Aerogerador a partir de uma ventoinha

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Repeida
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 01, 2015 8:50 pm

Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por Repeida »

Boas,

tenho uma ventoinha da marca "selectline" de 40W, diâmetro de pás é de 40 cm. Gostava de usá-la para usar como aerogerador para usar com cargas do género, carregadores de telemóveis, colunas portáteis, carregar máquina fotográfica, p.e... as tensões são todas diferentes, acho. pelo menos da máquina e do telemóvel.
Sei que preciso de saber que tensão irei obter da ventoinha (caso seja possível usar). de qualquer forma, como posso fazer, ou que ligações fazer para que consiga isso?
Não sei que tipo de motor é que é ao certo. meto as fotos em anexo a ver se dá para ajudar, ou para me orientar onde procurar mais especificações.
tenho tb um motor de uma varinha mágica da bosch (já li o forum sobre o aerogerador sobre o mesmo assunto). o que será melhor usar para estes propósitos?

Cumprimentos
Anexos
IMG_20150602_195225.jpg
IMG_20150602_195225.jpg (3.87 MiB) Visto 7953 vezes
IMG_20150602_195218.jpg
IMG_20150602_195218.jpg (3.84 MiB) Visto 7953 vezes
IMG_20150602_195124.jpg
IMG_20150602_195124.jpg (3.02 MiB) Visto 7953 vezes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida um projeto muito interessante ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Jaam78
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado jun 14, 2014 1:46 pm
Localização: Ourem

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por Jaam78 »

acho que pedes esquecer esse motor para gerador não me parece ter íman nem forma de originar um campo magnético.
o rotor é maciço.


onemusik
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: quarta jul 09, 2014 5:41 pm

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por onemusik »

Faz testes diga-nos:-)


Autor do tópico
Repeida
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 01, 2015 8:50 pm

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por Repeida »

Jaam78 Escreveu:acho que pedes esquecer esse motor para gerador não me parece ter íman nem forma de originar um campo magnético.
o rotor é maciço.
como posso confirmar isso? ja abri o motor e os fios da tomada terminam nos fios enrolados (bobines?) e o eixo nao toca nos gradientes... ajuda?


Autor do tópico
Repeida
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 01, 2015 8:50 pm

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por Repeida »

onemusik Escreveu:Faz testes diga-nos:-)
para tentar ver se cria corrente, posso ligar um multimetro em que fios? não consigo perceber que pe¢a é aquela preta...


Autor do tópico
Repeida
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 01, 2015 8:50 pm

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por Repeida »

Pois, realmente preciso de algo para criar um campo magnético.


Autor do tópico
Repeida
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda jun 01, 2015 8:50 pm

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por Repeida »

Bem, entretanto já mudei o projeto! em vez de uma ventoinha, fiz com um motor de uma varinha!
só preciso de testar a ver que tensão produz.
a varinha é de 300W.
Não tendo um multímetro, não consigo fazer os testes e dizer já. mas fica a foto para o registo.
Anexos
IMG_20150615_154912.jpg
IMG_20150615_154912.jpg (3.03 MiB) Visto 7722 vezes


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por Alves10 »

Boas, receio bem que não consigas obter nenhuma energia com esse tipo de motor, pelo menos na sua forma original, tens de modificar o rotor "miolo" do motor, este tem de possuir imans para poder produzir energia. Para que entendas o que faz a geração de energia é o passar de um campo magnetico (íman) junto a uma bobine, e esse rotor não tem iman. Se a ideia for puramente didáctica e for para entender como trabalha um gerador sugiro que tentes arranjar um motor de corrente continua tipo os que são usados nos brinquedos a pilhas, já trazem imans e é bom para as experiências. Se a ideia for construir um gerador para produzir algo de "jeito" compra um gerador já feito, sai mais barato que andar a comprar imans, rolamentos, fio para bobinar e mais umas coisas. Os princípios do electromagnetismo bem interessantes, mas difíceis de por em pratica com rendimentos elevados.


onemusik
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 121
Registado: quarta jul 09, 2014 5:41 pm

Re: Aerogerador a partir de uma ventoinha

Mensagem por onemusik »

Ja fiz isso com uma igual. O rendimento era quase nulo. Alias ate tenho um vídeo num tópico.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”