Como fazer a rotação do eixo do motor ?

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Como fazer a rotação do eixo do motor ?

Mensagem por AngelSpeedy »

Boa tarde amigos, sou adepto nesta área de eólicas, e tenho lido e visto muita coisa, no entanto estou a preparar uma e ela está quase pronta só que ainda tenho uma dúvida que é fazer a rotação da ventoinha sem que a mesma enrole os cabos dentro do tubo, já testei com rolamentos mas os cabos que saem do motor e entram no tubo rodam com a rotação da ventoinha, já me falaram de um módulo que não deixa enrolar os cabos por isso pergunto aos mais entendidos qual a melhor forma de fazer a rotação sem que os cabos sejam enrolados..

Eu já fiz testes com cabos soltos e correu tudo bem, mas quando os insiro no tubo até a base os mesmo lá ficam a enrolar com a rotação da ventoinha..

Alguém tem esquemas, imagens ou videos que mostrem a explicar como fazer a rotação sem os cabos serem presos ?

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Como fazer a rotação do eixo do motor ?

Mensagem por Alves10 »


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Como fazer a rotação do eixo do motor ?

Mensagem por AngelSpeedy »

Alves10 eu já tinha visto esse Slip Rings no ebay á uns bons meses atrás, mas não liguei muito para eles devido aos Rpm que apresentavam, mas pensando bem agora penso que a ventoinha não irá rodar a esses Rpm penso eu, mas sim é uma ideia, tenho é de ver se o diâmetro de encaixe vai dar para o meu rolamento.

Em todo o caso ficarei á espera de novas ideias do pessoal que já tem as suas a rodar..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Responder

Voltar para “Energia Eólica”