Aéloica Air-X - ???

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas
Comprei uma aeolica Air-x 400 w 12/24v em segunda mão e instalei a mesma e quando faz vento tenho feito leituras diretas à saida da eolica com o voltimetro e a mesma, mesmo a pá a rodar a alguma velocidade não passa dos 7 volts e os valores variam entre os 4 e os 7 volts, algo está mal?
Gostaria de saber a vossa opinião, uma vez que preciso de ter a certeza que a aeolica não está a funcionar, pois, se é de 12/24 volts devia, penso eu quando atingisse uma rotação mais elevada que os valores fossem mais altos.
Agradeço a vossa ajuda sff

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por Esteves »

2 coisas podem acontecer, ou está avariada (julgo ser monofásica a 12 volts já com controlador integrado) ou então o vento ainda não foi o suficiente para atingir a rotação acima dos 12 volts.



PS: Para funcionar bem tem de estar desafogada para que o vento tenha poucas direções, se estiver sempre a andar para um lado e para o outro e de contar que o rendimento vai ser muito pouco.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas

Obrigado antes de mais pela sua resposta, em relação a esta questão obti noutro forum à pouco o seguinte comentário

"A saída do aerogerador não é constante depende da velocidade do vento, a carga das baterias é sempre efetuada.
Se o valor que mediu é na saída direta do gerador, é um valor aceitável para esse tipo de equipamento.
Possivelmente mediu com um multímetro em AC, o valor que mediu está muito longe de ser exato uma vez que a tensão que vem do gerador tem picos e o multímetro dá uma valor médio quando a frequência é baixa o erro é muito grande. Se o multímetro tiver opção de medir o pico, vai verificar que tem uma tensão mais elevada na saída do gerador."

Pelo que colquei o seguinte post

"Boas
Antes de mais o meu muito obrigado pela sua resposta, pois estou a entrar em loop
O aparelho que possuo é o um mastech m9701 www.telef.pl/pokaz.php?id=4452
Será que tem alguma opção que permita fazer essa leitura?
Se não, qual o aparelho que devo comprar para fazer essa leitura e que me permita ler também por exemplo os amperes contidos numa série de baterias?
Mais uma vez agradeço imenso a sua ajuda
Obrigado
"

Gostaria de saber a sua opinião em relação ao post e o que posso fazer?
Agradecido pela sua prontidão e muito obrigado


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por RJSC »

A opção é a que tem V --- que significa Volts corrente contínua (pela linha contínua). A escala de 20V deve dar, já que o aerogerador tem controlador de carga.
O V ~ é para corrente alterna, o til representa a onda da corrente alterna.


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas

Obrigado, pois os valores retirados por mim na aeolica, são os relativos a corrente continua V ... e são estes valores que rondam entre os 5 e os 7 volts, daí achar que algo está errado e quere saber o que devo fazer, ou se existe algo que eu não esteja a percbeber, porque se a corrente é de 12/24volts, quando o aerogerador roda com um pouco mais de intensidade, estes valores deveriam em certos picos ultrapassar os 12 volts, ou chegar perto dele.
Tenho feito as medições em 20v corrente continua.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por RJSC »

Ou está avariado ou então alguns controladores de carga mais sofisticados mandam só uma corrente fraquinha para testar se há uma bateria presente e só se ela estiver é que começam a debitar corrente.

Tem alguma bateria para ligar? Pode ser a do carro com uns fios compridos, depois pode medir se quando liga ao aerogerador a tensão da bateria começa a subir.
Com esse multímetro não pode medir a corrente porque ele só aguenta corrente até 200 mA (0.2A) e ia queimar se o aerogerador começar a carregar.


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas
Tirei a medida direta ao aerogerador e tinha as tais medições, entre 5 e 7 volts
Agora tenho o aerogerador ligado a um conjunto de baterias, verifiquei claro sem vento e a aeolica parada, como é óbvio na leitura efetuada entre o aerogerador e as baterias, a mesma indicava a carga que as baterias têm, uma vez que o aerogerador estava parado, vou ver se hoje estiver vento ligo uma das baterias sózinha ao aerogerador para ver se os valores da mesma aumentam, o que acho estranho é o debito de carga ser tão perqueno em volts, porque segundo li estes aerogeradores Air-X são considerados um dos melhores a nivel mundial e pessoas com um aerogerador destes, claro em sitios com vento continuo, eles conseguem obter muita energia, daí, estar um pouco sem saber o que fazer, ele receber energia recebe, agora se a leitura que faço condiz com aquilo que o aparelho tem de dar, é a questão, porque até pode ter uma leitura de 5 - 7 volts e produzir boa amperagem, dai não saber o que fazer.

Obrigado pela ajuda, vamos lá ver se consigo resolver isto


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Caso possam ajudar em mais alguma dica, agradecia imenso

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por Esteves »

Boas!

Vamos lá por partes, o gerador deve ser um Air-X Land 400W 12V, para começar a produzir deve ter vento acima dos 3 m/s e para atingir o rendimento total será +/- aos 12 m/s isto equivale +/- a 40 quilômetros por a hora a força do vento.

Não sei se é o caso mas se o vento passar os 50 quilômetros por a hora convém ter algo que o faça travar (resistência ou Boliy Stop Switch ) caso contrario o gerador pode mesmo ir a vida.

Julgo que esse modelo já traz controlador, caso tenha ai deve medir em DC, para medir pode ser em vazio, se não tem Anemômetro vai-se regular por esta forma um pouco groseira mas quem não tem cão caça com gato:

Imagem

Devo dizer que seja qual for a fonte de energia só carrega acima da tenção nominal das baterias, exemplo se for para carregar baterias de 12 volts a fonte deve ser sempre superior, cerca de 2 volts, normalmente os controladores de carga fazem esse trabalho pode até ter ventos muito fortes mas o controlador só deixa passar X volts.

Resumindo se o que eu descrevi não se encaixa no seu contexto o gerador pode estar avariado, porque 5 a 7 volts não vão carregar nada de nada isto para 12 volts, toda a carga só é positiva acima da tenção que a bateria tem.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas Tardes

Antes de mais fico muito agradecido pela preciosa informação.
Hoje decidi então retirar a parte de paineis que alimentam as baterias e deixar somente o aerogerador, para que podesse tirar conclusões.
As baterias que deixei foram sendo carregadas e cada vez que "assobiava" muitas vezes mesmo o aparelho que tenho ligado ao inversor que vem da bateria, conforme o vento que soprava e a movimentação do aerogerador os picos de corrente iam aumentando, penso que estava a carregar e muito bem, foi a forma que arranjei para verificar se carregava era bom sinal, caso contrário, não estava a fazer absolutamente nada, tanto que a variação da voltagem sempre que girava mais forte aumentava, penso ser um indicio do seu bom funcionamento, correto?
Em relação à resistência ou Boliy Stop Switch que o amigo fala, onde poderei comprar a mesma, tem alguma referência que me possa dar?
O que me aconselha a ter no circuito, uma vez que terei a funcionar simultaneamente paineis e a aéolica, tudo a 12v?
Mais uma vez o meu muito obrigado

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por Esteves »

Bem parece que afinal o gerador trabalha bem, pelo que entendo ainda não tinha visto a eólica a rodar o suficiente para produzir.

Quanto à resistência normalmente dá para fazer com resistências de aquecimento de aguas, vê-se muito nas casas de bricolages, tipo aquelas que se ligam ao isqueiro do carro, como pode fazer veja AQUI vários exemplos, o Boliy Stop Switch é um interruptor forte (50Ap) manual para que você o comute para travar o gerador.

Quanto a resistência a mesma é ligada ao sistema que o controlador do gerador deve ter, algo que diga Dump Load.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas

Obrigado pela ajuda, o que me aconselha a colocar no circuito da eolica e paineis solares? Será que existe alguma "biblia" que me permita consultar essa informaçao?
É que se fala de fusiveis, stop switch e eu como não tenho a referência desses elementos sinto-me um pouco à deiva, porque neste momento tenho ambos os sistemas ligados às baterias e ao inversor, sem nenhum dispositivo de segurança entre os circuitos, daí o meu receio e como quero aumentar o sistema, a segurança é um ponto essencial.

Obrigado mais uma vez

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por Esteves »

Quando ao circuito para ligar a eólica e os painéis não precisa, visto que os painéis devem ter controlador de carga e mesmo deve acontecer com a eólica.

Quanto a proteção convém ter algo, ou disjuntores ou fusíveis, deve coloca-los entre o controlador e as baterias, também pode meter entre os painéis e o controlador de carga, o mesmo na é eólica.

As potências dos mesmos serão de acordo com a potência da fonte (painéis e eólica)

Se quiser meter entre o inversor também tem de ser de acordo com a potência do inversor em DC, exemplo: consumo de 1000W a saída do inversor equivalente a 85 (+/-) amperes em DC logo ai terá te ter um fusível superior.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas

Fico agradecido desde já pela sua explicação e que me vai ajudar imenso na tomada de algumas decisões.
Tenho algumas dúvidas no que toca a certos pormenores na instalação de um sistema hibrido.
Passo a referir, tenho neste momento o meu projeto a iniciar com a aeolica (400w) e cerca de 320w de paineis solares.
Tenho um controlador tipo Steca Digital de 30 Ah para o solar, mais um controlador de 20 Ah e para a eolica ainda não tenho nenhum visto a própria trazer regulador.
Acabei de comprar mais 900w de paineis solares para ir adicionando ao sistema, neste caso gostaria de saber qual a melhor forma de colocar os paineis? O meu sistema é a 12v e como tal vou ter de colocar os paineis em paralelo, gostaria de saber se existe limite para o número de paineis a serem ligados em paraleo, os paineis são de cerca de 130w cada um.
E no caso dos controladores, posso dividir a carga por ambos e ligar ambos às baterias?
Neste momento o que possuo prefaz o total de 1600w (com 400w da aeolica incluida)
Vi que tendo um inversor de 2000w, terei de colocar um fusivel/dijuntor com valor superior 170Ah, estava a pensar colocar um de 300Ah, no caso da eolica 400w, estava a pensar colocar um de 40A, no caso dos paineis, uma vez que os controladores são de 30Ah e 20Ah, estava pensando colocar em ambos 40Ah, o que acha? (Muitas perguntas...) e onde poderei com os dijuntores/fusiveis?

O meu obrigado

Abraço

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por Esteves »

Em relação a esta questão ((( E no caso dos controladores, posso dividir a carga por ambos e ligar ambos às baterias? )))

Sim pode ligar os controladores que quiser as baterias, só que vai ter perdas, o ideal é um regulador MPPT para tudo e ai já podia ligar todos os painéis em serie ou em paralelo.

No caso de reguladores normais só tem de fazer contas aos amperes que os painéis produzem, e adaptar um ou mais reguladores, depois é só ligar em paralelo as baterias, junto com a eólica.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas

Onde poderei com os dijuntores/fusiveis? Tem alguma referência que me possa dar para que assim possa adquirir os mesmos?
É que existem muitos materiais nestas áreas, energias renováveis, que estão passando por inteiros tábus, para se encontrar certos materiais é muito dificil, quando se deveria fomentar o uso destas energias e não pensar em que todos têm imperativamente que ter aquilo que o sistema deseja, no meu ver é um controlo fora do norma, ao contrário da maioria dos Países em que existe a fomentação do uso destas energias, enfim, talvez por estas e por outras é que estamos como estamos.

Uma vez mais obrigado


Autor do tópico
fazpaginas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 55
Registado: domingo fev 01, 2009 2:57 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fazpaginas »

Boas

Depois de alguns testes ao aerogerador, obtive os seguintes resultados que me desanimaram muito, com vento considerável, intercalei no circuito um amperimetro para verificar realmente qual a carga que a aéolica ia fornecendo e o valor máximo retirado foi de 5 amperes, o que para uma aéolica de 400w, penso não ser nada, já levei inclusivé uma bateria para a saida direta do aerogerador, podia a distância e as cablagens estar a influenciar o resultado, mas a amaperagem obtida foi extamente a mesma, o máximo de 5/6 amperes, o que pensam que pode ser? Quando os ventos aumentam ela trava por vezes, a voltagem aumenta e ela tb trava por vezes, enfim alguns sinais do controlador estar a funcionar de certa forma, mas não consigo de forma alguma obter resultados satisfatórios, será que será alguma bobine? Enfim, já me fartei de inventar para tentar perceber o que se poderia estar a passar, mas se calhar o problema será mesmo, o que eu nunca pensaria, algo na aéolica está avariado ou a não funcionar devidamente.

Abraço e boas festas


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por fpereirainventor »

Boa noite.

Em meados do ano passado comprei um micro-aerogerador routland que anunciava 5W- 12 V com vento a 3 m/seg. e com um ventilador que simula vento a 5 m/segundo deu cerca de 1/6 do anunciado. Também tem o controlador integrado.
A lâmpada do teste é de 12V – 5W e pode-se ver a “miséria”, cerca de 0,8 W.



[youtube]http://youtu.be/2lLdF9-NyuA[/youtube]

http://youtu.be/2lLdF9-NyuA

Deve ser geral, anunciam 5 a 6 vezes mais do real.
Cumprimentos.
F.P.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por Esteves »

@fazpaginas algo está mal nesse gerador, se com vento forte só chegou aos 5 Ap ummmmmmm algo tá mal, e o mais estranho é que ele está a fazer a função de proteção, se com muito vento trava é porque está a proteger, não sei de onde é, mas se for perto de Viseu desmonte o bixo e passe por aqui que testamos isso em bancada, mas cheira-me a controlador fanado, alguma ponte retificadora marada.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Aéloica Air-X - ???

Mensagem por Esteves »

fpereirainventor Escreveu:Boa noite.

Em meados do ano passado comprei um micro-aerogerador routland que anunciava 5W- 12 V com vento a 3 m/seg. e com um ventilador que simula vento a 5 m/segundo deu cerca de 1/6 do anunciado. Também tem o controlador integrado.
A lâmpada do teste é de 12V – 5W e pode-se ver a “miséria”, cerca de 0,8 W.



[youtube]http://youtu.be/2lLdF9-NyuA[/youtube]

http://youtu.be/2lLdF9-NyuA

Deve ser geral, anunciam 5 a 6 vezes mais do real.
Cumprimentos.
F.P.
Sim é quase sempre assim, dizem que dá x depois nada que se pareça, o meu diz que dá cerca de 40 amperes e se calhar até dá, mas é por poucos minutos ou até mesmo segundos, um gerador eólico só rentabiliza a serio para um local de ventos fortes, tipo arranca telhas dos telhados :D :D :D apesar que já vi o meu várias vezes a 35 amperes, mas por pouco tempo, mas em dias de vento de abanar bem a rama das arvores mantem cerca de 15 amperes.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Energia Eólica”