Experimente a nossa Webchat

NovaEnergia

Fórum de Discussão sobre Energias Renováveis e Alternativas
Data/Hora: Terça Set 07, 2010 10:58 pm

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Como medir o ph do bio já feito?
Nova MensagemEnviado: Sábado Jan 05, 2008 4:13 pm 
Membro
Membro

Registado: Quinta Mai 17, 2007 7:35 pm
Eu sei que ultimamente tenho feito muitas perguntas mas como se diz se perguntar não se fica a saber :p

é o seguinte depois de ler o topico do ph do biodiesel medido com aquelas fitas amarelas arranjei também para medir o meu e qual é o meu espanto que a fita nem mudou de cor o que seria um Ph 3 demasiado baixo o que au meu ver era mais que obvio que assim que o tenta-se lavar ia emulsionar o que não aconteceu (lavado com um berbequim ainda por cima) fui medir então oleo novinho em folha e os papeis nem mudaram de cor e experimentei com outro oleo velho que tinha lá e nada também acho muito dificil terem todos o mesmo ph certo?

agarrei então em 1ml de bio e fiz-lhe uma titulação só para ter uma ideia necessitei de 5 gotas de solução de referencia até este ficar purpura está muito ácido? o alcool isoprophilico basta uma gota para ficar purpura com o meu bio são precisas 5 gotas para ficar purpura o que acho que não é muito que dizem?

e ao pessoal que usou daquelas fitas amarelas para medir ph como fez pos directamente no oleo ou diluiu com alcool?

dado que isto é um teste de extrema importancia gostava de conseguir faze-lo pois pelo que sei não há medidores electronicos que meçam ph de oleo por isso tenho que ficar-me pelas fitas ou red phenol

fikem bem :D :D

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: Sábado Jan 05, 2008 4:31 pm 
Administrador
Administrador

Registado: Sexta Abr 13, 2007 4:02 pm
Boas Yoiyo:

Em primeiro lugar, queria deixar claro que as perguntas são as rodas que movimentam o forum. Sem elas não iríamos à lugar algum.

Se você está tentando colocar as fitas direto no óleo, desista, pois essas fitas só reagem em meio aquoso.

Por isso a necessidade de diluir o óleo de forma criteriosa com alcool isopropílico.
Necessário que os 10 ml desse alcool esteja neutralizado ( ph 7 ).
Se estiver alcalino, vá deitando gota a gota de uma solução de 10 partes de agua com 1 de vinagre. Deite uma gota , misture e meça o ph.
Se for o contrário, estiver ácido, vá deitando gota-a-gota da solução usada na titulação ( 1g de NaOH em 1 litro de água destilada ), até estabilizar o ph em 7 (+-)
Após ter o alcool isopropílico, vá para a titulação, para determinar quanto você precisa de NaOH para o processo.

Citar:
agarrei então em 1ml de bio e fiz-lhe uma titulação só para ter uma ideia necessitei de 5 gotas de solução de referencia até este ficar purpura está muito ácido?

A titulação se faz para determinar a quantidade de NaOH necessária para fazer a reação de transesterificação.

Mas você pode fazer a mesma técnica da titulação para verificar quanto de ph está o seu bio já produzido, lavado e seco.

Meça o ph sem colocar as gotas de referencia. Se o ph der alto, seu bio tem muita soda, ainda precisa de mais lavagens.
Se der ácido, tem algo que vc fez errado.
Se estiver com ph entre 6,8 e 7,5, o seu bio está pronto para o uso, desde que esteja devidamente seco.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Sds

Luciano

Assunto da Mensagem:
Nova MensagemEnviado: Sábado Jan 05, 2008 4:40 pm 
Membro
Membro

Registado: Quinta Mai 17, 2007 7:35 pm
então como faço pra medir o ph do bio junto 1 ml de oleo e 10ml de acool isoprophilico e ponho a fita ou tambem dá pra medir com red phenol é que sem colocar solução de referencia quando coloco red phenol a solução fica mais amarela isto é bom ou nem por isso?

Assunto da Mensagem: Re:
Nova MensagemEnviado: Quinta Jan 24, 2008 9:32 am 
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Quarta Nov 28, 2007 10:56 pm
yoiyo Escreveu:
então como faço pra medir o ph do bio junto 1 ml de oleo e 10ml de acool isoprophilico e ponho a fita ou tambem dá pra medir com red phenol é que sem colocar solução de referencia quando coloco red phenol a solução fica mais amarela isto é bom ou nem por isso?

para medires o ph do bio colocas 10ml de alcool isopropilico no recepinte e deitas 4 gotas de red phenol se a solução ficar amarela (acida)tens de adicionar gota a gota da solução utilizada na titulação (1l agua destilada + 1gr soda caustica) ate o alcool mudar de cor(cuidado por vezes basta 1 gota).
Se o alcool ficar rosa (alcalino) tens de adicionar gota a gota de uma solução de 10 partes de agua por 1 de vinagre. ate mudar de cor.

feito o "reset" ao alcool isopropilico basta adicionares 1ml de bio e tens o resultado.

cumprimentos
migmig

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  

O fórum NOVAENERGIA é um espaço de partilha de experiências e conhecimento. Se em algum momento verificar que esta máxima não está a ser cumprida em algum post, ou se sentir que foram feridas susceptibilidades, por favor envie um email para forum@novaenergia.net , indicando o post em questão.

A sua queixa será analisada e se for o caso a mensagem será removida/apagada.