Eólica offshore em Portugal

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: terça jun 14, 2011 9:55 am

Eólica offshore em Portugal

Mensagem por bcarmona »

vai ser alvo de teste em portugal por parte da edp mas, se analisarmos com mais cuidado, a eólica offshore em portugal poderá não ser muito interessante para os contribuintes.

portugal tem sido um dos países pioneiros no consumo de energias renováveis, particularmente eólica. actualmente o país tem instalados cerca de 4.000mw de potência eólica. como os parque eólicos nacionais têm uma factor de capacidade de cerca de 25% todo o conjunto de aerogeradores fica aquém da capacidade de produção de, por exemplo, um reactor nuclear areva epr. esta questão do espaço é um problema da energia eólica, principalmente num país pequeno em área como portugal. dado que nem todos os locais são apropriados para a instalação de aerogeradores e que um parque eólico, devido à sua baixa intensidade, ocupa uma grande superfície não é difícil de entender que é um desafio encontrar locais suficientes em território nacional para poder ter uma potência instalada eólica que satisfaça as necessidades de electricidade de base do país.
no julgamento da edp a solução passa pela exploração dos ventos na nossa costa o que, à partida, faz todo o sentido. não se rouba espaço em terra, os parques podem ficar perto dos grandes centros consumidores (lisboa, porto, setúbal, faro). e, acima de tudo, por não existirem obstáculos físicos, no mar o vento sopra mais forte. com tantas vantagens podemos perguntar porque é que não se começou por explorar a força do vento no mar em detrimento de em terra. essencialmente porque a produção de energia eólica offshore custa cerca de três vezes a onshore. mas nem só do ponto de vista económico a eólica offshore é questionável.
tecnicamente a implantação de turbinas no mar é um desafio muito maior do que em terra. não só a instalação exige mais meios e tem um custo mais elevado mas também a manutenção posterior do equipamento requer uma logística superior à dos aerogeradores em terra. estas são questões com que as empresas que já instalaram parques eólicos offshore se depararam. nomeadamente na dinamarca que foi o país pioneiro na técnica e que, não surpreendendo, tem a energia eléctrica mais cara da europa.

hoje em dia os parque eólicos offshore do mundo estão, basicamente, concentrados no norte da europa por razões que se explicam facilmente. os mares do norte da europa têm profundidades baixas o que permite que a profundidade média a que as turbinas estejam afundadas seja de apenas 11m. a tecnologia de ponta offshore é detida pela siemens (alemanha) e vestas (dinamarca) com esta última a ser fornecedora da experiência que a edp vai realizar. mas fundamentalmente é nos extremos norte e sul do planeta que estão os ventos mais fortes. isso fica patente neste mapa de ventos da nasa com o inverno do hemisfério norte em cima e o verão em baixo. pode-se ver claramente que no inverno, quando os países do norte mais precisam de electricidade para aquecimento, que irlanda, escócia, inglaterra e os países nórdicos são atingidos por ventos com intensidades de 1200w/m2, sensivelmente o dobro dos 600 w/m2 da costa portuguesa. e mesmo no verão, quando portugal mais precisa de energia para arrefecimento, os ventos sopram mais forte no norte da europa. esta qualidade dos ventos a norte ajuda a explicar porque é que a maioria dos parque eólicos europeus estão situados nas costas norte da alemanha, ao largo da dinamarca e das ilhas britânicas e não no mar mediterrâneo.

e o projecto da edp? a edp pretende instalar uma turbina vestas de 2,0mw em mar profundo (mais de 50m) sem enterrar a torre no fundo do mar optando, ao invés, por a fazer boiar. a edp pretende ser pioneira em parque eólicos flutuantes e reafirmar o pioneirismo de um país que não tem nem tecnologia, nem condições de vento para isso.
não haverá um risco enorme para a edp nesta aposta? não se a edp conseguir provar nos 12 meses em que vai decorrer a experiência que a pequena turbina de 2mw consegue gerar energia eléctrica. para os contribuintes portugueses seguramente. à semelhança da energia eólica onshore a industrialização de um parque desta natureza só avançará com forte subsidiação do estado português. a pergunta tem que se colocar ao nível do estado. para que interessará a portugal subsidiar um parque eólico offshore num local de águas profundas e ventos fracos? que interessa a um país pobre estar a fazer experiências em tecnologia não madura com pouca ou nenhuma integração de equipamento e know-how nacional?
o programa de governo do psd questiona a oportunidade de tanta produção de energia eléctrica em regime especial (pre) no nosso país. o memorando de entendimento da troika assinado pelos três principais partidos portugueses defende claramente o fim das subsidiação às renováveis. espero que o novo ministro da economia álvaro santos pereira tenha em conta este ponto do memorando “decisions on future investments in renewables, in particular in less mature technologies, will be based on a rigorous analysis in terms of its costs and consequences for energy prices. international benchmarks should be used for the analysis and an independent evaluation should be carried out. reports on action taken will be provided annually in q3-2011, q3-2012 and q3-2013.” quando tiver à sua frente a pasta do parque eólico offshore.


in http://luzligada.blogspot.com/2011/06/o ... tugal.html

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por mauri »

chamam-se popularmente de offshores as contas e empresas abertas em paraísos fiscais, geralmente com o intuito de pagar-se menos imposto do que no seu país de origem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/offshore_% ... _fiscal%29

porque razão do título e difusão de eólica offshore em portugal?
portugal é paraíso fiscal das eólicas? não entendi bem e gostaria de saber porquê!
a produção da energia eólica é limpa, sem os problemas do nuclear... é só utilizar os ventos que não faltam em portugal!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por CésarSalgado »

esse termo é atribuido as eolicas que estão no mar.
assim como a exploração de petrólio feita no mar é chamada de offshore.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por BondadeSua »

bcarmona Escreveu:vai ser alvo de teste em portugal por parte da edp mas, se analisarmos com mais cuidado, a eólica offshore em portugal poderá não ser muito interessante para os contribuintes.
.............
.............
e o projecto da edp? a edp pretende instalar uma turbina vestas de 2,0mw em mar profundo (mais de 50m) sem enterrar a torre no fundo do mar optando, ao invés, por a fazer boiar. a edp pretende ser pioneira em parque eólicos flutuantes e reafirmar o pioneirismo de um país que não tem nem tecnologia, nem condições de vento para isso.
não haverá um risco enorme para a edp nesta aposta? não se a edp conseguir provar nos 12 meses em que vai decorrer a experiência que a pequena turbina de 2mw consegue gerar energia eléctrica. para os contribuintes portugueses seguramente. à semelhança da energia eólica onshore a industrialização de um parque desta natureza só avançará com forte subsidiação do estado português. a pergunta tem que se colocar ao nível do estado. para que interessará a portugal subsidiar um parque eólico offshore num local de águas profundas e ventos fracos? que interessa a um país pobre estar a fazer experiências em tecnologia não madura com pouca ou nenhuma integração de equipamento e know-how nacional?
...............
in http://luzligada.blogspot.com/2011/06/o ... tugal.html

saudações verdes

provavelmente a edp, está a levar em conta, não pagar pela utilização do solo????
ou talvez, os direitos de passagem/acesso aos "montes", onde as ditas eólicas são habitualmente instaladas????
por ventura, contam usar os "submarinos", para fazer o transporte dos componentes, para as fixar... e para a manutenção das ditas????
quem sabe não usam os "submarinos", para trazer para "terra", a electricidade produzida????

quem sabe????

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: terça jun 14, 2011 9:55 am

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por bcarmona »

offshore em português quer dizer ao largo, costeiro

eólica offshore é eólica no mar, junto à costa por oposição a eólica onshore em terra

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por mauri »

césarsalgado Escreveu:esse termo é atribuido as eolicas que estão no mar.
assim como a exploração de petrólio feita no mar é chamada de offshore.
eu tive o cuidado de ir à wikipédia, transcrever o seu significado e colocar o link

ainda não vi escrito que esse termo fosse aplicado ás eólicas que estão no mar.

companhias off-shore com o mesmo significado noutros locais
investimentos no exterior, atraídos por inúmeros fatores, tais como: moedas fortes, estabilidade econômica e política, isenções fiscais ou impostos reduzidos sobre os rendimentos, segurança, sigilo e privacidade nos negócios, liberdade de câmbio, economia de custos administrativos e eventual acesso a determinados tipos de financiamento internacional, a juros baixos. lguns entusiastas chegam a falar delas como "tax havens" ou "paraísos fiscais".
http://www.portaltributario.com.br/offshore.htm

o termo offshore é para dizer que tem regalias fiscais ou económicas, os chamados paraísos fiscais.
coloquem pf o local que offshore são eólicas marítimas ou outras...
se a edp tem regalias com as eólicas, acho bem, para que seja para bem de todos nós.
se se concede aos particulares regalias para terem eólicas ou painéis solares que a edp compra a um preço mais elevado que vende, porque não há-de investir e vender a um preço mais económico?
se se concede incentivos particulares, porque não dar a uma emprasa para poder vender a um preço mais baixo?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
bcarmona
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: terça jun 14, 2011 9:55 am

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por bcarmona »

offshore significa ao largo, costeiro, junto à costa

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por Master »

fala-se tanto em eólica em portugar quer ao largo da costa (para n usar offshore pois parece que o debate é sobre a palavra) quer dentro da costa...
só gostava que me dissessem e por entendidos de preferencia, quantos dessas centenas ou milhares de turbinas foram fabricadas em portugal.
digo isso pois no meu entender e neste momento não tenho dados de que existam empresas a fabricar (n a importar) essas turbinas e tendo os últimos dois governos apostado nessa tecnologia (e ainda bem), gostava de saber porque não há empresas, mesmo estatais a aproveitar essa mina de ouro, porque comprar centenas ou milhares de turbinas lá fora se as pudermos fazer cá, realmente não entendo.
no caso dos painéis aqs, já os fazemos cá, nos painéis solares também já começamos a fabricar e porque não nas turbinas que é a maior aposta do estado/edp?
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por mauri »

parece que o meu entendimento foi só o que vinha na wikipédia onde não fala de eólicas costeiras.
quanto a fabrico nacional estive a ver este artigo onde diz (notícia muito antiga do ano de 2009), que
a torre eólica mais eficiente do mundo é feita em sever do vouga, distrito de aveiro. foi baptizada com o nome de e82, possibilita uma produção de energia eléctrica de mais 30% face às torres tradicionais e foi desenvolvida pelos alemães da enercon.

a empresa responsável pela sua construção é a a. silva matos (asm), uma holding familiar criada há 30 anos, que começou pela área da metalomecânica e hoje aposta forte na área da energia
e mais adiante refere que não fabrica só para portugal mas também
estamos em portugal, espanha, hungria, roménia, república checa e bulgária, normalmente em parceria com o fundo nova energia e com participações minoritárias. nos eua, tem uma participação de 17% na principle power, parceira da edp...
.

não sei se haverá mais fabricantes mas este parece um exemplo, o que traz divisas para portugal.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por Master »

a asmatos produz torres e não as turbinas (eu referia-me mais ás turbinas e pás)
portanto o que a asmatos e outras fazem, será possivelmente dar a mão de obra (o que já n é mau), pois o ferro para as torres vem de fora, turbinas de fora, cobres de fora, e se calhar até o engenheiro vem de fora, etc...
deviamos ter uma empresa nacional ou privada de raíz, em que tudo fosse feito cá.
penso que são as turbinas o mais importante, e possivelmente o mais caro e que dá mais manutenção.
eu ainda n vi nenhuma empresa dessas, mas é possivel que haja, mas se n houver é pq o governo esteve desatento, pois vai investir (e bem) na eólica, sabendo que vem tudo (a maior parte) de fora.
quanto ás torres no mar, n vejo grande interesse, fica mais caro, mais dispendioso, mais dificil de manutenção.
em terra ainda temos muitos locais para isso e já passamos a muito o defeito da estética.
mas ter uma ou duas torres no mar não irá fazer grande diferença, servirá de experiencia p o futuro.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por sergiomms »

http://www.enercon.de/p/downloads/wb-0109-en.pdf
as turbinas são feitas em viana do castelo e lanheses, embora a marca seja alemã, o fabrico é cá! tipo autoeuropa.
sergiomms

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por sergiomms »

portugal ocupa o 10º lugar no ranking de ocupação de area da superficie terrestre, o que significa que praticamente toda a nossa área é mar.

eu espero que a edp tenha sucesso na experiência.

bcarmona, já pareces o fernando nobre, tipo só vou para deputado se for para a presidência da assembleia....

embora não tenhas os ventos que os outros têm, tens mais do que falta a outros tantos.
eu acho que portugal deve apostar nas renováveis para ter independência energética.

agora com uma comparação estupida:
vou 10x às "meninas" que me fazem o serviço por 10€, a minha mulher descobre e poe-me os patins!!!
ou em alternativa:
tenho que aturar as birras da minha mulher e só consigo me satisfazer de vez em quando e cada vez que consigo logo de seguida pede-me 50€ (que vai às compras para o que ela quiser).

ao fim de 10x já dei à minha mulher 500€ enquanto se eu fosse "inteligente" tinha ido às "meninas" e gastava só 100€.
a diferença, é que embora tivesse pago os 500€, eles na realidade nunca sairiam de casa e, como o dinheiro circula, poderia almoçar e jantar várias vezes, e até quem sabe, ela ainda me enchia o depósito do carro para irmos ao cinema.
ao passo se tivesse gasto o dinheiro nas "meninas" esses 100€ nunca mais os via, tinha que bancar ainda as refeições, e a conta dos advogados para tratarem do divórcio, e depois do divórcio isso sim seria obrigado a perpetuar as minhas visitas às meninas


embora seja estúpida a comparação, eu vejo aqui o que acontece cada vez que importamos qualquer coisa, principalmente energia, as renováveis são caras, mas o dinheiro não sai de cá!
porque quem precisa, precisa sempre, e quem vende não pode vender sempre; e depois?
sergiomms

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por mauri »

que comparação, carago!
em vez das ondas do mar para obter energia, vai-se aproveitar os ventos do mar!
talvez a ideia não seja tão má assim!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por icarho »

mauri Escreveu:
césarsalgado Escreveu:esse termo é atribuido as eolicas que estão no mar.
assim como a exploração de petrólio feita no mar é chamada de offshore.
eu tive o cuidado de ir à wikipédia, transcrever o seu significado e colocar o link

ainda não vi escrito que esse termo fosse aplicado ás eólicas que estão no mar.

companhias off-shore com o mesmo significado noutros locais
investimentos no exterior, atraídos por inúmeros fatores, tais como: moedas fortes, estabilidade econômica e política, isenções fiscais ou impostos reduzidos sobre os rendimentos, segurança, sigilo e privacidade nos negócios, liberdade de câmbio, economia de custos administrativos e eventual acesso a determinados tipos de financiamento internacional, a juros baixos. lguns entusiastas chegam a falar delas como "tax havens" ou "paraísos fiscais".
http://www.portaltributario.com.br/offshore.htm

o termo offshore é para dizer que tem regalias fiscais ou económicas, os chamados paraísos fiscais.
coloquem pf o local que offshore são eólicas marítimas ou outras...
se a edp tem regalias com as eólicas, acho bem, para que seja para bem de todos nós.
se se concede aos particulares regalias para terem eólicas ou painéis solares que a edp compra a um preço mais elevado que vende, porque não há-de investir e vender a um preço mais económico?
se se concede incentivos particulares, porque não dar a uma emprasa para poder vender a um preço mais baixo?
mauri...escreva "eolicas offshore" no google e esqueça a wikipedia! o termo offshore está muito bem dito quando aplicado às eolicas colocadas no mar....off = fora shore = costa ! o termo offshore aplicado aos paraisos fiscais tem a ver com a associação que se faz à sua localização geralmente em ..... ilhas

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por Master »

vou acreditar e aceitar que a eólica é feita e montada em portugal, até agora e mesmo em pesquisas n o tinha encontrado.
parabéns a quem está a investir nessas fábricas.
vamos ver os resultados das torres no mar, e depois comentamos se vale ou não a pena com o pouco vento que temos.
eu próprio estou a pensar em montar algo em minha casa (turbina urbana), mas têm de valer no mínimo o investimento pois n é uma zona muito ventosa.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por mauri »

icarho Escreveu: mauri...escreva "eolicas offshore" no google e esqueça a wikipedia! o termo offshore está muito bem dito quando aplicado às eolicas colocadas no mar....off = fora shore = costa ! o termo offshore aplicado aos paraisos fiscais tem a ver com a associação que se faz à sua localização geralmente em ..... ilhas
já me redimi noutro tópico.
estamos constantemente aprendendo.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por sergiomms »

master Escreveu:...
vamos ver os resultados das torres no mar, e depois comentamos se vale ou não a pena com o pouco vento que temos.
eu próprio estou a pensar em montar algo em minha casa (turbina urbana), mas têm de valer no mínimo o investimento pois n é uma zona muito ventosa.
eu espero que a edp tenha sucesso no ensaio, o qu enão significa que mesmo tendo sucesso seja viável a instalação dessas turbinas em larga escala.

se queres testar, compra um anemómetro que é mais barato e assim consegues saber a que velocidade passa o vento por essas bandas, depois só compras se achares que deves

eu comprei um no lidl, embora eu tenha a sensação que aqui é muito ventoso e tenha 2 moinhos em ruinas aqui ao lado, e a minha média anual ronda os 3.5m/s. talvez um dia compre uma turbinita
sergiomms

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por mauri »

eu próprio estou a pensar em montar algo em minha casa (turbina urbana), mas têm de valer no mínimo o investimento pois n é uma zona muito ventosa.
de tanto falar nisso, bem coloco anúncio no ml e não aparece ninguém.
além do master e eu, apareceram mais interessados mas respostas zero!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Eólica offshore em Portugal

Mensagem por fpereirainventor »

boas.
há eólica offshore, nearshore e inshore.
o windfloat que a edp vai montar é um funciona em cima de três bóias. a nossa costa ocidental afunda abruptamente. pela lógica, que no fundo muito raramente é posta em parte pelos poderes de decisão, a melhor zona para iniciar a aventura seria na costa sul do algarve, é estável à profundidade de 60/70 m e tem menos ondulação.
neste tipo de “coisa” devia-se começar pelo fácil e ir subindo gradualmente, de nível, para o mais dificíl.

sim o mauri tocou no ponto interessante, se não seria mais rentável a energia das ondas em vez de a energia eólica. eu costumo ironizar com a situação afirmando que poêm uma ventoinha gigante sobre um mar de energia desaporveitado.
e porque não aproveitar também o vento, ondas e correntes?
os valores em seguida apresentados pertencem a um estudo que desde 2007 é utilizado em concursos de inovação e empreendedorismo.
energias renováveis ............ desperdíçio kw/m2 ......... percentagem desperdiçada
só eólica .................................. 0,555 ................................ 69,38 %
só ondas .................................. 0,3225 ................................ 38,75 %
só correntes ............................ 0,775 ................................ 96,88 %
só solar .................................... 0,76 ................................. 95,00 %

relativamente aos valores do solar fotovoltaico é para servir mais de comparção ao potencial da energia das correntes de maré em mar aberto, sem venturi natural, que por norma é tida como inviável.

mesmo para instalações de aerogeradores flutuantes, ou fixos ao solo subaquático, a urbanolic, parece, adapta-se melhor do que os actuais aerogeradores de eixo horizontal, por a sua dimensão não ter de ser proporcional, como acontece com os rotores circulares. consequentemente, a largura pode ser distinta da altura, várias vezes, como os ventos no mar não sofrem o efeito dos obstáculos mantêm-se estáveis e com maior velocidade a menor altitude, possibilitando a diminuição da dimensão da base estrutural necessária.

o baixo t.s.r. (tip speed ratio) da urbanolic (1), relativamente às hawts (>7), é colmatado através do crescimento em altura várias vezes a área de implantação e, essencialmente, porque são utilizados vários módulos interligados ao eixo do gerador. a utilização de vários módulos, cada um, com uma área de 0,8 ou 1 m2 de base, permite manter a mesma rotação por minuto das pás, de todos eles, aumentando o troque e potência adquirida desses vários módulos.

a margem sul do mar da palha é muito bom para o aroveitamento eólico, seria o desafio ideal para a urbanolic, com 6 a 8 módulos, porque poderiam só ter 8 metros de altura para minorar o impacto visual.

quanto a aerogeradores urbanos, já disse ao mauri para se “atrever" com uma urbanolic consegue-se fazer mais barata do que a maior parte dos equipamentos existentes e é desenhada para funcionar à máxima potência com ventos a 9 m/seg.
quando acabar o ultimo protótipo, que vai ser instalado num prédio, volto a insitir.

cumprimentos e bons ventos no mar e na terra.

f.p.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”