Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por meira78 »

Tem a palavra o Hynek.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por visitante1 »

Eu seria capaz de mandar um valor! nunca menos de 4 a 5K€... tendo em conta que quem vai usufruir da mesma não percebe nada de instalação e nem tem meios para o fazer pelas próprias mãos.

Uma coisa interessante seria utilizar fontes de energia renovável para complementar isso, no meu caso não me importava nada de ter um sistema desses agora... energia disponível é o que não me falta...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

Continuo a dizer, eu queria já um!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

calma, vamos tentar ser construtivos e não gastar energia com brigas desnecessárias. As caldeiras a pellets são, sem dúvida, um grande progresso relativamente a outras fontes clássicas de energia e continuam ser uma boa aposta.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por visitante1 »

visitante1 Escreveu:Eu seria capaz de mandar um valor! nunca menos de 4 a 5K€... tendo em conta que quem vai usufruir da mesma não percebe nada de instalação e nem tem meios para o fazer pelas próprias mãos.

Uma coisa interessante seria utilizar fontes de energia renovável para complementar isso, no meu caso não me importava nada de ter um sistema desses agora... energia disponível é o que não me falta...
e acerca disto, podes comentar pf para se ter uma ideia?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por serges »

Agradeço que continuem a discussão sobre o assunto aqui debatido, Hynek aguardamos desenvolvimentos, obrigado pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por CrOhN »

visitante1 Escreveu:
visitante1 Escreveu:Eu seria capaz de mandar um valor! nunca menos de 4 a 5K€... tendo em conta que quem vai usufruir da mesma não percebe nada de instalação e nem tem meios para o fazer pelas próprias mãos.

Uma coisa interessante seria utilizar fontes de energia renovável para complementar isso, no meu caso não me importava nada de ter um sistema desses agora... energia disponível é o que não me falta...
e acerca disto, podes comentar pf para se ter uma ideia?
Compras com relativa facilidade uma bomba de calor usada a bom preço. Tem uma entrada de água e saida de água, tal e qual uma caldeira normal.

Desta forma já podes aproveitar o teu potencial de produção eléctrico. Com uma bomba de uns 2000W, consegues facilmente po-la em funcionamento a armazenar a energia em excesso sobre a forma de água quente. Mais potência poderás não ter excesso solar que o justifique, digo eu :)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

adicionei mais informação à página

http://bombadecalor.ddns.net/Zobrazeni.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por Emanuel Couto »

Está a ficar mesmo fixe :)
Bom trabalho.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por visitante1 »

CrOhN Escreveu:
visitante1 Escreveu:
visitante1 Escreveu:Eu seria capaz de mandar um valor! nunca menos de 4 a 5K€... tendo em conta que quem vai usufruir da mesma não percebe nada de instalação e nem tem meios para o fazer pelas próprias mãos.

Uma coisa interessante seria utilizar fontes de energia renovável para complementar isso, no meu caso não me importava nada de ter um sistema desses agora... energia disponível é o que não me falta...
e acerca disto, podes comentar pf para se ter uma ideia?
Compras com relativa facilidade uma bomba de calor usada a bom preço. Tem uma entrada de água e saida de água, tal e qual uma caldeira normal.

Desta forma já podes aproveitar o teu potencial de produção eléctrico. Com uma bomba de uns 2000W, consegues facilmente po-la em funcionamento a armazenar a energia em excesso sobre a forma de água quente. Mais potência poderás não ter excesso solar que o justifique, digo eu :)
hummm! vou com certeza aprofundar conhecimentos sobre isto!
quando fiz o investimento em biomassa + termoacumuladores + painéis tubos de vácuo etc comprei tudo ao melhor preço que consegui, preços de revenda, descontos...
mesmo assim fazendo as contas com instalação e tudo a funcionar já enterrei nisto mais de 8000€!
é claro que me posso gabar de não gastar 1 tostão em gás, está tudo a funcionar de forma "ecológica", mas que foi uma pipa de massa foi... nisto não estou a contabilizar o investimento em solar fotovoltaica, que também entra na equação quando é preciso.

CrOhN, também estás por dentro destes assuntos de bombas de calor?

estou a gostar do projeto, parabéns hynek, obrigado por partilhares, já uns post´s atrás referi que eram tópicos como este que faziam com que este fórum valesse a pena, reitero isso mais uma vez.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por CrOhN »

@Visitante1 Não estou "por dentro" do assunto. Mas sou um utilizador satisfeito de bombas de calor. Tanto para AQS como para aquecimento (ar condicionado).

Sendo como tu um, intusiasta e utilizador de energia renovável, tinha que experimentar se o equipamento de produção renovável aguentava com os equipamentos, e aguenta. Claro que no inverno convem ter um gerador solar com umas dimensões consideráveis, para que consigas aproveitar bem na bomba de calor. Conheces alguem com um? :mrgreen:

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por visitante1 »

CrOhN Escreveu:@Visitante1 Não estou "por dentro" do assunto. Mas sou um utilizador satisfeito de bombas de calor. Tanto para AQS como para aquecimento (ar condicionado).

Sendo como tu um, intusiasta e utilizador de energia renovável, tinha que experimentar se o equipamento de produção renovável aguentava com os equipamentos, e aguenta. Claro que no inverno convem ter um gerador solar com umas dimensões consideráveis, para que consigas aproveitar bem na bomba de calor. Conheces alguem com um? :mrgreen:
:) mesmo assim teria que aumentar mais um pouco :roll: , depois não chegava para tudo... e eu gosto de tudo a zeros...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

Eu dimensionava apenas para consumo direto à bomba durante o dia (tipo 2000w)....de noite optaria por bi horario, sendo que logo às 8h01 começariam então os paineis em modo cruise control....No verão esses 2000w serviriam para outros fins...
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por O_volt »

Falas numa bomba de 5,2kw para 170m.
Porém, para essa dimensão os expert falam num bomba de 12kw.
Como fazes isso? O facto de ter 2 cilindros ajuda? ou os 5,2kw são nominais?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

O projecto avança devagar para o meu gosto, os recursos disponíveis não permitem uma abordagem mais acelerada e a falta de competência de algumas entidades envolvidas também não ajuda. Paciência....

O ensaio da nova concepção de serpentina não confirmou os cálculos preliminares. A realidade está longe do efeito esperado, por isso optei por substituir o tubo de cobre das serpentinas por tubo de inox, de parede mais grossa. O depósito com esta concepção já está pronto e será ensaiado para semana. A partir daí, penso eu, estaremos em condições de avançar para o mercado.

As duas últimas questões, levantadas por O_volt, alimentaram a minha curiosidade e fizeram-me reflectir, com mais profundidade, sobre estes temas.

Quanto aos painéis fotovoltaicos, fiz uma consulta à uma empresa especializada, com finalidade de ter dados concretos para uma análise mais abrangente.
Em primeiro lugar instalei um contador de electricidade (monitorização contínua com envio de dados para um server de Internet) à entrada da casa, para monitorizar os consumos em tempo real. Quando a bomba de calor (BC) não trabalha, a potência do consumo ronda uns 0.2 a 0.4 kW. Com BC ligada anda por volta de 1.1 kW durante o dia, isto é quando os painéis fotovoltaicos podem abastecer directamente a casa. A minha BC para aquecimento da casa funciona, quando a temperatura exterior está abaixo de 15 ºC. A época de aquecimento irá terminar em Maio, por isso os painéis solares, se fossem dimensionados para 1.5 kWp, teriam uma produção excedente, não aproveitada. O mesmo aconteceria quando a BC estiver parada, durante a época de aquecimento, por temperatura exterior estar acima de 15 ºC, normalmente com sol. Para evitar desperdícios solicitei uma proposta com inclusão de baterias para armazenamento de excessos e analisei o sistema no seu total (painéis 1.5 kWp + cca 9 kWh de armazenamento em baterias, preço com instalação 5.500 €). O meu consumo anual (último ano) foi 8295 kWh (4421 kWh em Vazio e 3874 kWh Fora de Vazio, factura anual 1.547 €, BC consumiu 4328 kWh, 2667 kWh em Vazio e 1661 kWh Fora de Vazio, factura anual da BC 667 € ). Para determinar a produção mensal média utilizei a ferramenta deste site: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/ ... map=europe . A produção média espectável anual seria de 2023 kWh, durante os meses de Junho a Agosto haveria um desperdício de 114 kWh não aproveitadas. As bateria, durante noite, em tarifa de Vazio, estariam a ser carregadas a partir da rede (consumo cca 1496 kWh para carregamento e cca 1341 kWh disponíveis para consumo em horas de Fora de Vazio). Assim a minha factura anual iria diminuir para 984 €, a diferença em relação ao consumo anterior seria de 563 €. Isso dá um TIR de 10.2% e um Pay-back de 9.77 anos. Este seria um bom investimento para quem tem dinheiro a "render" no banco com juros baixos (neste investimento o "juro real" seria de 10.2% ). Acho que vou ainda esperar para ver se os custos de investimento baixem. As baterias da Tesla Motors e de grafeno podem fazer uma boa diferença.

Outra questão está relacionada com potência da bomba de calor. Como é que cheguei a este valor? A resposta é - fiz um cálculo das perdas térmicas da casa e cheguei à conclusão que para preservar 18 ºC no interior, com temperatura exterior de 0 ºC, a casa tem um perda de 5 kW (18/0 ºC - 5 kW, 18/5 ºC - 4.34 kW, 18/7 ºC - 2.69 kW, 18/10 ºC - 1.72 kW). Por outras palavras, se eu conseguir fornece à casa os 5 kW, iria manter a temperatura de 18 ºC no interior. Se precisar de uma temperatura maior, teria de ajudar com recuperador a lenha.

A realidade confirmou estes pressupostos.

Já que aprendi programar um bocadinho, estou a pensar desenvolver e disponibilizar alguma ferramenta on-line para vários cálculos, p. ex. cálculo de perdas térmicas da casa ou apartamento, cálculo das necessidades de energia para aquecimento central e AQS, os seus custos relativos a várias fontes de energia....

Bem, espero que ajudará alguma coisa, pois em Portugal esta área está demasiado nebulosa....
Última edição por hynek em sábado mar 21, 2015 11:41 am, editado 1 vez no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por meira78 »

Hynek, os teus post são um excelente contributo para a resolução dos nosso problemas e interrogações.

Estamos todos tentados a replicar a tua experiência.

A questão aqui é o que frisaste muito bem: a evolução e preço das baterias.

Tb estou convencido que o preço das baterias e a sua banalização poderão dar um excelente contributo para guardar a energia que geramos seja ela de que fonte de energia renovável seja. A Tesla contribui muito para isso.

Daqui a poucos meses já existirão novidades.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

Aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 31&t=18918 disponibilizo a primeira ferramenta de cálculo das perdas térmicas de uma habitação.

O desenvolvimento da BC está chegar ao fim (mas nunca acaba....). O momento de início de comercialização já está pertinho. Os preços.... estou convencido que serão muito simpáticos...
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


luismdoliveira
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 23, 2015 12:02 am
Localização: Seia

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por luismdoliveira »

Caro "Hynek",
Em primeiro lugar deixe-me dar-lhe os meus sinceros parabéns pela evolução que descreve da situação em causa.
De seguida pretendia saber se efetivamente a sua intenção será colocar este equipamento à venda/comercialização ao público em geral, e se já possui alguma data prevista para tal.
Esta minha pergunta deve-se ao meu interesse numa solução económica com este fim, para aplicar num apartamento T3 em Seia, com aproximadamente 103m2 e 114m2 medidos respetivamente pelo perímetro interior e exterior das suas paredes.
Atualmente possuo um sistema de aquecimento central e águas quentes sanitárias abastecido por uma caldeira mural Roca NR15-20 a gás natural, mas pelos custos e fatores de segurança associados à utilização deste combustível, pretendia uma alternativa mais económica e mais segura.
Também pretendia saber se este equipamento que se encontra em desenvolvimento seja apenas para a época de aquecimento, se se adapta às caraterísticas da minha habitação e se já possui/disponibiliza mais alguma informação técnica sobre o respetivo equipamento.
Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por hynek »

luismdoliveira Escreveu:Caro "Hynek",
Em primeiro lugar deixe-me dar-lhe os meus sinceros parabéns pela evolução que descreve da situação em causa.
De seguida pretendia saber se efetivamente a sua intenção será colocar este equipamento à venda/comercialização ao público em geral, e se já possui alguma data prevista para tal.
Esta minha pergunta deve-se ao meu interesse numa solução económica com este fim, para aplicar num apartamento T3 em Seia, com aproximadamente 103m2 e 114m2 medidos respetivamente pelo perímetro interior e exterior das suas paredes.
Atualmente possuo um sistema de aquecimento central e águas quentes sanitárias abastecido por uma caldeira mural Roca NR15-20 a gás natural, mas pelos custos e fatores de segurança associados à utilização deste combustível, pretendia uma alternativa mais económica e mais segura.
Também pretendia saber se este equipamento que se encontra em desenvolvimento seja apenas para a época de aquecimento, se se adapta às caraterísticas da minha habitação e se já possui/disponibiliza mais alguma informação técnica sobre o respetivo equipamento.
Cumprimentos.
Olá Luís,

agradeço os parabéns, sabe bem ver um trabalho reconhecido.

O sistema será comercializado em breve, com preços que prometem ser económicos (senão esta trabalheira toda não serviria para nada). As BC's estão desenvolvidas e testadas. Neste site http://iqenergy.ddns.net/ podes ver on-line 2 instalações de protótipos em teste, para AQC de radiadores e AQS, uma com um depósito e outra com dois depósitos. Este sistema pode também trabalhar só para AQC com radiadores, AQC e arrefecimento por chão radiante, ou para AQS. Este equipamento poderá ser instalado tanto em apartamentos como em moradias. Brevemente vou disponibilizar a gama toda com as características técnicas.

Neste site (ainda em construção) podes fazer também uma simulação para calcular as perdas térmicas do apartamento e poupança com melhoria de isolamento. Isso ajuda para perceber qual a potência económica e eficiente da BC a instalar. Se tiveres alguma dúvida ao usar esta ferramenta ou precisares alguma ajuda, faz um poste aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 31&t=18918

Neste momento estou a trabalhar numa outra ferramenta de cálculo que permitirá simular e comparar os custos de aquecimento com base em várias fontes de energia. Isso ajudará a perceber qual a solução mais económica para umas determinadas condições. Poderás assim comparar o teu sistema actual com um outro.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Bomba de calor low-cost para aquecimento central e AQS

Mensagem por RJSC »

Com radiadores a eficiência não baixa muito devido à temperatura da água ter que ser bem mais elevada que com piso radiante?

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”