Eco-Quinta das Fontes

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Obrigado a todos.

Apesar do material que roubaram a prioridade passou a ser a saúde dos cãezinhos , infelizmente uma acabou por morrer, e um ainda está doente mas a recuperar dia-a-dia.

Estes dois mais atingidos eram mesmo os mais aguerridos.

Queixa apresentada na GNR contra desconhecidos,e aguardar , embora pareçam estar mais preocupados em saber como é que eu tinha tantos cabos de cobre ( apesar de eu ser Electricista ) faltando só eu apresentar as facturas de compra , do que encontrá-lo.

Daqui para a frente passamos a mudar as rotinas.

Como o caminho que vai para a quinta não tem saída, tem que se voltar para trás , passámos a deixar os carros antes do largo onde fazemos inversão de marcha , assim quem lá for não tem outra hipotese se não fazer 400 metros de marcha atrás, dificultando assim a sua saída.

Na quinta não há rede de telemóvel , vou instalar uma linha fixa ADSL , e montar camaras IP, as quais gravam após detectar movimento por alteração dos pixels , começam a gravar e enviam por mail uma foto do momento , entram em alarme caso percam imagem ou por cabo cortado, a ideia é uma camara guardar outra camara.

Como eu passava muitos fins-de-semana sem estar na quinta, por motivos de trabalho , agora vou passar a estar mais tempo e voltar a dar inicio aos projectos, o que ganhei no ano anterior não deu para pagar o prejuizo , assim não valeu a pena .

Mais uma vez obrigado a todos , em breve terei actualizações.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Emanuel Couto »

É assim mesmo... Há que seguir em frente ;)

E fazes bem em optar pelas câmaras de segurança...

Ficamos à espera de novas atualizações!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por jmlflorencio »

Força nisso!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por visitante1 »

tavares Escreveu:Obrigado a todos.

Apesar do material que roubaram a prioridade passou a ser a saúde dos cãezinhos , infelizmente uma acabou por morrer, e um ainda está doente mas a recuperar dia-a-dia.

Estes dois mais atingidos eram mesmo os mais aguerridos.

Queixa apresentada na GNR contra desconhecidos,e aguardar , embora pareçam estar mais preocupados em saber como é que eu tinha tantos cabos de cobre ( apesar de eu ser Electricista ) faltando só eu apresentar as facturas de compra , do que encontrá-lo.

Daqui para a frente passamos a mudar as rotinas.

Como o caminho que vai para a quinta não tem saída, tem que se voltar para trás , passámos a deixar os carros antes do largo onde fazemos inversão de marcha , assim quem lá for não tem outra hipotese se não fazer 400 metros de marcha atrás, dificultando assim a sua saída.

Na quinta não há rede de telemóvel , vou instalar uma linha fixa ADSL , e montar camaras IP, as quais gravam após detectar movimento por alteração dos pixels , começam a gravar e enviam por mail uma foto do momento , entram em alarme caso percam imagem ou por cabo cortado, a ideia é uma camara guardar outra camara.

Como eu passava muitos fins-de-semana sem estar na quinta, por motivos de trabalho , agora vou passar a estar mais tempo e voltar a dar inicio aos projectos, o que ganhei no ano anterior não deu para pagar o prejuizo , assim não valeu a pena .

Mais uma vez obrigado a todos , em breve terei actualizações.
Lamento que te tenha acontecido isso!
Infelizmente é no pais que vivemos.
No entanto deixa que te diga que em relação ás camaras, e, caso tenhas seguro de recheio, se as declarares ao seguro e os culpados forem apanhados, o seguro deita-se de fora! isso se conseguirem identificar visivelmente os ladroes.
O melhor é não as anunciar ao seguro.
É pena o local não ter cobertura GSM, com um comunicador bidirecional como o meu, pelo menos sabes o que se vai passando online e ficavas com um backup a linha telefonica.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Quintas2 »

visitante1 Escreveu: No entanto deixa que te diga que em relação ás camaras, e, caso tenhas seguro de recheio, se as declarares ao seguro e os culpados forem apanhados, o seguro deita-se de fora! isso se conseguirem identificar visivelmente os ladroes.
O melhor é não as anunciar ao seguro.
Informação útil também para mim, pois vou avançar num sistema desses.


Também lamento que isso te tenha acontecido. Nestes casos, uma parte importante é não ficarem receios psicológicos que até te tirem o prazer de gozar o teu monte. Força!
tavares Escreveu: Na quinta não há rede de telemóvel , vou instalar uma linha fixa ADSL , e montar camaras IP, as quais gravam após detectar movimento por alteração dos pixels , começam a gravar e enviam por mail uma foto do momento , entram em alarme caso percam imagem ou por cabo cortado, a ideia é uma camara guardar outra camara.
Eu tenho pesquisado o assunto e gostava só de te lembrar a hipótese da internet por satélite, tipo as TV por satélite da MEO ou NOS. Há uns anos, como a minha net arrasta-se, considerei essa opção, mas era cara. Recentemente, vi um anúncio de pacotes a partir de €20 (também não é muito barato), parece que tinham uma fidelização, mas eles diziam que se te fosse disponibilizada outra net melhor (creio tipo fibra ótica), podias romper o contrato, mesmo durante a fidelização. A instalação era carote, tipo €100. Basta googlares internet satélite e encontras várias soluções.

É que o cabo ADSL é um fio de telefone que eles cortam 50 m antes da casa e das câmaras e estas nem têm tempo de piar.

Boa Sorte.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Quintas2 »

E já agora, para ficares mais garantido, se calhar uma UPS, nem que fosse para aguentar 15 minutos das câmaras, router, o essencial do sistema de segurança/vigilância, tempo para o alarme ser dado e tu poderes verificar à distância se estava tudo bem. Outro problema que vais ter que considerar, por causa dos teus cães e bicharada que certamente aí haverá, são os falsos alarmes. Quando começares a receber e-mails de 10 em 10 minutos, por causa dum bicharoco, a tendência será não ligares muito e, às vezes, até não poderes ir verificar na hora o que se passou, mesmo à distância no teu smartphone.

Analisa câmaras que disparem o alarme consoante os pixels que tu defines para esse efeito, e elas têm que ser criteriosamente instaladas e reguladas, para, por ex., os pixels de baixo da imagem que apanhem um cão não acionarem o alarme se houver alterações na imagem, mas os pixels mais altos que apanhem uma pessoa em pé a mexer-se disparem o alarme. Pelo que tenho lido, não é tão simples, pois até vendem na net inseticidas repelentes para as aranhas que gostam de fazer teias à frente da lente das câmaras, comprometendo o sistema.

O que nos vale é o google. Tudo se encontra, perdendo muitas horas e com alguma paciência.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Quintas2 »

Nesta pausa para almoço, aqui vai o que me lembrei durante a manhã. É que já ando a remoer nisto há algum tempo, e o teu infortúnio veio espicaçar-me.

Em relação à queixa contra desconhecidos, tive um processo assim há muitos anos, por causa de uma vedação que ardeu com um fogo posto num caminho limítrofe. Compareceram os bombeiros, a GNR e eu, que fui identificado como proprietário.

Muito tempo depois, recebi uma carta para me apresentar em tribunal, mas não dizia porquê, tinha só o n.º de um processo. Parece que, tendo havido danos materiais ou fogo, não sei, a GNR é obrigada a comunicá-lo ao Ministério Público (?). O que interessa é que tive de ir ao tribunal – não podia responder por carta, só para dizer se queria que o processo continuasse contra desconhecidos ou se queria encerrá-lo. Claro que o encerrei, não fosse ter de voltar lá tempos depois para o mesmo. Se te aparecer uma carta do tribunal, já sabes.

Vou debitar mais alguma informação de que me vou lembrando a conta-gotas. Comecei um processo de up-grade de central de alarme e videovigilância há 2 anos, ainda em curso, depois de uma ronda de assaltos que houve na zona. Como tenho sempre gente em casa, relaxei um bocado, mas também assaltaram uma casa na zona com uma velhota lá dentro, que não deu por nada.

O objetivo é partilhar e ajudar, até porque já investi muito tempo nisto mas, se não interessar, avisa, que eu calo-me.

A info foi colhida na net, deves confirmá-la e atualizá-la. Como assustaste-me, fiz já um pedido de info. à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) – depois reporto.

1) O sistema tem de ser autorizado pela CNPD. Se não registares, mesmo que o gatuno apareça em grande plano a sorrir para a câmara com o teu LCD debaixo do braço, a prova não é aceite em tribunal. Quando muito, a GNR, com boa vontade, pode utilizar essa filmagem para a sua investigação, mas só se a investigação reunir outras provas (por ex. encontrar o teu LCD na garagem do gatuno) é que serve de alguma coisa.
2) Por isso, deves fotografar todos os objetos de valor e etiquetas com identificação de modelos, n.ºs de série, etc, para mais tarde poderes provar que o que a GNR recuperou te pertence. Eu, à cautela, fotografei a casa de alto a baixo, móveis e tudo. Basta uma pen para guardar isso, mas tens que ir atualizando periodicamente e guardá-la em local seguro – ou numa Cloud.
3) Acho que a autorização custava €150 e era válida por 5 anos, mas fiquei na dúvida se isso era só para sistemas empresariais.
4) Para garantir que as filmagens cumprem os requisitos legais, os sistemas têm que ser instalados por empresas certificadas e licenciadas, para serem autorizados: há que pensar 2 vezes se vale a pena – deve ser muito mais caro.
5) Se forem gravadas imagens – penso que do espaço público, têm que ser guardadas por um mínimo de 30 dias.
6) Tens de garantir que não filmas o vizinho. Com as câmaras recentes, pode-se bloquear parte do campo da imagem captada. Se for autorizada filmagem de espaço público, tens de colocar avisos com essa info., como vemos em locais públicos. Parece-me que quando se capta imagens de espaço público, é sempre preciso pagar taxa.
7) VÊ ESTE LINK:http://www.mais-seguranca.pt/blog/cctv/videovigilancia/


Continua no próximo episódio … se me lembrar de mais alguma coisa. Desculpa lá a graça, para desanuviar o ambiente, embora não devas estar com vontade para brincar.

Um abraço solidário e fica bem.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por sergio ferraz »

Coloca um portao no aceso a tua casa(mesmo que seja via publica)
Sistema de ligar e desligar luzes,deixa roupa a secar no estendal
Sais com um carro deixas outro ,levas o outro deixas esse
Deixar material de valor em local mais discreto
A guarda quer recuperar o material roubado,mas isso foi um crime menor e o tribunal deixa em aguas .... Mas quem recebe o material ou algum agente corrupto sao condendados
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


Autor do tópico
tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por tavares »

Boa tarde ,

Todas as opiniões são boas e contam, pelo que as agradeço.

O caminho para a quinta é privado e entre arvoredo , não há o perigo de incómodo a vizinhos , nem com camaras nem com projectores.

O local onde começa a Quinta das Fontes é a 145m de casa numa zona fechada com acácias, que é onde penso colocar um portão, as camaras ficarão para trás do portão , não havendo filmagens em zonas publicas.

Quanto á net por satélite já há algum tempo tinha pensado nisso , mas até agora ainda não vi ou ouvi ninguém a falar bem do sistema, não só por ter uma latência muito grande mas também pelo próprio serviço oferecido, estando a net mais tempo parada do que a funcionar.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu:Nesta pausa para almoço, aqui vai o que me lembrei durante a manhã. É que já ando a remoer nisto há algum tempo, e o teu infortúnio veio espicaçar-me.

Em relação à queixa contra desconhecidos, tive um processo assim há muitos anos, por causa de uma vedação que ardeu com um fogo posto num caminho limítrofe. Compareceram os bombeiros, a GNR e eu, que fui identificado como proprietário.

Muito tempo depois, recebi uma carta para me apresentar em tribunal, mas não dizia porquê, tinha só o n.º de um processo. Parece que, tendo havido danos materiais ou fogo, não sei, a GNR é obrigada a comunicá-lo ao Ministério Público (?). O que interessa é que tive de ir ao tribunal – não podia responder por carta, só para dizer se queria que o processo continuasse contra desconhecidos ou se queria encerrá-lo. Claro que o encerrei, não fosse ter de voltar lá tempos depois para o mesmo. Se te aparecer uma carta do tribunal, já sabes.
Boas

O ano passado no verão tambem tive um pequeno incêndio que queimou um bocado da vedação e umas ervas em redor dos paineis porque eles estão altos e como de vez em quando lavo-os as ervas que estão debaixo deles estão verdes e então não arderam, mas isto tudo para dizer que os fogos são considerados crime publico e como tal são todos participados ao ministério publico, passado poucos dias recebi uma carta da GNR para lá ir prestar declarações e como não declarei prejuízos nem suspeitos, passado pouco tempo recebi uma carta do tribunal a dizer que o processo tinha sido arquivado até novas provas, e ficou resolvido.
Pelo que sei as filmagens têm que ter autorização e se as apresentares em tribunal sem teres autorização (por muito estúpido que pareça para alem de não servirem como prova os criminosos ainda te podem processar por uso indevido de imagem ) ou seja só os ficas a conhecer......
Como tens tantos cães se calhar passaria por pores 1 ou dois numa escola para serem treinados, mas por mais que se tente estamos sempre tramados.... e como tens um caminho tão comprido que tal umas lagartas de pregos no caminho pelo menos tinham que carregar o que roubassem as costas... convinha era não te esqueceres de as tirares quando fosses passar.... :evil:
Força não desistas, boa sorte!
Última edição por Emanuel Couto em terça fev 23, 2016 8:06 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Ajuste do "quote"


hsalvador
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta nov 16, 2016 3:39 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por hsalvador »

boas,

porque parou este tópico que até estava bastante interessante em todos os aspectos!?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por jmlflorencio »

hsalvador Escreveu:boas,

porque parou este tópico que até estava bastante interessante em todos os aspectos!?
x2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por serges »

#tavares costuma passar por cá com novidades sempre fresquinhas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


hsalvador
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta nov 16, 2016 3:39 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por hsalvador »

infelizmente por aqui não passa...
suponho que tinha muita coisa interessante para contar, muito para além de energia...

aguardaremos!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por Quintas2 »

A propósito da eventual necessidade de registar um sistema de videovigilância junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), que falámos atrás, após a recente entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, deixou de ser necessário registar e pagar taxas à CNPD e eles têm agora nas FAQ's o seguinte:

Quero pôr um sistema de CCTV na minha moradia/propriedade, o que tenho de fazer para estar dentro da lei?

Não é necessário fazer qualquer notificação à CNPD. As câmaras só podem abranger imagens dentro da sua propriedade. Não podem ser captadas quaisquer imagens da via pública, de propriedades de terceiros ou caminhos de uso comum (servidões de passagem).

Se tiver trabalhadores dentro da sua propriedade, a localização das câmaras não pode implicar a monitorização constante dos seus movimentos, devendo estes ser informados sobre a existência do sistema de videovigilância.

As imagens só podem ser usadas para fins de participação criminal.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Eco-Quinta das Fontes

Mensagem por serges »

Muito obrigado Quintas2 é importante essa informação pois ainda há pouco tempo um user estava confuso com essa informação, ou falta dela.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”