Avião movido a energia solar

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
Localização: Montijo

Avião movido a energia solar

Mensagem por Ricardo_Santos »

o solar impulse, primeiro avião capaz de voar dia e noite sem combustível e movido apenas a energia solar, é esta terça-feira apresentado em lisboa, num evento promovido pela solvay, parceira tecnológica deste projecto.
o avião é uma iniciativa do suíço bertrand piccard que, em 1999, completou a volta ao mundo num balão de ar quente.


motivado pela ambição de «dar a volta ao mundo sem utilizar combustível», bertrand piccard quer repetir o feito com o solar impulse em 2011.


a viagem será feita por etapas e estará prevista uma escala em cada continente para trocar de piloto, explicou o director de comunicação da solvay portugal, mário branco.


construído com materiais resistentes e leves, capazes de suportar pressões a grandes altitudes, este aparelho foi apresentado na suiça em junho e começou a ser testado no ano passado.

in http://tsf.sapo.pt/paginainicial/vida/i ... d=1389363#
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W


Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Re: Avião movido a energia solar faz hoje 'escala' em Lisboa

Mensagem por Makoto »

espero que seja um exemplo, e que agora venham mais de outras companhias.


jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Re: Avião movido a energia solar faz hoje 'escala' em Lisboa

Mensagem por jackslater »

sempre que viajo de avião lembro-me "épa esta cena hybrida é que era" combustivel para arrancar e depois de "furar" as nuvens" energia solar free.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Avião movido a energia solar faz hoje 'escala' em Lisboa

Mensagem por Bluesky »

"all that is impossible remains to be achieved" -jules verne
(tudo aquilo que é impossível simplesmente permaneçe por ser alcançado)

http://www.solarimpulse.com/

chama-se hb-sia solar impulse.

deem a informação completa, fotos e essas coisas. onde esta a foto do avião em escala por portugal? pois é, deveria ser um acontecimento altamente mediatizado mas em vez disso ... o nada.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Avião movido a energia solar faz hoje 'escala' em Lisboa

Mensagem por hmma »

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=433611
solar impulse já levantou voo e vai estar no ar 25 horas.

às 6h15 de hoje (mais uma hora em portugal) o solar impulse descolou do aeroporto de payerne, na suíça, para o seu primeiro voo nocturno.

o avião, que funciona inteiramente a energia solar, irá fazer um percurso de 25 horas para testar a sua capacidade de voar à noite, após ter carregado as suas baterias durante o dia. o solar impulse, pilotado por andre borschberg, descolou de payerne a a velocidade de 35 quilómetros hora.

o plano de voo prevê que durante o dia o avião atinja lentamente uma altitude de 8.500 metros para carregar as baterias, descendo depois a uma latitude de 1.500 metros à meia-noite (hora portuguesa) para se manter a voar durante a noite. o solar impulse está equipado com 12 mil células fotovoltaicas que estão instaladas nas asas e que a sua a única fonte de alimento dos quatros motores eléctricos, cada um deles com uma potência de 10 cavalos.

após ter realizado um voo diurno bem sucedido a 7 de abril e outro 10 desde essa data, o solar impulse prepara-se agora para fazer a sua primeira experiência nocturna.o avião tem como única fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que cobrem suas asas e alimentam os quatro motores elétricos, com potência de 10 cavalos cada. também permitem recarregar as baterias de lítio polímero de 400 kg. o solar impulse tem uma envergadura de 80 metros, ligeiramente superior à do airbus a380, o maior avião comercial do construtor europeu.

o objectivo final do solar impulse é realizar uma volta ao mundo em 2011. o grande impulsionador do projecto é o suíço bertrand piccard, que em 199 realizou a primeira volta ao mundo em balão sem escalas.
Imagem
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável


fagulhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: segunda dez 07, 2009 7:50 pm

Re: Avião movido a energia solar faz hoje 'escala' em Lisboa

Mensagem por fagulhas »

a euronews deu noticia sobre este avião;

avião movido a energia solar inicia viagem de 25 horas
depois dos automóveis está ai o primeiro avião movido a energia solar.
a viagem de 25 horas com um piloto a bordo começou esta manhã, na suíça.
o solar impulse é uma iniciativa do milionário bertrand piccard que, em 1999, completou a volta ao mundo num balão de ar quente. o objectivo é repetir o feito a bordo deste aparelho em 2012.
“é um sonho de 11 anos e sete de trabalho para mostrar que um avião pode voar noite e dia sem combustível. por isso, este é o dia mais importante do projecto desde o lançamento” afirma piccard.
o voo nocturno é o teste que se segue.
o projecto está orçado em 70 milhões de euros e que poderá tornar-se numa referência em termos de sustentabilidade.
fonte : euronews

Imagem

teste nocturno do avião movido a energia solar
o avião “solar impulse” enfrenta esta noite um teste decisivo na primeira viagem aérea de 24 horas, impulsionada apenas a energia solar.
graças a mais de 12 mil células fotovoltaicas o aparelho que, descolou ontem de madrugada da suíça, pôde carregar as baterias durante o dia que deverão permitir prosseguir a viagem nocturna.
um dos responsáveis do protótipo não esconde o nervosismo, “o piloto vai ser obrigado durante a noite a descer aos 1500 metros e a aumentar a rotação das hélices para manter a altitude até ao nascer do sol. o suspense está ao rubro pois não sabemos se o avião captou energia suficiente para alimentar os motores até à aurora”.
o “solar impulse” é o protótipo de um avião que, em 2012, deverá efectuar a primeira volta ao mundo movido a energia solar. o aparelho, cuja velocidade máxima ronda os 70km por hora, pode atingir a altitude máxima de 8 mil metros.
as dúvidas sobre a autonomia do primeiro avião ecológico serão dissipadas ao nascer do sol.
fonte : euronews
- Pela insubordinação e Desobediência Civil.
- Nem Deus, nem Chefe!!


Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Avião movido a energia solar faz hoje 'escala' em Lisboa

Mensagem por Seal »

Imagem

one of the knocks you hear against solar energy is that the sun doesn't always shine. while true, that seemingly inconvenient fact didn't stop the swiss team behind the solar impulse hb-sia from attempting to fly their super-size, super-light aircraft for over 24 hours powered by only by photonic goodness.

in achieving their goal, not only did they set the record for longest solar flight at 26 hours and nine minutes, they also broke the record for altitude – 8,564 meters (28,097 feet) above sea level.

perhaps just as amazing, they managed to land with more energy in their lithium battery pack than they started with. piloted by andre borschberg, the 3,500 lb. carbon fiber flying machine hit speeds of 68 knots (78.25 miles per hour), though its average speed was 23 knots (26.47 mph). it employed four motors and gathered the energy to run them from 20 percent efficient mono-crystalline solar cells along its 193-foot wings.

just like electric cars, the team says the element limiting electric aircraft performance is the energy density limitations of modern batteries.

that technical hindrance isn't stopping them from starting their next project – a plane to make a trans-atlantic flight before attempting a circumnavigation of the planet in 2012. hit the jump for video of the solar impulse in flight and on the ground with its very excited team.
uma das batidas que você ouve contra a energia solar é que o sol não brilhar para sempre. enquanto verdade, esse fato aparentemente inconveniente não impediu a equipe suíça por trás do solar impulse hb-sia de tentar voar o seu tamanho super-aviões super-luz durante 24 horas, alimentado apenas por bondade fotônicos. para alcançar seu objetivo, não só eles o recorde de vôo mais longo solar em 26 horas e nove minutos, eles também quebraram o recorde de altitude - 8.564 metros (28.097 pés) acima do nível do mar.

talvez tão surpreendente, que conseguiu pousar com mais energia na sua bateria de lítio do que começou. pilotado por andre borschberg, a £ 3500 em fibra de carbono máquina voadora atingiu velocidades de 68 nós (78,25 milhas por hora), embora a sua velocidade média era de 23 nós (26,47 mph). empregava quatro motores e reuniu a energia para executá-los a partir de 20 por cento eficiente mono-células solares cristalinas junto suas asas 193 metros.

assim como os carros elétricos, a equipe diz que o elemento limitante do desempenho elétrico das aeronaves são as limitações densidade energética das baterias modernas. essa técnica não é obstáculo impedindo-os de iniciar o seu próximo projeto - um avião para fazer um vôo transatlântico antes de tentar uma circunavegação do planeta em 2012. bater o salto para o vídeo do solar impulse em vôo e no solo com a sua equipa muito animado.

Link

em: http://green.autoblog.com/2010/07/08/so ... s-records/
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Avião movido a energia solar

Mensagem por Tó Miguel »

avião solar faz recorde de voo nocturno

é fininho como um insecto, mas tem uma envergadura de asa de 64 metros, digna de um airbus a340. mas poder-se-á dizer que voa mais como um insecto, o avião experimental solar impulse hb-sia, que ontem se tornou na primeira aeronave tripulada que funciona apenas com energia solar a fazer um voo superior a 24 horas, incluindo o período nocturno.

o voo durou 26 horas e 9 minutos, sobre as montanhas do jura, na suíça. andré borschberg, um ex-piloto da força aérea e um dos co-fundadores do projecto, foi o piloto.

as asas leves, de fibra de carbono, dominam a aeronave: é lá que estão as 12 mil células fotovoltaicas, que absorvem a energia do sol, que é convertida em energia, armazenada em pilhas de lítio, semelhantes às dos automóveis eléctricos. essa energia tem de ser gerida pelo piloto durante a noite, até voltar o sol, planando e aproveitando as correntes - como um insecto que se deixa levar no vento.

"foi o voo mais incrível da minha carreira. voei 26 horas sem gastar combustível nem fazer poluição", disse borschberg, ao aterrar.

a aeronave subiu até 8564 metros de altitude, quando já se tinham passado dez horas de voo. mas quando o sol começou a desaparecer, o avião desceu, até cerca de 1500 metros, e por ali ficou até voltar a haver luz. os próximos desafios passam por um voo transatlântico, mas só lá para 2013.


http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1445961
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Avião movido a energia solar

Mensagem por Tó Miguel »

Imagem

http://www.biosferatv.com.br/noticias/a ... o-noturno/

avião solar faz 1° voo noturno
notícias — by giovanna on julho 10, 2010 at 00:00

um avião movido exclusivamente a energia solar bateu um recorde nesta quinta-feira, 8 de julho, ao se manter no ar por 26 horas seguidas. o solar impulse fez o primeiro voo noturno da história e abriu as portas para o uso amplo de energias renováveis.

o avião decolou na madrugada de quarta-feira (7) do aeroporto de payerne, na suíça. pilotado por andre borschberg, a aeronave aproveitou as condições meteorológicas ideais e subiu até os 8.700 metros de altura, um recorde para um aparelho deste tipo.



seu objetivo era acumular energia solar suficiente para se manter no ar durante a noite – outro feito inédito. duas horas antes do pôr-do-sol, altura em que os raios solares perderam a intensidade necessária para carregarem as baterias, o avião iniciou uma lenta descida.

a aeronave sobrevoou durante toda a noite a uma velocidade de 50 km/h a fim de preservar ao máximo a energia que tinha acumulado. três horas após o sol nascer, o piloto pousou no mesmo local da decolagem com três horas de energia ainda disponível, uma margem bem maior que a estimada.

o avião pesa 1,6 toneladas e é dotado de 12 mil células fotovoltaicas acopladas ao longo das suas asas de 63,4 metros de envergadura. os próximos desafios da máquina devem ser um voo transatlântico e, em 2013, a volta ao mundo.



novas perspectivas para a energia renovável

o feito animou o aviador e fundador do projeto solar impulse, bertrand piccar. em entrevista a agência de notícias afp, ele contou que o voo noturno abre a porta ao uso generalizado das energias renováveis.

“há 11 anos, as tecnologias para poupar energias fósseis não eram tão eficazes, estavam em seus primórdios. agora, passamos a fronteira das energias limpas que estão disponíveis, mas que são pouco ou nada utilizadas por falta de vontade política”, afirma.

piccar conta que a ideia surgiu da vontade de permanecer em voo o tempo que quisesse e voar sem combustível. “antes esperávamos encontrar as soluções tecnológicas, enquanto agora elas existem. o que se deve fazer é dar às pessoas vontade de utilizá-las”, conta.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Avião movido a energia solar

Mensagem por mauri »

tópico movido para energia solar: mauri
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Avião movido a energia solar

Mensagem por Tó Miguel »

mauri Escreveu:tópico movido para energia solar: mauri
não tinha reparado, que não estava em energia solar, como sempre o mauri está atento
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Avião movido a energia solar

Mensagem por Tó Miguel »

avião sem piloto bate recorde no ar
o zephyr é movido a energia solar e ficou a voar sem interrupções 14 dias e 21 minutos


chama-se zephyr e esteve 14 dias e 21 minutos a voar, sem piloto. trata-se de um avião ultraleve movido a energia solar que acaba de bater o recorde mundial de voo ininterrupto.

o zephyr pesa 50 quilos, é de fabrico britânico, tendo sido desenvolvido pela empresa qinetiq. ao fim de 14 dias de voo, a sua viagem foi propositadamente interrompida. "o zephyr é, basicamente, o primeiro avião eterno", afirmou jon saltmarsh, gestor do projecto. e acrescentou: "trata-se de um sistema prático que pode realmente ser usado, muito mais do que uma simples demonstração de pequenas conquistas técnicas".

construído em fibra de carbono, o avião funciona graças a painéis solares fixados nas asas, que captam a energia durante o dia e a acumulam numa bateria para voar durante a noite.

http://jn.sapo.pt/domingo/interior.aspx ... id=1626238
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Avião movido a energia solar

Mensagem por mauri »

complementando a notícia da mesma fonte:
um outro avião movido apenas a energia solar, o solar impulse, dará a volta a volta ao mundo em 2011. foi apresentado, em lisboa, em outubro passado. construído com materiais leves e resistentes, capazes de suportar pressões a grandes altitudes, o solar impulse é uma iniciativa do suíço bertrand piccard que, em 1999, completou uma volta ao mundo num balão de ar quente.
para quando os aviões passam a ser todos a energia solar?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Avião movido a energia solar

Mensagem por Tó Miguel »

mauri Escreveu:complementando a notícia da mesma fonte:
um outro avião movido apenas a energia solar, o solar impulse, dará a volta a volta ao mundo em 2011. foi apresentado, em lisboa, em outubro passado. construído com materiais leves e resistentes, capazes de suportar pressões a grandes altitudes, o solar impulse é uma iniciativa do suíço bertrand piccard que, em 1999, completou uma volta ao mundo num balão de ar quente.
para quando os aviões passam a ser todos a energia solar?
pois podiamos poupar muito combustivel e o ambiente...
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Nunito
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça ago 14, 2007 10:45 pm

Re: Avião movido a energia solar

Mensagem por Nunito »

Bom dia
Existem também aviões radio control movidos a energia foto-voltaica.

Responder

Voltar para “Energia Solar”