Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por crazyscientist »

navegando pela net encontrei este pdf muito interessante que explica passo a passo como fazer um painel fotovoltaico. são 3,20 mb e texto em inglês.

http://www.megaupload.com/?d=x8zz39b7

um abraço.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por crazyscientist »

então já alguém sacou isso, ninguém com conhecimentos quer dar feedback sobre a "fazibilidade" dos projectos descritos no texto?

um abraço.
Imagem


Nadilotn
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça set 08, 2009 5:51 pm

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por Nadilotn »

povo tah preferindo gastar uma grana com revendedores...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por crazyscientist »

penso que isto será mais para a base da bricolage caseira para paineis de apoio a luzes ou bombas de jardim, para colocar em casa não dava .
Imagem


WindWalker
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado ago 15, 2009 12:50 pm
Localização: Amadora, Lisboa

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por WindWalker »

olá,

eu comprei em segunda mão uns 'painéis' daqueles de 'espetar' no jardim, que iluminam de noite, sem leds e com 3 pilhas nimh cada. ficou-me cada um a ~2,5€.

vou fazer um painel de 4x4, em princípio, com todos os painéis em paralelo (soma das correntes individuais). a corrente de circuito circuito estimada é de cerca de 1.2a. vai servir para carregar vários conjuntos de duas pilhas aaa/aa em série (2.4v nominais, 2.8-3.0v em carga/carregadas). a corrente esperada de carga das pilhas deve ser de cerca de 400ma (100ma por cada 4 'painéis', com elevada intensidade solar). estou a contar com colocar interruptores em cada conjunto de 4 painéis para diminuir essa corrente de carga, por exemplo, caso apenas pretenda manutenção da carga das pilhas ou um carregamento mais lento (a corrente de carga recomendada para pilhas nimh é um décimo da capacidade, logo 100ma para uma pilha aaa 1000mah e 200ma para uma pilha aa 2000mah).

depois pensei em alimentar, utilizando essas pilhas, um circuito elevador de tensão (regulador comutado, eficiência >70%, chegando mesmo aos 90%), para ter à saída do mesmo +5v 0.5-1.0a, e assim carregar, por exemplo, um leitor mp3 como se o tivesse ligado a uma porta usb (os valores nominais duma porta usb são +5v 0.5a), um telemóvel, etc. assim, os painéis podem fornecer corrente a esse circuito - quando houver luz solar, evidentemente - e, ao mesmo tempo, dependendo do valor médio de corrente exigida, carregar as pilhas.

em princípio terei 2/3 conjuntos de 2 pilhas aa em série como 'bateria de backup', com o devido interruptor com funções carga-off-descarga, em que descarga corresponde ao respectivo conjunto de pilhas a alimentar o tal circuito elevador de tensão.

isto dito assim deve ser difícil de imaginar, a ver se coloco fotos/esquemas. por enquanto apenas tenho um paralelo de 4 painéis individuais num protótipo desenrascado.

Imagem
Imagem

em relação ao regulador de tensão comutado, não encontro nada de jeito, já com todos os componentes integrados, em lojas portuguesas de electrónica. vi este que, já com portes, deve ficar a ~13€. tem é que vir dos eua :\


yatabe
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta out 08, 2009 7:07 pm

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por yatabe »

eu tbm queria construir um painel solar em casa, sóq ue, queria construir um sem gastar dinheiro, será que é possível, ou seja, sem ter de comprar células fotovoltaicas?


yatabe
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quinta out 08, 2009 7:07 pm

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por yatabe »

eu tbm queria construir um painel solar em casa, sóq ue, queria construir um sem gastar dinheiro, será que é possível, ou seja, sem ter de comprar células fotovoltaicas?

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por sergio ferraz »

procura na net
selenio
vidro
dois fios de cobre
bom trabalho
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por Njay »

windwalker Escreveu:eu comprei em segunda mão uns 'painéis' daqueles de 'espetar' no jardim, que iluminam de noite, sem leds e com 3 pilhas nimh cada. ficou-me cada um a ~2,5€.

vou fazer um painel de 4x4, em princípio, com todos os painéis em paralelo (soma das ...
muito fixe windwalker. este teu post "passou-me ao lado", mas acho-o curioso porque há tempos também comprei uns candeeiros desses baratuchos com mais ou menos a mesma intenção que tu, mas eu só comprei 4 e resolvi dar-lhe este formato:

Imagem

analisei o circuito que estes candeeiros trazem e que é uma fonte de corrente comutada muito interessante, para "atacar" o led de alto-brilho. mais detalhes aqui (onde podes depois encontrar outros esquemas de circuitos simples para acender 1 led a partir de aixas tensões):

http://forum.electronicapt.com/index.ph ... 220.0.html

e baseado nesse circuito desenhei um conversor dc-dc boost de 2 pilhas aa (2v..3v) para 5v a 100ma, com componentes discretos simples:

http://forum.electronicapt.com/index.ph ... 246.0.html
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Fazer o seu próprio painel solar fotovoltaico

Mensagem por Smarley »

eu estou utilizando este mesmo método.
em breve postarei fotos da minha construção.

abraços!

Responder

Voltar para “Energia Solar”