Página 1 de 2

Energia Eólica

Enviado: sexta jul 13, 2007 10:27 pm
por luimio
energia eólica

a energia produzida pelo vento é um recurso energético natural que pode ser aproveitado com um investimento reduzido, é especialmente rentável em locais com muito vento. um gerador eólica caseiro é algo possível de fazer sem custos muito elevados.

as diferenças de pressão atmosférica causadas pelo aquecimento diferencial terrestre provocam deslocação de massas de ar (vento), a deslocação destas massas de ar são influenciadas pelas condições atmosféricas (intensidade e direcção) por obstáculos e condições do solo. o aproveitamento da energia cinética do vento é efectuada através de turbinas eólicas acopladas a geradores. a este conjunto turbina-gerador é habitualmente chamado aerogerador. existem vários tipos de turbinas aeólicas cujas as diferenças incidem essencialmente na direcção do eixo de rotação (vertical e horizontal), forma e número de pás que constituem o rotor.

Imagem
quando exposto a vento suficiente, um aerogerador produz corrente alternada (ca). depois de rectificada (cc) esta corrente é usada para carregar de baterias e posteriormente convertida em corrente alterna. todos os aerogeradores vêm com o seu próprio sistema de controle de carga (a, b).

tal como a energia solar a energia eólica é uma energia limpa, a sua inclusão em áreas ventosas em ambientes domésticos pode rapidamente trazer o retorno do investimento efectuado. pode funcionar em simultâneo com módulos energéticos solares. o seu funcionamento não difere substâncialmente, a energia captada por um aerogerador carrega um conjunto de baterias.

produção de energia
a energia cinética, resultante das deslocações de massas de ar, pode ser transformada em:


- energia mecânica através de aeromotores;
- energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores


a potência mecânica disponível (p) numa turbina depende grandemente (factor cúbico) da velocidade do caudal de ar que passa através dela, o que faz com que o interesse e o aproveitamento deste recurso varie muito com a intensidade e a direcção do vento.

a potência do vento que passa perpendicularmente através de uma área circular
p = 1/2 rv3 pr2

onde:

p= potência média do vento em watts [w]
r(rho) = densidade do ar seco = 1,225 kg/m3 (ptn)
v= velocidade média do vento [m/s]
p (pi) = 3.1415926535...
r = raio do rotor em m [metros]

a eficiência do vento em relação à energia eléctrica produzida pode ser calculada neste simples programa.
Imagemdownload

Imagem

posso eu mesmo construir um gerador eólico caseiro ?
sim

para construir um gerador eólica existem algumas questões que se deve ter atenção

o local onde vou instalar o aerogerador tem vento suficiente ?
a maioria das pessoas têm a noção que vivem em locais ventosos, no entanto a maior parte das áreas residências não são adequadas para a produção de energia a partir do vento. as árvores e os edifícios diminuem a velocidade do vento, criam zonas de turbulência que podem ser destrutivas.

os locais abertos ou zonas junto ao litoral podem ser apropriados para colocar as turbinas. uma torre alta pode ser útil e aumentar a rentabilidade da instalação, não esquecer que a turbina pode ter alguns efeitos nas áreas circundantes, os seus vizinhos podem não partilhar o seu entusiasmo, mas pode partilhar com eles a energia produzida e o trabalho de colocação, certamente os resultados vão ser diferentes.

que tamanho de turbina necessito ?
as turbinas eólicas funcionam com o ar fino, assim necessitam de ter dimensões elevadas para produzir potencias consideráveis. para alimentar energéticamente uma casa média as dimensões das pás necessitam de 5 metros de ponta a ponta. um diâmetro de 2 metros pode produzir anualmente 500 kwh.

que tipo de gerador devo usar ?
a maioria dos aerogeradores pequenos são usados para carregar baterias que posteriormente vão colocar essa energia eléctrica transformada no sector normal de 220v. a escolha obvia para um aerogerador caseiro será o alternador de um veículo automóvel. mas a utilização de uma alternador tem alguns inconvenientes, o dispositivo funciona apenas com uma rotação elevada +/- 2000rpm a velocidade das pás raramente ultrapassa as 100rpm, existe assim a necessidade de multiplicar mecânicamente este diferencial. neste processo existem perdas significativas. em aerogeradores instalados a baixa altitude (em relação ao solo) existe um pequeno aproveitamento energético, existe a necessidade de ter um gerador com uma eficiência muito boa para ter aproveitamento.

quase todas os aerogeradores pequenos de fabrico comercial usam geradores com ímans permanentes que não são fáceis de construir. o gerador é o componente fundamental para o êxito ou fracasso do projecto. contenha o entusiasmo mas não desanime existem sempre soluções.

posso eu mesmo construir as pás das turbinas ?
sim, vamos colocar aqui alguns processos para construção das pás das turbinas, algumas mais sofisticadas em fibra outras utilizando materiais comuns usando simples tubos de polietileno.

não esquecer que no caso de produção de energia em excesso a edp é obrigada a comprar essa energia produzida, se tem vento e espaço pense nisso.

o primeiro circuito que vamos publicar é totalmente de concepção caseira, destina-se apenas a testar todo o poder que o vento tem em gerar energia, se tem possibilidade tente fazer este pequeno aerogerador, os problemas que surgem são idênticos aos geradores de maior dimensão, até a lei de murphy nº13442331 se manifesta, diz que depois de terminado, o vento não vai soprar durante 5 dias, pode fazer o download clicando em turbina eólica e na mesma linha da turbina anterior aerogerador.

para verificar a velocidade do vento um esquema simples de um anemómetro.

construir um pequeno aerogerador caseiro
um circuito mais complexo mas com aproveitamento energético, vamos aproveitar um motor de video gravador.
Imagem
vamos aproveitar o circuito de três fases existente nos servo motores dos videos e fazer a sua ligação a díodos em ponte.
Imagem
vamos então ligar os díodos ao motor
Imagem
cada enrolamento de cada fase tem a mesma resistência, aproximadamente 4 ohm, verifique com o multímetro se os enrolamentos têm todos o mesmo valor.

agora vamos construir as pás da turbina. vamos para isso utilizar réguas de madeira ou metálicas preferencialmente de aluminio.
Imagem
suporte as pás de modo a obter o máximo rendimento do vento fazendo o centro da turbina com esta forma.
Imagem
obtemos um conjunto que pode ser utilizado para produzir energia.
Imagem
nesta foto já com o motor incorporado
Imagem
depois de conluído podemos então ligar o sistema a um controlador de carga e carregar baterias ou pilhas.
agora para um aerogerador de aerogerador 100w

fonte:
http://www.electronica-pt.com

motor dc

Enviado: terça ago 28, 2007 11:16 pm
por jmilton
eu já costrui um aerogerador com 2 metros de pá tri pá ...o gerador que eu coloquei é um motor de esteira eletrica...motor dc 90v e 8 amperes..com ele a 150 rpm concigo tirar ums 26v.....é pusivel carregar uma bateria????

Enviado: quarta out 17, 2007 2:41 pm
por clrocha
ois
se ligares duas baterias em serie. ou entao fazes um divisor de tensão, mas assim estas a desperdiçar energia. é mais rentavel produzires 12v e mais corrente.
cump's

Re: Energia Eólica

Enviado: sexta jan 25, 2008 11:19 am
por xisla
olá pessoal

comprei um ventilador industrial com 1 metro de diametro com 6 pás de plasticos e eixo com rolamentos com polia de 20,5cm de diametro.. quero usa-lo para gerar eletricidade que alimente 10 lampadas de 12v para iluminar o pátio ao redor de casa. para isso comprei um alteranador com polia de 8cm de diametro de 14v 30a.. minha duvida é saber se o ventilador vai girar o suficiente para manter uma bateria sempre carregada?????

obrigado
xisla

Re: Energia Eólica

Enviado: domingo abr 13, 2008 7:03 pm
por poveirinho
olá pessoal, boa tarde


estou a tentar construir o aerogerador, mas depois de tudo montado surge-me um grande problema. não produz nenhuma energia
eu estou a usar um motor que era de extração de água de um poço/furo!
- será que é por isso que não está a funcionar?
o motor tem quatro fios!
- dois deles fornecião eletricidade e os outros dois estavam ligados a um condensador (penso eu que é um condensador). como faço agora? tiro o condesador?
alguem que ja tenha montado o aerogerador ou que perceba do assunto que me ajude por favor.

cumprimentos


poveirinho

Re: Energia Eólica

Enviado: domingo abr 13, 2008 10:54 pm
por jmal
poveirinho Escreveu:olá pessoal, boa tarde


estou a tentar construir o aerogerador, mas depois de tudo montado surge-me um grande problema. não produz nenhuma energia
eu estou a usar um motor que era de extração de água de um poço/furo!
- será que é por isso que não está a funcionar?
o motor tem quatro fios!
- dois deles fornecião eletricidade e os outros dois estavam ligados a um condensador (penso eu que é um condensador). como faço agora? tiro o condesador?
alguem que ja tenha montado o aerogerador ou que perceba do assunto que me ajude por favor.

cumprimentos


poveirinho
penso que esse motor é de ligar a 220v como tal deve ser um motor ac monofásico, não é a melhor escolha para o teu projecto porque não tem ínames nem rotor excitado como tal ao rodar não produz nada tal como não oferece qualquer inercia à turbina, o meu conselho é que troques esse motor ac por um dc com ímanes e ai sim vai produzir alguma energia. atenção que este motor quanto menos rotações tiver nas especificações, maior será a tensão (voltagem) que ele irá produzir.

Re: Energia Eólica

Enviado: segunda abr 14, 2008 9:41 pm
por poveirinho
ola, boa noite...

desde já um obrigado por alguem ter esclarecido a minha dúvida, pricipalmente ao jmal.
mas agora pergunto, se eu quiser fazer um aerogerador para alimentar o motor do meu poço ou algumas luzes da casa, qual será o motor dc + indicado para esta minha maluquice?
e já agora onde posso aranjar tal motor?


cumprimentos


manuel pereira

Re: Energia Eólica

Enviado: quarta set 24, 2008 3:35 pm
por r0das023
boas pessoal.

estou no 12 ano e em a.p surgiu a ideia de o meu grupo construir um aerogerador.
o´nosso problema é que ninguem tem muitos conhecimentos de electronica, e tb nao sabemos onde começar a construçao do respectivo.
alguem me pode dar uma lista completa do tipo de materiais que temos de possuir? de salientar que queremos construir uma coisa simples, nada de um aerogerador para alimentar uma casa. mas para carregar uma bat de 12v.

aguardo respostas e desculpem a minha ignorancia nesta área.~
abraço.

Re: Energia Eólica

Enviado: quarta set 24, 2008 3:38 pm
por jmal
r0das023 Escreveu:boas pessoal.

estou no 12 ano e em a.p surgiu a ideia de o meu grupo construir um aerogerador.
o´nosso problema é que ninguem tem muitos conhecimentos de electronica, e tb nao sabemos onde começar a construçao do respectivo.
alguem me pode dar uma lista completa do tipo de materiais que temos de possuir? de salientar que queremos construir uma coisa simples, nada de um aerogerador para alimentar uma casa. mas para carregar uma bat de 12v.

aguardo respostas e desculpem a minha ignorancia nesta área.~
abraço.
verifica este tópico.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8138

Re: Energia Eólica

Enviado: quarta set 24, 2008 4:11 pm
por r0das023
jmal Escreveu:
r0das023 Escreveu:boas pessoal.

estou no 12 ano e em a.p surgiu a ideia de o meu grupo construir um aerogerador.
o´nosso problema é que ninguem tem muitos conhecimentos de electronica, e tb nao sabemos onde começar a construçao do respectivo.
alguem me pode dar uma lista completa do tipo de materiais que temos de possuir? de salientar que queremos construir uma coisa simples, nada de um aerogerador para alimentar uma casa. mas para carregar uma bat de 12v.

aguardo respostas e desculpem a minha ignorancia nesta área.~
abraço.
verifica este tópico.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8138
tenh de ir pedir ajuda a um prof do ipl, pois tou a ver k nao me vou safar sozinho..
com os meus conhecimentos de fisica 10 e 11 estou mt limitado..

Re: Energia Eólica

Enviado: quarta set 24, 2008 4:13 pm
por jmal
r0das023 Escreveu:
jmal Escreveu:
r0das023 Escreveu:boas pessoal.

estou no 12 ano e em a.p surgiu a ideia de o meu grupo construir um aerogerador.
o´nosso problema é que ninguem tem muitos conhecimentos de electronica, e tb nao sabemos onde começar a construçao do respectivo.
alguem me pode dar uma lista completa do tipo de materiais que temos de possuir? de salientar que queremos construir uma coisa simples, nada de um aerogerador para alimentar uma casa. mas para carregar uma bat de 12v.

aguardo respostas e desculpem a minha ignorancia nesta área.~
abraço.
verifica este tópico.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=8138
tenh de ir pedir ajuda a um prof do ipl, pois tou a ver k nao me vou safar sozinho..
com os meus conhecimentos de fisica 10 e 11 estou mt limitado..

à coisas que não entendo, nem que me partam todo, então mandam-vos fazer coisas que não vos ensinaram...

Re: Energia Eólica

Enviado: quarta set 24, 2008 10:33 pm
por José Luís Cabete
ó rodas023, arranjas um dínamo de bicicleta que tem ímanes permanentes, e pões isso a girar, que dá trabalho e mais alguma coisa.

Re: Energia Eólica

Enviado: quinta set 25, 2008 4:13 pm
por r0das023
josé luís cabete Escreveu:ó rodas023, arranjas um dínamo de bicicleta que tem ímanes permanentes, e pões isso a girar, que dá trabalho e mais alguma coisa.
boa ideia cabete, posso já fzr um prototipo apartir desse dinamo
gracias.

depois é flr com um stor do ipl( politecnico de leiria) para fzr um mais sufisticado:)

Re: Energia Eólica

Enviado: sexta set 26, 2008 7:11 pm
por r0das023
boas.

pessoal tenh aki uma duvida, um motor dcv é um motor de corrente continua né? e preciso na msm de um regulador de tensao ne? onde poderei arranjar esse regulador?..

abraço.

Re: Energia Eólica

Enviado: quinta out 09, 2008 8:55 pm
por larapio
esse projecto está de mais, eu gostaria de saber qual a utilidade pratica desse aerogerador com motor de videogravador.
isto é qual a capacidade de produção que ele tem e se dá para carregar uma bateria de 12 v

Re: Energia Eólica

Enviado: segunda nov 10, 2008 10:00 am
por E.nergiaPositiva
muito bem

Re: Energia Eólica

Enviado: segunda dez 08, 2008 10:42 pm
por romluom
ola a todos

consegui dois motores de video gravadora um "bom" e um "mau"
nao estou conseguindo fazer eles gerar energia
coloco o multimetro giro e nada
alguem pode me dar uma diga ?
eu tenho que isolar algumas bobinas desses motores ?

obrigado a todos

Re: Energia Eólica

Enviado: segunda dez 08, 2008 10:45 pm
por jmal
oi, o motor da esquerda é melhor, tem mais bobines e assim precisa de menos rotação, para medires tensão sem qualquer modificação tens de meter na escala ac, para medir em dc, tens de fazer uma ponte rectificadora trifásica e aplicar nas 3 fases do motor, e isola-las do actual controlador.

Re: Energia Eólica

Enviado: sexta fev 13, 2009 12:18 pm
por mastercop
caros colegas!
depois de algum estudo e decidir aplicar um gerador na minha habitação, decidi importar e comercializar sistemas até 1000w/h
http://powervolte.vaisver.com

tenho um pouco de dificuldade é encontrar um site onde possa ver as velocidades médias do vento em determinado local.

alguém sabe algum site que posso consultar essa informação?

Re: Energia Eólica

Enviado: sexta mar 27, 2009 11:30 pm
por Vulcano
sou principiante nestas coisas das energias alternativas mas sempre fui um grande defensor das mesmas.
a energia eolica é para mim uma das que mais me fascina pelo facto das solucoes que existem, permitirem ao mais leigo construir, por pouco dinheiro, um sistema capaz de produzir energia quer seja para uma bricadeira ou algo mais serio.

assim e depois de alguma leitura nestes topico decidi construir um pequeno aerogerador baseado num ventoinha de computador, que era usada por mim, não para refrigerar o computador mas para uso pessoal em dias de calor, tendo adaptado uma ficha usb para ligar ao computador e um suporte para a mesma....obviamente o debito de ar nao era muito grande pois esta é uma ventoinha de 80 mm e a potencia duma ficha usb tambem é baixa. vai no entanto servir para a experiencia (penso) visto ter um motor dc.

brevente irei acrescentar os restantes componentes e procedimentos de construcao.

cumprimentos