor deve ter uma temperatura entre 30 a 37graus
A quantidade de carbono necessaria ao desempenho das bacterias e cerca de 20 a 30 vezes maior que a de nitrogenio sendo a relacao carbono/nitrogenio c/n um dos indices que caracterizam a produtividade de biogas
Dejetos de bovinos c/n. 25,0=1
Equinos. 24
Suinos. 13
Aves. 7,3
Humanos. 2,9
Palha seca. 87
Capim. 27
Serradura. 431
Como o esterco bovino e altamente favoravel a accao bacterilogica ,produzindo rapidamente biogaz e aconselhavel fazer a primeira carga do biodigestor com esta biomassa



Assim se misturares palha com as aguas castanhas no biodigestor tens uma producao de biogas mais rapida
Espero ter ajudado

Re: Eco-Quinta das Fontes - Tratamento dos esgotos

Enviado: sábado fev 13, 2016 10:57 am
por tavares
Obrigado sergio ferraz, pelos valores dados, mas como anteriormente disse , dificilmente irei produzir gaz, até pelo simples facto de manter o biodigestor no inverno a temperaturas acima de 30 graus, mas com algum investimento quem sabe.

Re: Eco-Quinta das Fontes - Tratamento dos esgotos

Enviado: quinta jul 07, 2016 9:38 am
por serges
Hum...

A ver se quando for para esses lados quero ver essa quinta...
Gosto de como estás a fazer as coisas...

Já sabes tens de ter um ponto de carga!
Eu levo energia bebivel...

Abraços

Re: Eco-Quinta das Fontes - Tratamento dos esgotos

Enviado: quarta set 28, 2016 1:13 am
por Bunker1978
Olá.

Excelente tópico. Obrigado pela informação, vai ajudar-me imenso

De momento estou a elaborar um projeto de 5 habitações T1 e gostava quem fossem ecológicas e autossustentáveis.
Já criei um tópico com questões e dúvidas mas ainda não foi publicado.

A minha questão é:
Para esse projeto preciso de criar projetos de Eletricidade, telefones e Águas e Esgotos, consegue indicar alguém capacitado para o fazer?

Uma vez que é eletricista e tem muitos conhecimentos nesta área consegue ajudar-me a desenvolver um projeto semelhante?

Agradeço a atenção, e votos de um continuação de Excelente trabalho.

Fiquei completamente maravilhado.
às vezes parece que dou um passo para a frente e dois para trás, por querer fazer as habitações independentes das redes públicas. Este tópico serve de inspiração para não desisitir.

Obrigado