PRIME – Edifício Solar XXI

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

PRIME – Edifício Solar XXI

Mensagem por joaojero »

vejam este projecto desenvolvido pelo ineti

http://www.ineti.pt/projectos/projectos ... spx?id=325

vejam o ficheiro, mostra as etapas de construção deste edificio.

um pormenor q já tinha conhecia é o dos tubos enterrados, para arrefecimento do edificio.
a 1a vez q vi este sistema, foi na africa do sul. um eng q estava a ver um programa de natureza do david "vaiteembora", reparou no sistema passivo de arrefecimento do formigueiros gigantes, por circulação de ar vindo de galerias escavadas no solo.
dai à concretização num centro comercial, com poupanças na ordem dos 70% em energia foi um passo.

estive numa palestra com um dos responsáveis por este projecto e mais uma vez se verifica q, sempre existiram processos inteligentes, de aquecimento e arrefecimento por todo o mundo e em portugal.

simplesmente estao esquecidos e sempre é mais facil usar o comando do ar condicionado!!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

boas.
não conhecia o sistema de tubos. o mais parecido era com furos artezianos. se os tubos estão enterrados e sendo a terra má condutora de calor a zona perto dos tubos não aquece rapidamente?? só para ter uma ideia qual é mais ou menos a extensão e dimensão necessária para uma casa com 120 a 150 m2 ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

ferra Escreveu:se os tubos estão enterrados e sendo a terra má condutora de calor a zona perto dos tubos não aquece rapidamente?? só para ter uma ideia qual é mais ou menos a extensão e dimensão necessária para uma casa com 120 a 150 m2 ?

o solo tem a propriedade de manter a temperatura estavel durante o todo o dia.

não existe estudos, q eu saiba, termodinamicos sobre esta tecnica, mas estou convencido q um tubo de 120mm (ventilado) enterrado com 40m de extensão, chega para uma divisão de 25m2.
basta ter varios a contornar uma vivenda para refrigerar uma casa inteira.
há q ter o cuidado de criar um "poço" (galeria) na parte norte da casa, para captar ar, o mais fresco possivel.

outro cuidado é partir com o tubo o mais baixo possivel, com rota ascendente, para evitar escoamento de agua para proximo da casa.

Avatar do Utilizador

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

no outro dia, no biosfera, falaram sobre este sistema de tubos. tem a haver com o próprio funcionamento térmico do subsolo.
no verão, está sempre mais fresco, no inverno sempre mais quente.
assim, usando ventilação, é possivel manter a temp num edificio economicamente.... creio que a ideia deste edificio, é usar este sistema apenas como arrefecimento, e o que deu na biosfera era usado como aquecimento no inverno....
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

pauloans Escreveu:no outro dia, no biosfera, falaram sobre este sistema de tubos. tem a haver com o próprio funcionamento térmico do subsolo.
no verão, está sempre mais fresco, no inverno sempre mais quente.
assim, usando ventilação, é possivel manter a temp num edificio economicamente.... creio que a ideia deste edificio, é usar este sistema apenas como arrefecimento, e o que deu na biosfera era usado como aquecimento no inverno....
isso acontece pq o solo mantem a temp constante.

Avatar do Utilizador

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

o que achei fantástico, é a possibilidade, de com apenas um sistema de ventilação, manter a temperatura de grande espaços.
no caso que passou no biosfera era,salvo erro, um edificio de escritórios.
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
já existe cá uma empresa dedicada á instalaçao desse tipo de sitemas de condicionador de ar, é na zona de aveiro, mas perdi o contacto deles. têm tambem materiais reciclados á base de papel e cartao para isolamento termico e acustico de casas, sendo possivel apicar em casas em construçao ou já usadas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

pauloans Escreveu:o que achei fantástico, é a possibilidade, de com apenas um sistema de ventilação, manter a temperatura de grande espaços.
no caso que passou no biosfera era,salvo erro, um edificio de escritórios.
tem a vantagem da poupança de energia para climatização e, ao contrario do ar condicionado (alguns), renova o ar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

sa Escreveu:boas
já existe cá uma empresa dedicada á instalaçao desse tipo de sitemas de condicionador de ar, é na zona de aveiro, mas perdi o contacto deles. têm tambem materiais reciclados á base de papel e cartao para isolamento termico e acustico de casas, sendo possivel apicar em casas em construçao ou já usadas.
cuidado com estes materiais. são facilmente combustiveis.
se forem para colocar entre paredes, tudo bem.
tem havido casos de predios (ou fachadas) q aplicam paredes ventiladas, q arderam totalmente pelo facto de estes materiais isolantes estarem acessiveis.

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

cuidado com estes materiais. são facilmente combustiveis.
se forem para colocar entre paredes, tudo bem.
tem havido casos de predios (ou fachadas) q aplicam paredes ventiladas, q arderam totalmente pelo facto de estes materiais isolantes estarem acessiveis.[/quote]

boas
os materias de que falo, sao para usar no interior das paredes.

Avatar do Utilizador

pauloans
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quinta out 19, 2006 2:39 pm

Mensagem por pauloans »

por acaso não é esta empresa que apareceu no biosfera?

http://www.biohabitat.pt/

achei muito interessante, pelo detalhe de se poder instalar em casas já contruidas.
como sei que o isolamento da minha casa é uma bosta das grandes, apesar de ser nova... (é melhor não me alongar, que já está off-topic que chegue)
cumps
Paulo Ans
-- http://forum.autogas.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false; --

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
é esta mesmo. parece-me que tem exelentes soluçoes para pessoal com problemas termicos em casa como eu. muito quente no verão +- 30c durante a noite. no inverno tenho aquecimento por chao radiante gratis. que mantem a temoeratura por volta dos 18c.
quando os cantactar posto aqui o resultado.


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Mensagem por carrizog60 »

n percebi essa do chao radiante gratis...

em relaçao ao aproveitamento do solo ja vi foi fazerem casas onde só a parte da frente ficava a descoberto sendo a casa "enterrada".
pelo que diziam a nivel de temperaturas era bastante estavel em qq epoca do ano

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

claro, é como uma gruta, mas voltar ao trogloditismo em nome do conforto, parece-me demasiado radical

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

[quote="carrizog60"]n percebi essa do chao radiante gratis...


boas
é muito simples, tenho por baixo uma padaria, e com o grau de isolamento que tenho na casa tenho sempre o chao quente. , só que no verao o sistema continua a funcionar .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
joaojero
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 07, 2007 12:04 am
Localização: Charneca da caparica

Mensagem por joaojero »

orbis Escreveu:claro, é como uma gruta, mas voltar ao trogloditismo em nome do conforto, parece-me demasiado radical
nada disso!

hoje já se fazem com a mesma técnica casas madernas.

http://www.hurstwic.org/history/article ... houses.htm

Responder

Voltar para “Energia Solar”