Pedido de opinião - aquecimento central

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por itisix »

Boas,

Tenho uma moradia com cerca de 150m2.

Actualmente tenho radiadores e caldeira a gasóleo.

Dado o preço do gasóleo, no último ano nem liguei a caldeira. Cendia o recuperador de calor na sala e aquecia o quarto com um aquecedor. O meu recuperador até aquecia bem a sala (sala de estar e jantar e corredor abertos) e caixa da escada (aberta), mas aos quartos não chega nada.

Este ano, nasceu a minha filha e tenho de aquecer a casa toda.

Fiz um pequeno quadro com os meus consumos e alternativas:

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... za1E#gid=0

Então...

A lenha seria uma boa opção. Mas chega-se a casa e primeiro que alguma coisa aqueça já são horas de dormir. E de manhã está tudo gelado....

Os valores que apresento para A/C serão demasiado optimistas? Irei mesmo gastar assim tão pouco?

E um recuperador a pellets ligado ao aquecimento central? Substituia o actual (velho e já com algumas fugas) recuperador.

E um recuperador a pellets na sala e uma A/C em cada quarto (e talvez no WC)?

E mandar encher o depósito do gasóleo (1.500 euros) e pensar nisso para o ano??

Além disso, estou a pensar isolar o sótão pois tem apenas placa que dá para o vão do telhado aberto. Penso que este passo irá fazer grande diferença.

Opinem por favor, pois estou deveras indeciso.

Obrigado.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por itisix »

Hoje, por mero acaso tive cá na empresa um técnico da Roca a reparar uma caldeira.
Perguntei-lhe o que ele achava.
Ele disse que à primeira vista me aconselhava a comprar uma salamandra a pellets com ligação ao sistema de aquecimento. A da Roca dá para aquecer até cerca de 40 elementos de radiador, mas, também irradia muito calor o que faz com que não seja necessário "abrir" os radiadores próximos da mesma.

No meu caso era o ideal, pois provavelmente só precisaria dos radiadores da cozinha, dos quartos e dos wc's que são 24 "normais" nos quartos e cozinha e 14 de "meia altura" nos wc's.

Ele tem uma em casa e faz isso. Gasta 1 a 1,5 toneladas de pellets por ano.

Acrescento que a Roca vai ter novidades em termos de estufas e salamandras a pellets muito brevemente. Estava previsto até ao fim do mês de Setembro...

Já dá que pensar.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por visitante1 »

Viva,
eu posso dar a minha opinião que ao mesmo tempo é o meu exemplo,
a situação era basicamente a mesma, tinha uma caldeira Ferroli a gasoleo, bebia muito, gosto de ter a casa quente e como a zona é fria estava sempre a regular para os 18ºc +-.
Como não gosto de dar a vida a ganhar a ladrões decidi parar com o gasoleo, ficava já por um balurdio encher o deposito de 1000 litros.
Comprei uma caldeira Facody de 50Kw, gasto cerca de 1000€ de lenha por ano (já com todo o serviço).
Foi facil interligar com o sistema já existente.
Tem uma autonomia que pode chegar as 10 horas, normalmente tenho aquecimento durante 8 horas sem ser necesssário carregar, por isso o problema de chegar a casa e ter a casa fria não se coloca, durante a noite também não.
Não me desfiz da Ferroli, ficou na mesma interligada, se prevejo chegar tarde a casa ou se a tempreatura baixar para niveis criticos ela arranca automaticamente e quando a de lenha arranca dá ordem de desligar a de gasoleo.
Para a ligar á distancia tenho um sistema GSM bidirecional que a faz ligar atravez de uma msg por telemovel, assim nunca chego a casa e esta um gelo...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por itisix »

10 horas não é mau. Mesmo que se chegue a casa passadas 11 ou 12 horas, nunca está "gelada" como com o aquecimento desligado. E para mim uns 20 kw chegam bem, logo não precisa de ser tão grande.
A lenha aqui na minha zona é relativamente barata e fácil de arranjar. E até tenho onde guardar.
Obrigado pela dica que certamente ajudará na ponderação.

cps

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por visitante1 »

Se comprar opte por uma caldeira que permita meter lenha de temanhos grandes e irregular, vai ver que facilita muito trabalho,
eu escolhi uma assim e não estou arrependido.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por joedualmar »

Bom dia. Tenho um recuperador a ar que tem incorporado uma serpentina que aquece água para um deposito de 150 lts. Inicialmente era para AQS, mais tarde adaptei-o para o piso radiante, mas a serpentina aquece pouca água… como o recuperador tem no seu interior uma chapa amovível, pensei em mandar fazer um depósito interno maior para que pudesse aquecer mais água para esse tal depósito ou direto, penso que daria mais rendimento para o piso radiante! Acha isso possível?
Agradecia muito a sua ajuda.

Obrigado
je

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por visitante1 »

Desde que o recuperador tenha potencia calorifica suficiente para aquecer a agua pode ser que resulte, se for demasiado pequeno não me parece que consiga grande coisa.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


JGON
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 26, 2011 6:14 pm

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por JGON »

Eu antes de gastar qualquer dinheiro nos aparelhos isolava já a placa.

Eu tinha o meu sotão como o seu, apenas placa e telha, no meu caso o sotão não tem qualquer aproveitamento pois só tenho acesso pelo exterior (empreiteiro incompetente :x ), e quando ia do rés-do-chão para o 1º andar, no Inverno, a diferença de temperatura era suficiente para que eu a sentisse. Depois de pesquisar várias hipoteses, resolvi colocar a de rocha sobre a placa à laia de "cobertor", apanhei uma promoção de rolos com 8 m2, 60mm de espessura e papel Kraft num dos lados (o que facilitou imenso a aplicação) e por menos de Eur300,00 fiz a "festa". Com esta "pequena" melhoria as temperaturas que tinha no piso superior, que por vezes desciam aos 2graus c, durante o Inverno passado não baixaram dos 10, e isto sem aquecimento. Talvez no futuro tente melhorar este efeito, colocando um tecto falso com generosas placas de roofmate no interior. Se usar o sotão ou isola o mesmo junto à telha, ou isola a placa por dentro.

Entretanto também nasceu a minha filha e a solução que encontramos foi deixar o aquecedor (a óleo para não queimar o ar) dentro do quarto com a porta encostada, vestir-lhe várias camadas de roupa (ela mantas gosta pouco) e "controlá-la" pelo intercomunicador.

Tudo depende muito do dinheiro que tiver para gastar é claro :D , mas em primeiro lugar investia o máximo no isolamento. Não perder calor já é ganhar ;) .

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por hynek »

estou a trabalhar no problema de aquecimento central já há algum tempo. Tinha caldeira (já desinstalei) a gasóleo e tenho recuperador na cozinha. O preço do gasóleo é proibitivo, o da lenha também não é motivador. Neste momento tenho em casa um protótipo da Bomba de calor low-cost que desenvolvi, em teste. Está descrito num post próprio:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=31&t=16671
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


pmjaneiro
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça fev 14, 2012 2:19 am

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por pmjaneiro »

ou então pode fazer como eu, substitui o queimador de gasóleo por um de pellets feito por mim. assim que tiver tempo faço um topico com algumas fotos do mesmo. se quiser algumas dicas, sempre fica muito mais barato que o kit da ecoama que custa 2400€ + iva


mcmarcio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta dez 12, 2008 8:39 pm

Re: Pedido de opinião - aquecimento central

Mensagem por mcmarcio »

pmjaneiro Escreveu:ou então pode fazer como eu, substitui o queimador de gasóleo por um de pellets feito por mim. assim que tiver tempo faço um topico com algumas fotos do mesmo. se quiser algumas dicas, sempre fica muito mais barato que o kit da ecoama que custa 2400€ + iva
Já não é a primeira pessoa que fala em converter uma caldeira a gasóleo numa a peletes. No entanto ainda não percebi como é que isso é possível.

Se possível coloque aqui algumas imagens da sua conversão. Estou curioso.

Obrigado.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”