Duvida! Disco dos Imâs

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

1@ teste galera, seguinte galera, obtive os seguintes valores:

voltegem e aberto da 1 fase = 17,4 volts
voltegem e aberto da 2 fase = 17,5 volts
voltegem e aberto da com 2 bobinas ligadas final com final = 17,1 volts

Teste de amperaguem com um pedaço de resistência de chuveiro com 4 ohms ligada na 1@ Fase = 9.30 Amperes mantendo a voltagem em 13.4 Volts

Se levar em conta a 2@ fase mais 9.30 amperes e a faze com a bobina ligada em oposição mais 3.2 amperes que é a especificação do fio. Teremos=

21.8 Amperes à 13,4 Volts = 292,12 Wats

Agora a duvida, pelo limite do fio, o melhor que eu consegueria seria 12,8 amperes em cada faze e na bobina inversa mais 3.2 = 28.8 amperes = 385 Wats aproximadamente.

Isso com 420 RPM. Como devo retificar as fazes? tenho 3 ponte de 35 amperes e 3 de 50 amperes. Como seria melhor para ficar mais eficiente?

Segue fotos.

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Usa uma ponte para cada fase.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

E aí novidades?


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Vou postar umas fotos de como ficou os retificadores, e como fiz as ligações. Exagerei na espeçura dos fios mas isto não é problema.

Não testei ainda com os retificadores, apenas um teste rapido depois de instalado, girei um pouco com a mão e deu 1 volt, não tive como girar mais rapido na hora pq ele ficou com os parafusos que prendem o estator, para eu não me machucar não tentei girar mais rapido.

Bom, não tenho equipamento para medir mais que 10 amperes, e estou procurando uma carga para ligar nele e fazer ele "puxar" a corrente maxima. Pensei em conseguir um motor de aranque de carro para servir de carga. e conseguir algum amperimetro emprestado.

Outra coisa que estou procurando é esquema de controlador eolico, aquele que aciona o freio magnético quando a voltagem ultrapassa demais a estipulada. Tem algum esquema? Vi que tem no mercado livre por 480 mas acho muito caro. Tenho conhecimento em eletronica basica.

A minha duvida de momento e pesquisa tambem, é sobre que tipo de turbina é melhor para o meu casso, que é de vento de baixa velocidade. queria extrair o maximo de torque da turbina, pois para tirar velocidade preciso de ventos rapidos, então consigo um torque alto e aumento com uma multiplicadora de 5x1 que tenho aqui, que era uma antiga bomba Schineider. a turbina savonius que é vertical não teria força suficiente penso eu , ou não? a turbina normal eu precisaria de bastante pás? comprimento grande das pas? ou poucas pás mas pás largas? Sege fotos
Imagem
Imagem
Imagem

Foto com pouco foco pois as pilhas da camera tão fracas.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Bom galera ficou melhor doque eu imaginava, com 420 rpm esta dando 20 volts sem carga ligada. Ligando uma bateria de 110 amperes ja com carga, a voltagem chegou a 17 volts com o rotor a 420 rpm. Para carregar corretamente a 14.5v tive que reduzir a rotação pela metade , uns 250 rpm.

Ao meu ver ficou melhor que o planejado e fico muito feliz com essa minha conquista.

Agora queria ver uma turbina para ele, moro em cidade, cogitei fazer um catavento estilo americano, com bastante pás, pensei em pás de 1 m, 1,5 m .

Mas navegando na net encontrei este esquema vertical , essa turbina ja foi testada? é eficiente mesmo?

Imagem


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

up


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por jmlflorencio »

Essa configuração nunca tinha visto...

As turbinas de eixo vertical conseguem a mesma eficiência das tradicionais? Tinha ideia que só eram usadas quando os constrangimentos a isso obrigavam...


sedento
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta fev 11, 2015 9:00 pm

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por sedento »

Aproveitando a deixa de imãs, os companheiros poderiam me dizer se há diferença entre o n50 e o n52, pois só estava havendo do n52 no site do ebay desde ja agradeço eventual ajuda.

Avatar do Utilizador

vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por vinato »

sedento,

O N52 é mais forte e o mais recomendado.

(Grato pelo convite...)


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

n50 ja é forte , n52 deve ser mais.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Bom, não tenho equipamento para medir mais que 10 amperes, e estou procurando uma carga para ligar nele e fazer ele "puxar" a corrente maxima. Pensei em conseguir um motor de aranque de carro para servir de carga. e conseguir algum amperimetro emprestado.

Outra coisa que estou procurando é esquema de controlador eolico, aquele que aciona o freio magnético quando a voltagem ultrapassa demais a estipulada. Tem algum esquema? Vi que tem no mercado livre por 480 mas acho muito caro. Tenho conhecimento em eletronica basica.
Fiz o teste com um Amperimetro de 30 amperes. Usando uma resistência de 1.6 ohm em série, Consegui 35 Amperes com 10 Volts. Com uma resistência maior consegui 15 volts e 15 amperes.

Estou ainda definindo a turbina eólica. Como tenho ventos turbuletos quero fazer uma turbina vertical. A mais simples que achei e com uma eficiência melhor Foi a DAREUS H . Porem li na internet que a LENZ é mais eficiente que a H.

Alguem poderia me confirmar esta informação?


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Ta ai o video de meu gerador funcionando. Queria saber de vocês qual é a resistencia de entrada de um inversor on grid?


Link

Responder

Voltar para “Energia Eólica”