Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.

Autor do tópico
eddy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: domingo nov 09, 2008 9:24 pm

Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por eddy »

li à uns tempos num fórum, acho que se chama "menos um carro", que os carros eléctricos contribuem em muito para a poluição do ambiente, nomeadamente nos processos de fabrico envolvidos, em especial das baterias. alguém tem conhecimento desta opinião?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

eddy Escreveu:li à uns tempos num fórum, acho que se chama "menos um carro", que os carros eléctricos contribuem em muito para a poluição do ambiente, nomeadamente nos processos de fabrico envolvidos, em especial das baterias. alguém tem conhecimento desta opinião?
a informação está aqui toda no fórum, de qualquer maneira e excluindo as baterias, um carro eléctrico contribui com muito menos poluição para o ambiente que um tradicional, isto porque utiliza menos peças, em relação às baterias, tudo depende das baterias utilizadas, as de chumbo são muito más mesmo, mas também não servem para veículos eléctricos, apesar de serem utilizadas na maior parte dos ve's, mas estas também os de combustão têm. em relação ás de lítio que já são de muito pouco lítio, são essencialmente de ferro, têm um impacto muito pequeno no ambiente, já vi até num fórum um investigador a beber o electrolítico das baterias que produz.

ainda assim isto é tudo uma ideia das pessoas, isto porque nunca contam com o facto de que o gasóleo e gasolina não nasce por ai, mas sim é transformado, e nunca vi nenhum relatório contando a poluição que é gerada apenas para a produção de combustivel, mas gostava de ver.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por Nunio »

eu penso que a maior prova da poluição é a utilização dos veículos em espaços fechados, por ex. numa garagem.

se quiserem fazer o teste de por em funcionamento um veículo convencional (gasolina, diesel, ou mesmo gpl) numa garagem fechada por 5 ou 6 minutos. depois vejam a qualidade do ar.
em seguida arejam tudo muito bem. e depois fazem o teste com 1 ve.

eu já fiz o "teste" com o portão aberto e apenas por 1 minuto, e tenho as minhas conclusões. mas podem fazer por 6 minutos e com o portão fechado (se aguentarem).

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por sergiomms »

nunio Escreveu:...
em seguida arejam tudo muito bem. e depois fazem o teste com 1 ve.
...
o v.e. ao ralenti, ou em alta rotação?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por Bluesky »

o v.e. ao ralenti, ou em alta rotação?
por falar nisso... pois é, este mes a revista turbo, aquela que tem porsches e vem mencionada com o mes de "maio" e nao "março" fala de veiculos electricos, no capitulo ambiente (como nem sequer carros fossem mas sim algum aditivo para reduzir as emissoes de co2), fala do mitsubishi i-miev e do chrysler circuit ev mas nada apareçe na capa. nao existimos. nao tem turbo. na capa somente uma menção ao novo hibrido da honda, o novo insight 2 menos potente, aquele que nao interessa nem ao menino jesus pois agora nem desliga o motor de explosão a baixas velocidades pois tem menos motor electrico e baterias. conclusao, as revistas da "especialidade" nao falam na verdade de carros, mas sim de complexos sistemas que suportam poluentes motores e de outras tantas inutilidades. enfim!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por José Luís Cabete »

nunio Escreveu:eu penso que a maior prova da poluição é a utilização dos veículos em espaços fechados, por ex. numa garagem.

se quiserem fazer o teste de por em funcionamento um veículo convencional (gasolina, diesel, ou mesmo gpl) numa garagem fechada por 5 ou 6 minutos. depois vejam a qualidade do ar.
em seguida arejam tudo muito bem. e depois fazem o teste com 1 ve.

eu já fiz o "teste" com o portão aberto e apenas por 1 minuto, e tenho as minhas conclusões. mas podem fazer por 6 minutos e com o portão fechado (se aguentarem).

mas que bom teste, é que há sempre quem queira dizer mal só por dizer, não sabe pensar um pouco.
isto faz me lembrar de um caso que se passou com uns vizinhos meus á uns anos, estavam trabalhando num poço estreito e fundo com um motor diesel funcionando lá dentro, como não havia ventilação suficiente um homem que estava lá dentro ficou intoxicado e inanimado não tendo forças para subir morreu, a esposa na sua ânsia de salvar o marido e não conhecendo o perigo a que se exponha, desceu também e o resultado foi que morreram os dois deixando filhos pequenos.
ps. isto é um bocado macabro, mas foi verdade factual.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

josé luís cabete Escreveu:
nunio Escreveu:eu penso que a maior prova da poluição é a utilização dos veículos em espaços fechados, por ex. numa garagem.

se quiserem fazer o teste de por em funcionamento um veículo convencional (gasolina, diesel, ou mesmo gpl) numa garagem fechada por 5 ou 6 minutos. depois vejam a qualidade do ar.
em seguida arejam tudo muito bem. e depois fazem o teste com 1 ve.

eu já fiz o "teste" com o portão aberto e apenas por 1 minuto, e tenho as minhas conclusões. mas podem fazer por 6 minutos e com o portão fechado (se aguentarem).

mas que bom teste, é que há sempre quem queira dizer mal só por dizer, não sabe pensar um pouco.
isto faz me lembrar de um caso que se passou com uns vizinhos meus á uns anos, estavam trabalhando num poço estreito e fundo com um motor diesel funcionando lá dentro, como não havia ventilação suficiente um homem que estava lá dentro ficou intoxicado e inanimado não tendo forças para subir morreu, a esposa na sua ânsia de salvar o marido e não conhecendo o perigo a que se exponha, desceu também e o resultado foi que morreram os dois deixando filhos pequenos.
ps. isto é um bocado macabro, mas foi verdade factual.

bolas, que péssima maneira de morrer.

eu aconselho vivamente a não fazer nenhum teste, no caso de motores a gasolina libertam co (monóxido de carbono) este gás é muito venenoso, afecta o sistema nervoso sem darmos por isso, ou seja, somos intoxicados e perdemos os sentidos sem darmos por isso, estou a falar por experiência própria.

vou contar um história;

aconteceu comigo e perdi o equilíbrio durante 3 semanas (tive de voltar a aprender a andar novamente, com 16 anos), aconteceu porque um tio meu desceu ou caiu (não sabemos ao certo, ele também não se lembra) num depósito de vinho subterrâneo, eu em vez de chamar pessoas competentes para o assunto, armei-me em herói e vá de descer também para o ir buscar, sem oxigénio nem qualquer protecção. lembro-me de levanta-lo e conseguir coloca-lo em frente à escada que servia de acesso, para que o meu pai o puxa-se para fora, nessa altura apaguei-me, não me lembro de nada, só me lembro de estar na rua, deitado no chão com um monte de pessoas à minha volta, que nem paravam caladas nem quietas, parecia que me queriam pisar. esta é outra coisa que aprendi, quando existe algum acidente e se já estão as pessoas competentes para fazer o socorro, não devemos interferir, só estamos a atrapalhar, eu lembro-me de mandar berros para as pessoas se calarem porque estavam a incomodar, eu estava em estado de choque e qualquer barulho era como se fosse um grito nos ouvidos.
entretanto desmaiei outra vez, e lembro-me de acordar na ambulância com o enfermeiro a fazer-me perguntas da praxe. depois no hospital veio o pior, o co entranhou-se em todo o sistema nervoso e afectou-me o equilíbrio, em pé e sentado não conseguia estar, deitado via tudo a andar à roda (um pouco pior que aquelas tremendas bebedeiras que já apanhamos) durante todo o tempo que estava acordado, davam-me medicação para dormir, passados 3 dias e com medicação voltei para casa, em cadeira de rodas, não sabia literalmente andar, nas 3 semanas seguintes tive de aprender a andar, novamente. até hoje não foi detectado nenhuma mazela deste acidente, mas os médicos aconselharam de vez em quando a fazer alguns exames, isto porque normalmente este tipo de acidente causa algumas anomalias no nosso cérebro.

portanto é uma história com um final feliz, antes isso .
este acidente não teve a ver com o tópico em questão, mas com um gás que também é libertado pela combustão dos motores ci, claro que não está aprisionado, mas a atmosfera é uma caixa fechada, e andamos todos os dias a enche-la.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por Nunio »

sim, jmal. realmente o teste é uma má ideia.

o meu "teste" consiste em tirar o carro da garagem do prédio (quando necessário).
abro o portão do prédio, e o portão individual.
tiro a bereco da frente do carro.
ligo o carro e tiro-o para fora da garagem individual mas ainda dentro do prédio.
saio do carro sem o desligar e vou por a bereco de novo dentro da garagem individual e fecho-a.
vou até ao carro e vou-me embora.
o cheiro que fica dentro da garagem geral mesmo com o portão aberto é insuportável.

quando saio de mota, não ponho o carro a trabalhar mas o resto é igual, e ninguém chega a saber que eu por ali passei.

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por mix »

jmal Escreveu: a informação está aqui toda no fórum, de qualquer maneira e excluindo as baterias, um carro eléctrico contribui com muito menos poluição para o ambiente que um tradicional, isto porque utiliza menos peças, em relação às baterias, tudo depende das baterias utilizadas, as de chumbo são muito más mesmo, mas também não servem para veículos eléctricos, apesar de serem utilizadas na maior parte dos ve's, mas estas também os de combustão têm. em relação ás de lítio que já são de muito pouco lítio, são essencialmente de ferro, têm um impacto muito pequeno no ambiente, já vi até num fórum um investigador a beber o electrolítico das baterias que produz.
as baterias de chumbo são bastante nocivas para o ambiente se estas não fossem recicladas.
todo o chumbo que existe numa bateria (que é o elemento mais nocivo para o ambiente) quando reciclado vai parar a outra bateria com um impacto ambiental muito reduzido.


Link

as baterias de litio utilizadas em ve's são maioritariamente ferro como já explicou o jmal!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por easy »

não é bem um fórum, é um blog: http://www.menos1carro.blogs.sapo.pt

se quiserem ver apenas os posts sobre o ve no referido blog podem fazê-lo aqui: menos1carro.blogs.sapo.pt/tag/carro+eléctrico

na grande parte dos pontos estou de acordo com a posição do blog e nas posições que tem face ve não faço excepção.

por exemplo, estou de acordo que não são veículos de emissões zero, a electricidade que os faz locomover também tem uma parte do carvão, petróleo ou gás natural e qualquer um destes produz emissões poluentes. claro que o eléctrico é bastante mais eficiente que os ci e a electricidade também pode ser produzida a partir de fontes de energia renovável, infelizmente ainda não a 100% e talvez nunca o venha a ser nos próximos tempos.

outro ponto onde estou de acordo é que um carro seja ele eléctrico ou ci continua a ser um carro, com todos os benefícios e prejuízos que acarreta. um carro ocupa espaço, muito espaço alias, por vezes até o que não lhe pertence, continua a provocar congestionamentos de transito, sinistralidade rodoviária, continua a fazer poluição sonora porque mantém as buzinas que muitos automobilistas costumam usar para comunicar uns com os outros em vez de as guardarem para as situações de perigo iminente, enfim, a lista podia continuar mas para isso leiam o blog.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

easy Escreveu:não é bem um fórum, é um blog: http://www.menos1carro.blogs.sapo.pt

se quiserem ver apenas os posts sobre o ve no referido blog podem fazê-lo aqui: menos1carro.blogs.sapo.pt/tag/carro+eléctrico

na grande parte dos pontos estou de acordo com a posição do blog e nas posições que tem face ve não faço excepção.

por exemplo, estou de acordo que não são veículos de emissões zero, a electricidade que os faz locomover também tem uma parte do carvão, petróleo ou gás natural e qualquer um destes produz emissões poluentes. claro que o eléctrico é bastante mais eficiente que os ci e a electricidade também pode ser produzida a partir de fontes de energia renovável, infelizmente ainda não a 100% e talvez nunca o venha a ser nos próximos tempos.

outro ponto onde estou de acordo é que um carro seja ele eléctrico ou ci continua a ser um carro, com todos os benefícios e prejuízos que acarreta. um carro ocupa espaço, muito espaço alias, por vezes até o que não lhe pertence, continua a provocar congestionamentos de transito, sinistralidade rodoviária, continua a fazer poluição sonora porque mantém as buzinas que muitos automobilistas costumam usar para comunicar uns com os outros em vez de as guardarem para as situações de perigo iminente, enfim, a lista podia continuar mas para isso leiam o blog.

esse post é tendencioso para o lado dos ci, desde quanto é que um eléctrico consome tanto como um ci.

quem o posto não tem informações correctas, usa informações de 2007 erradas, diz que a produção de renováveis em 2007 era de 9%, o que está errado.

mas infelizmente tenho visto muita informação deste género por ai, umas por falta de conhecimento do assunto, outra porque devem pertencer ao movimento do "não ao carro eléctrico".
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por tvcrabo »

nunca foi surpresa para nós que aos poucos e poucos toda a industria petrolifera começará a fazer campanha contra os electricos.
cabe a nós, cidadaos esclarecidos e interessados no melhor em termos de economia/ambiente, divulgar a verdade sobre as enormes vantagens que os ve têm sobre os veiculos de ci.

quanto a revista turbo... porque nao começar a pensar numa revista especializada sobre veiculos electricos, quiça em ingles de modo a puder ser comercializada por essa europa fora e não so????


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por easy »

jmal Escreveu:esse post é tendencioso para o lado dos ci, desde quanto é que um eléctrico consome tanto como um ci.
antes de mais, qual post? não me referi a nenhum em concreto e também não encontro onde é que diz que um eléctrico consome tanto como um ci.
jmal Escreveu:quem o posto não tem informações correctas, usa informações de 2007 erradas, diz que a produção de renováveis em 2007 era de 9%, o que está errado.
também não encontro em nenhum dos posts que a produção renovável em 2007 era de 9%. o que é que andaste a ler? não devemos estar a falar do mesmo blog com certeza.
jmal Escreveu:mas infelizmente tenho visto muita informação deste género por ai, umas por falta de conhecimento do assunto, outra porque devem pertencer ao movimento do "não ao carro eléctrico".
tinha de vir a mania das conspirações e perseguições. o movimento não é do "não ao carro eléctrico" quanto muito é do "não ao carro.", coisas bem distintas.

vejam que o autor do referido blog até acompanha este forum e se dignou a responder

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por serges »

vamos todos ter um pouco de calma o assunto está a dispersar se devemos nos restringir ao ve ser mais poluidor ou na sua construção e na sua utilização ser mau para o ambiente!

gostei do blog e sim já o acompanho o há algum tempo... os meus parabéns!
os 4 rodas são chatos na cidade pois o estacionamento é insuficiente e mais o bom senso é igual!

quanto as motas 3 cabem no espaço de um carro, mas o comodismo é muito grande e a necessidade também pois as crianças não podem andar ao colo e a segurança ser menor...

vamos voltar ao tópico

tudo o que você sempre me quis perguntar sobre carros eléctricos, mas não teve coragem de o fazer

tenho tido imensos comentários em todas as postas sobre carros eléctricos, e tem havido aqui uma discussão sobre a minha opinião*. receio estar a ser mal interpretado por quem leia apenas uma posta isolada, por isso resumo aqui os pontos fundamentais.

um carro eléctrico vs um carro a combustão interna
a circulação do eléctrico é sem dúvida menos grave para o ambiente. não é nada fácil encontrar estudos com uma panorâmica geral, mas nunca vi nenhum a apoiar o carro convencional; acresce o facto da poluição do primeiro não ser local, não emitindo ozono, partículas e vocs (os poluentes com impacto directo na saúde) junto das populações; o convencional, ao contrário do eléctrico, provoca grande poluição sonora, o que é um grave problema para a qualidade de vida, a saúde psíquica e até física de quem vive na cidade.
por outro lado, a produção do carro eléctrico tem um impacte ambiental maior, devido à produção e desmantelamento das baterias.

mobilidade em carro eléctrico vs mobilidade em carro a combustão interna
andar 100km num eléctrico é menos gravoso ambientalmente que 100km num convencional, mas não é esta a comparação que deve ser feita. numa perspectiva mais abrangente, o carro eléctrico por ser mais barato ao km (refiro-me a custos reais, sem impostos e subsídios), não vai ser usado nesses 100km mas em 150 ou 200. isto não só agrava todos os problemas não-ambientais ligados ao automóvel (sinistralidade, ditadura sobre o espaço urbano, custos em infra-estruturas, congestionamento, etc.) como até pode reverter os "ganhos" ambientais. se aceitarmos de uma vez por todas que estes custos devem ser pagos por quem usa o carro, o problema talvez não se ponha... mas isso aplica-se a ambos os carros!

energia: neste momento quase 40% da energia eléctrica em portugal é de origem renovável (o que não implica que seja "verde"), mas não faz sentido falar nestes 40%. uma mobilidade em carro eléctrico implica um aumento enorme das necessidades de produção de energia eléctrica. dificilmente este rácio poderia ser mantido se amanhã todos os carros passassem a ser eléctricos.

discordo pois basta melhorar a utilização da electricidade utilizada e existir uma mmaior eficiencia!

mobilidade em carro eléctrico como solução de mobilidade
investir nesta mobilidade é não perceber o essencial. os custos não-ambientais são do meu ponto de vista bem mais graves, e estes serão agravados com o carro eléctrico (se a mudança feita for apenas ao nível do motor). a energia é cada vez um bem mais escasso, o carro eléctrico apenas pode ajudar a reduzir a dependência do petróleo, mas é impossível continuar a produzir toda a energia eléctrica necessária.
em todos estes aspectos (energia, ambiente e custos não-ambientais) um autocarro velhinho a diesel é muito melhor que um carro eléctrico. ao insisti-rse no carro eléctrico está a desviar-se a atenção do essencial.

existem versões desse ditos autocarros velhinhos em versão eléctrico e mais ecologicos e claro menos poluidores nas suas baforadas ou melhor nenhuma...

governo
as minhas repetidas críticas ao governo no seu apoio ao carro eléctrico passam por ele não querer ver este último ponto, por "vender" o carro como solução milagrosa e "verde" que não é, e por canalizar verbas públicas de montantes obscenos para esta solução quando há outras melhores.

que verbas??? 796€ a menos no irs, não ser feita a dupla tributação ilegal???

eu preferiria que todos os carros actuais fossem eléctricos (se eu não tivesse que pagar pelo carros dos outros, como estou a fazer), mas essa questão é secundária. enquanto discutimos se o paracetamol é melhor que a aspirina, esquecemo-nos que o paciente tem um tumor.

adorei o teu blog continua!


*por alguma razão não consigo responder no fórum depois de me inscrever. para lá de algumas alegadas afirmações minhas que nunca fiz, gostei especialmente destas frases que me parecem ser dirigidas: nunca foi surpresa para nós que aos poucos e poucos toda a industria petrolifera começará a fazer campanha contra os electricos. cabe a nós, cidadaos esclarecidos e interessados no melhor em termos de economia/ambiente, divulgar a verdade sobre as enormes vantagens que os ve têm sobre os veiculos de ci.

podes participar no fórum assim que te apresentar nos tópicos das apresentações...

esperamos por ti!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

easy não tem a ver contigo, mas sim com um post do blog que indicas-te

http://menos1carro.blogs.sapo.pt/139844.html
os carros eléctricos nunca serão "emissões zero"

ouve-se muitas vezes falar nos carros eléctricos como sendo veículos de "emissões zero" (até o próprio pm o repete até à exaustão). quando se contrapõe que 69% da produção actual de energia eléctrica em portugal provem de fontes fósseis (dados de 2007 dgeg), a resposta usual é que em teoria toda a energia gasta nos automóveis poderiam ser de origem renovável.

usar este subterfúgio do cenário hipotético, é uma desresponsabilização ingénua de quem quer manter o paradigma actual da mobilidade. "andar de carro até poderia ser verde, se eles (a responsabilidade é sempre de outros) produzissem energia de modo sustentável".



mas será que este cenário é minimamente realista? segundo dados da dgeg referentes a 2006, o sector dos transportes consumiu 6900ktep de energia final, enquanto o consumo de electricidade se ficou pelos 4100ktep. dado que o automóvel privado leva uma fatia de leão do sector dos transportes (88% no transporte de passageiros que inclui a ferrovia, 98% do consumo total de gasolina, 84% do consumo total de gasóleo) parece-me justo concluir que a energia gasta em automóveis privados é maior do que todo o consumo final de electricidade no país.

de onde viria esta energia então? a hidroeléctrica está muito próxima do seu limite máximo, e as restantes energias renováveis apenas fornecem 9% da produção total. se* contarmos com as perdas de energia no carregamento e utilização da bateria (apenas 81% é aproveitada, o que é um problema bem menor nos veículos a combustíveis), então seria necessário multiplicar a produção de electricidade eólica/solar/ondas por 20 para fazer movimentar os automóveis eléctricos! alguém acha que isto é fazível?



nestas contas assumo que a utilização do automóvel se manteria constante. dado que o custo por km é menor num carro eléctrico face ao convencional (o preço de aquisição é que é maior), é de esperar que o número de quilómetros percorridos seja então maior, o que ainda agravará mais o problema.



de resto, a falta de cabimento dos argumentos do "em teoria", no que toca à mobilidade, pode ser vista ao pensarmos numa solução que poderia ser aplicada amanhã, sem qualquer investimento ou inovação tecnológica. uma solução que em teoria tornaria a mobilidade automóvel muito mais eficiente e menos inimiga do ambiente. bastaria que os carros levassem 5 pessoas em vez das 1,3 ou 1,4 actuais. seria um quarto (são fenómenos que crescem mais do que proporcionalmente com o número de veículos) da poluição, um quarto do congestionamento, um quarto de sinistralidade, um quarto de energia consumida. tudo ao alcance de todos, muito simples e bonito, só que... não funciona.



* as perdas de energia na produção e transporte de electricidade já estão contabilizados, por me estar a referir ao consumo final de energia.



p.s. há ainda outro problema técnico, que é a inconstância da produção das fontes renováveis. só há energia eólica quando há vento, só há energia solar quando há sol. como os automobilistas não vão ficar à espera do vento/sol para poderem carregar as baterias, a ideia das "emissões zero" entra definitivamente no campo da ficção científica.



a ver: uma entrevista do guardian a fatih birol, presidente da agência internacional de energia, onde ele vai admitindo a algum custo que a aie considera agora que a extracção de petróleo irá cair muito mais rapidamente do que o esperado, e que chegaremos ao pico do petróleo daqui 10 anos. versão texto com mais informação aqui.

não se trata de manias e conspirações, basta ler que no artigo se calcula até as perdas eléctricas pelos cabos, então nos outros não existem.
se querem falar de todos os pormenores, então falem deles todos, de todas as variáveis de ambas as tecnologias. agora não me venham com a treta de que as baterias provocam poluição quando nem sequer sabem de que baterias estão a ser usadas nos eléctricos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por Nuno Oliveira »

olá a todos,

de modo a contribuir para esta discussão submetia aqui a um estudo de quem já fez estas contas comparativas, a partir desta notícia:

http://www.telegraph.co.uk/earth/greene ... ction.html

cheguei a este link:

http://www.transport-watch.co.uk/transp ... eet-5c.htm

como a maior parte dos participantes do forum tem mais experiência, gostaria de saber se confirmam ou refutam alguma da informação.

é inegável que houve pressão da indústria petrolífera e automóvel contra os ve mas neste momento a pressão parece ser de exagerar as virtudes destes veiculos. pessoalmente considero-os um mal menor, comparativamente aos carros convencionais, pelo menor ruído e emissões durante o uso mas ambientalmente não resolvem o aspecto pelo qual os carros têm mais impacto: na disputa de espaço urbano com o peão e transportes públicos, no desperdicio de fundos para criação de infraestruturas sobredimensionadas, e no depserdício de energia por comodismo.

admito que estas são mais questões culturais e políticas do que tecnológicas mas a aura de panaceia dos ve tem que ser encarado com frieza para que não a sociedade não se descambe em considerar os carros (seja qual for o combustivel) como opção mais "verde". o futuro da mobilidade sustentável passa sempre pela aposta em tp fiáveis, económicos e ambientalmente responsáveis.

leio com interesse as opiniões de todos.

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

muito bem nuno, como podem ver, mais uma vez isso é notório, para esse estudo escolheram o pior eléctrico possivel com o melhor diesel, ou seja um eléctrico dos do inicio do século passado sem qualquer eficiência, com um diesel imaginário com eficiência de 45 %, que não existem em lado nenhum, mesmo assim dizem que os electricos contribuem com metade de emissão de co2 quando toda a energia é produzida por combustíveis fosseis.

muito bom esse estudo, se metade não chega, então agora basta usar dados mais reais e verdadeiros.


no outro estudo acontece o contrário, o diesel emite metado do eléctrico, portanto tirem as vossas conclusões, e já agora, utilizaram diesel não sei porque, já que são mais poluentes.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por Nuno Oliveira »

e já agora, utilizaram diesel não sei porque, já que são mais poluentes.
exacto jmal, compreendo a crítica. qual seria uma comparação melhor nesse caso (para ser rigoroso), era bom desfazer quaisquer equivocos com alguma ciência. não tenho uma opinião particularmente "apaixonada" por uma ou outra opção mas gostaria de estar na posse de todos os dados.

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por jmal »

nuno oliveira Escreveu:
e já agora, utilizaram diesel não sei porque, já que são mais poluentes.
exacto jmal, compreendo a crítica. qual seria uma comparação melhor nesse caso (para ser rigoroso), era bom desfazer quaisquer equivocos com alguma ciência. não tenho uma opinião particularmente "apaixonada" por uma ou outra opção mas gostaria de estar na posse de todos os dados.

cumprimentos!
pois é nuno, para mim este tipo de estudo só servem para dizer mal dos eléctricos, não vejo outra razão quando utilizam variáveis incorrectas e incoerentes.

podemos aqui elaborar um estudo mais correcto, apenas necessitamos de dados que na maioria já temos, quanto a mim falta um muito importante que nunca vi em estudo nenhum, o custo, eficiência, emissão de co2, impactos no ambiente e mais alguns sobre a produção de combustíveis, sim, eles não saem do poço do petróleo, se não se incluir isto, agradeço que não incluam as baterias nos eléctricos, já que estamos a falar da energia do veículo, e com mais alguns dados chegaremos a conclusões verdadeiras.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Veiculos eléctricos são maus para o ambiente??

Mensagem por easy »

jmal Escreveu:easy não tem a ver contigo, mas sim com um post do blog que indicas-te

http://menos1carro.blogs.sapo.pt/139844.html
os carros eléctricos nunca serão "emissões zero"

ouve-se muitas vezes falar nos carros eléctricos como sendo veículos de "emissões zero" (até o próprio pm o repete até à exaustão). quando se contrapõe que 69% da produção actual de energia eléctrica em portugal provem de fontes fósseis (dados de 2007 dgeg), a resposta usual é que em teoria toda a energia gasta nos automóveis poderiam ser de origem renovável.

usar este subterfúgio do cenário hipotético, é uma desresponsabilização ingénua de quem quer manter o paradigma actual da mobilidade. "andar de carro até poderia ser verde, se eles (a responsabilidade é sempre de outros) produzissem energia de modo sustentável".



mas será que este cenário é minimamente realista? segundo dados da dgeg referentes a 2006, o sector dos transportes consumiu 6900ktep de energia final, enquanto o consumo de electricidade se ficou pelos 4100ktep. dado que o automóvel privado leva uma fatia de leão do sector dos transportes (88% no transporte de passageiros que inclui a ferrovia, 98% do consumo total de gasolina, 84% do consumo total de gasóleo) parece-me justo concluir que a energia gasta em automóveis privados é maior do que todo o consumo final de electricidade no país.

de onde viria esta energia então? a hidroeléctrica está muito próxima do seu limite máximo, e as restantes energias renováveis apenas fornecem 9% da produção total. se* contarmos com as perdas de energia no carregamento e utilização da bateria (apenas 81% é aproveitada, o que é um problema bem menor nos veículos a combustíveis), então seria necessário multiplicar a produção de electricidade eólica/solar/ondas por 20 para fazer movimentar os automóveis eléctricos! alguém acha que isto é fazível?



nestas contas assumo que a utilização do automóvel se manteria constante. dado que o custo por km é menor num carro eléctrico face ao convencional (o preço de aquisição é que é maior), é de esperar que o número de quilómetros percorridos seja então maior, o que ainda agravará mais o problema.



de resto, a falta de cabimento dos argumentos do "em teoria", no que toca à mobilidade, pode ser vista ao pensarmos numa solução que poderia ser aplicada amanhã, sem qualquer investimento ou inovação tecnológica. uma solução que em teoria tornaria a mobilidade automóvel muito mais eficiente e menos inimiga do ambiente. bastaria que os carros levassem 5 pessoas em vez das 1,3 ou 1,4 actuais. seria um quarto (são fenómenos que crescem mais do que proporcionalmente com o número de veículos) da poluição, um quarto do congestionamento, um quarto de sinistralidade, um quarto de energia consumida. tudo ao alcance de todos, muito simples e bonito, só que... não funciona.



* as perdas de energia na produção e transporte de electricidade já estão contabilizados, por me estar a referir ao consumo final de energia.



p.s. há ainda outro problema técnico, que é a inconstância da produção das fontes renováveis. só há energia eólica quando há vento, só há energia solar quando há sol. como os automobilistas não vão ficar à espera do vento/sol para poderem carregar as baterias, a ideia das "emissões zero" entra definitivamente no campo da ficção científica.



a ver: uma entrevista do guardian a fatih birol, presidente da agência internacional de energia, onde ele vai admitindo a algum custo que a aie considera agora que a extracção de petróleo irá cair muito mais rapidamente do que o esperado, e que chegaremos ao pico do petróleo daqui 10 anos. versão texto com mais informação aqui.

não se trata de manias e conspirações, basta ler que no artigo se calcula até as perdas eléctricas pelos cabos, então nos outros não existem.
se querem falar de todos os pormenores, então falem deles todos, de todas as variáveis de ambas as tecnologias. agora não me venham com a treta de que as baterias provocam poluição quando nem sequer sabem de que baterias estão a ser usadas nos eléctricos.
uma vez que não explicas onde é que viste escrito aquilo que afirmas continuo a manter as mesmas afirmações do meu post anterior.
onde é que está aí escrito que o eléctrico gasta tanto quanto o ci? onde é que está escrito que a produção renovável em 2007 era de 9%?

se me disseres que leste ou percebeste mal, tudo bem. agora leres e tirares conclusões sobre o que não está lá escrito e até rotulares o blog como pertencente ao "movimento do não ao carro eléctrico" já é uma coisa completamente diferente.

Responder

Voltar para “Ambiente”