Alternador com imãs de neodímio

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Igorr96
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sábado ago 29, 2015 2:20 am

Alternador com imãs de neodímio

Mensagem por Igorr96 »

Oi amigos

Peço ajuda de vocês com uma dificuldade que to tendo num projeto. Eu to tentando fazer um Gerador Eólico , utilizando um alternador de chevette. As bobinas estão ok, os diodos também , os imãs instalados no rotor , no caso 14, 7 norte e 7 sul.Até ai tudo ok, mas quando boto pra gerar , ele só gera 3v. eu queria saber como que faço pra gerar pelo menos 12v??

obrigado


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Alternador com imãs de neodímio

Mensagem por Alves10 »

Boas, pelo que me é dado a entender o problema do seu projecto é que não consegue atingir as rotações necessárias para o gerador trabalhar a 12V. Há varias soluções, mas penso que nenhuma delas fácil de implementar:
A primeira é a que recomendo, rebobinar o gerador. Devias de multiplicar por 3,5 as espiras de fio que tens actualmente, isto é reduzir a espessura do fio de modo a caber 3,5 vezes mais espiras. Ao reduzir a espessura do fio já sabes que a capacidade de ele fornecer corrente fica reduzida a pouco mais do que 1/4 da inicial. Assim o gerador ira produzir cerca de 14,0V e já ira dar para carregar alguma bateria.
A segunda é arranjar uma solução mecânica para aumentar o numero de rotações do gerador, pode ser atravéz de polis ou de engrenagens mecânicas (eu não recomendo para um pequeno gerador, mas é muito usado em geradores de maior dimensão.)
A terceira é se for possível aumentar o numero de imans, ( mas com a descrição feita tal parece impossível.)

Nota: isto é apenas uma ideia de alguém que te está a tentar ajudar com a melhor das intenções.


Fabricio Cardozo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça fev 02, 2016 9:18 pm

Re: Alternador com imãs de neodímio

Mensagem por Fabricio Cardozo »

Boa noite amigo.
Recentemente alterei um alternador de 120 A 12v.
Fiz um rotor novo usinado em cnc, porém coloquei 10 imãs e o mesmo não gerou energia.
no entanto observei om seguinte:
O número de pólos tem que ser proporcional ao número de bobinas.
Sendo que meu alternador era 06 bobinas por fase e 12 imãs.
como não havia espaço para colocar todos imãs com a base maior (50 x 25 mm) voltada para as bobinas, coloquei somente 10 imãs. Fiz o teste e como eu imaginava não gerou energia.
Então eu fiz outro rotor , agora com 12 imãs e coloquei a parte menor (50 x 10 mm) voltada para as bobinas.
O resultado foi muito interessante, gerou 14 v em uma furadeira com mais ou menos 500/600 rpms, mas com uma amperagem alta.
No entanto ele fica pesado para girar com a mão. O correto é fazer o núcleo todo em alumínio para não ter a atração do imã ao núcleo de ferro do enrolamento das bobinas.
Sou bem leigo no assunto de bobinas, mas foi o que obtive de resultado e conclusão dessa experiência.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”