INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
fernandohabert
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo ago 01, 2010 3:18 am

INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por fernandohabert »

Olá!
Moro no Brasil, e comprei há algum tempo um grid tie para 110v. Porém minha casa tem 3 fases distintas de 110v, e gostaria de saber se eu comprar um grid tie (chinê, sem marca) de 220v poderia colocar cada polo em uma fase e funcionaria, ou queimaria. Lembrando que se eu fizer isso com um aparelho que consome 220v ele funcionaria normalmente. A minha dúvida é se o grid tie, por analisar a frequência da rede, não entraria em conflito, pois cada fase tem uma frequência diferente da outra.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por Wolfire »

Deve funcionar normalmente.
As fases não tem frequência diferente não sei de onde tirou isso, aqui no Brasil 60hz.


Autor do tópico
fernandohabert
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo ago 01, 2010 3:18 am

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por fernandohabert »

Me expressei mal.
A frequência é a mesma, mas como as fases são distintas, pensei no grid tie não administrar as duas fases distintamente e dar pane ou queimar.
Funcionaria perfeitamente então?

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por sergiomms »

Eu acho que vai dar buraco....
Isto é, o inversor tenta acompanhar a tensão da rede, mesmo que faças essa (que não percebi) trapalhada com os pólos, não é garantido que as fases estejam em fase de frequência, o que faz uma tensão baixa e extremamente irregular.

Porque não compras um ou dois para funcionar a 110v?
sergiomms


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por CrOhN »

Claro que as fases estão sincronizadas! Se não estivessem era lindo!

Desde que a tensão efectiva entre as 2 fases esteja dentro da tensao admissível pelo inversor (e o inversor suportar a frequência), funciona. E parece que sim, já que equipamentos a 220v, pelo que diz o fernandohabert, funcionam sem problemas. Imagino que sejam equipamentos que nao dependam da frequência de rede para o bom funcionamento (resistências, tv's, etc).

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por sergiomms »

CrOhN Escreveu:Claro que as fases estão sincronizadas! Se não estivessem era lindo!
Não percebi.... tem as fases com a sinusóide sincronizada?? porquê? isso seria a mesma fase em 3 tomadas, não?
sergiomms


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por Alves10 »

As fases estão sincronizadas (tem a mesma frequência pois vem do mesmo transformador) simplesmente estão desfasadas em 180º isto para poder dar os 220V. se estivessem em fase davam 0V. isto tem de ser visto com um transformador com 2 secundários em que os dois fios do (meio) estão ligados e são o neutro, e os das pontas são as 2 fases.

Nota: só tenho uma duvida neste esquema, é que se houver pouco consumo numa fase estamos a dar energia á rede. temos de tentar equilibrar as fases.
Anexos
transformador bifasico.jpg
transformador bifasico.jpg (5.37 KiB) Visto 8070 vezes

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por Wolfire »

Isto funciona igual a um gerador, pensemos num gerador trifásico com conexão estrela onde as três fases ligadas juntas é o neutro, e três pontas 110v usando duas pontas 220v mas o consumo nas duas fases é igual.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por CrOhN »

Alves10, só para mantermos o rigor, o desfasamento é de 120º e não de 180º.

Isso de auto-consumo em trifásico é um bicho de 7 cabeças! Se em monofásico já se torna dificil não injectar... Em trifásico ainda pior! Só se o consumo "resídual" for sempre alto.


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: INSTALAÇÃO GRID TIE EM REDES BIFÁSICAS

Mensagem por Alves10 »

o CrOhn tem toda a razão eu li mal o texto e fiquei com a ideia que se tratava de uma rede bifasica como as usadas nos USA. em que os transformadores só tem 2 secundários como o da foto que deixei em cima. Neste caso a rede é trifasica e apenas se vai é usar duas fases para fazer a injecção de energia na rede. Aqui o problema pode passar por o inversor ser capaz de injectar energia com uma tensão de rede tão baixa, é que com um desfasamento de 120. entre fases não vamos ter 220V mas algo como 190v entre as duas fases.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”