Aerogeradores caseiros

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pintas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 1:13 am
Localização: Marinha Grande

Aerogeradores caseiros

Mensagem por pintas »

sou um adepto da auto construção e já alguns anos que me dedico ao estudo da construção de aerogeradores .
já pensaram que esta é uma boa alternativa pelo menos em alguns locais e em alguns periodos do ano .existem esquemas para construçao de aerogeradores caseiros que debitam cerca de 800w. é o suficiente para manter as luzes de casa acesas ou ter o jardim iluminado sem custos.

aqui fica o post pode ser que apareça alguem que possa relatar alguma experiencia de construção de aerogeradores.

aqui fica um exemplo de construção caseira:

http://www.otherpower.com/timsturbine.html
BMW 520---------B10
CITROEN XSARA 2.0HDI----B30

Avatar do Utilizador

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 79
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

já à algum tempo que penso nisso, mas diferente desse link.

a minha ideia é pegar num alternador e regulador de tensão dum carro, este pode debitar à volta de 75 a, ligado à um inversor, permitiria um débito de pelo menos 600 - 800 w à 220v.

acho mais prático de construir e mais fiável.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pintas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 1:13 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por pintas »

o problema desses sistemas é que para se conseguir algum rendimento do alternador tem que se fazer uma desmultiplicação muito grande. não esquecer tambem que o rotor do alternador tem que ser excitado com 12v o que no caso de as baterias esgotarem faz com que este não carregue.existe (eu tenho) na net uns esquemas para alterar os alternadores dos carros para que se consiga um maior rendimento.mas acima de tudo o segredo destes aparelhos está na construção das pás.
BMW 520---------B10
CITROEN XSARA 2.0HDI----B30


manelserol
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta jun 28, 2006 3:42 pm

Mensagem por manelserol »

eu vi um site à uns meses onde vendiam kits de montagem de aerogeradores com um maximo de 2mt de altura e 1mt de largura bem mais pequenos que o desse exemplo, havia dois modelos um de 500watt e outro de 800 e rondavam os 600€

na altura interessou-me bastante até porque tenho um quintal onde os poderia colocar mas o vento não é constante, é uma zona ventosa mas não é constante :s

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pintas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quinta mai 11, 2006 1:13 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por pintas »

por esse preço já se compram aerogeradores já feitos. o interesse aqui era juntar u util ao agradavel e fazer auto-construção.nos states fazem-se workshops para ensinar as pessoas a construir aerogerdores.
BMW 520---------B10
CITROEN XSARA 2.0HDI----B30

Avatar do Utilizador

Segal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jun 28, 2006 7:58 pm
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Segal »

aqui vão alguns links sobre a construção em casa de aerogeradores:

http://www.scoraigwind.com/

http://www.windstuffnow.com/main/

http://www.windmission.dk/

estou disponivél para ajudar

cumps
Golf II 1.6 td, 335000 km, B100 desde à 5000


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

a construção de aerogeradores implica apenas 2 dificuldades, a saber:

.1 - tem de ser implementados a grandes altitudes.
.2 - necessitam de imans permanentes (a menos que não se importem de andar a trocar os imans ao bixo de tempos a tempos). estes são dificilimos de encontrar, ao que parece.

de resto, podem ser construidos até em madeira, e de forma a suportar ventos fortes.

Avatar do Utilizador

Segal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jun 28, 2006 7:58 pm
Localização: Viana do Castelo

Mensagem por Segal »

hlopes Escreveu:a construção de aerogeradores implica apenas 2 dificuldades, a saber:

.1 - tem de ser implementados a grandes altitudes.

.2 - necessitam de imans permanentes (a menos que não se importem de andar a trocar os imans ao bixo de tempos a tempos). estes são dificilimos de encontrar, ao que parece.

de resto, podem ser construidos até em madeira, e de forma a suportar ventos fortes.

1 - realmente. quanto mais alto melhor.

2 - imans de neodímio ndfeb. não tão dificeis de encontrar, basta procurar por ex. no sapo pelas palabras ndfeb ou neodímio e já aparecem links comerciais, até na ue.

cumps
Golf II 1.6 td, 335000 km, B100 desde à 5000


manelserol
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta jun 28, 2006 3:42 pm

Mensagem por manelserol »

esses imans sao muito faceis de comprar!! eu tenho bastantes no meu laboratorio privado mas aviso já que sao muito caros e têm que vir de espanha!!

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

bem -bem em questoes de aerodinamos aproveitando os altyernadores e conjunto das viaturas é bom saber que quando comeca o ciclo da carga é precizo bastante forca (ter o carro ao ralenti bem baixo ligar grande consumidor de energia e o ùmotor para) em relacao a conversores ver o sonho do automovel limpo
cuidado com aerodinomos caseiros que se vem grandes ventos e o sistema nao tiver travao ou falso cata ventos a tendencia deles é levantar voo ou fazer estragos consideraveis durante todos estes ultimos anos houve quem se dedica-se a fabricacao de aerodinamos e o preco embora seja caro compensara possivelmente ao lancamento na aventura (para que nao resute em fracasso cuidado em nao comprar aerodinomo de briculor o barato por vezes sai caro ) bem haja quem tem ideias de preservar a natureza coragem
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


wolf27
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça mai 15, 2007 10:17 pm
Localização: Torres Novas

Geradores caseiros

Mensagem por wolf27 »

boas pessoal da eolica.
á muito tempo que quero construir um gerador em casa, já li algumas coisas, assim como as vossas opiniões mas penso que ainda falta algo para conseguir produzir energia!
por exemplo nos links que voces deram, não estou muito confiante em relação aos estator, será que iram produzir energia electrica como esperado?


Man_2007
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 20, 2007 12:54 pm

Mensagem por Man_2007 »

reparei que alguém disse que aerogeradores por 600 euros já se encontravam feitos. onde se pode ver isso? já agora, sites em português sobre a construção desses aerogeradores e o modo como se pode transformar em energia de consumo existem?
Melhor energia melhor futuro

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

http://www.troquedeenergia.com passe a publicidade tem por lá umas coisas.


wolf27
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça mai 15, 2007 10:17 pm
Localização: Torres Novas

Imans

Mensagem por wolf27 »

manelserol Escreveu:esses imans sao muito faceis de comprar!! eu tenho bastantes no meu laboratorio privado mas aviso já que sao muito caros e têm que vir de espanha!!
só uma questão, os imans dos micro-ondas não dão!!! estes são potentes. outra questão é como coloca-los, seram o rotor??? e o estator uma bobine feita por nos!!!


Man_2007
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo mai 20, 2007 12:54 pm

Mensagem por Man_2007 »

olá orbis. tem mas muito confuso. parece-me que fogem um pouco às respostas claras.
Melhor energia melhor futuro

Responder

Voltar para “Energia Eólica”