Gerador Hexafásico - Basico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Gerador Hexafásico - Basico e Avançado

Mensagem por Druida6970 »

Bom, Sou novo no forum mas percebi que seria melhor dividir as áreas de conhecimento, pois existe um tópico sobre bobinamento universal dificultando a busca de conhecimento por misturar assuntos. Então este tópico fica exclusivo para gerador Hexafásico, ( estator, bobinamento e afins )

Espero que o pessoal compartilhe os conhecimentos.




Bom, para começar eu iria montar um gerador Vawt de 1000W, como aquele do tutorial que estão vendendo no MercadoLivre. Mas pesquisando percebi que ha a possibilidade do gerador Hexafásico.
1@ Qual seria a vantagem em relação a RPM para geração usando por base, um hexafasico com 18 bobinas de 35 voltas. Contra um Trifásico de 9 bobinas de 35 voltas de fio duplo?

2@ O espaço entre os 2 discos do estator ( distância entre os imâs ). Quanto mais proximo melhor? Chega a justificar usar um fio de sseção mais fino para manter os imâs mais proximos? Ha um ganho que justifique ?

3@ O diâmetro interno da bobina deve ser igual a da face do imã ? Ou o diâmetro externo da bobina que deve ser do tamanho do imã?

4@ Sabemos que a energia é gerada quando um imâ passa em cima de um fio lateralmente. Sendo assim , é melhor fazer uma bobina mais comprida que o imã não atinja a curva da bobia?


Bom deixo ai algumas duvidas, algumas podem ser dificeis de se pensar mas espero que o pessoal possa opinar e compartilhar o conhecimento. Ao longo do desenrolar do tópico vou atualizar este para criar um tipo de FAQ sobre enrolamento, gerador hexafassicos e afins!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”