MPPT range

Responder

Autor do tópico
ENGJAIRO
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta fev 13, 2015 11:29 pm

MPPT range

Mensagem por ENGJAIRO »

Boa tarde, amigos.

Meu inversor grid tie indica que seu MPPT range é de 15 - 23V. O que isso quer dizer? Tenho um sistema com 3 painéis de 140W e o inversor só consegue retirar no máximo 210W DC. Testei os painéis e atinge os valores especificados pelo fabricante para tensão de circuito aberto e corrente de curto circuitoo. Será que tem alguma relação com esse valor de MPPT range?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: MPPT range

Mensagem por MRider »

Quer dizer que so trabalha nesse intervalo de tensões .
Live long and prosper!


Autor do tópico
ENGJAIRO
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta fev 13, 2015 11:29 pm

Re: MPPT range

Mensagem por ENGJAIRO »

Obrigado, MRider, pelo comentário.

A tensão de trabalho de meu inversor é de 10 a 28V, porém a faixa de trabalho do MPPT é de 15 a 23V. Pelo que andei pesquisando, o inversor aplica na tensão do painel uma carga para poder extrair o máximo de corrente possível. Isso faz a tensão do painel cair ( no caso, para 15V). Quando a tensão do painel atinge esse valor mínimo, o inversor alivia a carga, até a tensão do painel atingir o valor superior (no caso, 23V), quando é aplicada à tensão do painel uma nova carga. E o processo se repete, extraindo, assim, o máximo de potência para gerar a tensão alternada.
Pelo que entendi, meu inversor deveria aplicar uma carga maior para, com uma queda maior de tensão, conseguir extrair o máximo de potência do painel solar.
Esta foi uma explicação simples mas, caso eu esteja errado, alguém me corrija.

Abc.

ENGJAIRO

Responder

Voltar para “Energia Solar”