Comparativo de tipos de lâmpadas.

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por Rios »

comparativo incandescentes x fluorescentes compactas x lâmpadas a led?
pessoal estou com uma dúvida, estou projetando iluminação de uma casa mas não sei em relação a custo beneficio, a melhor forma de tecnologia de lâmpada, fluorescentes compacta ou led compacta pois sei a maior parte das potências das fluorescentes cuja a equivalência comparado a incandescente mas e comparado a led.
exemplo:
uma incandescente de 60w,sua equivalência para compacta é de 15w na fluorecente, mas e na led?



marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por marcopns »

esquece os watts e guia-te pelos lumens. è a forma mais simples que tens de comparar fluxos luminosos de tecnologias diferentes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por Rios »

marcopns Escreveu:esquece os watts e guia-te pelos lumens. è a forma mais simples que tens de comparar fluxos luminosos de tecnologias diferentes
certo mas quantos lumens então tem uma lâmpada incandescente e um florescente para que eu tenha com uma de led a mesma quantidade de lumens?


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por marcopns »

rios Escreveu:
marcopns Escreveu:esquece os watts e guia-te pelos lumens. è a forma mais simples que tens de comparar fluxos luminosos de tecnologias diferentes
certo mas quantos lumens então tem uma lâmpada incandescente e um florescente para que eu tenha com uma de led a mesma quantidade de lumens?
as lampadas que referes de 60w têm cerca de 600 lumens, mas é algo que deves encontra nas especificações das lâmpadas porque varia de marca para marca.


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por itisix »

penso que saiu uma directiva em que as lâmpadas vão ter de passar a mostrar a informação dos lumens na embalagem... e diga-se que já vai tarde. eu quando compro arroz, compro 1 kilo de arroz e não arroz para x pessoas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por Rios »

itisix Escreveu:penso que saiu uma directiva em que as lâmpadas vão ter de passar a mostrar a informação dos lumens na embalagem... e diga-se que já vai tarde. eu quando compro arroz, compro 1 kilo de arroz e não arroz para x pessoas.
bom então aqui no brasil demorará pois estas informações não são bem descritas, é preciso muita pesquisa e nem sempre as pesquisas satisfazem pois hoje está mudando tecnologias e os fabricantes restringindo algumas iformações até por medo de concorrência de produto.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por Rios »

rios Escreveu:comparativo incandescentes x fluorescentes compactas x lâmpadas a led?
pessoal estou com uma dúvida, estou projetando iluminação de uma casa mas não sei em relação a custo beneficio, a melhor forma de tecnologia de lâmpada, fluorescentes compacta ou led compacta pois sei a maior parte das potências das fluorescentes cuja a equivalência comparado a incandescente mas e comparado a led.
exemplo:
uma incandescente de 60w,sua equivalência para compacta é de 15w na florescente, mas e na led?
mas e as de led, como estão sendo dimensionadas, qual seria o comparativo com a compacta florescente.

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por zointz »

rios Escreveu:
rios Escreveu:comparativo incandescentes x fluorescentes compactas x lâmpadas a led?
pessoal estou com uma dúvida, estou projetando iluminação de uma casa mas não sei em relação a custo beneficio, a melhor forma de tecnologia de lâmpada, fluorescentes compacta ou led compacta pois sei a maior parte das potências das fluorescentes cuja a equivalência comparado a incandescente mas e comparado a led.
exemplo:
uma incandescente de 60w,sua equivalência para compacta é de 15w na florescente, mas e na led?
mas e as de led, como estão sendo dimensionadas, qual seria o comparativo com a compacta florescente.
boas,

não é exactamente a resposta que procuras, mas as cfl (florescentes compactas) são boas para uma iluminação omni-direccional, enquanto que as led são excelentes para iluminação dirigida, pelo que é difícil comparar.

não sei bem como os lumen são medidos, mas...

ex. lâmpadas com 500lumens

led - irá ter um brilho intenso apenas numa determinada zona, iluminando mal o resto

cfl - irá ter uma luz difusa não muito intensa,mas bem distribuída

é claro que se pode por reflectores numa cfl ou espalhar leds em volta da lâmpada, mas o efeito está sempre lá.

o led até agora tb se tem demonstrado uma luz muito "tremula" vê-se bem os 50hz.

os leds mais modernos vs cfl's mais modernas têm aproximadamente a mesma quantidade de lumen por watt, pelo que se pode dizer que uma led 5w é equivalente a uma cfl de 5w, mas como a distribuição da luz é muito diferente, a led aparenta ter mais luz quando se observa numa área muito pequena porque concentra muito a luz.

esquecendo que normalmente a luz led é mais tremula (é fácil corrigir isso), pode-se dizer que o led é bom para iluminar zonas especificas (exemplo secretárias) e as cfl para iluminação geral de uma sala.

fica bem,
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por Master »

vi num site que a comparação é de 10x
ou seja, 60 w é equivalente a 600 lumens
depois no led temos as cores frias e cores mornas, eu uso principalmente as 4000-4500 (muito claras e brancas) e no máximo até aos 6000-6500, depois a cor começa a ficar amarela e menos brilhante.
partilho da mensagem do zointz, o led é muito bom para baixo, espaços maiores perde muito.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Rios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça jul 27, 2010 2:44 pm
Localização: Brasil - SP

Re: Comparativo de tipos de lâmpadas.

Mensagem por Rios »

entendi postei esta dúvida pois como temos as cfl's de vca e vcc, sendo as vcc caras e de pouca potência, exemplo aqui no brasil é difícil mas encontramos lâmpadas de vcc somente de potência de 9w, já as de vca existe uma infinidade, e como estou dimensionando iluminação para casa através de fotovoltaica, por lâmpada led me aliviaria nos custos com bateria e quantidade de painéis. gratos pelos esclarecimentos.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”