Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

Mensagem por Mário Liberato »

Bons dias MEUS CAROS
Pretendo adquirir um gerador/alternador eólico para fornecer energia eléctrica para a minha habitação e alimentar 1 bomba submersível, 2 "" de 6,5HP trifásica,se não,na totalidade,pelo menos parcialmente.Já tenho instalados 1590 W em Painéis solares,mas queria fazer uma instalação autónoma para a bomba,para regar,e que tambem fornecesse energia para a outra de 1,5 HP tambem ela trifásica,de 1",mas para o consumo de casa e pequenas regas.Tenho andado "a namorar o "ISTA BREEZE"DE 2000w,48 v,à venda na Alemanha,mas como NÃO PERCEBO NADA DE ELECTRICIDADE,pelo menos deste tipo de geradores,faço um apêlo a quem perceber disto,qual o modêlo e quais os outros acessórios que terei de comprar,julgo que um Inversor Grid Tie,e não sei mais o quê,para ter energia eólica.Resido num local que tem ventos quaíse constantes,já medi com um anemómetro,de 2m/segundo,menos que isto,é calma absoluta,o que poucas vezes acontece.Agradeço as vossas opiniões,mas quero frisar que,a energia eólica é mais para ser utilizada de noite,mas tambem poderei mudar as regas para dia,só que haverá mais evaporação no Verão.No Inverno poucas vezes rego.E tambem tenho de "dar algum à EDP",senão o seu presidente ainda vai andar "ás bias"Obrigado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

Mensagem por serges »

Bem vindo de volta Mário, deixa ver o que a malta te diz, só estou mais preocupado com o vento se te compensa mesmo e tens o dito sempre presente...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

Mensagem por Mário Liberato »

Boa noite Serges.Que estejas bem.Eu tenho feito várias medições com um anemómetro que mandei vir do sitio que acabou por fazer o resto que Deus não fez.Costuma-se dizer que :Deus fez o Mundo e o resto foi feito na China.E os resultados minímos,tirando os momentos de calma,que são poucos,foram 2 metros/segundo.Eu ando muitas vezes a praguejar sózinho ,contra o vento,pois andei trinta e tal anos a apanhar vento no mar,e agora em terra ,continuo.Por isso penso que me dará resultado,As medições foram a um nível baixo,mas como vou instalar(se o comprar) num cabeço e com uma torre de 6 m de altura sem quaisquer obstáculos à volta,vamos lá a ver no que dá.Abraço e Boas FestaS


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

Mensagem por jmlflorencio »

Boas.
Creio que 2 m/s é o vento mínimo para fazer rodar um aerogerador doméstico... Será que no cimo desse cabeço, mesmo metendo uma torre, vai fazer tanta diferença assim?

Mesmo 10m/s são só 36km/h... Será que é suficiente para rentabilizar o investimento?


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

Mensagem por serges »

Era esse o meu receio se existe vento o suficiente para ter rendimento...

Pode ser que...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

Mensagem por apmendes »

Da experiência que tenho (pouca), pois já tive uma eólica de 500w montada e foi uma desilusão pois era mais o tempo em que estava parada que a produzir. O vento tem de ser constante porque se estiver constantemente a mudar de velocidade e ou direção, nestas eólicas pequenas não resulta, quando são eólicas já com alguma dimensão das pás a inércia mantém a rotação enquanto nas pequenas a mínima variação do vento pode levar a que aja uma grande variação na velocidade de rotação, e não poucas vezes chegam mesmo a parar.


Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

Re: Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

Mensagem por Mário Liberato »

Agora que tenho consultado o preço das bombas solares,submersíveis,penso que comprando uma ,vou resolver melhor o meu problema,pois como já tenho 1590 W instalados,mando instalar mais una quantos e fico com o problema resolvido.OBRIGADO A TODOS.BOM ANO DE 2020.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição e instalação de Gerador/Alternador eólico

Mensagem por serges »

Ficou resolvido é o que interessa e acredito que tenhas mais sucesso com o solar!

Bom ano 2020!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Energia Eólica”