Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS
Enviado: domingo dez 09, 2012 6:14 pm
Foi bom rever-te neste tópico hynek. Parece que não, mas ser engenheiro e gostar de engenharia como tu, ajuda bastante. Abraço.
Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
https://www.novaenergia.net/forum/
obrigado orbis. Gosto de desafios e este campo promete ser interessante. Acredito que terei muito com que contribuir para este fórum.orbis Escreveu:Foi bom rever-te neste tópico hynek. Parece que não, mas ser engenheiro e gostar de engenharia como tu, ajuda bastante. Abraço.
hynek Escreveu:Bomba de calor low-cost para aquecimento central e águas sanitárias (AQS)
Vou descrever alguma experiência com uma bomba de calor que construi e estou a testar actualmente em minha casa. Quem não estiver com pachorra, pode saltar para o resumo no fim.
Fiz pesquisa exaustiva na Internet e cheguei à conclusão que as bombas de calor para produção do calor são as mais promissoras, embora o preço desta tecnologia é algo proibitivo. Pensei assim - qualquer ar condicionado é uma bomba de calor. Uma unidade de 12.000 BTU (3,5 kWh), das baratas, custa uns 200 €. A minha casa tem perda energética de uns 5 kW a 0 ºC no exterior e uns 3 kW com 5 ºC no exterior. Se eu conseguir adaptar essa máquina para trabalhar para o circuito de aquecimento central, cobria uns 80% das minhas necessidades energéticas em calor e poderia temperar a casa para manter uns 18 ºC no interior quando fora estiver apenas 5 ºC.
Comprei então uma AC por 200 €, li algures, que a melhor maneira era usar uns permutadores, por isso mandei vir 3 de 5 kW. Um para ligar ao ar condicionado (circuito primário) para aquecer água do circuito secundário, ligado a um depósito (acumulador) de 120 Lt. Assim dava para aquecer águas sanitárias e também o circuito de aquecimento central por via de um outro permutador.
Como, na altura, era leigo nesta área, as coisas não correram muito bem, mas os erros iam-se corrigindo. O sistema passou a trabalhar razoavelmente. Comecei a medir o COP (razão entre energia consumida e energia produzida, p.ex.: o COP 3 significa que a bomba de calor ao consumir 1 kW de energia eléctrica debita 3 kW de energia térmica) e não era grande coisa. Mas já compensava. O investimento em material rondava uns 900 €, o trabalho era meu. Por isso comecei a pensar como melhorar o sistema. Comecei a aprofundar os meus conhecimentos em termodinâmica e afins.
Abordei uma empresa de área de bombas de calor, ar condicionado, etc. e expliquei-lhes a minha ideia de fazer um sistema low-cost com bomba de calor do ar condicionado vulgar. Ficaram interessados e proporcionaram-me condições para desenvolver a ideia.
No último ano e meio fiz várias experiências e testes. Construí mais de uma dezena de máquinas de várias potências, aproveitando o material usado e da sucata, experimentei gás R410a e R134a, aprendi conceber e dimensionar as máquinas para a finalidade pretendida. Durante centenas horas de testes procurei optimizar as máquinas, com dezenas e dezenas de alterações e intervenções.
Durante os testes cheguei à conclusão, que os permutadores não são uma solução mais adequada. Por isso calculei e desenhei um depósito novo, com uma espiral para gás quente do AC, que mandei fazer. Os resultados melhoraram significativamente. Mas o depósito precisava de ser alterado, corrigindo alguns problemas.
Calculei e desenhei um outro depósito melhorado e inclui uma segunda espiral, pensando no circuito de aquecimento central. Os testes foram bastante satisfatórios. Tinha finalmente uma concepção supostamente viável.
E foi assim que aconteceu o desenvolvimento de uma bomba de calor razoavelmente barata com depósito de 220 Lt para águas sanitárias, ligado ao aquecimento central por via da segunda serpentina no interior do depósito.
Há 15 dias montei um protótipo desta concepção em minha casa, para ensaiar. A bomba de calor usada é uma máquina de ar condicionado resgatada da sucata, tem 12 anos de uso e trabalhava a gás R22 (actualmente proibido). Adaptei a máquina a gás R134a. A máquina consome, em média 1,45 kW e debita 3,85 kW (num teste de aquecimento do depósito de 220 Lt, desde 28 para 51 ºC, com temperatura média no exterior de 11,7 ºC, em 1 h e 30 min, COP médio de 2.65).
Ao montar o sistema (depósito ficou na marquise, do lado de fora da cozinha), fiz a ligação da água quente para as duas máquinas de lavar roupa e para máquina de lavar loiça. A ideia era fornecer às máquinas água quente mais barata, em vez de usar as resistências próprias (a energia poupada posso aproveitar com rendimento melhor).
Ao ensaiar o novo sistema, cheguei à conclusão que o depósito ainda não é o ideal (tem de ser maior, com parte de AQS reservada e mais alguns pormenores), por isso redesenhei-o e mandei fazer, espero ficar pronto nos próximos 15 dias. Também conclui que o ciclo semanal da EDP não era o melhor para uso pretendido, alterei então a tarifa para ciclo diário, tarifa tri-horária.
Resumo:
Ao fazer contas do novo sistema, o balanço actual (15 dias de uso) é seguinte:
- antes consumia, em média, 24,6 kWh/dia (3,56 €) de energia elétrica – agora 27,5 kWh/dia (4,07 €), assim só gasto mai 0,50 €/dia em energia eléctrica e tenho a casa confortávelmente aquecida
- antes, para AQS, usava o cilindro eléctrico de 220 Lt, a aquecer e acumular calor de noite, em horas do vazio, consumo aprox. 10 kWh/dia (1,25 €), agora é por bomba de calor
- agora todas as máquinas de lavar tem entrada de água quente
- a bomba de calor liga às 22 h e desliga às 8 h de manhã, com tarifa em horas do vazio, trabalhando toda noite a aquecer a casa (consome aprox. 15 kWh durante a noite = 1,54 €, em Viseu temperatura mínima exterior ronda agora uns 5 a 6 ºC), e a acumular calor. O acumulador fica com 220 Lt de água quente a 46 ºC. A casa fica, de manhã entre 19 e 20 ºC e aguenta-se dia todo com temperatura confortável de 18 ºC (temperatura máxima exterior ronda, durante o dia, 12 ºC). À tarde, se necessário, ponho a bomba de calor trabalhar 1 hora, para repor o calor no depósito (embora tenha ainda uns 70 lt de água quente na parte superior do acumulador, com 43 ºC o que dá para um banho confortável). À noite, antes do jantar, uso essa energia acumulada para temperar casa, se necessário. A cozinha costuma ficar com 20 ºC, corredores com 17,5 ºC, 4 quartos e sala com 18 ºC, 2 casas de banho com 22 ºC. Um quarto pequeno está sem aquecimento com 13 ºC, não está ser usado. O escritório, embora aquecido, tem um radiador demasiado pequeno (um problema por resolver), costuma estar com 16 ºC.
Nos dias mais frios o consumo e os gastos serão naturalmente maiores, mas nos dias mais quentes vai ficar mais barato.
Creio que, depois de corrigir todos os problemas e depois de substituir a máquina velha por uma nova, com melhores rendimentos, o sistema torna-se ainda mais vantajoso.
Penso que este sistema e método de uso poderá ser viável para quem pretende economizar, substituindo outros sistemas de aquecimento como caldeiras a gasóleo, a pellets, etc. Até poderá ser mais viável instalar este sistema em vez dos painéis solares de AQS. Durante o Verão, com maior temperatura exterior, o rendimento da bomba de calor dispara.
Espero que proporcionei aqui uma boa matéria para pensar.
Mrs.M,Mrs.M Escreveu:
Fiquei fascinada pelo post e pelo relato que colocou neste forum.
Neste momento estou a reconstruir uma casa antiga no centro da cidade do Porto ( geminada) e ando à procura de soluções para fazer o aquecimentos das águas sanitárias e para aquecer a casa ( perto de 200m2). Verifiquei vários fornecedores de sistemas de aquecimento e cada um diz algo diferente. Um quer paineis solares + LATENTO 300L+ gas natural, depois já não era este sistema era pellets com aquecimento de água só para radiadores + paineis solares para AQS ( separado ou seja os pellets não aquece o AQS o que é algo estranho porque voltamos a ter de estar ligados ao gás natural!), agora já teve outra ideia que ainda não enviou: este fornecedor é a "confusão" total. Agora tenho um outro técnico que só é da opinião de colocar uma bomba de ar calor DAIKIN para AQS e radiadores e mais nada!! Diz que os paineis solares são muito bonitos mas depois de 7 anos já têm que mudar não sei o quê que costuma avariar o que custa outro montante....resumindo explicou-me que era muito dificil conseguir rever o investimento financeiro dos paineis solares!) Nunca fui adepta de ficar dependente de energia eléctrica mas o que tenho lido acerca da bomba de ar de calor e verificado na internet só tem sido quase tudo positivo. Agora depois de ler o seu post fiquei ainda mais inclinada para esta solução.
Tenho um tio que me falou desta solução....mas é exageradamente cara e só faz sentido na Alemanha onde há incentivos fiscais e onde as pessoas podem inclusive vender a energia que produzem à rede http://www.senertec.de/en/derdachs.html" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Se me pudesse ajudar estaria mesmo muito grata!
Quando somos leigos nestas matérias custa-nos a decidir e a encontrar a melhor solução.
cumprimentos e bom domingo!!
de todos os sistemas que já usei ou conheço pessoalmente das casas dos amigos (para aquecimento da casa - lareira, recuperador de lareira, caldeira a gasóleo, caldeira a carvão, caldeira a pellets; para AqS - esquentador, acumulador eléctrico, painéis solares, bomba de calor) economicamente mais vantajoso é o sistema de bomba de calor tipo Inverter, com bom compressor (Twin ou Scroll) e um depósito de inércia, trabalhar para um sistema de aquecimento central com radiadores ou piso radiante (melhor ainda - mais eficiência). AqS é a mesma coisa (Inverter é melhor mas o sistema On-Off também serve, compressor Twin ou Scroll, depósito de inércia), se tiveres o bi-horário, funciona durante horas de vazio. 200 Lt de água a 50 ºC vai custar em média 30 cent/dia no Verão e 50 cent/dia durante Inverno.O_volt Escreveu:Eu tinha caldeira a gasoleo....agora tenho recuperador de calor a lenha que serve tb de AQS....e tenho poupado imenso porque gasto pouco + de 200 euros em lenha, já que sempre foi dado/doada....mas acabou-se...
Que sugeres?
o assunto é mais complexo do que isso. Como já tenho referido no post de ontem, os sistemas AqC com radiadores normalmente deixam muito a desejar por não estarem correctamente dimensionados e montados. Uma caldeira a gasóleo ou recuperador a lenha aquece água até 80 ºC, normalmente os técnicos aconselham 60 ºC e os radiadores estão dimensionados para trabalhar com esta temperatura. Penso que as normas recentes estipulam a temperatura máxima dos radiadores a 50 ºC, por razões de segurança. Uma bomba de calor perde a eficiência com aumento de diferença de temperatura exterior, donde extrai a energia térmica, e temperatura da água onde entrega a energia. Por isso convém que trabalhe com temperatura de água menor possível. Eu recalculei os meus radiadores e aumentei número de elementos onde foi necessário (alguns até estavam sub-dimensionados mesmo para água de 80 ºC). O meu sistema trabalha com temperaturas de água entre 38 e 45 ºC.O_volt Escreveu:E qual custou para aquecer 200 elementos de radiadores?
se ainda não decidiu nenhuma solução, considere uma alternativa AC Multisplit. A Samsung, por exemplo, tem boas soluções para este caso http://kondicionieriu-meistras.lt/image ... 00x300.jpg.Mrs.M Escreveu:Caro Hynek,
Obrigado pela sua pronta resposta e a sua ajuda! Ora aqui vão mais perguntas que surgiram quando li o seu post/explicação e quando analisei o gráfico que me enviou.
Para iniciar queria dizer que não posso ter piso radiante porque a casa é do sec. xix e já para colocar a tubagem para os radiadores vai ser uma "ginástica" ( paredes de tabique, soalho de madeira acente em barrotes de madeira, paredes de granito maciço etc).
uma bomba de ar de calor - isto não está correcto, uma bomba de ar é completamente diferente de uma bomba de calor, uma designação assim junto não faz sentido.Mrs.M Escreveu:1) a máquina que montou agora portanto já não é um bomba de ar de calor mais sim um AC com compressor Twin (duplo, de dois estágios), Inverter ( estou a estudar esta última parte do Twin e Inverter que ainda não percebi!)?? na tabela que me enviou o AC multisplit só está para aquecimento central e não para AQS. Alguma razão em especial?
Como não encontrei depósito em conformidade com as minhas necessidades, desenvolvi-o e mandei fazer. Actualmente está ser preparado o fabrico em série destes depósitos e estarão disponíveis brevemente. Os depósito são feitos em chapa de aço Inox.Mrs.M Escreveu:2) cit.: "Também o novo depósito está a ter um bom desempenho" - que depósito novo está a falar?! Fala também de uma " alteração da serpentina do depósito para uma serpentina com anéis de dissipação"! Onde se pode adequirir esse depósito? O depósito de inércia é a igualmente eficiente?
É uma boa pergunta. Para não falhar nada, tem de ser feito o estudo das necessidades caloríficas da casa e calcular cada compartimento, suas perdas energéticas e, em caso do aquecimento central, a dimensão necessária dos radiadores. Aqui está uma metodologia muito boa http://www.padinho.pt/catalogos/uponor_pex.pdf. Para as minhas necessidades desenvolvi a minha própria metodologia para fazer estes cálculos. Simula o comportamento térmico da casa em relação à temperatura exterior e à temperatura interior exigida.Mrs.M Escreveu:3) qual a potencial mínima tem que ter a bomba ar de calor? certamente que não pode ter uma baixa potência para não estar sempre a trabalhar e haver um desgaste rápido dos componentes ( já para não falar de estar sempre a ouvir o ruido da bomba de calor a trabalhar), correcto? A bomba de calor que o técnico nos quer vender custa à volta de 5000€ e é da DAIKIN ( gostaria de lhe enviar o registo/nome correcto, mas ainda estou a aguardar o orçamento do técnico!) O ruído de trabalho de uma bomba de calor é bastante ou depende da marca?
O isolamento é o elemento mais importante.Mrs.M Escreveu:4) a casa está a ser devidamente isolada ( janelas oscilo batentes duplas 6/10/6, roof mate + onduline para telhado, a fachada de trás com reboco). " problema" energético mais grave da casa é o tradicional vão de escadas com enorme claraboia. O calor sobe, portanto lá se vai o aquecimento! Tenho "dois" lados da casa para aquecer!
Estes depósito só servem para acumular a água quente. Diferença está no tratamento do interior. Estão feitos em chapa de aço protegida com pintura. Aconselho procurar depósitos em Inox ou pelo menos vitrificados no interior.Mrs.M Escreveu:5) existem depósitos de inércia e acumuladores tal como encontrei neste site http://www.enrepo.pt/pt/produtos/deposi ... nercia.htm" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false; . qual a diferença ?
Respondido no 3)Mrs.M Escreveu:6) refere no post da outra pessoa interveniente que o melhor é ter radiadores com mais elementos para poderem trabalhar com temperaturas mais baixas ( 38 e 45 ºC). como devo calcular o montante dos elementos? calculo os m3 e depois há uma tabela que me indica o número de elementos? Como o Hynek tinha referido: nem sempre está tudo bem calculado e dimensionado!
Exactamente. As máquinas mais potentes são mais caras. Por isso a tendência dos vendedores é óbvia. Uma máquina com potência a mais terá impacte negativo sobre eficiência global do sistema instalado. Daí a importância do estudo calorífico da casa.Mrs.M Escreveu:7) "É muito importante dimensionar correctamente a potência necessária. Acontece com frequência que a potência instalada é o dobro ou triplo do necessário" - lamento mas não percebi esta parte do post?! Está-se a referir à potência da bomba de calor.....?
como já referi no poste anterior, a DAIKIN é uma marca conceituada. Criar uma boa marca e preserva-la tem os seus custos. Cada marca tem a sua especificidade, incompatível com as outras marcas. A guerra comercial é igual a todas as outras. Basta observar a Babilónia nos telemóveis. Cada marca e modelo tem o seu carregador, cada operador tem mil e um tarifário.... Não adiantava nada mandar vir uma máquina que aparece à venda on-line. Não há por cá muitos técnicos com competência para instalar essa máquina. Adquirir estas competências é muito caro, o fisco também não poupa nada as empresas. O equipamento para chegar até à casa do cliente passa, provavelmente, por pelo menos 2 distribuidores com os seus custos fixos. O Governo fica com metade desse valor e deve haver mais factores que têm de se reflectir no preço final. Já referi também que as boas marcas são uma espécie de Rolls-Royce entre outras marcas, menos conceituadas. Quem quiser qualidade mais alta, terá de a pagar.Mrs.M Escreveu:Caro Hynek, Caros participantes do forum,
Hoje recebi o orçamento para a instalação na casa com sistema de bomba de ar calor DAIKIN –EWYQ011ACV3P, acumulador 200L marca vulcano ( não diz qual a referência) com apoio electrico, 13 radiadores "global modelo vox" com aprox.130 elementos, tubagem ( pré-instalação), acessórios para radiador da marca caleffi e mão de obra. Bem, tive quase um ataque cardiaco. Os radiadores, tubagem, mão de obra, acumulador não posso dizer nada porque não tenho referências. Como tinha a referência da bomba de calor fui pesquisar as especificidades da bomba de ar de calor ( já que estou a tirar um "curso intensivo" com o Hynek neste forum acerca de aquecimentos de casa.....). No orçamento que me enviaram estão a pedir 6888 e online apareceram me preços de diversos sites de Espanha e Italia a venderem a mesma bomba por aprox. 4000 ( com IVA e custos de envio no país deles, mas calculo que mandar vir para Portugal não deva custar mais 2888 ). Ora vamos lá ver, fui ao site da Daikin aqui em Portugal com a tabela de preços de 2014 aqui de Portugal e a bomba ainda custa mais do que o preço que me colocaram no orçamento enviado. Alguém me pode explicar o que é que está a passar aqui? No nosso país as bombas de ar de calor custam mais 3000 que nos outros países, é isso??!! Estava tão motivada em ter finalmente encontrado uma solução viável para a nossa casa mas afinal isto é de loucos.
Inclusivé já estava a procurar soluções técnicas para "camuflar" a bomba de ar de calor e melhorar a estética e um pouco nível de ruído da bomba.
http://www.zaugg.com/index.php?page=480 ... mepumpen/l ... rettyPhotohttp://www.climamarket.it/vendita/daiki ... lore-11-kwhttp://www.daikin-tienda-online.com/dai ... cv3p-.htmlhttp://www.convienesempre.it/daikin-min ... ofase.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Se me puderem ajudar ou indicar outros fornecedores na zona do Porto agradeço!
Cumprimentos a todos e boa semana!!!
M.
O isolamento é o elemento mais importante.Mrs.M Escreveu:4) a casa está a ser devidamente isolada ( janelas oscilo batentes duplas 6/10/6, roof mate + onduline para telhado, a fachada de trás com reboco). " problema" energético mais grave da casa é o tradicional vão de escadas com enorme claraboia. O calor sobe, portanto lá se vai o aquecimento! Tenho "dois" lados da casa para aquecer!
Estes depósito só servem para acumular a água quente. Diferença está no tratamento do interior. Estão feitos em chapa de aço protegida com pintura. Aconselho procurar depósitos em Inox ou pelo menos vitrificados no interior.Mrs.M Escreveu:5) existem depósitos de inércia e acumuladores tal como encontrei neste site http://www.enrepo.pt/pt/produtos/deposi ... nercia.htm" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false; . qual a diferença ?
Respondido no 3)Mrs.M Escreveu:6) refere no post da outra pessoa interveniente que o melhor é ter radiadores com mais elementos para poderem trabalhar com temperaturas mais baixas ( 38 e 45 ºC). como devo calcular o montante dos elementos? calculo os m3 e depois há uma tabela que me indica o número de elementos? Como o Hynek tinha referido: nem sempre está tudo bem calculado e dimensionado!
Exactamente. As máquinas mais potentes são mais caras. Por isso a tendência dos vendedores é óbvia. Uma máquina com potência a mais terá impacte negativo sobre eficiência global do sistema instalado. Daí a importância do estudo calorífico da casa.[/quote]Mrs.M Escreveu:7) "É muito importante dimensionar correctamente a potência necessária. Acontece com frequência que a potência instalada é o dobro ou triplo do necessário" - lamento mas não percebi esta parte do post?! Está-se a referir à potência da bomba de calor.....?
O modelo adequado depende das necessidades caloríficas (o tal estudo das necessidades caloríficas da casa e calcular cada compartimento é altamente aconselhável. Penso que poderá custar uns 200 €/casa). Um representante da marca está instruído para indicar a potência aconselhável, mas não sabe fazer um estudo calorífico.Mrs.M Escreveu:
Qual a referência da AC Multisplit da Samsung!?
O Ar Condicionado (AC) é uma bomba de calor (p. ex. unidade exterior) que só aquece ar através de um permutador de ar (radiador com ventilador=unidade interior). O AC está construído especificamente para esta função. Para aquecer água, tanto para AqC ou AqS, uma bomba de calor aquece água por meio de um permutador diferente, com gás no circuito primário e água no circuito secundário. Esta bomba de calor trabalha num regime diferente do AC. Não é possível simplesmente ligar uma unidade exterior do AC a um permutador de água. Tem de ser feita uma alteração para adaptar o regime de funcionamento a esta tarefa.Se o AC Split não aquece água como faz para aquecer a água! Continuo sem perceber esta parte. O AC aquece o AQC e a água para ACQ?
Penso que em 1 ou 2 meses. Têm de ser feitos vários protótipos e testes.Como não encontrei depósito em conformidade com as minhas necessidades, desenvolvi-o e mandei fazer. Actualmente está ser preparado o fabrico em série destes depósitos e estarão disponíveis brevemente. Os depósito são feitos em chapa de aço Inox.
Saberá quando estará disponível??
Como referi acima, um estudo bem feito compensa, evita investimentos desnecessários que podem ascender a milhares de €uros. Procure quem sabe fazer isso.Para não falhar nada, tem de ser feito o estudo das necessidades caloríficas da casa e calcular cada compartimento, suas perdas energéticas e, em caso do aquecimento central, a dimensão necessária dos radiadores. Aqui está uma metodologia muito boa http://www.padinho.pt/catalogos/uponor_pex.pdf. Para as minhas necessidades desenvolvi a minha própria metodologia para fazer estes cálculos. Simula o comportamento térmico da casa em relação à temperatura exterior e à temperatura interior exigida.
Adoraria saber isto mas não tenho conhecimentos para tal! E como já lhe havia referido cada técnico que vai lá à casa "conta uma história" diferente e ficamos baralhados e confusos
O preço alto foi determinante para mim para aventurar-me na construção da minha própria BC. Há marcas boas mais em conta que essas BMW's, mas nada supera o preço das que desenvolvi. Ainda não sei em quanto ficará onerado pelo procedimento burocrático de certificação, mas espero que continuará com preço altamente competitivo.
Rolls- Royces!!!!....já me contentava com um bom Audi, Mercedes ou BMW
Há dois anos que praticámos isso cá em casa e a poupança é grande.Uma solução seria não aquecer o vão de escada e manter as portas fechadas,ou instalar um ventilador no topo para empurrar o ar quente para baixo.
É a primeira pessoa a dizer nos isto e nós estamos completamente de acordo. Todos dizem que temos que aquecer o vão de escadas e nós respondemos sempre que com o euromilhões seria mais fácil!
Infelizmente na zona no Porto não conheço. Mas posso tentar informar-me. Qual é o timing, as obras já avançaram? Para quando será necessário decidir?Claro, percebo o que me quer dizer! Mas como lhe havia dito não saibamos fazer! Não conhece nenhuma empresa de confiança aqui na zona no Porto?
isso é bom, já poderá poupar quase 3mil n€urónios, se for o caso....Mrs.M Escreveu: o técnico que me enviou o orçamento realiza essa instalação.
Os que conheço, infelizmente não posso recomendar. Na Internet há vários fornecedores, mas não os conheço.Como havia dito! Se me pudesse indicar mais fornecedores estaria muito grata!
É pena não conhecer ninguém desta zona!!!! Como havia referido o empreiteiro está nos a deixar tempo porque pode ir fazendo outras "coisas" mais de facto ainda hoje ligou a perguntar se já decidimos por que tipo de sistema iremos optar!hynek Escreveu:Mrs.M Escreveu:
Qual a referência da AC Multisplit da Samsung!?O modelo adequado depende das necessidades caloríficas (o tal estudo das necessidades caloríficas da casa e calcular cada compartimento é altamente aconselhável. Penso que poderá custar uns 200 €/casa).Código: Selecionar todos
Um representante da marca está instruído para indicar a potência aconselhável, mas não sabe fazer um estudo calorífico.
Onde posso consultar alguém que me faça esse estudo? Só encontrei na internet uma empresa que fornece esse serviço, sendo esta em Nelas.
Claro, o representante só quer vender o produto!!!
Um AC split tem uma unidade exterior e uma unidade interior.
Um AC Multisplit tem uma unidade exterior e várias unidades interiores. Por exemplo este modelo da unidade exterior
http://www.samsung.com/pt/consumer/home ... EH/EU-spec poderá levar até 3 unidades interiores, isto é pode servir até 3 quartos. Custa por volta de 1.400 € + IVA. As unidades interiores http://www.samsung.com/pt/consumer/home ... FSFPKGMNET custam a partir de 270 € + IVA cada (mais instalação).
Obrigado, já fiquei com uma ideia de quanto pode custar o AC Multisplit. É bastante mais económico que colocar tubos e colocar a bomba de calor ( mesmo sabendo que só tenho garantido o AQC)!! Tive outra ideia que pode parecer uma verdadeira estupidez! E se colocarmos na casa um sistema de AC ( bomba de calor só para AQC) como aquele que nos enviou e outra bomba de calor ( AC) só para AQS? No fundo seriam duas a funcionar separadamente!? Mas já não seriam necessários os tubos caros e radiadores ( montagem cara). Segundo a minha leitura o AC têm outras funcionalidades como desumidificador etc. o que pode ser muito vantajoso aqui no Porto com a humidade excessiva em vários meses do ano. Esta ideia surgiu porque na sua tabela do nr.61 ao 65 existe essa possibilidade. O reparo que faz é que é pouco económico!! Será por causa do reservatório da água?!
Como não encontrei depósito em conformidade com as minhas necessidades, desenvolvi-o e mandei fazer. Actualmente está ser preparado o fabrico em série destes depósitos e estarão disponíveis brevemente. Os depósito são feitos em chapa de aço Inox.
Saberá quando estará disponível??Penso que em 1 ou 2 meses. Têm de ser feitos vários protótipos e testes.
Estamos certamente curiosos para conhecer o novo sistema!
Para não falhar nada, tem de ser feito o estudo das necessidades caloríficas da casa e calcular cada compartimento, suas perdas energéticas e, em caso do aquecimento central, a dimensão necessária dos radiadores. Aqui está uma metodologia muito boa http://www.padinho.pt/catalogos/uponor_pex.pdf. Para as minhas necessidades desenvolvi a minha própria metodologia para fazer estes cálculos. Simula o comportamento térmico da casa em relação à temperatura exterior e à temperatura interior exigida.
Como a casa neste momento está em obras ( nem janelas em alguns sítios tem) não pode ser feito nenhum estudo ( segundo percebi a casa tem que estar no seu estado "normal"). Ora o problema é que agora o empreiteiro já está a avançar na obra e quer saber se é para meter tubos para aquecimento ou não ( os tubos irão permanecer nos tectos falsos e irá ter de furas mais paredes de tabique e granito etc). Resumindo, como pode ser feito um estudo se a casa nem se quer está habitável ou seja não se sabe o comportamento calorífico, a inércia, de cada compartimento? Estive a ler o link que enviou acerca dos calculos e por muito que me esforce os meus conhecimentos de física são limitados para perceber o que lá está escrito. Praticamente chinês ao quadrado!! Percebo tudo o que me explica nas suas respostas/dicas e só lhe tenho que agradecer a paciência e dedicação que tem tido comigo ao longo destas inúmeras explicações. Infelizmente estou bloqueada por não saber o que decidir, a quem pedir ajuda para realizar o tal estudo, em quem acreditar ( estou me a referir aos fornecedores de materiais) qual será o melhor sistema para a casa etc.
Adoraria saber isto mas não tenho conhecimentos para tal! E como já lhe havia referido cada técnico que vai lá à casa "conta uma história" diferente e ficamos baralhados e confusosComo referi acima, um estudo bem feito compensa, evita investimentos desnecessários que podem ascender a milhares de €uros. Procure quem sabe fazer isso.
Procurei e infelizmente não encontrei. Pelo menos não aqui no norte!!
O preço alto foi determinante para mim para aventurar-me na construção da minha própria BC. Há marcas boas mais em conta que essas BMW's, mas nada supera o preço das que desenvolvi. Ainda não sei em quanto ficará onerado pelo procedimento burocrático de certificação, mas espero que continuará com preço altamente competitivo.
Rolls- Royces!!!!....já me contentava com um bom Audi, Mercedes ou BMW
Claro, percebo o que me quer dizer! Mas como lhe havia dito não saibamos fazer! Não conhece nenhuma empresa de confiança aqui na zona no Porto?Infelizmente na zona no Porto não conheço. Mas posso tentar informar-me. Qual é o timing, as obras já avançaram? Para quando será necessário decidir?Código: Selecionar todos