sistema de isolamento exterior

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
fernanda-soares
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 03, 2011 10:44 pm

sistema de isolamento exterior

Mensagem por fernanda-soares »

boa noite a todos. sou nova aqui e inexperiente neste assunto. por isso peço a vossa ajuda. sou de ovar.

vivo numa moradia de rés do chão e primeiro andar com cerca de 25 anos e com cerca de 300 m2. as janelas são de madeira com 4 folhas e de "vidrinhos" e estores por fora. as portas também são todas em madeira. coloquei aquecimento central através de gasóleo e radiadores em toda a casa e gasto cerca de 1000 l por ano e muito poupadinho, no verão só utilizo para aquecer a água dos banhos - cerca de 2h.

quanto ao isolamento da casa, como devem estar a ver, não é o melhor nem por lá anda perto. já foi colocado anteriormente uns"vedantes" nas janelas e portas e que se vão mudando quando estão estragados, mas nas portas é impossível porque continua haver pequenas frinchas. bem coloco os tais rolos para proteger mas mesmo assim o frio e o vento continua a entrar.

mas para mudar estas janelas e portas gastava uma fortuna, por isso vou, para já manter. mas preciso de pintar a casa, pois tenho uma parede, virada ao mar, que está muito estragada e com repercussões no interior - humidade, mas pouca.

comecei a pedir orçamentos para pintar, e falaram-me dum tal sistema de isolamento - cappoto- mas como nem sabia do que se tratava, procurei aqui na net para ver o que era.

mas segundo o empreiteiro, para isolar a casa toda eu teria de despender " uma nota preta" e teria de adaptar as soleiras das janelas e portas.
sei que com isto acabava com a humidade e passaria a gastaria, se calhar, menos gasoleo para aquecer a casa. e quanto às janelas que conselho me dão? haverá alguma forma de poder proteger as que tenho, por ex: colocando umas no exterior de vidro duplo? por fora do estore? será que isso fica bem?

agradeço que me digam a vossa opinião e o que me aconselham.

fernanda rocha

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: sistema de isolamento exterior

Mensagem por tiago_eco »

fernanda-soares Escreveu:boa noite a todos. sou nova aqui e inexperiente neste assunto. por isso peço a vossa ajuda. sou de ovar.

vivo numa moradia de rés do chão e primeiro andar com cerca de 25 anos e com cerca de 300 m2. as janelas são de madeira com 4 folhas e de "vidrinhos" e estores por fora. as portas também são todas em madeira. coloquei aquecimento central através de gasóleo e radiadores em toda a casa e gasto cerca de 1000 l por ano e muito poupadinho, no verão só utilizo para aquecer a água dos banhos - cerca de 2h.

quanto ao isolamento da casa, como devem estar a ver, não é o melhor nem por lá anda perto. já foi colocado anteriormente uns"vedantes" nas janelas e portas e que se vão mudando quando estão estragados, mas nas portas é impossível porque continua haver pequenas frinchas. bem coloco os tais rolos para proteger mas mesmo assim o frio e o vento continua a entrar.

mas para mudar estas janelas e portas gastava uma fortuna, por isso vou, para já manter. mas preciso de pintar a casa, pois tenho uma parede, virada ao mar, que está muito estragada e com repercussões no interior - humidade, mas pouca.

comecei a pedir orçamentos para pintar, e falaram-me dum tal sistema de isolamento - cappoto- mas como nem sabia do que se tratava, procurei aqui na net para ver o que era.

mas segundo o empreiteiro, para isolar a casa toda eu teria de despender " uma nota preta" e teria de adaptar as soleiras das janelas e portas.
sei que com isto acabava com a humidade e passaria a gastaria, se calhar, menos gasoleo para aquecer a casa. e quanto às janelas que conselho me dão? haverá alguma forma de poder proteger as que tenho, por ex: colocando umas no exterior de vidro duplo? por fora do estore? será que isso fica bem?

agradeço que me digam a vossa opinião e o que me aconselham.

fernanda rocha
boas!
vamos lá ver se te consigo ajudar.
O sistema "cappoto" de que falas, conheço bem, e trabalho com ele diariamente. posso adiantar-te que se for bem aplicado (nao é barato) e com uma espessura mediana...Na suiça usa-se 22, 24 cm mas em Portugal nao será preciso tanto...
Ainda mais, de verão vais notar uma grande diferença pois a casa fica muito mais fresca, portanto nao é só bom para o inverno :) agora uma vivenda de 2 andares com 300m2....nao sei que preços praticam em Portugal, mas prepara-te porque não será barato, mas como te digo compensa a longo prazo! Precisarás de muito menos gasóleo.
Quanto às janelas, o sistema de estore "de rolo" está completamente ultrapassado pois implica quase necessáriamente uma má vedação e as tais frinchas indesejáveis. considere outras opções como portadas ou então estores de sistema diferente.
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: sistema de isolamento exterior

Mensagem por visitante1 »

Andei a ver uns temas antigos e reparei neste.
Aproveito para perguntar se será viavel encher uma caixa de ar com poliuretano á pressão, é que numa casa com cerca de 10 anos em que o isolamento aplicado não foi dos melhores pode ser interessante isolar melhor, só que ainda não sei exatamente como o fazer e ja ouvi falar neste processo.
Alguem já o fez? obrigado.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistema de isolamento exterior

Mensagem por itisix »

Boas,

Eu discordo na situação de encher a caixa de ar. Se por um lado melhora a performance térmica, por outro pode levar à acumulação de humidades no intereior. É uma solução que deve ser bem estudada, mas, por norma, as casas devem respirar. Há muitas casas assim. Eu não o faria, até porque moro perto da praia e a humidade é muita.

Sistema cappotto é bom, desde que bem feito (como tudo o resto)..
Na minha opinião, nunca deve ser colado, mesmo em casas novas. Não há nada como levar uns parafusos ou similares a fixar. Numa casas "usada", será obrigatório.
O preço em portugal ronda os 30 euros por m2.

Também é algo que gostaria de fazer na minha casa, quando houver dinheiro.

Numa casa menos bem isolada, outra coisa a analisar é o isolamento da placa do telhado, que é uma das próximas coisas que farei na minha... isolar como deve de ser.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”