Eco-Quinta das Fontes

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Nesta construção que terá sido talvez uma pocilga , será onde ficará o compostor.

Os esgotos e águas negras dos wc´s , bem como dejectos dos animais serão processados num bio-digestor , depois as lamas resultantes passarão para o compostor onde serão acrescentados os respos alimentares e respos de plantas.

As lamas após o bio-digestor poderão antes de passar para o compostor sofre um processo de decomposição através de cogumelos saprófitos , mas ainda está em estudo.
Anexos
fontes 045.JPG
fontes 045.JPG (135.76 KiB) Visto 12225 vezes
fontes 015.JPG
fontes 015.JPG (137.28 KiB) Visto 12225 vezes


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Fotos do souto
Anexos
Vista dos castanheiros (estão carregados)
Vista dos castanheiros (estão carregados)
fontes 018.JPG (138.66 KiB) Visto 12222 vezes
A sobreira grande
A sobreira grande
fontes 016.JPG (116.47 KiB) Visto 12222 vezes
caminho
caminho
fontes 013.JPG (143.27 KiB) Visto 12222 vezes


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Mais fotos do souto
Anexos
Um dos castanheiros centenários
Um dos castanheiros centenários
fontes 027.JPG (127.58 KiB) Visto 12218 vezes
fontes 022.JPG
fontes 022.JPG (112.53 KiB) Visto 12218 vezes
fontes 019.JPG
fontes 019.JPG (147.7 KiB) Visto 12218 vezes


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Mais fotos
Anexos
Lá encima naquele nevoeiro é o pico de S. Mamede ( 1025m)
Lá encima naquele nevoeiro é o pico de S. Mamede ( 1025m)
fontes 024.JPG (120.17 KiB) Visto 12213 vezes
vista do vale a partir do souto
vista do vale a partir do souto
fontes 023.JPG (148.33 KiB) Visto 12213 vezes
vista da casa a partir do souto
vista da casa a partir do souto
fontes 022.JPG (112.53 KiB) Visto 12213 vezes


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Um novo grupo
Anexos
Mais um belo exemplar
Mais um belo exemplar
fontes 036.JPG (136.26 KiB) Visto 12211 vezes
Socalcos para a agricultura biológica
Socalcos para a agricultura biológica
fontes 032.JPG (126.05 KiB) Visto 12211 vezes
Este castanheiro no ano passado estava doente , eu curei-o
Este castanheiro no ano passado estava doente , eu curei-o
fontes 029.JPG (139.85 KiB) Visto 12211 vezes


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

As casas lá no cimo
Anexos
fontes 042.JPG
fontes 042.JPG (126.91 KiB) Visto 12210 vezes
fontes 039.JPG
fontes 039.JPG (136.78 KiB) Visto 12210 vezes


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por aljesus »

Boa sorte!
O local parece fantástico mas vai requerer muito trabalho e dinheiro para recuperar.
Espero que o turismo também faça parte do projecto, porque vai haver gente interessada em visitar esse paraíso!
Muita força e coragem é o que é preciso, e parabéns! ;)


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Obrigado aljesus,

Para conter os custos , está tudo a ser feito por mim e por amigos que vão ajudando como podem.

também posso utilizar os recursos da quinta , por ex. madeira para os sobrados e telhado tenho cá , tambem tenho argila , que misturada com areia, cal hidráulica e um pouco de cimento , faz uma argamassa forte e dentro do tradicional.

Quanto ao turismo , não está para já previsto , mas uma das casas vai ser recuperada para receber visitas.


aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 105
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por aljesus »

tavares Escreveu:Quanto ao turismo , não está para já previsto , mas uma das casas vai ser recuperada para receber visitas.
Já é alguma coisa, caso optes por rentabilizar.
No Verão até bastava ter uma área para acampar e um WC de apoio, julgo eu.

Julgo que ainda não há prazos estipulados, será para ser feito ao sabor da disponibilidade, não é assim?


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Há data para prazos,

Eu quero deixar o local onde de momento tenho a oficina , escritorio , os meus gatos e outras coisas no máximo até Março/Abril, por isso é que comecei as obras na escola que é a mais fácil e rápida de recuperar , vou ainda construir de raiz ( com material reciclado) um armazém de apoio , o resto já posso ir fazendo com mais calma mas rápido também porque a sede da associação vai ser numa das outras casas.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por MRider »

Boas isso é muito bonito aí.
Se vivesse aí perto ajudava te na boa gosto do campo.:-)
Live long and prosper!


zigtalk
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: terça out 30, 2012 10:34 am
Localização: Alenquer

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por zigtalk »

gostei... belo projecto de vida..... agora prepara-te pois quando acabares de desmatar no inicio já está novamente a precisar! boa sorte, nada que se compare ao ar puro.


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Agora que terminou a época das colheitas , é altura de regressar ás obras , assim:

Ontem foi dia de recuperação do caminho e de um aqueduto que desmoronuo parcialmente com a passagem de máquinas de um madeireiro , o caminho é de terra batida e tem uma extensão de 450m , de momento está impecável.

Amanhã vou proceder á canalização da água de dois nascentes para a casa ,

Segunda-feira começo a tratar dos paus de castanho para o telhado ( cortar á medida e tirar a casca )

Entretando a quinta já está habitada , já para lá mudei o meu gatil juntamente com os 17 Gatinhos, o que me obriga ou á minha esposa uma viagem diária para tratar dos mesmos.

E no dia 11/11/2012 ( dia de S. Martinho ) nasceram mais dois futuros habitantes , dois rafeiros Alentejanos que serão os guardas da quinta , neste momento ainda estão a ser amamentados na casa dos donos, e virão para a quinta por volta do mês e meio a dois meses.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Esteves »

Boas, dá a entender que a quinta está longe poluição de todos os tipos, o que quer dizer o local ideal para descontrair.

Mas pelo que entendi água ai não é o problema, já estou a ver ai uma pequena turbina a rodar nem que seja de 100w para dar power a iluminar a quinta, com a tecnologia led que cada vez está mais avançada não será nada difícil.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Já há algum tempo que não actualizo este tópico, sendo assim:

Como só tenho alguns fins-de-semana livres , e ás vezes ainda por cima são chuvosos , a parte da construção civil está um pouco atrasada, assim aproveitei para a limpeza do terreno , plantação e poda de árvores.

Além dos 17 gatitos , também já lá estão 2 rafeirinhas alentejanas , e há a possibilidade de adquirir um burrito.

Os paus para o telhado estão prontos e foram tratados contra o bicho da madeira com uma mistura de gasóleo+oleo motor+oleo motor queimado .

A água de nascente já se encontra junto á casa e já tenho a estrutura feita para colocar um depósito de 500 a 1000litros e um painel de AQS.

Energeticamente , tenho um pequeno painel solar que me permite a iluminação á noite quando vou tratar dos bicharocos e que ilumina o gatil toda a noite , quando preciso de mais corrente utilizo o gerador .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por MRider »

Aos poucos vais chegado lá 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por visitante1 »

tavares Escreveu:Já há algum tempo que não actualizo este tópico, sendo assim:

Como só tenho alguns fins-de-semana livres , e ás vezes ainda por cima são chuvosos , a parte da construção civil está um pouco atrasada, assim aproveitei para a limpeza do terreno , plantação e poda de árvores.

Além dos 17 gatitos , também já lá estão 2 rafeirinhas alentejanas , e há a possibilidade de adquirir um burrito.

Os paus para o telhado estão prontos e foram tratados contra o bicho da madeira com uma mistura de gasóleo+oleo motor+oleo motor queimado .

A água de nascente já se encontra junto á casa e já tenho a estrutura feita para colocar um depósito de 500 a 1000litros e um painel de AQS.

Energeticamente , tenho um pequeno painel solar que me permite a iluminação á noite quando vou tratar dos bicharocos e que ilumina o gatil toda a noite , quando preciso de mais corrente utilizo o gerador .
Essa agua da nascente não tem declive e caudal suficiente para poder fazer rodar qq coisa?? seria uma boa fonte de energia se fosse o caso!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Finalmente arranquei com a construção , agora mais a tempo inteiro , o pior tem sido a meteorologia , já que a maior parte da construção envolve os telhados , paralelamente a minha esposa está a construir uma casa para os gatitos em pedra e depois irá construir a das cadelinhas, eu vou-me dedicar aos telhados , pisos de madeira , instalações técnicas , limpeza de matos.

Quanto á agricultura , este ano vou-me só dedicar ás arvores.

Energeticamente , sim tenho caudal e pressão de água suficiente para ter uma mini-hidrica em dois pontos do terreno , só que são temporários e dependentes da existencia de chuva , aproveitar a água dos nascentes não é viável , por serem nascentes partilhados com outros vizinhos.


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Finalmente Sol.

Agora posso avançar com os telhados , que é o mais urgente.

Entretanto com mais umas semanas de chuva , coloquei um piso de madeira no primeiro andar , arranquei toda a madeira ( tábuas e barrotes ) que por motivo de entrar água pelo telhado estavam podres e ofereciam risco, só mantive a madre , que é um colossal pau de madeira de castanho com quase 6m de comprimento e 50cm de diametro, esta apesar de ter recebido água nos últimos anos está em estado muito bom e por isso ficou.

Num desmantelamento que fiz, recuperei um piso técnico de uma sala de quadros eléctricos , que é constituido por vigas metálicas , pés ajustáveis em altura , e placas de madeira prensada de 60x60x4cm , sendo a face superior em vinil e a inferior em chapa galvanizada.

E foi com este material reciclado que fiz o piso , sendo a madre o centro da sala , daí sairam em direção á parede e afastados de 60cm as vigas metálicas sendo apoiadas na madre com os pés ajustáveis devido ás irregularidades do pau , me cima desta teia metalica foram colocadas as placas , que são de simples encaixe. Em cima depois na altura do acabamento será aplicado um piso flutuante.

Eu tinha orçamentado para este piso cerca de 450 €uros só em material , assim até agora ficou a custo zero , e com dois dias de trabalho meus , o piso flutuante já o tenho á cerca de dois anos e se não me engano o preço rondou os 4€uros/metro


zig
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: sábado jan 28, 2012 9:18 pm
Localização: Évora

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por zig »

a necessidade aguça o engenho, e o teu está bem aguçadinho :)

parabéns companheiro, todos os dias nos dás umas lições de desembaraço e engenho !!

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”