Página 1 de 5

O que estou fazendo de errado?

Enviado: quinta mai 20, 2010 6:28 pm
por Eron
quero posicionar a todos o que procurei compreender e fazer até o momento:
há 5 meses aproximadamente, iniciei minhas leituras sobre biodiesel, através da internet. dentre tais leituras, já li por várias vezes, todas as mensagens deste fórum para poder ter uma boa base teórica. somando-se, li também por diversas vezes os tópicos do journey to forever e também vários trabalhos acadêmicos e de pesquisadores diversos - todos disponíveis na internet.
pois então, após tais leituras e visualização de vídeos executei meu projeto de construção do meu reator, composto de uma bombona de 160 litros em plástico phde (aqueles de cor azul), um aquecedor elétrico de 5.000 watts/220 volts (aquele de fritadeira elétrica), um termostato, um termômetro, uma bomba d’água (usada e bastante antiga) com motor de 700 rpm (é o que está escrito na plaqueta). a tubulação é de plástico para água quente (aqui no brasil conhecido como aquaterm) e registros metálicos.
.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
a seguir a parte prática:
coleto o óleo de fritura (vem com água);
realizo a filtragem e a retirada da água inicialmente por decantação e após por aquecimento no próprio reator (utilizo como filtros peneiras, mantas sintéticas, sacos de tecidos com gramatura pequena e por fim um saco de 5 micra – exatamente nesta ordem – a filtragem é feita por pressão);
faço a titulação com 1ml de óleo + 20 ml de álcool isopropílico + 2 gotas de vermelho fenol + solução de soda a 1% (faço a somatória da quantidade de solução utilizada para que a cor se torne magenta, com 3,5g de naoh.)
multiplico a quantidade obtida na titulação pela quantidade de óleo de fritura;
misturo com um batedor acionado por uma furadeira a quantidade de naoh definida pela titulação nos 25 litros de metanol (corresponde a 20%), pois minha batelada é de 120 litros de óleo usado, até dissolver totalmente, formando o metóxido de sódio.
após, aqueço os 120 litros de óleo a 55 °c e despejo o metóxido de sódio (tudo isso no reator). misturo tudo, a temperatura constante por cerca de 1 hora. já cheguei a misturar por 1:30hs e por 2:00 hs em outras ocasiões, mas o resultado final foi o mesmo.
depois deixo repousar por aproximadamente 12 horas (já deixei repousar com temperatura constante e não, e o resultado também foi o mesmo.)
após o repouso, retiro a glicerina bruta através do cano de escoamento.
.x.x..x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
a fase da lavagem:
(faço o teste de lavagem = 150 ml de biodiesel e 150 ml de água e tudo bem)
adiciono 1/3 de água (da rede)
já misturei por meio da bomba d’água (de circulação do reator) por cerca de 5 minutos e virou maionese;
já misturei por meio de adicionamento de ar comprimido através do cano de escoamento e virou maionese;
já misturei pelo método bubllewash com um pequeno compressor de aquário e virou maionese;
já misturei utilizando a furadeira com uma haste/hélice e virou maionese.
portanto já tentei fazer 5 bateladas de 120 litros de óleo usado e 125 litros de metanol, mais naoh e tudo isso foi jogado fora, pois não deu certo.
.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
afinal, o que estou fazendo de errado? preciso da ajuda de alguém.
o engraçado é que quando retiro 1 litro do biodiesel antes de ser lavado, coloco numa pet, adiciono água e agito fortemente, o biodiesel separa facilmente, mas no reator (batelada de 120 litros) isso não ocorre.

quero neste momento mandar um abraço ao luciano kaefer, pelo incentivo.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: quinta mai 20, 2010 11:33 pm
por Luciano Kaefer
eron

ao que parece, todos os procedimentos estão corretos, menos o principal deles: a lavagem.

repare que a lavagem, tem de ser feita da forma mais delicada possível. você tem que fazer com que a água a ser utilizada na lavagem, "caia" sobre o biodiesel fabricado, na forma de uma névoa.

a névoa faz com que as gotas de água, sejam divididas em milhares de gotículas, que, ao passar pelo biodiesel, arrasta consigo a glicerina ainda presente no bio recém feito.

isso tem que ser feito da forma mais lenta possível.

névoa... névoa.... bem lenta....

existe também a possibilidade do seu óleo recolhido ser de péssima qualidade. ele pode, por exemplo, ter sido usado para fritar frango, costeletas de porco ( acaba fazendo um blend de gordura animal + gordura vegetal ).

aí nesse caso, tem que usar um protocolo diferente, descrito numa de nossas secções.

experimente a névoa, com delicadeza. e relate aqui pra nós o que aconteceu.

existe outras formas de limpeza, como o silicato de magnésio ou terras diatomáceas. temos tópicos específicos sobre essa matéria na secção experiências e protocolos.

informe qual foi o resultado da titulação.

sds

luciano

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: domingo mai 23, 2010 10:41 pm
por PHenrique
eron nao tenho muita esperiencia com bio de metanol mas, tenho alguns questionamentos q podem resolver o problema:
1- vc realmente confia na procedencia deste metanol ??? será q nao é uma soluçao com agua ???
2- quando vc faz a lavagem no reator, forma uma emulsao com a gua e o bio ou vc consegue separar a agua do bio e este fica com aspecto de "maionese"???
3- a quantidade de naoh utilizada esta correta ???

entao, pelo q parece, vc esta produzindo alguma quantidade sabao juntamente com seu bio, talvez com estes questionamentos respondidos vc possa melhorar sua produçao,
ou entao, tente fazer duas lavagens com um quantidade menor d agua em cada, 1/3 por exemplo, e como o luciano disse, tente "nebulizar" a agua em seu bio.

1- se vc esta utilizando uma "soluçao" de metanol vc esta fazendo sabão, por isto a emulsao.

2- se vc consegue separar a agua da maionese formada é pq o oleo q vc utiliza é de origem animal e "solidifica" a 25°c

3- se vc esta utilizando naoh em excesso, pode ser q ao add agua, vc esteja formando sabao tbm.

ficam ai algumas dicas..... e lembre-se, tome muuuito cuidado com metanol pois é extremamente tóxico

abraços

pedro

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 12:47 am
por Luciano Kaefer
sem contar que para cada emulsão ocorrida, existem alternativas viáveis para anula-la.
sal, vinagre. tem tópicos que explkicam como reverter uma emulsão sem deitar no esgoto o biomaionese.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 6:27 pm
por Eron
desculpe a demora...são tempos agitados.
voltando a discussão:
quanto a qualidade do óleo, o que dizer? afinal, sou novato no assunto. posso dizer que após a reação não fica o tal "blend" como o luciano escreveu, e quanto à qualidade do metanol e da naoh posso repassar o que me foi dito na empresa fornecedora, que diz ser o metanol 99.5% e a naoh 98.9%.
a origem do óleo é um misto de coleta de vários locais, restaurantes, pastelarias, etc, pois estou tentando fazer o bd com óleo coletado por empresa que foi adquirido por um amigo e que gentilmente me doou, cerca de 800 litros.
a naoh dissolve totalmente no metanol após certo período de agitação mecânica com auxílio de uma furadeira.
pelo que li, agora com maior compreensão, após a informação do luciano, a forma como eu fazia a lavagem é totalmente diferente, é muito "agressiva" e lembro de postagens em outro tópico que cita o momento que a água + biodiesel passam mela bomba, por exemplo, vira uma maionese e isso realmente aconteceu comigo, mas também virou maionese nas outras formas que já citei anteriormente.
vou tentar fazer a lavagem por névoa, que não fiz conforme descrito, por recordar de um post que dizia que dessa forma estaria camuflando a lavagem de um biodiesel ruim, mas se o luciano está me orientando assim, vou fazer. antes porém gostaria de algumas respostas dos amigos:
1) lavando por névoa....névoa... (rs)....bem lento, somente isso é suficiente? não precisa agitar?
2) já fiz lavagem de forma "parecida" à névoa e a água que repousou ao fundo (sem agitar) ficou apenas turva, como se fosse suco de maçã, fazendo apologia a outro post. isso está correto? não precisa a cor da água ficar branca como aparece nas fotos postadas?
3) e a pergunta que não quer calar: por que quando retiro uma amostra da batelada (antes de lavar), coloco numa pet e adiciono água direto da torneira e agito fortemente ocorre a separação das fases, i.e., água na cor branca como leite embaixo e o biodiesel um pouco turvo acima? e isso não ocorre se fizer na totalidade da batelada?
aguado a ajuda e agradeço a compreensão de todos.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 6:31 pm
por Eron
luciano, é verdade.., eu li sobre tais tópicos, só que como sou novato e ainda estou bem no início acho um pouco complicado me adiantar nas coisas... primeiro quero fazer o biodiesel, depois lavar e depois secar...aí vou tentar outras coisas.
mas quero dizer o quanto está sendo importante para mim a leitura deste fórum. sem exageros...é o melhor!
abs.
eron.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 6:45 pm
por Eron
luciano, certamente meu óleo é utilizado para fritar carne bovina, suina e aves, mas não verifiquei diferença na forma de agir. você citou haver um protocolo diferente, ou seja uma forma de proceder diferente e até o momento pelo que me parece estou fazendo de acordo com o recomendado. estou errado?
já phenrique, me questionou algumas coisas e sinceramente não sei como responder, pois ainda não sei dizer corretamente o que é uma emulsão e o que é sabão. maionese já identifiquei.
o metanol é 99,5%. a quantidade de naoh é a descrita anteriormente (3,5g + titulação), portanto acredito estar correta, pois faço a titulação 2 vezes. lembrese-se que faço o teste de lavagem (150 ml de água e 150 ml de bd) e eu utilizo 1/3 de água na lavagem.
o que me parece de errado está na lavagem, na forma de proceder, e vou verificar após receber melhores orientações, pois afinal, gastar quase 150 litros de metanol em várias tentativas... e nada..., sai muito caro,não é mesmo?
abs.
eron.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 6:58 pm
por Eron
quero insistir numa coisa, se me permitirem:
já vi vários filmes pelo youtube e neles a lavagem é feita misturando-se a água por meio da bomba d'água do próprio reator (ex. filme da mini usina pb 01). ou seja a mistura é feita de forma muito agressiva, bem o oposto do que me foi orientado. sei que eu fiz isso e não deu certo, virou maionese.
então me pergunto: é prá agitar ou não? não estarei camuflando um biodiesel ruim? afinal, dizem que se a reação for bem sucedida não tem como errar, a lavagem vai dar certo, mas......
abs. (acho que estou impaciente, rs)
eron.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 8:28 pm
por PHenrique
é realmente interessante essa questao de o bio tirado para teste ser lavado e nao virar "maionese"
vc tira esse boi quanto tempo após a reaçao ??

como ja havia dito antes nao tenho muita experiencia com bio de metanol mas tenho ja alguma experiencia com bio de etanol
(ainda estou nos testes em escala laboratorial, ja foram 54 e todos satisfatórios, logo logo postarei aki no forum)
porem nao consigo ver uma logica para essa formaçao de maionese a nao ser excesso de naoh e/ ou agua na reaçao.
tenho algumas hipoteses:
pode ser q estas a colocar muito excesso de naoh e quando faz a lavagem, a agua, o resto de oléo e a naoh reagem formando sabao, dai a emulsao "maionese". digo isto pois em meus experimentos, coloquei no máximo 1% m/m de naoh em relaçao ao etanol anidro (99,5%v/v) e sempre q tentava algo a mais, na hora da lavagem emulsificava "maionese".
nao acredito q o problema seja com seu óleo, pois mesmo se fosse de origem animal, haveria separaçao da agua apos a lavagem.

ops........ deu uma luz aqui !!!! oooooohhhhhh lembrei !!!! antes de fazer a lavagem, vc deve fazer a neutralizaçao da naoh pela adiçao de algum acido !!!!! caso contrario vai virar maionese mesmo, pq a naoh + agua + oleo ou bio = sabão

no meu caso adicono a mesma quantidade estequiométrica de hcl q usei de naoh
ex:
se no começo da reçao adicionou 5g de naoh, logo q acabar a reaçao - pode ser antes mesmo de decantar a gliceirna- e antes de adicionar qualquer quantidade de agua, adiciona 5g de hcl(ácido muriatico) (mas pode usar qqr outro tipo de acido, h2so4, acido acético(vinagre)) entao a reaçao ira literalmente ser interrompida e ira formar sal, q é altamente soluvel tanto na glicerina quanto na agua. entao assim tenho quase certeza q vc nao mais terá problemas com a formaçao de emulsao "maionese" !!!!

estou falando isto pois é assim q procedo para a produçao de bio d etanol, e sabendo q as duas rotas sao extremamente parecidas (a com etanol é ate mais enjoada) vc com certeza nao tera problemas com esta minha dica. porém cuidado, olhe bem as concetraçoes da naoh e do acido a ser uzado pois geralmente o acido vem bastante "diluido" no meu caso utilizo hcl a 33% por isso deves fazer as contas para nao errar nas quantidades

espero ter ajudado !!!

pedro

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 10:17 pm
por CarlosPoças
eron Escreveu:desculpe a demora...são tempos agitados.
voltando a discussão:
quanto a qualidade do óleo, o que dizer? afinal, sou novato no assunto. posso dizer que após a reação não fica o tal "blend" como o luciano escreveu, e quanto à qualidade do metanol e da naoh posso repassar o que me foi dito na empresa fornecedora, que diz ser o metanol 99.5% e a naoh 98.9%.
a origem do óleo é um misto de coleta de vários locais, restaurantes, pastelarias, etc, pois estou tentando fazer o bd com óleo coletado por empresa que foi adquirido por um amigo e que gentilmente me doou, cerca de 800 litros.
a naoh dissolve totalmente no metanol após certo período de agitação mecânica com auxílio de uma furadeira.
pelo que li, agora com maior compreensão, após a informação do luciano, a forma como eu fazia a lavagem é totalmente diferente, é muito "agressiva" e lembro de postagens em outro tópico que cita o momento que a água + biodiesel passam mela bomba, por exemplo, vira uma maionese e isso realmente aconteceu comigo, mas também virou maionese nas outras formas que já citei anteriormente.
vou tentar fazer a lavagem por névoa, que não fiz conforme descrito, por recordar de um post que dizia que dessa forma estaria camuflando a lavagem de um biodiesel ruim, mas se o luciano está me orientando assim, vou fazer. antes porém gostaria de algumas respostas dos amigos:
1) lavando por névoa....névoa... (rs)....bem lento, somente isso é suficiente? não precisa agitar?
2) já fiz lavagem de forma "parecida" à névoa e a água que repousou ao fundo (sem agitar) ficou apenas turva, como se fosse suco de maçã, fazendo apologia a outro post. isso está correto? não precisa a cor da água ficar branca como aparece nas fotos postadas?
3) e a pergunta que não quer calar: por que quando retiro uma amostra da batelada (antes de lavar), coloco numa pet e adiciono água direto da torneira e agito fortemente ocorre a separação das fases, i.e., água na cor branca como leite embaixo e o biodiesel um pouco turvo acima? e isso não ocorre se fizer na totalidade da batelada?
aguado a ajuda e agradeço a compreensão de todos.
-------------------------------

se a furadeira é uma máquina de furar com que misturas o metanol com a soda caustica
então meu amigo dentro em pouco vais parar ao hospital ????
nunca mais voltes a fazer isso mexe e agita com uma vassoura pequena com um aumento de cabo.quem te avisa já causou uma explosão ao agitar com uma varinha mágica com os orificios tapados das escovas.

e ao ar livre para dissipar os vapores do metanol .
vai com calma e com muita segurança

abraço amigo

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 11:05 pm
por CarlosPoças
) com motor de 700 rpm (é o que está escrito na plaqueta). a tubulação é de plástico para água quente (aqui no brasil conhecido como aquaterm) e registros metálicos.
.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
a seguir a parte prática:
coleto o óleo de fritura (vem com água);
realizo a filtragem e a retirada da água inicialmente por decantação e após por aquecimento no próprio reator (utilizo como filtros peneiras, mantas sintéticas, sacos de tecidos com gramatura pequena e por fim um saco de 5 micra – exatamente nesta ordem – a filtragem é feita por pressão);
faço a titulação com 1ml de óleo + 2 ml de álcool isopropílico + 2 gotas de vermelho fenol + solução de soda a 1% (faço asomatória da quantidade de solução utilizada para que a cor se torne magenta, com 3,5g de naoh.)
multiplico a quantidade obtida na titulação pela quantidade de óleo de fritura;
misturo com um batedor acionado por uma furadeira a quantidade de naoh definida pela titulação nos 25 litros de metanol (corresponde a 20%), pois minha batelada é de 120 litros de óleo usado, até dissolver totalmente, formando o metóxido de sódio.
após, aqueço os 120 litros de óleo a 55 °c e despejo o metóxido de sódio (tudo isso no reator). misturo tudo, a temperatura constante por cerca de 1 hora. já cheguei a misturar por 1:30hs e por 2:00 hs em outras ocasiões, mas o resultado final foi o mesmo.
depois deixo repousar por aproximadamente 12 horas (já deixei repousar com temperatura constante e não, e o resultado também foi o mesmo.)
após o repouso, retiro a glicerina bruta através do cano de escoamento.
.x.x..x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
a fase da lavagem:
(faço o teste de lavagem = 150 ml de biodiesel e 150 ml de água e tudo bem)
adiciono 1/3 de água (da rede)
já misturei por meio da bomba d’água (de circulação do reator) por cerca de 5 minutos e virou maionese;
já misturei por meio de adicionamento de ar comprimido através do cano de escoamento e virou maionese;
já misturei pelo método bubllewash com um pequeno compressor de aquário e virou maionese;
já misturei utilizando a furadeira com uma haste/hélice e virou maionese.
portanto já tentei fazer 5 bateladas de 120 litros de óleo usado e 125 litros de metanol, mais naoh e tudo isso foi jogado fora, pois não deu certo.
.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.
afinal, o que estou fazendo de errado? preciso da ajuda de alguém.
o engraçado é que quando retiro 1 litro do biodiesel antes de ser lavado, coloco numa pet, adiciono água e agito fortemente, o biodiesel separa facilmente, mas no reator (batelada de 120 litros) isso não ocorre.

quero neste momento mandar um abraço ao luciano kaefer, pelo incentivo.[/quote]
-------------------------------
desculpa precipitei-me na resposta.pois não o fazes agitando directamente com a furadeira !!

abraço

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 11:14 pm
por CarlosPoças
eron Escreveu:quero insistir numa coisa, se me permitirem:
já vi vários filmes pelo youtube e neles a lavagem é feita misturando-se a água por meio da bomba d'água do próprio reator (ex. filme da mini usina pb 01). ou seja a mistura é feita de forma muito agressiva, bem o oposto do que me foi orientado. sei que eu fiz isso e não deu certo, virou maionese.
então me pergunto: é prá agitar ou não? não estarei camuflando um biodiesel ruim? afinal, dizem que se a reação for bem sucedida não tem como errar, a lavagem vai dar certo, mas......
abs. (acho que estou impaciente, rs)
eron.
------------------------------------
num futuro próximo e com prática vais conseguir faze-lo com a bomba d'agua mas tem que ser acionada por um reostato-controla a rotação do motor reduzindo ou aumentando_
mesmo assim esta operação tem de ser feita com a bomba d'agua sangrada .
e lembra-te que todo o bio errado tem concerto-nada se deita fora.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 11:23 pm
por CarlosPoças
eron Escreveu:desculpe a demora...são tempos agitados.
voltando a discussão:
quanto a qualidade do óleo, o que dizer? afinal, sou novato no assunto. posso dizer que após a reação não fica o tal "blend" como o luciano escreveu, e quanto à qualidade do metanol e da naoh posso repassar o que me foi dito na empresa fornecedora, que diz ser o metanol 99.5% e a naoh 98.9%.
a origem do óleo é um misto de coleta de vários locais, restaurantes, pastelarias, etc, pois estou tentando fazer o bd com óleo coletado por empresa que foi adquirido por um amigo e que gentilmente me doou, cerca de 800 litros.
a naoh dissolve totalmente no metanol após certo período de agitação mecânica com auxílio de uma furadeira.
pelo que li, agora com maior compreensão, após a informação do luciano, a forma como eu fazia a lavagem é totalmente diferente, é muito "agressiva" e lembro de postagens em outro tópico que cita o momento que a água + biodiesel passam mela bomba, por exemplo, vira uma maionese e isso realmente aconteceu comigo, mas também virou maionese nas outras formas que já citei anteriormente.
vou tentar fazer a lavagem por névoa, que não fiz conforme descrito, por recordar de um post que dizia que dessa forma estaria camuflando a lavagem de um biodiesel ruim, mas se o luciano está me orientando assim, vou fazer. antes porém gostaria de algumas respostas dos amigos:
1) lavando por névoa....névoa... (rs)....bem lento, somente isso é suficiente? não precisa agitar?
2) já fiz lavagem de forma "parecida" à névoa e a água que repousou ao fundo (sem agitar) ficou apenas turva, como se fosse suco de maçã, fazendo apologia a outro post. isso está correto? não precisa a cor da água ficar branca como aparece nas fotos postadas?
3) e a pergunta que não quer calar: por que quando retiro uma amostra da batelada (antes de lavar), coloco numa pet e adiciono água direto da torneira e agito fortemente ocorre a separação das fases, i.e., água na cor branca como leite embaixo e o biodiesel um pouco turvo acima? e isso não ocorre se fizer na totalidade da batelada?
aguado a ajuda e agradeço a compreensão de todos.

1) è mesmo verdade lavando com névoa lava mesmo.
2)entre cada lavagem deixa repousar minimo 30 min.
3)provavelmente retiras a amostra pelo topo e o bio está mais limpo e sem glicerina.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 11:28 pm
por Eron
olá carlospoças, é isso mesmo: uso uma furadeira de furar (...) mas nela está acoplada uma haste de aproximadamente uns 80 centímetros e em sua extremidade coloquei uma lâmina a lembrar uma hélice....
vai explodir???????
não me deixe preocupado, pois até agora nada aconteceu....
(quer dizer..)obs....é importante dizer que certa vez, no início, havia um pano misturado com óleo vegetal usado e metanol, que foi deixado ao chão (na calçada). quando o mesmo foi colocado sobre um tambor de 25 litros que estava vazio, mas ao sol...., houve combustão espontânea.....
a partir disso, tomo todos os cuidados, inclusive comprei dois extintores de incêndio de 6 kg que sempre estão a mão.
eu li, se não fe falha a memória, no journey to forever que pode ocorrer combustão espontânea em panos (toalhas) umedecidos com ovu e metanol.....nunca mais deixei isso acontecer...
mesmo assim, fico muito grato pela lembrança, e, caso eu esteja errado me corrija.
abs. eron.

p.s. sim, vc está correto, retiro a amostra pela parte superior...vai ver é isso que acontece.
obrigado, mais uma vez.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 11:38 pm
por Eron
ops........ deu uma luz aqui !!!! oooooohhhhhh lembrei !!!! antes de fazer a lavagem, vc deve fazer a neutralizaçao da naoh pela adiçao de algum acido !!!!! caso contrario vai virar maionese mesmo, pq a naoh + agua + oleo ou bio = sabão

no meu caso adicono a mesma quantidade estequiométrica de hcl q usei de naoh
ex:
se no começo da reçao adicionou 5g de naoh, logo q acabar a reaçao - pode ser antes mesmo de decantar a gliceirna- e antes de adicionar qualquer quantidade de agua, adiciona 5g de hcl(ácido muriatico) (mas pode usar qqr outro tipo de acido, h2so4, acido acético(vinagre)) entao a reaçao ira literalmente ser interrompida e ira formar sal, q é altamente soluvel tanto na glicerina quanto na agua. entao assim tenho quase certeza q vc nao mais terá problemas com a formaçao de emulsao "maionese" !!!!


será????
se for isso, posso dormir melhor hoje....
tem alguma diferença entre ácidos como por exemplo o muriático, o fosfórico ou mesmo o vinagre (normal, de temperar salada?)? a quantidade é a mesma conforme vc citou? optarei pelo mais barato, óbvio.
grato, eron.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: segunda mai 24, 2010 11:43 pm
por Eron
olá pedro.
eu retiro a amostra, poucos segundos antes de fazer a primeira lavagem.....
agora eu tenho a orientação do ácido....isso muda muita coisa....quem sabe eu poderei fazer a batelada inteira (no futuro) misturando pela própria bomba d'água....
mas eu vou devagar....um passo de cada vez....
grato.
eron.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: terça mai 25, 2010 1:09 am
por Luciano Kaefer
puxa, quanta informação!!! e de qualidade!!!!!

seguramente, agi certo ao reocmendar por email, que o amigo eron abrisse um tópico para isso, pois o cerne de nosso forum é a partilha do conhecimento.

eron, nunca assisti à nada, absolutamente nada que indicasse ter que ser a lavagem feita de forma agressiva. sempre se coloca a água em névoa... n.é.v.o.a.... (assim, bem calmo ) , pois serão essas pequenas e milimpetricas gotas que arrastarão para baixo a glicerina ainda presente no biodiesel.

nass primeiras lavagens, a água ficará opaca. à medida que coloca mais água, ela vai ficando cada vez mais clara. isso dependerá da quantidade de glicerina que ficou presente no bio.

as águas mais limpas ( à partir da 2ª lavagem ) poderão ser guardadas para fazer a primeira lavagem da próxima batelada, evitando descarte de glicerina.

jamais use varinha mágica, ou como chamamos aqui no brasil, furadeira. o metanol exala gases inflamáveis e a furadeira produz faíscas. já ouviu falar sobre essa combinação ?

seus extintores apenas ajudarão em despedaçar seu corpo, fazendo com que sua maria aproveite o seguro ( se o fêz ), de forma tranquila nas águas do mediterrâneo.

portanto, nada de furadeira. use o conselho do carlos poças: vassoura. e nunca use todo o metanol de uma só vez. utilize 2/3 e depois, com o que sobrou do naoh, coloque o 1/3 restante e depois misture tudo.

o ph da água de lavagem, indicará a qualidade do seu bio. quando estabilizar, nada mais estará sendo removido do bio, estando ele, perfect.

depois é só secar.

mas não esqueça que a água vai gerar resíduos, que não podem ir ao ambiente.
por isso nosso esforço em lavar sem água. leia depois sobre isso.

mas não deixe de aqui voltar e participar suas experiências. temos muito para aprender e ensinar.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: terça mai 25, 2010 1:17 am
por Luciano Kaefer
eron

não conhecendo a quantidade de gordura animal presente no seu óleo reciclado, faça pequenos testes, antes de partir para uma batelada. faça a titulação em uns 3 litros de óleo usado e faça um teste. se ocorrer tudo normal, a quantidade de gordura animal é pouca para justificar a troca de protocolo.

se tiver problema, veja a secção experiências e protocolos com bio de origem animal, aqui mesmo nessa secção.

sei o que estou falando, pois já fiz os 2 tipos de bio, vegetal e animal.
e nos casos de bio com origem animal, depois de pronto, tem que ser diluido em quantidades menores com diesel comum, afim de evitar o endurecimento em períodos mais frios do ano.
no verão passa tudo pela bi. o inverno é que complica.

vai relatando, que a gente vai te ajudando.


Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: terça mai 25, 2010 3:32 pm
por Eron
luciano, vc bem sabe que as temperaturas aqui de curitiba, são parecidas com a do rgs, todavia, o biodiesel produzido, lavado ou não, não está apresentando sinais de endurecimento e em momento algum apareceu o tal blend que vc citou. estou continuando em minhas buscas. não vou desistir. li mais uma vez os post's referentes a lavagem sem água, só para recordar como é feito. porém, em momento algum, alguém citou como realizar efetivamente a filtragem com sucesso, segurança e economia. será que é possível limpar os filtros e reutilizá-los? eu consumo uma boa quantidade de diesel, então preciso ter um sistema favorável. mas isso eu só vou querer saber daqui alguns dias...
estou no aguardo das respostas às questões de quantidades de ácidos e tipos (para usar o mais barato) para dar continuidade.

ontem tentei usar aquelas bolinhas de gel utilizadas em decoração (compra-se em lojas de 1,99), que quando adicionadas à água, as mesmas aumentam em muitas vezes o seu tamanho. diante disto, imaginei que as mesmas poderiam secar o bd, então fiz três amostras: 1 com bd seco, 1 com bd lavado e 1 com bd decantado por cerca de 40 dias. na primeira, as bolinhas não mudaram de tamanho e nas outras houve pequeno aumento que não chegou a duplicar de tamanho. veja que tais bolinhas de gel aumentam seu tamanho em presença de água cerca de uma 20 vezes pelo menos. mas não sei se a experiência é válida para secar o bd, estou pensando nisso.
abs.
eron.

Re: O que estou fazendo de errado?

Enviado: terça mai 25, 2010 3:35 pm
por CarlosPoças
eron Escreveu:olá carlospoças, é isso mesmo: uso uma furadeira de furar (...) mas nela está acoplada uma haste de aproximadamente uns 80 centímetros e em sua extremidade coloquei uma lâmina a lembrar uma hélice....
vai explodir???????
não me deixe preocupado, pois até agora nada aconteceu....
(quer dizer..)obs....é importante dizer que certa vez, no início, havia um pano misturado com óleo vegetal usado e metanol, que foi deixado ao chão (na calçada). quando o mesmo foi colocado sobre um tambor de 25 litros que estava vazio, mas ao sol...., houve combustão espontânea.....
a partir disso, tomo todos os cuidados, inclusive comprei dois extintores de incêndio de 6 kg que sempre estão a mão.
eu li, se não fe falha a memória, no journey to forever que pode ocorrer combustão espontânea em panos (toalhas) umedecidos com ovu e metanol.....nunca mais deixei isso acontecer...
mesmo assim, fico muito grato pela lembrança, e, caso eu esteja errado me corrija.
abs. eron.

p.s. sim, vc está correto, retiro a amostra pela parte superior...vai ver é isso que acontece.
obrigado, mais uma vez.
---------------------------
olá eron
se mantiveres esse sistema vai mesmo originar uma explosão mais dia menos dia .eu utilizava um sistema semelhante e utilizeio tantas vezes .que não dei grande importãncia ao que aconselhavam aqui no forum e quando aconteceu o acidente! tive uma sorte que provavelmente não estaria aqui para te aconselhar a nunca mais agitares o metanol com a soda com máquinas artezanais eléctricas. lembrei-me agora que podes utilizar a aste com as pás e aplicar uma manivela com suporte e ajitas dessa maneira.
vou contarte como foi: normalmente fazia a adição do metanol com a soda num pátio ao ar livre e tudo correu sempre bem. mas um dia nem eu sei porquê fiz as misturas num quarto onde guardo o metanol e a soda ,e dessa vez abri uma embalagem de 20 litros que após utilizar ficou com o bocal aberto.a divisão é bastante pequena os gases não tinham por onde sair e deu-se uma explosão que me queimou o braço que segurava a varinha parte da cara e o cabelo. fuji cá para fora recompusme em poucos segundos e voltei a entrar porque me lembrei que a embalagem com mais de 10 litros de metanol tinha ficado aberta,não consrgui ver a lata do metanol com o fumo vim novamente cá para fora fechei a porta procurei baldes para transportar água (na tentativa de apagar o fogo e não chamar os bombeiros "por vergonha")como passaram ums minutos pensei melhor e agi de forma a protejer a minha vida,resolvi não enviar oxigênio para dentro do quarto não abrindo a porta e matar assim o fogo.apanhei um susto inorme e nem sempre temos oportunidade de relatar o que nos acontece de mal.
com isto que escrevi sinto que é meu dever alertar-te para os riscos que podes ter se não forem cumpridas todas as normas de segurança.
não desistas de fazer o teu biodiesel e de sentires aquele cheiro doce que sai do escape quando o vento está por trás.
grande abraço do carlos