gerador eólico medio porte

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
leko
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta fev 10, 2016 9:29 pm

gerador eólico medio porte

Mensagem por leko »

Boa tarde

Estou querendo começar um projedo de um aerogerador , plano é construir as pas e fibra de vidro com 20 a 30 mts cada asa e torre entorno de 50 mts ,freio aerodinamico através da mudança de paço das asas e freio mecanico de seguramça ,pretendo usa um arduino para medir a direçao do vento e direcionar a cabeça do rotor.
Agora começa as duvidas ...Li alguma materia de um estator que era 2500w e 120 volts...meu plano era usar no mesmo aerogerador 30 extatores para gerar 3600 volts e 31 discos com imã .Com isso usar um transformador a oleo para baixar para 220.

Duvida seria possivel ??
Qual seria o mais eficiente projeto ?
Estou sonhando acordado talvez ?

Duvida seria posivel ?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: gerador eólico medio porte

Mensagem por Emanuel Couto »

Ótimo projeto... Vamos ver se a malta que percebe disso dá uma ajudinha ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
leko
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta fev 10, 2016 9:29 pm

Re: gerador eólico medio porte

Mensagem por leko »

A com certeza esqueci de mencionar sugestoes e criticas serao bem vindas
Outra opção que teria tambem seria de deixar em 110v e aumentar de 2500w para 75000w só nao sei qual seria a melhor opção


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: gerador eólico medio porte

Mensagem por Arcturo »

Este é um projecto de peso. Sobre a parte nnecanica não consigo fazer grandes comentários. Não percebi bem como vai ser i gerador. Com discos de íman será um gerador sincrono. Como se vai ligar à rede? Ou vai trabalhar de forma isolada da rede?


Autor do tópico
leko
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta fev 10, 2016 9:29 pm

Re: gerador eólico medio porte

Mensagem por leko »

estator axial como a maioria monta com ima dos dois lados

Disco com ima-extator-ima-extator-ima-extator-ima-extator ... até fexar 30 extatores

tenho duvida de como aumentar a voltagem? Aumentando o numero de bobinas???

Avatar do Utilizador

alexsandro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta fev 25, 2016 10:45 pm

Re: gerador eólico medio porte

Mensagem por alexsandro »

leko Escreveu:estator axial como a maioria monta com ima dos dois lados

Disco com ima-extator-ima-extator-ima-extator-ima-extator ... até fexar 30 extatores

tenho duvida de como aumentar a voltagem? Aumentando o numero de bobinas???

Rapaz, vc vai fazer um bixao mesmo. enquanto eu tenho brigado com um simplesinho aqui. Nao tenho intençao de fazer um grande, ate porque moro em apartamento, e pretendo fazer esse mais por hobby mesmo. O que nao quer dizer que nao desejo utiliza-lo. Nao vou fazrt com imã de neodimio. Os bixinhos tao bem caro, ate se comprar de fora continuam caro, graças ao dolar ta tao alto. Se nao fosse isso o preço taria ate em conta. MAis bem, vou fazer o meu com imã de magnetro de microondas. Coloquei 12 sequencias de imas, um sobre outro pra aumentar a força, e por enquanto usei tres bobinas em serie. consegui rodando com a mao 8 a 10 volts, com ate 2.5A. Acredito que com velicidades mais altas conseguirei uns 3A. tou pensando em colocar mais uma bobina, assim acredito que chegarei a uns 3.5 maximo, acredito eu. Depois de colocar as outras 8 bobinas acredito conseguir uma media de dez amperes e uma media de treze a 15 volts. Mais pelo que eu percebi, do jeito que eu tou fazendo terei que dobra a tençao, pois so assim nao dependerei de ventos mais fortes pra conseguir a voltagem necessaria pra carregar uma bateria. O meu projeto nao tem muto haver com o projeto do pessoal aqui,mais eu tou fazendo com o que eu tenho. Talvez no futuro eu faço um do jeito que vcs ensinam e fazem aqui, mais se interessar, eu posto fotos, ou faço ate um video de como eu tou fazendo o meu. Sei que nao vai interessar a grande parte dos que estao aqui, mais se tem alguem com poucas exigencias e quer fazer um gerador mais baratinho, eu posto videos pra gente se ajudar.


Autor do tópico
leko
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta fev 10, 2016 9:29 pm

Re: gerador eólico medio porte

Mensagem por leko »

Conserteza todo o material q vc postar sera bem vindo ... ficarei no aguardo


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: gerador eólico medio porte

Mensagem por Quintas2 »

leko Escreveu:A com certeza esqueci de mencionar sugestoes e criticas serao bem vindas
Outra opção que teria tambem seria de deixar em 110v e aumentar de 2500w para 75000w só nao sei qual seria a melhor opção
Não percebo nada do assunto. Mas basta-me pensar um pouco para me surgirem muitas dúvidas. 75000W = 75 kW. Provavelmente querias dizer 7,5kW, é muita fruta para uma habitação só, mas aí, com baterias e sendo produção de ponta...

- Vais usar essa energia toda? Tens vento para isso?
- Pelo que escreves, estás no Brasil. É legal fazeres isso? É que um aerogerador com 50m de altura vai dar um pouquinho nas vistas. Só um pouquinho... No mínimo, vais rivalizar com alguns postes de alta tensão daqueles bem altos.
- Tens noção das forças aerodinâmicas envolvidas numa torre dessa altura com essas pás? Diz-me o bom senso que 20 a 30 m de pá deve ter que ter um núcleo de suporte mais resistente do que a fibra de vidro e com cálculo de engenharia, mas não sei.
- Talvez devesses ver com atenção uma de perto, das que as empresas instalam (algumas pouco mais altas do que pretendes fazer), se houver uma próximo de ti. A base é uma coluna de aço com uns 2 metros de diâmetro, uma sapata de betão bem grandinha e cada porca de aperto deve ter 10 cm. Não é brincadeira. Certamente encontras na net características construtivas e custos de um gigante desses, só para de desmotivar ou, quem sabe, aguçar o apetite.
- Arriscas-te a um acidente que possa decapitar algumas pessoas das proximidades, não meramente uns quantos pássaros e morcegos.
- Já nem falo de custos.

Só numa pesquisa rápida, o primeiro que me apareceu no Brasil, de 10kW (https://www.energiapura.com/content/aer ... 42sr-10-kw), custa R.$435.000,00. Mesmo que fizesses por 1/4 do preço, ainda é muita massa.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Energia Eólica”