Alguém conhece os Rigsun?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por serges »

boas

e fotos da instalação e do equipamento!

força com a poupança!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Factorenergia
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 14, 2009 12:25 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Factorenergia »

serges Escreveu:boas

e fotos da instalação e do equipamento!

força com a poupança!

obrigado!
boas, o que eu posso cá meter é uma imagem de um ficheiro excel que eu tenho onde consigo ver a eficiência dos colectores, metendo 3 valores que encontram-se na certificação dos colectores ( podem encontrar aqui certificações de imensos colectores: http://www.estif.org/solarkeymark/links ... pdated.htm )

aqui vai então para o rigsun, a curva de rendimento é igual independentemente do tamanho dos colectores

Imagem

quem quiser o ficheiro excel para comparar colectores é só mandar um mail que eu mando na boa.

abraço,
nelson silva


amcsilva
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por amcsilva »

quais são as marcas melhor classificadas ?


Factorenergia
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 14, 2009 12:25 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Factorenergia »

amcsilva Escreveu:quais são as marcas melhor classificadas ?
tem várias muito próximas, tem muito por onde escolher, aquele ficheiro é onde metemos uns dados que estão disponíveis nos documentos de certificação dos colectores e da-nos a curva de rendimento.


papi53
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: domingo set 28, 2008 2:05 am
Localização: boliqueime

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por papi53 »

por acaso ate conheço como trabalho para a marca que é a vajra alguma duvida digam .


Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Ninja »

aqui vai umas fotos da instalação.
depois envio outras, ainda não está terminado.
ninja portuga
Anexos
Foto da instalação mas falta ainda isolar os tubos, depois envio o completo
Foto da instalação mas falta ainda isolar os tubos, depois envio o completo
DSC00402.JPG (54.79 KiB) Visto 7177 vezes


Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Ninja »

dados da instalação:
desvio de sul +22º
inclinação telhado 22º, inclinação dos paineis 36º.
optamos por instalar com a inclinação indicada para inverno zona de guimarães, porque de verão qualquer inclinação produz água quente suficiente para as necessidades. no inverno como temos menos dias de sol, temos que ter o sistemas a dar o máximo. claro que para o instalador é muito mais fácil colocar paralelo ao telhado. mas é assim que deve ser instalado, foi explicado ao cliente o porquê desta inclinação, que aceitou o proposto.
não está em causa a estética mas sim e rendimento do sistema.
ninja portuga

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Filho da Natureza »

ninja o equipamento não tinha nenhum defeito ? digo isto porque esta semana fiz uma instalação da rigsun,150l e fiquei desiludido com o que vi. painel riscado por dentro,depósito com acabamentos borrados de cola e um tubo por onde se enche com glicol mais subido que o outro e equipamento que não trás manual de instruções. isto para não falar que o depósito em si apenas fica pousado na estrutura.
pareceu-me uma obra feita a pressa. com isto não quero dizer que a marca em si não tem qualidade e se calhar nem é culpa dela estes defeitos todos,mas se os próximos forem assim tenho pena dos clientes.


Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Ninja »

isto para não falar que o depósito em si apenas fica pousado na estrutura.
boas, quanto ao equipamento que instalei 300lt, vinha na perfeição, foi o primeiro desta marca. o que não gostei foi da fixação da estrutura ao telhado, pelas instruções são quatro fitas em chapa. achei que não era suficiente nem correcto este tipo de fixação ( muito frágil ). então desenhei uns suportes em ferro feitos de barra com 8mm espessura, fixei á placa com varão roscado m10, levou uma barra em ferro por baixo da placa a fixar os varões. fiz furos nas telhas na capa, e ficou só a ver-se quatro pontas com cerva de 4cm acima da telha, a onde fui fixar a estrutura do equipamento.

ficou impecável amanhá vou colocar fotos para verem a instalação completa e sua fixação.

o depósito em cima da estrutura ou das telhas, devia ser proibido . primeiro estámos a falar de +-550kg no de 300lt, pode ficar tudo bem, mas amanhá com as diferenças de temperatura ambiente(inverno) racha uma telha, o cliente leva com a agua da chuva dentro de casa, quem paga???? o cliente vira-se para quem?? claro para o instalador, que não devia pousar o equipamento em cima das telhas. o cliente com toda a razão, se for para tribunal ganha a causa, porque as telhas não são fabricadas para suportar pesos.

eu tenho sempre como objectivo numero um, a satisfação do meu cliente, primo sempre pela qualidade dos serviços prestados, prefiro ás vezes demorar mais algum tempo mas deixar tudo bem montado.

cumprimentos,
ninjaportuga

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Filho da Natureza »

ninja acho que não percebeste o que eu quis dizer. eu referi que o depósito (pelo menos no caso de 150l) apenas fica pousado na estrutura. não tem nenhum arco a fecha-lo ou nenhum parafuso para fixar à estrutura.
a estrutura que montei foi idêntica a tua,ficou fixada na placa do telhado com placa de ferro e varão roscado.

por curiosidade,que é aquilo branco por cima das telhas furadas?


Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Ninja »

boas, quanto á fixação do acumulador no meu caso é só pousado na extrutura, no manual aconselhan em zonas sujeitas a ventos muito fortes, há um kit para estas situações, neste kit vem umas cintas pra fixar o depósito e uns cantoneiras para colocar nos laterais ( tipo mão de amigo para reforçar a estrutura lateralmente, mais a chapa embelezadôra nestes casos tem que ser retirada para o vento poder circular á volta do acumulador. na minha opinião penso que devia levar uma cinta de fixação. o peso por si só segura no acumulador, não é fácil levantar 300kg.
junto envio fotos da minha instalação.
cumprimentos

ninja portuga
DSC02736.JPG
DSC02736.JPG (75.94 KiB) Visto 7128 vezes
DSC02738.JPG
DSC02738.JPG (34.38 KiB) Visto 7128 vezes
DSC02741.JPG
DSC02741.JPG (78.74 KiB) Visto 7128 vezes


Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Ninja »

mais uma foto em falta:
DSC02743.JPG
DSC02743.JPG (84.68 KiB) Visto 7127 vezes


Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Ninja »

quanto aquilo branco nas telhas, trata-se de um produto francês vendido nas lojas da cin com nome dip ethanche, tipo borracha liquida aplicada com uma tira de geotextil que bem junto ao produto. muito bom material, uso muito para resolvar problemas de entrada de humidade fissuras nas paredes, telhas partidas, telhas de fibrocimento, caleiros nas juntas, etc.
estou aberto a criticas e a aconselhos sobre a instalação.
cumprimentos
ninjaportuga


taranta
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: segunda nov 03, 2008 12:42 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por taranta »

factorenergia Escreveu:
serges Escreveu:boas

e fotos da instalação e do equipamento!

força com a poupança!

obrigado!
boas, o que eu posso cá meter é uma imagem de um ficheiro excel que eu tenho onde consigo ver a eficiência dos colectores, metendo 3 valores que encontram-se na certificação dos colectores ( podem encontrar aqui certificações de imensos colectores: http://www.estif.org/solarkeymark/links ... pdated.htm )

aqui vai então para o rigsun, a curva de rendimento é igual independentemente do tamanho dos colectores

Imagem

quem quiser o ficheiro excel para comparar colectores é só mandar um mail que eu mando na boa.

abraço,
nelson silva
agradeço que me envie o ficheiro excel para comparar colectores. [email protected]


taranta
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: segunda nov 03, 2008 12:42 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por taranta »

estive a ver o termossifão do rigsun e surgui-me uma duvida: o fluido que circula no interior do colector é agua. no inverno e com temperaturas negativas, os colectores não congelam.
estive a ver de outras marcos e o fluido é uma mistura de agua e glicol, que impede o congelamento.


cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm
Localização: Centro

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por cblfreitas »

o fluído do circuito primário nunca é água, mas sim uma solução de propilenoglicol com uma concentração adequada à temperatura mínima de cada local. isto é válido para qualquer marca e não há garantia nenhuma que funcione num caso em que o sistema seja cheio com água.

o etilenoglicol teria mais ou menos o mesmo efeito, mas não deve ser aceite por ser tóxico.


Eofosol
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta set 02, 2009 5:28 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por Eofosol »

e tubos de vácuo?alguém conhece?eu sei,por experiência própria que têm capacidade para ser utilizados,para além do aquecimento de águas sanitárias,também para aquecimento central...e o preço acaba por compensar para ñ falar do rendimento,que envergonha qualquer colector plano...


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

hugonunes Escreveu:oi pessoal,

vieram ontem instalar um termossifão 200l da rigsun.

o instalador confirmou-me o que eu já achava, que o ts 200l era uma óptima opção muito devido ao elevado rendimento do painel neste kit. realmente pelo que tinha visto, no quadro comparativo das marcas, o ts 200l da rigsun tem os maiores índices de energia anual fornecida (em kwh) de todos os kits com 1 colector... apenas a norquente bate a rigsun (por pouco) mas porque tem 2 colectores... imagine-se bem a qualidade... lol

http://www.paineissolares.gov.pt/assets ... marcas.pdf

até agora está a funceminar optimamente... vamos ver como se porta a mánica!

vou mantendo-os informados.

h.n.
boas

se me poderes esclarecer em relação á qualidade duvidosa dos paineis da norquente agradecia, estive a ver e os paineis da rigsun são em aluminio, e os da norquente são em inox, o deposito do rigsun por fora é em aluminio e por dentro em aço galvanizado e esmaltado e os da norquente são em inox por fora e cobre estanhado por dentro, o que na verdade não encontro material com pior qualidade nos paineis da norquente em relação aos da rigsun bem pelo contrario para alem de custarem quase metade do preço.
já agora os paineis da baxi roca, helewalex e unisolar têm melhor rendimento do que os da rigsun e com preços identicos.


jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por jmsf »

boas

se me poderes esclarecer em relação á qualidade duvidosa dos paineis da norquente agradecia, estive a ver e os paineis da rigsun são em aluminio, e os da norquente são em inox, o deposito do rigsun por fora é em aluminio e por dentro em aço galvanizado e esmaltado e os da norquente são em inox por fora e cobre estanhado por dentro, o que na verdade não encontro material com pior qualidade nos paineis da norquente em relação aos da rigsun bem pelo contrario para alem de custarem quase metade do preço.
já agora os paineis da baxi roca, helewalex e unisolar têm melhor rendimento do que os da rigsun e com preços identicos.

caroa amigo

1ºse os paineis da norquente fossem bons e com um rendimento normal( entre 69% a 79%) nao necessecitariam de 2 colectores para aquecer 200 litros de água ou de 3 para 300 litros ou não? porque será que é a unica marca que necessita de mais paineis para aquecer a agua?

2º fala que o revestimento do depósito é em inox, que tipo de inox?

considero que o revestimento m aluminio é melhor


3º o colector é em inox,mas o que é em inox, e que tipo d inox, novamente

e ja agora comparares norquente com baxi roca é o mesmo que comparares um fiat uno com um mercedes

tenho dito

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Alguém conhece os Rigsun?

Mensagem por alexjp4 »

soltec Escreveu:boas

se me poderes esclarecer em relação á qualidade duvidosa dos paineis da norquente agradecia, estive a ver e os paineis da rigsun são em aluminio, e os da norquente são em inox, o deposito do rigsun por fora é em aluminio e por dentro em aço galvanizado e esmaltado e os da norquente são em inox por fora e cobre estanhado por dentro, o que na verdade não encontro material com pior qualidade nos paineis da norquente em relação aos da rigsun bem pelo contrario para alem de custarem quase metade do preço.
já agora os paineis da baxi roca, helewalex e unisolar têm melhor rendimento do que os da rigsun e com preços identicos.

caroa amigo

1ºse os paineis da norquente fossem bons e com um rendimento normal( entre 69% a 79%) nao necessecitariam de 2 colectores para aquecer 200 litros de água ou de 3 para 300 litros ou não? porque será que é a unica marca que necessita de mais paineis para aquecer a agua?

2º fala que o revestimento do depósito é em inox, que tipo de inox?

considero que o revestimento m aluminio é melhor


3º o colector é em inox,mas o que é em inox, e que tipo d inox, novamente

e ja agora comparares norquente com baxi roca é o mesmo que comparares um fiat uno com um mercedes

tenho dito

soltec
boas


pelo que percebi na sua intervenção era a qualidade e não o rendimento, que aí estou completamente de acordo o rendimento dos paineis da norquente não são nada de especial, mas em contra partida são os que produzem agua quente mais rapidamente, e isto é o que me interessa é com pouco sol ter agua quente rapidamente por um preço baixo e usar o menos possivel a resistência electrica para aquecer agua, e que o equipamento seja amortizado o mais rapidamente possivel, o que não há duvida que não há nenhum melhor (na lista do protocologo) que a norquente.
quanto aos dois paineis ainda bem que o têm, pois agora resolvi instalar paineis fotovoltaicos para a microgeração e tenho que ter pelo menos 2m2 de painel de aqs, o que acontece com certas marcas como têm melhor rendimento têm menos que os 2m2 e agora tinha que instalar outro, porque quando fiz a encomenda ainda não tinha pensado nesta possibilidade.
por acaso até há mais marcas com 2 paineis, para os ts 200l, a falke, maltezos e a solargos (estão no protocologo do governo).
deves ter reparado quando andaste a escolher a marca que ias instalar.?!
quanto ao inox não faço a minima ideia que tipo de inox é mas tambem não sei que tipo de aluminio é, o que sempre ouvi é, que o inox neste momento é o melhor, senão vê que as cisternas dos camiões de transporte de produtos alimentares e produtos quimicos são em inox e não em aluminio, os depositos de vinho estão a ser substituidos por inox as canalizações de aguas são preferencialmente em inox, e o que é de ferro, só não é de inox porque este material é muito caro.
se vires os aluminios das casas que estão perto da praia, devido a agua salgada, ou os aluminios das casas onde há fabricas e que libertam gases corrosivos os aluminios começam a oxidar e o inox não.
mas se preferes o aluminio quem sou eu para dizer que não, eu só digo o que penso e até prova em contrario mantenho, se me conseguires dizer que tipo de inox é que é feito os paineis e o deposito da norquente e depois vir que não presta e que o aluminio dos paineis da rigsun são melhor aí mudo de opinião, até lá....não é só dizer que os outros não prestam.
quanto ao deposito não deves ter lido o que escrevi porque está lá escrito que o depósito por fora é de inox ou seja a cobertura que está em contacto com o ar, é o que se vê, e o depósito que está lá dentro é em cobre estanhado, que é onde está a agua.
continuo a achar que não deves ter lido tudo porque, não comparei a norquente com a baxi roca mas digo é que tens essas 3 marcas (baxi roca, hewalex, unisolar) com rendimentos superiores a rigsun, ( a solahart tem o mesmo rendimento).
e acho que comparar os paineis de aqs com carros é mesmo uma falta de imaginação, porque não são comparaveis, se vires os paineis da norquente têm mais potencia que os da baxi roca e que os da rigsun e custa quase metade do preço, achas que um fiat uno tem mais potencia que um mercedes? a unica comparação que deves ter feito é em relação ao preço, que pelo preço de 1 mercedes compras 2 fiat uno´s (agora atè deves comprar mais porque só os podes comprar em 2º mão porque já se deixaram de fabricar a alguns anos).
se tiveres as caracteristicas do inox da norquente e do aluminio da rigsun posta aí que é para o pessoal ver e poder escolher com mais informação.

Responder

Voltar para “Energia Solar”