Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

Sub023 Escreveu:Boas.
Mais uma vez achei interessante mais um projecto iniciado pelo membro do fórum.
Também gostaria de saber um pouco mais sobre o estado do projecto e o seu funcionamento.
Na minha casa possuo piso radiante e está solução poderia vir a ser interessante para uma posterior implementação de tal nem que fosse apenas para usar para manter uma temperatura fresca no verão no caso de estar muito calor dentro de casa.
No meu caso o piso radiante está ligado a caldeira de aquecimento, teria de ser feita uma ligação independente para se conseguir por algo a funcionar ou poderia ficar tudo ligado em simultâneo?
Abraço
Boa tarde,

o piso radiante é óptimo para uma bomba de calor (BC), permite temperaturas mais baixas, logo eficiência mais alta.

Que tipo de caldeira que é?

Na minha opinião uma BC para aquecimento, a completar a instalação, poderá ficar ligada em simultâneo com a caldeira, uma espécie de instalação híbrida (circuito em paralelo). Tem de haver uma bomba de circulação também no circuito da BC e umas válvulas anti-retorno em cada circuito (BC e caldeira) para evitar misturas. A caldeira seria accionada quando necessário (dependendo do que for pontualmente mais vantajoso).

Em caso de necessidade de arrefecimento, teria de ser analisado o sistema para implantar um algoritmo adequado de controlo (modo Verão/Inverno).

Caso quiser, podemos começar por analisar as necessidades energéticas da casa.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

isabel2509 Escreveu:Boa tarde,

para fazer o aquecimento das aqs e da casa tenho instalado painel solar com um acumulador(ventilação forçada) e um recuperador de calor a água com os respectivos radiadores. Como gasto muita energia aconselharam-me a colocar uma bomba de calor de suporte ao painel solar, mas teria que desligar do acumulador o recuperador de calor. Alguém me sabe dizer se existe alguma bomba de calor que dê para ligar com os 2 sistemas(recuperador de calor e painel) e que caso eu não queira acender o recuperador de calor também faça o aquecimento da casa? Se existe qual a marca e o respectivo preço.

Obrigada
Boa tarde,

Acho que confundiu ventilação forçada com circulação forçada...

Quanto à sua questão, é possível interligar uma BC com o sistema actual. Se consultar uma empresa do ramo, de certeza que lhe apresentam uma solução.

Como já escrevi noutro post, a BC poderá ficar ligada em paralelo com outra fonte de energia, neste caso com recuperador. Terá de haver uma bomba de circulação no circuito da BC e uma válvula anti-retorno em cada circuito (BC e recuperador) para evitar passagem entre eles. Poderá usar depois um ou outro sistema, ou os dois em simultâneo.

Quando precisar de escolher uma BC, tenha cuidado, é muito importante escolher uma com tecnologia Inverter, não sistema On/Off (tecnologia obsoleta, menos eficiente). Algumas pessoas confundem sistema Inverter com sistema reversível (que é On/Off). Cuidado, não é a mesma coisa. O Inverter é muito mais económico nos custos de funcionamento, embora mais caro no investimento. A diferença recupera-se em 3 ou 4 anos de 15 anos de vida útil do equipamento.

Para aquecer um depósito de 200 lt, uma BC com 12.000 BTU (3.5 kW) demora umas 3 horas. Mas se quiser aquecer também a casa, recomendo primeiro uma análise da perda térmica da casa e, consequentemente, escolha da potência necessária da BC. Neste caso a potência da BC deve ser mais alta (mais de 3.5 kW) para poder aquecer a casa também, mas não precisa cobrir as necessidades todas. Com o recuperador poderá superar as diferenças (sistema híbrido) nos dias mais frios.

Quanto a preços, é melhor consultar várias empresas, comodamente via Internet.

Para ter algum ideia, tenho disponível BC Inverter, de marca branca:
- de 7 kW (24.000 BTU), com depósito de inércia de 200 lt, por 2.580 €, IVA incluído
- de 9.3 kW (32.000 BTU), com permutador interno (sem depósito de inércia) por 3.050 €, IVA incluído.

Os preços não incluem montagem, transporte, trabalho, tubagem, bomba de circulação, etc.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


luismdoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 23, 2015 12:02 am
Localização: Seia

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por luismdoliveira »

hynek Escreveu:
luismdoliveira Escreveu:Caro Hynek,

Já há à fumo branco quanto às caraterísticas técnicas e preço das máquinas?

Cumprimentos.
há fumo branco, mas a engrenagem deste país continua péssima, as coisas teimam a não avançar, nem empurrando, nem martelando, nem com bomba atómica (ao nível burocrático).... quando um obstáculo está ultrapassado, inventa-se e aparece outro. É uma mentalidade tipo não faço mas também não deixo fazer.

Já estou um bocado fartinho disso....

Meu amigo,

Acredito perfeitamente no que me diz!
Quando remamos contra a maré, não é nada fácil!
Infelizmente é o que temos!
E quanto aos equipamentos que tem anunciado?
Possui algum site ou loja física onde possua informação, contatos, venda?
Ou disponibiliza alguma forma de o contatar?

Um grande abraço e força com isso!

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por meira78 »

Pois. A burocracia em Portugal é como a morte: está sempre certa!

Nada de desanimar.

O esforço compensa...


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por accoelho »

Não é de admirar, Portugal no seu melhor.
Estamos muito atrás dos outros mas também não querem ser iguais nem melhores.
Por causa de muitos interesses.
À sim de louvar estas pessoas que conseguem ter mérito próprio.
Força nisso

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

luismdoliveira Escreveu: Meu amigo,

Acredito perfeitamente no que me diz!
Quando remamos contra a maré, não é nada fácil!
Infelizmente é o que temos!
E quanto aos equipamentos que tem anunciado?
Possui algum site ou loja física onde possua informação, contatos, venda?
Ou disponibiliza alguma forma de o contatar?

Um grande abraço e força com isso!
Vou colocar informação essencial num site, estou a trabalhar nisso.

Colaboro com uma pequena empresa metalomecânica que parcialmente ajudou investindo no desenvolvimento destes sistemas, fabricou vários termo-acumuladores para testes, financiou algum equipamento especializado, etc... Mas é uma empresa local que nunca sentiu necessidade de ter um site (ao nível local não-lhe falta trabalho). Os sistemas serão comercializados através desta empresa. Por isso o passo seguinte é colocar on-line alguma informação sobre empresa, modelos e preços do equipamento, contactos.... Só depois vou lançar uma campanha de marketing.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


luismdoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 23, 2015 12:02 am
Localização: Seia

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por luismdoliveira »

Ainda bem que existem pessoas que acreditam em mentes empreendedoras.

Sem dúvida que este tipo de apoios são muito importantes e sem eles muitos projetos ficariam na gaveta.

Este é um assunto que particularmente me interessa bastante, independentemente de residir em Seia, na zona da Serra da Estrela.

Acho que não podemos ficar indiferentes a uma oportunidade destas que deve ser tida em consideração, mesmo que a zona de aplicação seja no Minho ou no Algarve.

E agora que já só falta um "bocadinho assim", força com isso!

Fico a aguardar por notícias . . .

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por meira78 »

Estamos todos ansiosos hynek pelas características, aplicações e preços.

Parabéns e força nisso!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

luismdoliveira Escreveu:Caro Hynek,

Já há à fumo branco quanto às caraterísticas técnicas e preço das máquinas?

Cumprimentos.
Olá, peço desculpa pela demora. Tenho uma informação pouco animadora. Não estou a conseguir resolver os tais problema burocráticos. Em Janeiro de 2015 começou ser aplicado o Regulamento (UE) n.º 517/2014. Este regulamento impõe um controlo apertado no uso dos gases refrigerantes. Os técnicos são obrigados obter um novo certificado para poderem continuar a trabalhar e as empresas são obrigadas adquirir o novo equipamento certificado e solicitar a certificação da empresa. Isso envolve investimento bastante elevado em dinheiro e tempo das pessoas. A empresa do ramo, com qual estou a colaborar, ainda não conseguiu obter estes certificados.

Mas nem tudo é mau. A pressão no mercado está fazer baixar os preços. As bombas de calor, made in China, estão aparecer com preços bastante competitivos (têm o permutador instalado no interior da máquina, basta ligar os tubos de água, não é preciso mexer no gás).

Outra boa notícia é que equipamento de ar condicionado (tecnologia inverter), está também com bons preços. A oferta no AKI, além dos bons preços, assegura também a instalação (80 €). Acho uma boa oportunidade para que quiser aquecimento e arrefecimento eficiente.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


luismdoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 23, 2015 12:02 am
Localização: Seia

Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por luismdoliveira »

hynek Escreveu:
luismdoliveira Escreveu:Caro Hynek,

Já há à fumo branco quanto às caraterísticas técnicas e preço das máquinas?

Cumprimentos.
Olá, peço desculpa pela demora. Tenho uma informação pouco animadora. Não estou a conseguir resolver os tais problema burocráticos. Em Janeiro de 2015 começou ser aplicado o Regulamento (UE) n.º 517/2014. Este regulamento impõe um controlo apertado no uso dos gases refrigerantes. Os técnicos são obrigados obter um novo certificado para poderem continuar a trabalhar e as empresas são obrigadas adquirir o novo equipamento certificado e solicitar a certificação da empresa. Isso envolve investimento bastante elevado em dinheiro e tempo das pessoas. A empresa do ramo, com qual estou a colaborar, ainda não conseguiu obter estes certificados.

Mas nem tudo é mau. A pressão no mercado está fazer baixar os preços. As bombas de calor, made in China, estão aparecer com preços bastante competitivos (têm o permutador instalado no interior da máquina, basta ligar os tubos de água, não é preciso mexer no gás).

Outra boa notícia é que equipamento de ar condicionado (tecnologia inverter), está também com bons preços. A oferta no AKI, além dos bons preços, assegura também a instalação (80 €). Acho uma boa oportunidade para que quiser aquecimento e arrefecimento eficiente.

Boa noite.

Efetivamente já tinha ouvido dizer que os equipamentos a gases refrigerantes, estão obrigados por lei a serem instalados por técnicos acreditados pela Direção Geral de Energia, mas ainda pensei que isso fosse ultrapassado pelo informação que aqui transmite, relativamente à necessidade de apenas se mexer em tubos de água na instalação.

De qualquer forma, acredito que esta situação atrase a comercialização dos equipamentos em causa e que também possa ter custos adicionais que inicialmente não estivessem previstos, mas também acredito que seja apenas mais uma "pedra no sapato".

Bem, mas enquanto a situação não fica resolvida, exponho aqui a situação em concreto para obter uma opinião, sabendo que os dados que aqui refiro não são todos os que se deveriam ter em consideração.

Dados da habitação:

- Apartamento em piso intermédio;
- Ano de construção: 2000;
- Localização: Seia;
- Área útil de 103m2;
- Caixilharia de correr em alumínio sem corte térmico, embora com vidro duplo;
- Espessura das paredes exteriores de 33cm (desconheço a sua constituição);
- Aquecimento central a água com caldeira mural a gás natural instalada no ano de construção do imóvel, onde todas as divisões possuem radiadores em alumínio;
- Recuperador de calor a lenha termoventilado a ar, localizado na sala.

Pretensão:

- Instalação de bomba de calor que realiza-se aquecimento, arrefecimento e águas quentes sanitárias;
- Aplicação de ventiloconvetores onde existisse necessidade;
- Anulação do ramal de ligação do gás natural (eliminação de riscos e custos);
- Necessidade de execução de poucos trabalhos na instalação deste sistema, em virtude da localização atual da caldeira mural e da proximidade das varandas confinantes (uma fechada com marquise e outra aberta).

Obrigado e agora que já se vê a luz ao fundo do túnel, força com isso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

luismdoliveira Escreveu: Boa noite.

Efetivamente já tinha ouvido dizer que os equipamentos a gases refrigerantes, estão obrigados por lei a serem instalados por técnicos acreditados pela Direção Geral de Energia, mas ainda pensei que isso fosse ultrapassado pelo informação que aqui transmite, relativamente à necessidade de apenas se mexer em tubos de água na instalação.

De qualquer forma, acredito que esta situação atrase a comercialização dos equipamentos em causa e que também possa ter custos adicionais que inicialmente não estivessem previstos, mas também acredito que seja apenas mais uma "pedra no sapato".

Bem, mas enquanto a situação não fica resolvida, exponho aqui a situação em concreto para obter uma opinião, sabendo que os dados que aqui refiro não são todos os que se deveriam ter em consideração.

Dados da habitação:

- Apartamento em piso intermédio;
- Ano de construção: 2000;
- Localização: Seia;
- Área útil de 103m2;
- Caixilharia de correr em alumínio sem corte térmico, embora com vidro duplo;
- Espessura das paredes exteriores de 33cm (desconheço a sua constituição);
- Aquecimento central a água com caldeira mural a gás natural instalada no ano de construção do imóvel, onde todas as divisões possuem radiadores em alumínio;
- Recuperador de calor a lenha termoventilado a ar, localizado na sala.

Pretensão:

- Instalação de bomba de calor que realiza-se aquecimento, arrefecimento e águas quentes sanitárias;
- Aplicação de ventiloconvetores onde existisse necessidade;
- Anulação do ramal de ligação do gás natural (eliminação de riscos e custos);
- Necessidade de execução de poucos trabalhos na instalação deste sistema, em virtude da localização atual da caldeira mural e da proximidade das varandas confinantes (uma fechada com marquise e outra aberta).

Obrigado e agora que já se vê a luz ao fundo do túnel, força com isso.
As empresas que trabalhavam no ramo, tinham de estar licenciadas e ter os seus técnicos acreditados desde há muito, mas o que mudou é que agora são obrigadas ter um nível mais elevado de licenciamento e acreditação, mais burocrático e mais caro, renovado todos os anos (isso foi me transmitido por uma destas empresas).

Quanto à BC compacta, com circuito do gás hermeticamente fechado, só tem ligação de electricidade e água (quente e fria), essa já não envolve manuseamento do gás durante a instalação, por isso não faz sentido poder ser instalada só por um técnico com esse nível de acreditação.

O preço destas BC já está bastante acessível. Combinar esta BC com um depósito de inércia com serpentina para aquecimento central, pode se conseguir o aquecimento do circuito de AQC (não o arrefecimento) com radiadores e também de AQS. Para ter também arrefecimento é necessária uma separação do AQC e AQS.

Vou lhe ajudar na análise das necessidades e orientar para uma solução mais económica e eficiente (vou pedir elementos por canal privado).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


luismdoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 23, 2015 12:02 am
Localização: Seia

Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por luismdoliveira »

hynek Escreveu:

As empresas que trabalhavam no ramo, tinham de estar licenciadas e ter os seus técnicos acreditados desde há muito, mas o que mudou é que agora são obrigadas ter um nível mais elevado de licenciamento e acreditação, mais burocrático e mais caro, renovado todos os anos (isso foi me transmitido por uma destas empresas).

Quanto à BC compacta, com circuito do gás hermeticamente fechado, só tem ligação de electricidade e água (quente e fria), essa já não envolve manuseamento do gás durante a instalação, por isso não faz sentido poder ser instalada só por um técnico com esse nível de acreditação.

O preço destas BC já está bastante acessível. Combinar esta BC com um depósito de inércia com serpentina para aquecimento central, pode se conseguir o aquecimento do circuito de AQC (não o arrefecimento) com radiadores e também de AQS. Para ter também arrefecimento é necessária uma separação do AQC e AQS.

Vou lhe ajudar na análise das necessidades e orientar para uma solução mais económica e eficiente (vou pedir elementos por canal privado).
Obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

Boa tarde,

estive a analisar os dados disponíveis, fiz alguns cálculos e cheguei a estas conclusões:

- características do apartamento (ano de construção 2000)
Localização Seia
Temperatura exterior mínima de cálculo 0,6 °C
Temperatura média durante o aquecimento 4,2 °C
Duração da estação de aquecimento 231 dias
Temperatura interior durante estação de aquecimento 20 °C
Tipo de utilização família com filhos

Parede da envolvente exterior (sem janelas e portas de vidro) 54,89 m2
Parede da envolvente interior 36,4 m2
Janelas e portas de vidro duplo 23,11 m2
Porta de entrada 1,6 m2

- valores calculados
Necessidade específica de energia 104,4 kWh/m2
Necessidade anual de energia 10753 kWh
Perda térmica total 3,4 kW

Tipo de construção (+ventilação) e Perdas térmicas [W]
Parede exterior 571
Pavimento 261
Tecto 261
Janelas, portas 1421
Pontes térmicas 125
Ventilação 748
--- Total --- 3387 W ~ 3.4 kW

- consumo/ano actual caso for tudo aquecido só com gás natural
Gás AQC + AQS 1345 m3 (1653 €)
Gás AQC 1428 €
Gás AQS 225 €

- consumo/ano actual de gás natural e lenha (realidade)
Gás AQC + AQS 337 m3 (468 €)
Gás AQC 175 m3 (244 €)
Gás AQS 162 m3 (225 €)
Lenha (suponho de carvalho) AQC (recuperador) 3700 kg x 0.15 €/kg = 555 €

Infelizmente não tenho ainda condições para instalar uma BC desenvolvida por mim, mas se tiver, custaria uns 3.200 € (com montagem), mais os ventiloconvertores. A BC Chinesa, que podia arranjar no importador (9.3 kW, potência a mais para este caso), pronta para instalar + depósito de AQS de 200 lt, ficaria, com instalação, por uns 3.870 €.

Por isso acho que a solução mais económica e eficiente seria o seguinte:

AKI tem AC com muito bom preço (fica mais barato com IVA do que eu consigo no importador sem IVA) e fazem também montagem. O apartamento tem boas condições para os instalar.

Analisei vários aparelhos e penso que bastava instalar 4 aparelhos individuais (mais eficiente que multi-split) nos 3 quartos e sala, AC split 9mil BTU, Classe A+/A, por 289 €
http://www.aki.pt/climatizacao/climatiz ... bEV4flVgV9

Penso que a instalação poderá custar uns 100 €/cada, assim os AC's custariam 1.556 € e consumiam anualmente (tarifa simples) 630 € em energia eléctrica.

Quanto a AQS, recomendo BC comercializada por EDP (NUOS EVO 110):
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... calor.aspx

Como é substituição do aquecimento da água a gás, o preço com montagem será 1.450 €. Poderá ficar instalada na marquise. O consumo anual estimo em (Bi-horário, em Vazio, com acumulação) 75 €.

Espero ter ajudado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Filipe007
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta jul 24, 2015 3:05 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por Filipe007 »

Bom dia... Ja a novidades sobre a bomba de calor...
Disponivel pra venda??
Parabens pelo excelente trabalho amigo hynek. Abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

Filipe007 Escreveu:Bom dia... Ja a novidades sobre a bomba de calor...
Disponivel pra venda??
Parabens pelo excelente trabalho amigo hynek. Abraço
obrigado pelo elogio.....

infelizmente o assunto pouco avançou. Falei com várias empresas do ramo e nenhuma ainda tem os certificados necessários. Continuamos procurar solução.

Fiz o site, com alguma informação, que está provisório aqui http://iqenergy.ddns.net/bpfernandes/bp ... bcaqc.html, mas só soluções com BC compactas estão disponíveis, por isso ainda não está oficial.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


luismdoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 23, 2015 12:02 am
Localização: Seia

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por luismdoliveira »

hynek Escreveu:Boa tarde,

estive a analisar os dados disponíveis, fiz alguns cálculos e cheguei a estas conclusões:

- características do apartamento (ano de construção 2000)
Localização Seia
Temperatura exterior mínima de cálculo 0,6 °C
Temperatura média durante o aquecimento 4,2 °C
Duração da estação de aquecimento 231 dias
Temperatura interior durante estação de aquecimento 20 °C
Tipo de utilização família com filhos

Parede da envolvente exterior (sem janelas e portas de vidro) 54,89 m2
Parede da envolvente interior 36,4 m2
Janelas e portas de vidro duplo 23,11 m2
Porta de entrada 1,6 m2

- valores calculados
Necessidade específica de energia 104,4 kWh/m2
Necessidade anual de energia 10753 kWh
Perda térmica total 3,4 kW

Tipo de construção (+ventilação) e Perdas térmicas [W]
Parede exterior 571
Pavimento 261
Tecto 261
Janelas, portas 1421
Pontes térmicas 125
Ventilação 748
--- Total --- 3387 W ~ 3.4 kW

- consumo/ano actual caso for tudo aquecido só com gás natural
Gás AQC + AQS 1345 m3 (1653 €)
Gás AQC 1428 €
Gás AQS 225 €

- consumo/ano actual de gás natural e lenha (realidade)
Gás AQC + AQS 337 m3 (468 €)
Gás AQC 175 m3 (244 €)
Gás AQS 162 m3 (225 €)
Lenha (suponho de carvalho) AQC (recuperador) 3700 kg x 0.15 €/kg = 555 €

Infelizmente não tenho ainda condições para instalar uma BC desenvolvida por mim, mas se tiver, custaria uns 3.200 € (com montagem), mais os ventiloconvertores. A BC Chinesa, que podia arranjar no importador (9.3 kW, potência a mais para este caso), pronta para instalar + depósito de AQS de 200 lt, ficaria, com instalação, por uns 3.870 €.

Por isso acho que a solução mais económica e eficiente seria o seguinte:

AKI tem AC com muito bom preço (fica mais barato com IVA do que eu consigo no importador sem IVA) e fazem também montagem. O apartamento tem boas condições para os instalar.

Analisei vários aparelhos e penso que bastava instalar 4 aparelhos individuais (mais eficiente que multi-split) nos 3 quartos e sala, AC split 9mil BTU, Classe A+/A, por 289 €
http://www.aki.pt/climatizacao/climatiz ... bEV4flVgV9

Penso que a instalação poderá custar uns 100 €/cada, assim os AC's custariam 1.556 € e consumiam anualmente (tarifa simples) 630 € em energia eléctrica.

Quanto a AQS, recomendo BC comercializada por EDP (NUOS EVO 110):
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... calor.aspx

Como é substituição do aquecimento da água a gás, o preço com montagem será 1.450 €. Poderá ficar instalada na marquise. O consumo anual estimo em (Bi-horário, em Vazio, com acumulação) 75 €.

Espero ter ajudado.

Bom dia.

Obviamente que foi uma ajuda preciosa.

Obrigado por toda a disponibilidade demonstrada.

Fico a aguardar por mais novidades deste excelente trabalho de investigação e desenvolvimento.

Um abraço.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por serges »

Estamos todos ansiosos a espera de novidades...

Principalmente eu, como sabes tenho muitaaa curiosidade!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

serges Escreveu:Estamos todos ansiosos a espera de novidades...

Principalmente eu, como sabes tenho muitaaa curiosidade!
Olá Serges,

o desenvolvimento da BC já chegou ao nível comercializável. Está pronta para lançar no mercado. A minha BC cá em casa está em modo de cruzeiro automático e está surpreender-me pela positiva. Nestes dias de muito frio (temperatura min chegou a 1 ºC) aquece AQS e mantém a casa toda entre 19 a 21 ºC (casas de banho 24 ºC). Fico duplamente contente por se confirmarem meus cálculos de perdas térmicas da casa e consequentemente o funcionamento correcto do modelo de cálculo que desenvolvi. Isso irá poupar bastante dinheiro aos clientes (potência a mais = mais investimento e menos eficiência).
Podes espreitar aqui: http://iqenergy.ddns.net/bombacalor/bc.html

A BC trabalha durante o dia em potência mínima (em tarifa de cheia) com COP médio entre 3.4 a 4.0 e mantém a casa à temperatura desejada, durante a noite (em tarifa de vazio) acelera e aquece, além das AQS, a casa para uma temperatura ligeiramente superior, para armazenar calor (COP médio 2.9). Gasto, por dia, entre 3 a 4.5 € em energia eléctrica. Custo mensal deve rondar uns 100 a 150 €. Nada mau...... Conforto de qualidade por pouco dinheiro (conheço quem gaste 500 €/mês no AQC e AQS para ter o mesmo conforto)...

Agora estou a preparar o lançamento no mercado. Neste momento estou a conversar com várias empresas certificadas do ramo (instaladores de BC e AC), para ter um apoio na instalação e sobretudo no que toca a gases de refrigeração. Dentro de pouco tempo vou poder assumir os primeiros compromissos com clientes....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por jmlflorencio »

150 eur por mês, quem me dera! Força nisso!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

jmlflorencio Escreveu:150 eur por mês, quem me dera! Força nisso!
uma pequena correcção: fora da época de aquecimento, gasta 13 €/mês para AQS (400 lt, mas nunca se gasta toda).... para AQC gastei 73 € em Novembro e espero gastar 150 €/mês até Fevereiro, Março uns 100 €, Abril 50 € e Maio 20 €.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”