Geradores eólicos voadores

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Geradores eólicos voadores

Mensagem por luimio »

"enquanto as companhias de petróleo procuram novas reservas em águas profundas, engenheiros tentam criar uma nova tecnologia de geradores de energia que voam.

a idéia pioneira substitui as turbinas convencionais por outros modelos suspensos, pois as correntes de vento são mais fortes e constantes que no nível da terra, produzindo centenas de vezes mais energia.

o projeto mais ambicioso é da americana sky windpower, liderada por dave shepard. ele estima que os seus geradores voadores possam produzir energia a us$0,02 o kw/h, valor mais barato que da geração convencional de energia."

Imagem


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

é boa ideia, aproveitar os jetstreams, mas n percebo como vai transferir a energia cá pra baixo. microondas? wireless energy?


senator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: sexta fev 16, 2007 6:36 pm
Localização: Porto

Mensagem por senator »

concordo c o hlopes! como é q vao fazer isso?

e outra coisa, posso ser eu q n tou a ver bem mas como é q consegue manter-se no ar e aproveitar a energia do vento ao mesmo tempo? pelo q tou a ver, os helicópteros mantém s no ar ao mover o vento pa baixo usando energia para tal. ate aki td b. agora, para gerar energia é preciso criar 1 forma de resistencia ao vento! ou m está a escapar alg coisa ou isso é exactamente o contrario do q faz os helicopteros manterem-se no ar! compreendem a minha duvida? para os helicopteros voarem, gasta-s energia. para manter as turbinas eolicas no ar... tb será necessario gerar energia! + do q a gerada (a meu ver!) e o facto d existir resistencia... n sei...

ah! e tb, s começamos a encher o ceu d "ventoinhas" daki a pco n podemos ir pa praia! além d q o vento tem direcção. ao criar resistencia ao mesmo, as ventoinhas iriam ser "levadas pela corrente"! ou seja, nem a transmissão da energia por ondas ou assim seria inviabilizada!

abraços

Avatar do Utilizador

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
Localização: Lisboa / Portugal

Mensagem por tlima »

realmente esse projecto levanta algumas dúvidas, mas creio que os geradores funcionam como papagaios com um cabo que os liga ao chão. desta forma tanto o problema da transferencia de energia como a deslocação com o vento ficam 'resolvidos'.
de qualquer forma continuo sem perceber como o mantêm no ar...


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

quanto ao aguentar-se no ar, suponho que será com a força que as ventoinhas (hélices) fazem no sentido descendente. os ventos que eles falam são ventos mesmo muito fortes, e ao baterem nas hélices, para além de fazerem rodar as hélices, são deflectidos pra baixo, o que aliado á própria rotação das mesmas, é coisa para aguentar certo peso no ar... suponho que será qualquer coisa do estilo... mas a minha área é mesmo computadores.......

edit #1:

só agora é que reparei que na foto postada, há um cabo q se divide em 2 ligado à estrutura central do bicho. isto, aliado á rotação natural da terra, é coisa para fazer com que se aguente no ar. a questão que ponho agora é relativa à aviação... não será isto perigoso?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”