grid tie - duvidas

Responder

Autor do tópico
angelicous
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 24, 2014 2:32 am

grid tie - duvidas

Mensagem por angelicous »

Boa noite pessoal,

O google já me trouxe muitas vezes a este fórum mas nunca me tinha cá registado.

Bem, andava a investigar umas matérias para construir painéis solares em casa, e já recolhi por aqui conhecimentos para desistir um pouco da ideia. O que iria poupar provavelmente não compensaria a qualidade do material.

O que aprendi aqui também foi a existência do grid-tie inverter. Eu sabia que isto existia, mas pensei que era algo que só quem se candidatasse às licenças de micro-produção tivesse acesso. E eu até fui uma dessas pessoas. Convenci o meu pai a candidatar-nos a uma. Tivemos que aumentar a potência do contador e tudo mas depois da avaliação de custos ficou tudo em águas paradas porque achei que poderíamos investir o dinheiro que nos pediam (cerca de 25 mil euros) em outras coisas, mas muito devido ao facto de eu com os painéis não querer propriamente ganhar dinheiro, mas sim não ter que o gastar em eletricidade.

Em minha casa é tudo elétrico. Só tenho 3 contas. Água, luz e telefone. Eu já li por aqui outros tópicos, mas acho que nenhum deles responde ao certo a estas questões do grid-tie e gostaria se algum de vocês pudesse, me elucida-se sobre algumas delas.

1º Injetar eletricidade na rede é ilegal certo? O que acontece aos contadores da edp numa casa comum se injetássemos na rede? Todos eles andam para trás? E os que não andam, ficam simplesmente parados? Não queimam?

2º Qual é a melhor forma de ter o sistema montado? Pelo que li aqui, recomendam sempre nunca injetar mais do que se consome... A minha dúvida é, o que é que isto quer dizer ao certo? Podemos ir à nossa vida e deixar isto ligado durante o dia a injectar na rede durante as horas de sol, mas quando chegar-mos à noite, consumir mais do que foi produzido para assegurar um equilíbrio no contador? Ou assegurar sempre que o que está a ser produzido nos painéis, está a ser consumido nesse exato momento por algo em casa e assegurar que nunca seja injetado nada no contador?

3º Calculo que na pergunta anterior, o ideal seja a segunda sugestão, mas existe problema com a primeira de deixar o contador andar para trás?

Por agora penso que são só estas :P

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: grid tie - duvidas

Mensagem por jmal »

Passe pela secção das apresentações e fale um pouco de si.

Obrigado
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: grid tie - duvidas

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Eu como não sou da área, posso estar a dar ideias erradas. Vou dizer alguma coisa daquilo que tb aprendi por cá. Se for necessário alguém me irá corrigir.

1ª Se injectares na rede o contador deixa "passar". Não vi nunca referir que queima o contador. Pode acontecer não contar o que passou para a rede, poder somar ao consumo o que passou para a rede e (pagas o que deste), pode diminuir a contagem e até pode lá ficar um sinal a dizer que enviaste para a rede. Tudo depende do contador.

É proibido injectar sem contrato e sem estrutura adequada, até por razões de segurança. Podes meter-te num belo sarilho.

2ª ..."recomendam sempre nunca injetar mais do que se consome"...
Acho que o que se recomenda é não produzir mais que o consumo fixo que habitualmente se tem. Dessa forma não vai para a rede. Portanto não estás a desrespeitar normas. Costuma designar-se ...para consumo imediato. Esta produção é diminuta. Normalmente destina-se a manter os equipamentos que em "stanby" se tornam importantes com o tempo.
Se queres produzir coisa que se veja, consulta os projectos de auto-consumo. Aí vês que com circuitos independentes, (produção/consumo) e/ou armazenamento, vais criando uma estrutura que tende para a independência. Se a ideia é poupar em "energia", a minha ideia é que não é na electricidade que mais poupamos. Mas na mobilidade. Motores de combustão, tb ironicamente designados de "aquecedores", são os que mais dinheiro nos levam. Mas concordo que quem tiver iniciativa, conhecimento e espaço para produzir electricidade deve fazê-lo. Continua a investigar por cá. Tem cá, info e gente que te ajudará nas dúvidas!
A este nível penso que o que os mais evoluídos fazem, é guardar o que se produz de dia para consumir à noite. Implica "baterias", e planeamento de conhecedores,... já estás a ver.
É claro que se pode produzir em quantidade para ser consumida em "quantidade" e ter mecanismo que desliga a produção caso não haja consumo. Complicar para quê? Tem muita questão técnica para ser ponderada!

3ª Normalmente só contadores mais antigos é que "andam para trás". Os fabricantes tem modificado os contadores para que já não seja possível. Sempre a mesma questão. Pode ser um perigo para quem está do outro lado da linha!
Passa na apresentação e fala um pouco mais. Onde? gostos? necessidades?..o que entenderes, mas que dê uma ligação com alguém que ajude por cá.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: grid tie - duvidas

Mensagem por Esteves »

Eu como não sou da área, posso estar a dar ideias erradas. Vou dizer alguma coisa daquilo que tb aprendi por cá. Se for necessário alguém me irá corrigir.
BondadeSua Para quem não é da área explicou tudinho a 100%



angelicous Na questão colocada a baixo apesar do BondadeSua já ter referido, eu só acrescento que em parte pode ser como dizes, mas só em contadores antigos, (os de rodinha) e quanto mais antigos melhor.
De resto está tudo dito pelo BondadeSua
Podemos ir à nossa vida e deixar isto ligado durante o dia a injectar na rede durante as horas de sol, mas quando chegar-mos à noite, consumir mais do que foi produzido para assegurar um equilíbrio no contador?
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
angelicous
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 24, 2014 2:32 am

Re: grid tie - duvidas

Mensagem por angelicous »

Boas BondadeSua e Esteves, desde já agradeço o tempo para explicarem.

Ok então percebi desde já que ilegal não é usar o inversor, desde que não passe do contador para fora... E caso queira que passe, preciso da tal licença. O meu contador é dos de rodinha ainda, agora se é dos mais antigos não faço ideia, mas calculo que não. Já agora deixo a questão... é possível caso tenha digital pedir para mudarem para um antigo?

Quanto a apresentações, aproveito para fazer aqui uma breve apresentação e assim também tem ideia de como são as coisas cá em casa.

Aqui onde estou a morar, tudo é elétrico. Desde o entretenimento, ás necessidades como água quente ou comida(fogão entenda-se). A conta normalmente não passa dos 40€ mês. A média gasta deve ser de 5kw dia, mas ainda não fiz nenhum sistema de gestão da caldeira. Está 24h ligada para ter sempre água quente. A única coisa que não é elétrico por agora, é o transporte que como referiu, é o mais dispendioso. Não é por falta de vontade que ainda não tenha, mas carros acho que ninguém com intuito de poupar compra um elétrico neste momento. Dai pensar no futuro numa mota, mas para as deslocações que faço de carro neste momento, não conseguia fazê-lo com uma mota, devido à distância.

Eu sempre me interessei neste campo. Neste momento estou a estudar engenharia informática e quero aprender aos poucos e construir algo sustentável. É fora da minha área eu sei, mas sou autodidata por natureza. Queria começar com uma pequena horta sustentável na varanda para testes. Criar um sistema para um dia ser eu o sistema. Não sei se já ouviram falar do sistema de cultivo hidroponico, mas é a minha ideia para começar. Não é propriamente algo que gaste muita energia, pelo menos enquanto não incluirmos peixes e não tivermos que controlar a temperatura da água.

Com isto também quero ganhar experiência quem sabe para o futuro caso a coisa com o curso não corra bem. O meu pai é imigrante e está com vontade de voltar para Portugal. Como não tem muito bem a certeza do que quer fazer quando chegar, queria sugerir-lhe este campo que é algo que sei que ele gosta, mas queria ter algo devidamente fundamentado antes de lhe sugerir alguma coisa.

Não sabia da utilização do grid tie, sempre pensei que teria que recorrer a baterias, e eu até tenho acesso a um número elevado de baterias de carros a custo zero. Sei que não é o mais conveniente, mas hey à falta de melhor era o que tinha em mente neste momento...

Existe alguém por aqui no forum que viva totalmente off grid?

Responder

Voltar para “Energia Solar”