termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Boa tarde,

Tenho um termoacumulador marca videira 200L, com 1 painel solar de 2m2, que está também ligado ao recuperador de calor a agua.

Como este inverno não tenho utilizado o Recuperador de calor, tenho utilizado a parte elétrica para manter a agua quente.

Já coloquei um relógio, para programar as horas em que deve ficar ligado, mas ainda assim os consumos daquilo são muito elevados. Não tenho gás em casa, e procuro uma alternativa para reduzir os consumos no aquecimento de água.

Já pensei em várias situações, mas nem sei muito bem o que fazer, e por isso peço a vossa ajuda.

1) Bomba de Calor - Parece-me um investimento muito alto tendo em conta que durante o verão o aquecimento está assegurado.
2) Pensei também em colocar mais um painel solar, porque já me disseram que é insuficiente apenas 1 de 2m2 (e tendo em conta que até tem estado sol neste inverno, talvez seja útil)
3) Entre gastar dinheiro num painel solar, ou bomba de calor (que nem tenho bem a noção dos custos) não seria mais indicado um kit de autoconsumo?

Alguma ideia melhor??

Obrigado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por jmlflorencio »

A parte eléctrica tem aquecido a água do aquecimento central? Ou só a água dos duches?


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Já tratei da apresentação! :)

A parte elétrica é só para aquecer a agua dos banhos...(até dava jeito para o aquecimento central...mas não da mesmo)..o circuito do aquecimento central é só com o recuperador.


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Não sei se é importante dizer, mas já tenho tudo preparado para levar uma caldeira a gás...eu é que não tenho gás natural na zona e como tal não está ligado ao gás...mas um dia será uma boa alternativa para o aquecimento central e aquecimento de agua...(assim que houver gás natural...)

Porque neste momento, no caso do aquecimento central, estou dependente do recuperador de calor a lenha...

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por visitante1 »

Já pensaste em painéis de tubos de vácuo? já são baratos e muito mais eficientes!
anda por aí um mito qualquer em que dizem mal disso, mas acredita não passa de mito á mistura com ignorância!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Nem conhecia esse tipo de painel...interessante. Vou ler sobre o assunto.

Mas será mais eficiente colocar apenas um painel de tubos a funcionar, do que acrescentar um 2º painel normal ao que já tenho? Secalhar acrescentando + um painel dito normal, gasto menos €...e fico com 2 normais...já duplico a capacidade atual...e para um depósito de 200L...secalhar tb não convém mais...por causa do Verão...digo eu.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por CrOhN »

Fica mais barato e melhor se colocares um segundo painel normal. Se o teu sistema tiver a inclinação optimizada para o inverno, já ajuda a resolver o excesso do verão.


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

ok...isso já ajuda. Vou pedir preços para isso.

Outra questão que não sei se me conseguem ajudar, eu sempre que tomo banho, ainda hoje, tinha a agua a 60º...tomei um banho de 10min...e quando saí, a agua estava a 21º...ou seja, secalhar é por isto que aquilo está sempre a trabalhar e gasta tanto. Isto é normal? Eu tenho válvula termostática...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por CrOhN »

Estava a 21º. E a sonda está em que parte do acumulador? O acumulador está na vertical ou na horizontal?


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

O acumulador esta na vertical...A sonda penso que está na parte de baixo...na zona lateral, uns 40cm acima do fundo do termoacumulador. (Se é o que eu penso...)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por CrOhN »

Então é natural que dê esses valores. A água fria entra por baixo, logo arrefece a parte de baixo mais rápido. Em cima deves ter a temperatura que programaste.


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

sim...faz algum sentido...então nesse caso, isso quer dizer que se for alguém tomar banho a seguir a mim, na realidade deve ter agua acima dos tais 21º ?? É experimentar...

Mas não faria mais sentido que a agua fria só entrasse quando a agua quente estivesse a acabar no depósito?...e não assim que abro a agua quente?? É que eu tenho 200L de agua quente...que dá para 3/4 pessoas tomarem banho...se assim que eu termino de tomar banho, entra agua fria...no máximo dará para mais uma pessoa tomar banho...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por CrOhN »

Para sair água, tem que entrar água. Entra fria, mas não se mistura com a quente. Por exemplo, tens a temperatura de aquecimento regulada para os 60º. Ao entrar água fria, vai preenchendo o espaço de baixo para cima. Para te acabar a água quente, terás mesmo que gastar os 200L. Com a valvula misturadora que tens, provavelmente ainda te vai dar para mais que os 200L.
Última edição por CrOhN em terça fev 10, 2015 3:28 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Mas a questão é que a parte elétrica, funciona em função da temperatura que aparece lá (até pode não ser a real, uma vez que a sonda está em baixo)...mas mesmo tendo agua quente disponível na parte de cima...aquilo vai trabalhar até ficar nos 60º novamente...

Bom...mas pelo menos já percebo melhor como funciona aquilo...não me parece é mt eficiente...e a parte elétrica parece estar muito tempo ligada, e eu ainda não encontrei é uma boa alternativa para aquilo...

Mas CrOhN achas que justifica meter mais um painel solar térmico então? alguma ideia melhor?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

Myzer Escreveu:Mas a questão é que a parte elétrica, funciona em função da temperatura que aparece lá (até pode não ser a real, uma vez que a sonda está em baixo)...mas mesmo tendo agua quente disponível na parte de cima...aquilo vai trabalhar até ficar nos 60º novamente...

Bom...mas pelo menos já percebo melhor como funciona aquilo...não me parece é mt eficiente...e a parte elétrica parece estar muito tempo ligada, e eu ainda não encontrei é uma boa alternativa para aquilo...

Mas CrOhN achas que justifica meter mais um painel solar térmico então? alguma ideia melhor?
Eu duvido muito!
Não temos cá foto nenhuma mas, tem a certeza absoluta que a resistência é controlada pela sonda inferior?
Isso foi feito por quem?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Tenho quase a certeza que sim...

Vou enviar foto que deve ajudar.
Anexos
20150209_193212 t.jpg
20150209_193212 t.jpg (155.58 KiB) Visto 17818 vezes


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Segue fotos em detalhe
Anexos
20150209_193305 (2).jpg
20150209_193305 (2).jpg (388.04 KiB) Visto 17818 vezes
20150209_192921.jpg
20150209_192921.jpg (516.43 KiB) Visto 17818 vezes

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

Aposto que tem uma sonda de temperatura mesmo junto à resistência que aquece a água para a controlar ou acima.
Acho que de outra forma não faz sentido e penso que seria um perigo a resistência ser comandada pela sonda inferior.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Eu não percebo nada do assunto. Com as fotos não da para esclarecer?

O que eu sei é que tenho aquilo ligado à tomada, conforme se vê na foto. E que assim que aquilo indica que a temperatura da agua está abaixo dos 60º que eu defini, a parte elétrica começa a trabalhar. E basta eu ir tomar um banho de 10min...e aquilo começa logo a trabalhar...porque conforme disse a agua passa logo para os 21º ...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por jmlflorencio »

Deve ser possível testar isso... O termo acumulador deve ter um tempo 'tabelado' em que consegue aquecer os 200 litros de água.
É desligá-lo da corrente, tirar toda a água quente (que é substituída pela fria imediatamente), e depois medir o tempo fica ligado (e se possível a energia consumida?). Se estiver dentro dos parâmetros, é porque 'não é defeito mas sim feitio'... Ou escapou-me algo (estou a especular)?

Depois (por exemplo apenas), não sei da eficiência de ter um depósito tão grande para um banho de uma pessoa apenas. Teoricamente 200L dariam para 8 pessoas, ou não? Um termo acumulador tão grande mantém a eficiência nessas condições?...

Responder

Voltar para “Energia Solar”