Energia solar usada para tratamento de água

Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Energia solar usada para tratamento de água

Mensagem por luimio »

utilizar a energia solar como recurso energético para tratar a água distribuída em cinco freguesias de montanha do concelho. esta é a medida em que se mostram apostados os serviços municipalizados de saneamento básico (smsb) de viana do castelo, que adjudicaram, no mês passado, a construção de uma dezena de centros de tratamento de água, estruturas essas que vão consumir energia produzida em painéis solares, projecto tido como inovador, a nível nacional.

segundo o vereador com a tutela dos smsb, vítor lemos, a medida visa garantir a qualidade da água consumida por cerca de três mil pessoas das freguesias de amonde, freixieiro de soutelo, meixedo, montaria e vilar de murteda, água essa que é distribuída por diversos sistemas ainda em funcionamento naquelas localidades (situadas junto à serra de arga), que não se encontram abrangidas pela rede de água dos serviços.

"trata-se de sistema inovador e que se apresenta como muito mais barato do que alimentar os centros (de tratamento) através de cabos eléctricos", afiançou, assinalando que na base da aposta "está a prevenção", de modo a corrigir factores que "têm motivado determinadas violações de princípios".

estimado numa centena de milhar de euros, o sistema deverá estar operacional até finais de março próximo.

de acordo com aquele responsável, de fora da rede de abastecimento de água dos serviços permanece ainda a freguesia de portela suzã, bem como parte substancial das localidades de deocriste, santa leocádia e moreira de geraz do lima, sendo intenção do executivo candidatar esses investimentos a fundos comunitários. "actualmente, 86% da população do concelho está servida pela rede de água. a meta para 2013 (ano que assinala o final do próximo quadro comunitário) é de 95% da população, e estou convicto que vamos conseguir atingir esse objectivo", assegurou.

durante sessão de sensibilização dos mais pequenos para a poupança de água, realizada ontem à tarde numa escola do primeiro ciclo de alvarães e participada por mais de 60 crianças, foi ainda dito que, segundo estudo dinamizado pelo smsb, cada habitante consome 152 litros de água por dia, cifra que, segundo os serviços, deveria ser reduzida, "para o bem de todos". lho

fonte:
http://jn.sapo.pt/2006/10/31/norte/ener ... ento_.html


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

parece que estamos no bom caminho e estamos a lembrar, que é raro o dia que não temos sol em portugal, não há dúvida que para povoações que estão longe de tudo, no que diz respeito a infrastruturas a energia solar é uma grande alternativa
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Energia Solar”