motor Stirling para produzir energia electrica

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo abr 13, 2008 1:11 pm

motor Stirling para produzir energia electrica

Mensagem por ajsv »

bom bluesky, acho que o hynek referiu a solução certa, pois o motor stirling poderá ser a solução. obrigado hynek.

um painel solar térmico em circuito fechado pode garantir a fonte quente, mantendo a temperatura sempre elevada . a fonte fria será mais fácil , pode-se usar agua corrente, ou se for numa casa ,ate se pode usar as aguas sanitárias frias, o seu uso garantira a manutenção da sua temperatura em valores baixos. o motor stirling permitira transformar a energia calorífica em trabalho , e por sua vez accionar um gerador para termos energia eléctrica.
os fabricantes dos motores stirling falando em rendimentos na ordem dos 35% , se o gerador tiver 1 rendimento de 90%, podemos ter 1 rendimento do conjunto de 32% , 4 vezes superior ao das células fotovoltaicas.
em resumo teríamos uma ‘fabrica’ de energia eléctrica renovável e não poluente , mais eficaz do que qualquer das existentes.

o que vos parece? estarei a ver as coisas mal?

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Re: motor Stirling para produzir energia electrica

Mensagem por hynek »

ajsv Escreveu:bom bluesky, acho que o hynek referiu a solução certa, pois o motor stirling poderá ser a solução. obrigado hynek.

um painel solar térmico em circuito fechado pode garantir a fonte quente, mantendo a temperatura sempre elevada . a fonte fria será mais fácil , pode-se usar agua corrente, ou se for numa casa ,ate se pode usar as aguas sanitárias frias, o seu uso garantira a manutenção da sua temperatura em valores baixos. o motor stirling permitira transformar a energia calorífica em trabalho , e por sua vez accionar um gerador para termos energia eléctrica.
os fabricantes dos motores stirling falando em rendimentos na ordem dos 35% , se o gerador tiver 1 rendimento de 90%, podemos ter 1 rendimento do conjunto de 32% , 4 vezes superior ao das células fotovoltaicas.
em resumo teríamos uma ‘fabrica’ de energia eléctrica renovável e não poluente , mais eficaz do que qualquer das existentes.

parece-me que estás a ir bem, é uma alternativa, penso que viável
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

obrigado hynek . queria ainda ouvir mais opinioes para depois tentar reunir um grupo de voluntarios para a construçao de um prototipo. adquirindo o que o mercado ja tem , juntando as coisas e tentando demonstrar na pratica que a teoria funciona.
apos mais opinioes para ter certeza de estar no caminho certo, conto com o pessoal do forum para o desafio.
hynek Escreveu:
ajsv Escreveu:bom bluesky, acho que o hynek referiu a solução certa, pois o motor stirling poderá ser a solução. obrigado hynek.

parece-me que estás a ir bem, é uma alternativa, penso que viável

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

ao que parece esta tecnologia já está a ser aplicada.
Painel stirling 25KW
Painel stirling 25KW
dishsunglare.jpg (0 Bytes) Visto 17910 vezes
http://nvo.com/stavy/background/

http://www.stirlingenergy.com/default.asp

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

pois a tecnologia ja esta a ser utilizada, pelo menos a ser ensaida.
contudo usam hidrogenio como fluido , sendo o fluido aquecido pelo calor concentrado pela reflexao de espelhos, pelo que entendi a fonte quente e o ar aquecido pelos espelhos, e a fonte fria sera ar ambiente. a minha seria usar agua em vez de ar , sendo a fonte quente agua proveniente de um painel solar termico e a fonte fria , agua a temperatura ambiente.
acredito que se podera obter uma quantidade de calor transferida muito maior, e tendo uma variaçao de temperatura na ordem dos 60º c .
isto permitiria utilizar o sistema sem necessidade dos espelhos, e dessa forma podia ser usada em grandes instalaçoes , ou em pequenas instalaçoes, inclusive de uso domestico.
red baron Escreveu:ao que parece esta tecnologia já está a ser aplicada.
dishsunglare.jpg
http://nvo.com/stavy/background/

http://www.stirlingenergy.com/default.asp

pedro.leite.alves
Membro
Membro
Registado: terça mai 13, 2008 7:12 pm

Mensagem por pedro.leite.alves »

usar um frigorifico pode ser um pouco forçado...tenham sempre em atenção que o rendimento maximo (limite) que poderiam ter é dado pelo rendimento de carnot, dado pela expressão: n(carnot)=1-(t(cold)/t(hot)).

assim se tivessem uma t(hot) de 60ºc= 333 k, t(cold)= 20ºc= 293 k, o rendimento seria no limite impossivel de 12%, o que não é aceitavel.

cumprimentos

vestel
Membro
Membro
Registado: domingo jun 15, 2008 6:12 pm

Mensagem por vestel »

acho que estás a ir no bom caminho. a ideia é excelente e semelhante a uma que há tempos comecei a "magicar" mas a fonte era o vento, e foi a falta dele que me fez descansar por enquanto...
no entanto, creio que para alimentar a poli do gerador, terá de haver pelo menos 1000rpm, e não sei se é posivel o stirling dar isso..
não entendi foi o post do pedro..

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

um motor stirling nao podera ser visto como um frigorifico, contudo reconheço o problema do rendimento.contudo 12% e superior as celulas fotovoltaicas, sendo ainda que o custo devera ser inferior a estas.podemos ainda jogar com a pressao da agua aquecida e tentar elevar s diferença de temperaturas ( qeunte e fria)

pedro.leite.alves Escreveu:usar um frigorifico pode ser um pouco forçado...tenham sempre em atenção que o rendimento maximo (limite) que poderiam ter é dado pelo rendimento de carnot, dado pela expressão: n(carnot)=1-(t(cold)/t(hot)).

assim se tivessem uma t(hot) de 60ºc= 333 k, t(cold)= 20ºc= 293 k, o rendimento seria no limite impossivel de 12%, o que não é aceitavel.

cumprimentos

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

ter 1000rpm no gerador nao sera dificil, pode-se desmultiplicar , a dificuldade sera ter potencia, ou seja podemos ter 1000rpm mas 'com pouca força' e dai termos mais ou menos energia produzida pelo gerador
vestel Escreveu:acho que estás a ir no bom caminho. a ideia é excelente e semelhante a uma que há tempos comecei a "magicar" mas a fonte era o vento, e foi a falta dele que me fez descansar por enquanto...
no entanto, creio que para alimentar a poli do gerador, terá de haver pelo menos 1000rpm, e não sei se é posivel o stirling dar isso..

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ajsv Escreveu:ter 1000rpm no gerador nao sera dificil, pode-se desmultiplicar , a dificuldade sera ter potencia, ou seja podemos ter 1000rpm mas 'com pouca força' e dai termos mais ou menos energia produzida pelo gerador
vestel Escreveu:acho que estás a ir no bom caminho. a ideia é excelente e semelhante a uma que há tempos comecei a "magicar" mas a fonte era o vento, e foi a falta dele que me fez descansar por enquanto...
o importante é ter torque ou força, as rotações isso é uma questão secundária, pode-se construir um gerador para trabalhar a baixas rpms, basta para isso meter mais bobines e ímanes no rotor, ou então multiplicar a rotação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

jmal Escreveu:
o importante é ter torque ou força, as rotações isso é uma questão secundária, pode-se construir um gerador para trabalhar a baixas rpms, basta para isso meter mais bobines e ímanes no rotor, ou então multiplicar a rotação.
discordo completamente, velocidade do gerador é um dado importantíssimo, baixa velocidade sai muito mais cara, tanto em bobines como em multiplicadores.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

hynek Escreveu:
jmal Escreveu:
discordo completamente, velocidade do gerador é um dado importantíssimo, baixa velocidade sai muito mais cara, tanto em bobines como em multiplicadores.....

sim claro, não tinha pensado nisso, realmente encarece a coisa, mas se não for possível tirar mais rotações do engenho, essa é a solução.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

srg
Membro
Membro
Registado: terça jan 15, 2008 4:06 pm

Mensagem por srg »

bom dia ao forum
já existem estas soluções no mercado
a adene já está a promover estas soluções para a micro geração

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

mas alguém tem ideia do custo de um motor destes?
é que comparar rendimentos é uma coisa, mas comparar os custos financeiros é outra e muito mais importante.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

srg Escreveu:bom dia ao forum
já existem estas soluções no mercado
a adene já está a promover estas soluções para a micro geração

mas que soluçoes concretas sao essas que a adene esta a promover? so conheço a fotovoltaica, a aeolica e a biomassa, nao sei de mais nada a ser apoiado/promovido pela adene.
sera que podes concretizar algo mais?

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

obrigado pela tua colaboraçao, mas nao entendo como chegaste a 12% de rendimento. a formula do rendimento do ciclo de carnot esta certa,mas com os valores de temperatura (quente e fria) que foram supostos o rendimento da 0,88 ou 88% e nao 12%.
nao sera assim?
claro que sao rendimentos teoricos do ciclo.
existe informaçao sobre estes motores (striling) com rendimentos reais na ordem de 0,4 (40%)

pedro.leite.alves Escreveu:usar um frigorifico pode ser um pouco forçado...tenham sempre em atenção que o rendimento maximo (limite) que poderiam ter é dado pelo rendimento de carnot, dado pela expressão: n(carnot)=1-(t(cold)/t(hot)).

cumprimentos

cmatos02
Membro
Membro
Registado: sábado fev 04, 2006 3:05 pm

Mensagem por cmatos02 »

boas,
estou a construir um motor stirling, vai estar colocado no foco de uma parabolica reflectora com um diametro +-1m e com seguidor solar, o gerador vai ser um motor de limpa vidros de 6v. vamos ver como corre a experiencia. mais tarde vou colocar aqui fotos do andamento do projecto.

racribeiro
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda ago 17, 2009 11:09 pm

Mensagem por racribeiro »

boas,

novidades com esta experiencia?

já tinha pensado em algo parecido, mas usando a temperatura constante que existe no subsolo. o problema dos motores de stirling é que só têm uma potencia adequada com uma diferença de temperatura consideravel, algo na ordem dos 200 a 300 graus... pelo que tenho visto aqui no site, o sol aquece as superficies dos paineis até 85 graus. mesmo que seja concentrado, não sei como poderá chegar aos 200 ou 300 graus.

fazer um em casa é possivel, mas da minha experiencia com um kit que comprei há anos é que "impossivel" afina-los. na pratica o meu nunca funciono.

rui

Autor do tópico
ajsv
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ajsv »

podem-me mandar informaçao onde se conclua da necessidade de uma diferença de temperatura na ordem dos 200/300 ªc, para o motor stirling funcionar ?

Resonant
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 19, 2008 11:32 pm

Mensagem por Resonant »

ha outra hipotese.. pode-se usar uma segunda bomba de calor para concentrar o calor do ambiente em vez de espelhos. claro isto só será viavel numa escala para produzir ja alguns kilowatts. a ideia é de usar uma bomba com funcionamento semelhante a de um frigorifico, em que dum lado recebemos o calor do ambiente em varios paineis e do outro concentramos o calor no motor stirling. assim poderemos obter temperaturas bem acima dos 100ºc se necessario.

eu sei que pode nao parecer que funcione com eficacia suficiente, tambem nao é facil de esplicar por texto.
mas ja vi na net um senhor que fez um sistema destes, tinha serca de 8metros quadrados de paneis para receber o calor, depois fervia agua e tinha uma maquina a vapor ligado ao gerador. pralém duns kilowats produzidos ainda sobrava agua quente para aquecimento duma casa.

Responder

Voltar para “Energia Solar”