Gerador com imãs de HD

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

lulagalter Escreveu:bom dia wolfire

muito obrigado pelas dicas e comentarios

concluindo; serao 2 discos de freio de brasilia de 28cm de diametro e 8mm de espessura, ainda nao comprei o fio estou indeciso entre bobinar c/ 2 fios 0,6mm ou 1,2mm cada fase, preciso de um fio que nao aqueca e que as bobinas fiquem o mais compactas possiver p/ caber no espaco fisico, meus imas sao exatamente iguais aos seus cortados ao meio, porem p/ que eu cole um sobre o outro ate ao menos chegar a expessura de 8mm, com 28 polos, tenho so p/ 1 disco mas estou correndo incansavelmente atraz de mais imas p/ o segundo disco. entao ficara assim: 2 discos, cada um com 28 polos sendo cada ima c/ 15mm de largura em media e 40mm de comprimento c/ espassamento entre imas de 10mm (e pouco ou ta bom)? pois as bobinas terao 8mm de espessura, 5cm, comp., 4cm de larg., esse e meu objetivo, pois estou batendo nessa tecla de 28 polos de imas e 28 de bobinas p/ produzir c/ baixas rotacoes.

desde ja

grato

lula
se eu tiver errado me avise por fvr.

Com as medidas que colocou cada imã com 15mm e 10mm de espaçamento acho que so cabe uma bobina de no maximo 25mm não 40mm como disse, isso para um gerador bifasico com 28 imãns e 28 bobinas.

até.


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

e verdade, vc tem razao wolfire, p/ bobina de 40mm preciso de maior espacamente entre os imas! errei nos calculos,.
gracas a Deus que estou tendo o acessoramento de pessoas que conhecem o assunto e estao dispostos a nos compartilhar.
sera que se eu reduzir o numero de imas ira prejudicar no rendimento final do gerador c/ baixas rotacoes? ahh.. o que muda no bibinamento entre 12volts e 24 volts? e qual a vantagem e desvantagem de ter mais ou menos voltagem? vc acha que uma helice de aluminio c/ 5 pas melhora o rendimento p/ ventos fracos?

sds lula

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

lulagalter Escreveu:e verdade, vc tem razao wolfire, p/ bobina de 40mm preciso de maior espacamente entre os imas! errei nos calculos,.
gracas a Deus que estou tendo o acessoramento de pessoas que conhecem o assunto e estao dispostos a nos compartilhar.
sera que se eu reduzir o numero de imas ira prejudicar no rendimento final do gerador c/ baixas rotacoes? ahh.. o que muda no bibinamento entre 12volts e 24 volts? e qual a vantagem e desvantagem de ter mais ou menos voltagem? vc acha que uma helice de aluminio c/ 5 pas melhora o rendimento p/ ventos fracos?

sds lula
Já foi comentado que com baixas rotações não conseguirá grande coisa, em eolica não há força sem velocidade sem força sem produção de energia. No bobinamento com fio mais fino mais voltas mais tensão menos corrente, fio mais grosso menos tensão mais corrente, aquela velha Historia faz uma bobina para teste roda os imãns na velocidade que acha que vai ter ve quantos volts consegue e faz as contas para x bobinas. Mais pas mais força menos velocidade, menos pas mais velocidade.


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

bom dia gente boa
grato pela paciencia de um iniciante.
espero nao estar encomodando c/ minhas perguntas obvias

sds Lula


Reanimate
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça abr 10, 2012 2:23 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Reanimate »

Boas Wolfire,

Não sei se passei alguma "resposta" no tópico onde indicava o que procuro saber mas se passei peço imensa desculpa pelas perguntas.

1-Qual é a potencia que consegue geralmente num dia normal com vento fraco/moderado e a que rotação inicia a carga?

2-Esta a utilizar o gerador para que fim e com que resultados? Carregar um banco de baterias 12V?

3-Vi que fala em 60V as 1000rpm se não estou em erro mas e a corrente? Potencia?

4-Espessura do fio? Penso ter lido sobre as dimensões das bobinas mas não vi nada sobre a espessura e comprimento do fio.

Não levem a mal se algumas destas perguntas já foram feitas pelo fórum ou se já foram respondidas mas eu sou estudante de Eng. Mecânica e como devem calcular é extremamente difícil para mim ter 2 ou 3 horas para andar a pesquisar sempre que tenho duvidas. Espero que compreendam.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Reanimate Escreveu:Boas Wolfire,

Não sei se passei alguma "resposta" no tópico onde indicava o que procuro saber mas se passei peço imensa desculpa pelas perguntas.

1-Qual é a potencia que consegue geralmente num dia normal com vento fraco/moderado e a que rotação inicia a carga?

2-Esta a utilizar o gerador para que fim e com que resultados? Carregar um banco de baterias 12V?

3-Vi que fala em 60V as 1000rpm se não estou em erro mas e a corrente? Potencia?

4-Espessura do fio? Penso ter lido sobre as dimensões das bobinas mas não vi nada sobre a espessura e comprimento do fio.

Não levem a mal se algumas destas perguntas já foram feitas pelo fórum ou se já foram respondidas mas eu sou estudante de Eng. Mecânica e como devem calcular é extremamente difícil para mim ter 2 ou 3 horas para andar a pesquisar sempre que tenho duvidas. Espero que compreendam.
Ainda não tenho a potencia real, pelos testes de bancada inicia a carga a 250 rpm.
Ainda não estou utilizando, a intenção sim é carregar baterias.
Não se atenha aos 60V as 1000rpm não são dados para ver a potencia nestas condicões, Logo que fique pronto meu regulador coloco aqui a potencia real já com as perdas regulado para 13,8V.
Comentei por engano que foi utilizado fio 15 na verdade foram 36 voltas com fio 14, não medi mas en torno de 6m por bobina.


Reanimate
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça abr 10, 2012 2:23 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Reanimate »

Sim eu sei que as 1000rpm era numa condição apenas de teste mas podia ter uma ideia.

Obrigado pela resposta e ficarei a espera pois queria iniciar um projecto semelhante.

Abraço


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:Como prometido agora os discos.

Bom essa tinha passado
A forma com a tampa prensando as bobinas com a resina
prensa.gif
Agora o primeiro disco.
Reparem que o imã de fora esta está na posição mais larga e o de dentro na mais extreita para melhor se adequar ao formato da bobina.
disco 1.jpg
O segundo disco.
disco 2.jpg
Ate.
ola wolfire boa tarde
os imas vc colou um a um um sobre o outro ou so colocou eles e resinou sem colar? sera que se eu nao colar um a um e apenas resinar eles soltarao ou a resina consegue mantelos no disco sem risco de soltar? pois colar um a um e complicado, pois creio eu que a cola entre um e outro ima sobreposto ira inibir um pouco o magnetismo. que vc acha amigo? eu cortei todas as metades dos imas p/ poder aproveitar melhor o espaco dos discos, eles sao iguais aos seus 24cm de diametro. entao ficaram em media c/ 1cm de largura X 4cm de comp., sera que os imas tendo a mesma largura do polo de cada bobina surtira o mesmo efeito de um ima mais largo? estarei iniciando o bobinamento amanha c/ fio 19awg (0,912) vou fazer as bobinas conforme recomendou o mestre josenir, 50 expiras c/ fio paralelo no final faco ligacao bifasica. sao 25 imas e 12 bobinas c/ 24 polos. bobinas teram 3cm de largura externa x 5cm de comp externo e 8mm de espessura, sera que esse fio 0,912 produzira amperagem suficiente p/ carregar 1 bateria? ahhh, ao resinar os discos vc utilisou la de vidro ou so resina?

outra pergunta amigo; como faco p/ inserir minhas fotos aqui no forum?

sds
Lula (paz e amor)


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

lulagalter Escreveu:
Wolfire Escreveu:Como prometido agora os discos.

Bom essa tinha passado
A forma com a tampa prensando as bobinas com a resina
prensa.gif
Agora o primeiro disco.
Reparem que o imã de fora esta está na posição mais larga e o de dentro na mais extreita para melhor se adequar ao formato da bobina.
disco 1.jpg
O segundo disco.
disco 2.jpg
Ate.
ola wolfire boa tarde
os imas vc colou um a um um sobre o outro ou so colocou eles e resinou sem colar? sera que se eu nao colar um a um e apenas resinar eles soltarao ou a resina consegue mantelos no disco sem risco de soltar? pois colar um a um e complicado, pois creio eu que a cola entre um e outro ima sobreposto ira inibir um pouco o magnetismo. que vc acha amigo? eu cortei todas as metades dos imas p/ poder aproveitar melhor o espaco dos discos, eles sao iguais aos seus 24cm de diametro. entao ficaram em media c/ 1cm de largura X 4cm de comp., sera que os imas tendo a mesma largura do polo de cada bobina surtira o mesmo efeito de um ima mais largo? estarei iniciando o bobinamento amanha c/ fio 19awg (0,912) vou fazer as bobinas conforme recomendou o mestre josenir, 50 expiras c/ fio paralelo no final faco ligacao bifasica. sao 25 imas e 12 bobinas c/ 24 polos. bobinas teram 3cm de largura externa x 5cm de comp externo e 8mm de espessura, sera que esse fio 0,912 produzira amperagem suficiente p/ carregar 1 bateria? ahhh, ao resinar os discos vc utilisou la de vidro ou so resina?

outra pergunta amigo; como faco p/ inserir minhas fotos aqui no forum?

sds
Lula (paz e amor)
opa uma correcao................. meu aerogerador tera 24 imas, nao 25 conforme eu escrevi,,,desculpa pelo equivovo.

sds Lula

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

lulagalter Escreveu:
lulagalter Escreveu:
Wolfire Escreveu:Como prometido agora os discos.

Bom essa tinha passado
A forma com a tampa prensando as bobinas com a resina
prensa.gif
Agora o primeiro disco.
Reparem que o imã de fora esta está na posição mais larga e o de dentro na mais extreita para melhor se adequar ao formato da bobina.
disco 1.jpg
O segundo disco.
disco 2.jpg
Ate.
ola wolfire boa tarde
os imas vc colou um a um um sobre o outro ou so colocou eles e resinou sem colar? sera que se eu nao colar um a um e apenas resinar eles soltarao ou a resina consegue mantelos no disco sem risco de soltar? pois colar um a um e complicado, pois creio eu que a cola entre um e outro ima sobreposto ira inibir um pouco o magnetismo. que vc acha amigo? eu cortei todas as metades dos imas p/ poder aproveitar melhor o espaco dos discos, eles sao iguais aos seus 24cm de diametro. entao ficaram em media c/ 1cm de largura X 4cm de comp., sera que os imas tendo a mesma largura do polo de cada bobina surtira o mesmo efeito de um ima mais largo? estarei iniciando o bobinamento amanha c/ fio 19awg (0,912) vou fazer as bobinas conforme recomendou o mestre josenir, 50 expiras c/ fio paralelo no final faco ligacao bifasica. sao 25 imas e 12 bobinas c/ 24 polos. bobinas teram 3cm de largura externa x 5cm de comp externo e 8mm de espessura, sera que esse fio 0,912 produzira amperagem suficiente p/ carregar 1 bateria? ahhh, ao resinar os discos vc utilisou la de vidro ou so resina?

outra pergunta amigo; como faco p/ inserir minhas fotos aqui no forum?

sds
Lula (paz e amor)
opa uma correcao................. meu aerogerador tera 24 imas, nao 25 conforme eu escrevi,,,desculpa pelo equivovo.

sds Lula
Ola Lula, os imãns podem ficar fixos só com a força do magnetimo ums com os outros do resto a resina se encarrega, não utilizei fibra nos discos. Se fizer tudo correto com certesa comseguirá carregar baterias.
Para colocar fotos quando citar uma mensagem logo abaixo tem a opção anexar ficheiro.


lulagalter
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sexta abr 06, 2012 4:13 pm

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por lulagalter »

Wolfire Escreveu:
fgsouza68 Escreveu:Já tentou utilizar esse tipo de imã que já vem dividido ao meio?

Imagem
Imagem
Sim mas não consegui muitos desses logo adiante verá como fiz

E aproveitando mais algumas fotos,não estão em ordem mas acho que dá para entender

Ai já com parafusos e passado cera para não grudar a resina
com parafusos.gif
Trabalhando um pouco
sofrendo.gif
pré colocação.gif
Boa noite companheiro Wolfire

por fvr, me diga que cera vc usou na forma do estator p/ que a resina nao grudace na madeira?

sds Lula

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Pode usar qualquer cera de assoalho,mas o ideal é que coloque um plastico para garantir.


pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por pedrotfmendes »

Olá, sou novo por estes lados... E, antes de expor a dúvida quero dar os sinceros parabéns aos membros deste forum! Embora não tenha experiência, pretendo fazer um aerogerador com imans de discos rígidos. Há dias que leio vários tópicos sobre este assunto, e surgiu-me uma dúvida.

Os imans dos discos rigidos, normalmente são uma peça única, com os polos nas extremidades.

Está visto que se perde algum campo magnético por esta proximidade de polos, pois o campo não vai de um prato de imans para o outro (atravessando as bobines no stator), mas fica logo no polo contrário mesmo ao lado dele, no mesmo prato de imans! Então a solução é cortar os imans.

Mas tendo um iman e cortando-o ao meio, não se conseguem obter dois polos separados, fica-se com 2 imans com 2 polos em cada um. Assim, cada peça mantém dois polos um ao lado do outro, logo, a proximidade mantém, e a perda devido a ela também. Então, qual é a vantagem de cortar os imans ao meio?

Bom, espero que tenham percebido a dúvida, e caso tenha dito alguma asneira, mandem-me estudar mais! =D

Desde já, um obrigado por toda a informação que já aprendi neste forum. ;-)
Um abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

pedrotfmendes Escreveu:Olá, sou novo por estes lados... E, antes de expor a dúvida quero dar os sinceros parabéns aos membros deste forum! Embora não tenha experiência, pretendo fazer um aerogerador com imans de discos rígidos. Há dias que leio vários tópicos sobre este assunto, e surgiu-me uma dúvida.

Os imans dos discos rigidos, normalmente são uma peça única, com os polos nas extremidades.

Está visto que se perde algum campo magnético por esta proximidade de polos, pois o campo não vai de um prato de imans para o outro (atravessando as bobines no stator), mas fica logo no polo contrário mesmo ao lado dele, no mesmo prato de imans! Então a solução é cortar os imans.

Mas tendo um iman e cortando-o ao meio, não se conseguem obter dois polos separados, fica-se com 2 imans com 2 polos em cada um. Assim, cada peça mantém dois polos um ao lado do outro, logo, a proximidade mantém, e a perda devido a ela também. Então, qual é a vantagem de cortar os imans ao meio?

Bom, espero que tenham percebido a dúvida, e caso tenha dito alguma asneira, mandem-me estudar mais! =D

Desde já, um obrigado por toda a informação que já aprendi neste forum. ;-)
Um abraço.
Cortando ao meio um imã que tenha dois polos em uma face, fica 2 imãs cada um com um polo, claro que se for cortado no sentido correto imãs de hd na transversal, so se cortar na longitudinal fica como disse.
Ou estuda mais hehehe.


pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por pedrotfmendes »

Penso que a minha dúvida é bem explícita na seguinte imagem...

Imagem

Claro que se cortares o iman do disco rigido pelo lado maior, obtém-se dois com dois polos cada. (ou então nessa imagem, cortando-o ao alto)

Mas cortando-o na transversal, tentando separar o polo N do S, obtém-se na mesma dois imans com dois polos cada...

Ainda preciso de ir estudar mais? eheheheh! =)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

pedrotfmendes Escreveu:Penso que a minha dúvida é bem explícita na seguinte imagem...

Imagem

Claro que se cortares o iman do disco rigido pelo lado maior, obtém-se dois com dois polos cada. (ou então nessa imagem, cortando-o ao alto)

Mas cortando-o na transversal, tentando separar o polo N do S, obtém-se na mesma dois imans com dois polos cada...

Ainda preciso de ir estudar mais? eheheheh! =)
Pensei que estavamos a falar de imãs de HD, pois o seu desenho não corresponde a um imã de HD de dupla polaridade.
O imã de HD possui um polo norte e um polo sul de cada lado tendo ao todo 4 polos se o cortar fica sim com dois imãs com um polo de cada lado.
Então parece que precisa sim ainda estudar muuuuuito mais.


pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por pedrotfmendes »

Aí está a particularidade que me faltava... Não sabia que os imans de disco rigido tinham 4polos, uma polaridade transversal e uma longitudinal.
Assim, só me resta ilustrar a polaridade num iman de disco rigido, através da seguinte imagem.

Concorda com ela? Está correcto?
Assim já faz todo o sentido cortar os imans a meio! ;-)

Thanks! ;-)
Anexos
Polaridade de iman de disco rígido
Polaridade de iman de disco rígido
imanHD.PNG (7.53 KiB) Visto 5643 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Esta correto,é como se fosse dois imãs com polaridade axial juntos.
Já aí vemos que temos os mais variados tipos de polarização não pódemos nos ater aquele modelinho basico.
Bons estudos ehehheh.


Thanks!


pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por pedrotfmendes »

Muito obrigado pelos esclarecimentos/ajudas ;-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador com imãs de HD

Mensagem por Wolfire »

Um bom Natal a todos.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”