inclinação da pás.

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
enriparckert
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 21, 2015 5:05 pm

inclinação da pás.

Mensagem por enriparckert »

boa tarde amigos, estou com uma grande duvida em relação as pás do meu aerogerador, queria saber qual a inclinação correta em graus que se deve usar. agradeço


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: inclinação da pás.

Mensagem por Alves10 »

Boas, eu penso que não há um só ângulo correto cada caso é um caso, até porque a maioria das pás começa por ter um ângulo mais acentuado junto ao centro do eixo e depois quase que termina sem ângulo algum. Posso-te adiantar que no meu caso tive de modificar o ângulo de ataque das pás em +5 graus, para que rode com menos intensidade de vento, assim ficou com mais rotação mas com menos torque ou força.
Tens de ir experimentando, ate porque cada caso é um caso.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: inclinação da pás.

Mensagem por Wolfire »

Já no meu caso para obter mais rotação e mais força, tive que diminuir o angulo para praticamente zero nas pontas. Como o Alves diz cada caso é um caso depende muito do perfil usado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: inclinação da pás.

Mensagem por jmlflorencio »

As pás de um aerogerador não são as peças 'com mais ciência' de todas as necessárias? Creio que poderia ser uma boa opção comprar um conjunto...

Algo muito interessante seria comprar um conjunto (adequado) e comparar o seu rendimento com umas feitas 'em casa'...

Já alguém o fez, por aqui?

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: inclinação da pás.

Mensagem por Emanuel Couto »

Um debate bem interessante ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: inclinação da pás.

Mensagem por Alves10 »

Sou da opinião que tanto as pás como o gerador em si são peças delicadas para serem feitas em casa, o melhor é comprar feito, (isto se a ideia for de ter o dito a trabalhar por uns anos com algum rendimento). Se a ideia for só brincar de uma forma didáctica, então podemos adaptar um velho alternador de automóvel com uns imas, construir umas pás e aprender com a experiência. O normal é que fiquemos com um aegenerador com pouca fiabilidade, baixíssimo rendimento e muitas vezes gastamos mais dinheiro fazendo do que comprar feito. Mesmo com os de compra o rendimento deixa muito a desejar, por não termos vento forte constante.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”