Solar Dish Stirling Engine

Responder

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Solar Dish Stirling Engine

Mensagem por HLopes »

think big!

http://guillot.emmanuel.free.fr/solar/s ... mg0346.jpg

sempre tive uma duvida com estas cenas... será que não poderiam servir para obter agua potavel + sal se fossem usadas com àgua do mar??

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

epá, desculpa lá a ignorância, mas não consegui perceber para que serve esta engenhoca..

explica-me lá, sff.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Phobos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado jun 17, 2006 11:20 pm

Mensagem por Phobos »

escalavardo Escreveu:epá, desculpa lá a ignorância, mas não consegui perceber para que serve esta engenhoca..

explica-me lá, sff.

eu percebo até a tua dificuldade em perceber o que isto faz.
o problema é da prespectiva porque tiraram a fotografia da parte de traz do objecto.

aquilo é um painel solar termico em forma de parabolica em que tem uma lente a frente para aumentar a incidencia de raios solares no paniel de forma a criar mais energia (calor )
isto parece me uma muito boa ideia para aumentar a productividade do painel solar.

este tipo de paineis solares deve ser mesmo muito caro €€€€€€
Última edição por Phobos em sexta jun 23, 2006 3:58 pm, editado 1 vez no total.
Imagem


|| Ambiente Limpo ||


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

eu tambem aqu não estou a ver nenhum sterling engine, a nao ser que aquele prato seja uma mebrana.

esse tipo de motores são muito curiosos e só precisam de uma difrença de tempertura para funcionarem.

vejam isto http://www.stirlingengine.com/

e isto http://www.stirlingengine.com/graphics/ ... mputer.mpg

são muito giros


já precebi, aquilo não é um prato, é um espenho parabolico...

o motor está na caixa!!!


barbas

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, painel fotovoltaico não pode ser, pois quanto maior a temperatura, menor o desempenho do painel.

tenho de investigar melhor isto, quando tiver mais tempo.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Mensagem por Ex-lunatico »

segundo o que percebi, aquilo é um espelho parabolico, em que o feixe está direcionado para a "caixa"
nessa caixa devem atingir-se temperaturas elevadas (segundo o que investiguei superiores a 400ºc) essa energia termica será utilizada para destilar / dessalinizar agua, tornando agua impropria para consumo humano, em agua putavel.

segundo o que percebi era isto, corrigam-me se estiver enganado


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

não não escalavardo

estes motores funcionam por difernças de temperatura. na prática são motores que aproveitam a expansão do ar para funcionarem.

é uma coisa mecanica, nada tem a ver com fotovoltaico.

barbas

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, isto parece-me isto.

o herói português desconhecido da maioria das pessoas.. dava tudo para ter conhecido este senhor..
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

é isso mesmo, o motor está na caixa.
talvez consigam ver melhor aqui. senão, procurem no google por solar stirling dish engine.
quanto a ser caro, talvez assim seja mais barato, mas menos eficiente.

isto não é novidade nenhuma, vem da antiga grécia,tal como isto, mas eu queria saber era se seria viável juntar estas duas jigajogas e utilizar àgua do mar para obter energia + àgua + sal.

quanto a utilizar concentradores com células fotovoltaicas, tal pode ser feito, mas só até determinado ponto, já que o calor afecta o desempenho das mesmas.


manelserol
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta jun 28, 2006 3:42 pm

Mensagem por manelserol »

hlopes estou agostar de ver o teu interesse e conhecimentos relativos a energia electrica e engenhos/invenções em seu redor, qual é a tua profissão?


Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

estudante... e pouco. pelo menos naquilo que efectivamente deveria estudar, engenharia de sistemas e informática.

se achas as minhas ideias interessantes, pega mais esta para aumentar a rendibilidade dos terrenos destinados à produção de culturas energéticas.

Imagem

et voilá. rentabilidade x 5

não sei se é possivel utilizar um sistema hidropónico com girassóis, mas é com outras plantas. é algo a estudar.
há outro problema, que é o facto das lampadas hps "comerem" 250,400 ou 1000 watts cada. este facto poderia ser minimizado utilizando lampadas económicas (fluorescentes tubulares de 36w, por exemplo) nos 1ºs meses de crescimento das plantas.
para reduzir ainda mais a factura da luz, poderia ainda utilizar-se um gerador a biodiesel (pois claro).

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

efectivamente ha tanta engenhoca para tapar os olhos ao povo e gerar confusao enves de energia tambem nao compreendi como os engenhos que passeiam anos e anos no espaço que sao tao pequenos qual a forma de energia utilisada? uma coisa é certa a partir do momento que deixam o planeta tem sol 24/24 quanto ao padre himalaia tambem hoje ixistem pessoas intiligentes mas ha outros mais inteligentes que usam a sua parte modesta para relantir os medios intiligentes assim os menos perspicazes nao chegarao a intiligentes, prque passam o tempo ocupados com questoes de falta de energia se bem que tambem se gastam mal muitas enegias de qualquer maneira queiram desculpar se estou errado mas se visse-mos tudo o que é segredo certamente ficariamos sem nada perceber ou entao logo veriamos que é tudo uma questao de converter grandes potencias pra produzir e converter pequenas para gastos de fricçao enercia etc etc
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

ventoinhas Escreveu:efectivamente há tanta engenhoca para tapar os olhos ao povo e gerar confusão em vez de energia também não compreendi como os engenhos que passeiam anos e anos no espaço que são tão pequenos qual a forma de energia utilizada? uma coisa é certa a partir do momento que deixam o planeta tem sol 24/24 quanto ao padre himalaia também hoje existem pessoas inteligentes mas há outros mais inteligentes que usam a sua parte modesta para relantir os medios intiligentes assim os menos perspicazes nao chegarao a intiligentes, prque passam o tempo ocupados com questoes de falta de energia se bem que tambem se gastam mal muitas enegias de qualquer maneira queiram desculpar se estou errado mas se visse-mos tudo o que é segredo certamente ficariamos sem nada perceber ou entao logo veriamos que é tudo uma questao de converter grandes potencias pra produzir e converter pequenas para gastos de fricçao enercia etc etc
as engenhocas em órbita terrestre não têm energia solar quando passam no cone de sombra da terra.
embora a maior parte dos satélites como os de comunicações sejam alimentados por energia solar, quando o consumo é elevado recorrem-se a pequenos reactores nucleares. durante a guerra fria houve muitos satélites com reactores nucleares a bordo e um deles (soviético) até caiu em 1979, perto de yellow knife no canadá. na altura, a notícia foi dada muito discretamente, para não dizer abafada. quantos reactores ainda andarão lá por cima?.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Apenas uma "bitate"

Mensagem por joaquimdelisboa »

vi aí acima neste fio uma parabólica a concentrar raios solares numa caixa.

já estive junto a uma artesanal engenhoca dessas, feita a partir de uma vulgar antena parabólica, recoberta a papel de alumínio e tendo no foco uma pequena peça , tipo radiador, onde a agua aquecia.
e se aquecia !!!
o circuitoda água não podia ser interrompido pois fervia em segundos.

acrescento que a parabolica tinha duas células - uma em cada extremo - enfiadas dentro de uns pedaços de tubo que, sempre que pela deslocação do sol ficavam sem luz directa, accionavam um motor e reposicionavam a antena.

Responder

Voltar para “Energia Solar”