Gerador eólico com servo-motor de video cassete

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
albert_emule
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sexta fev 11, 2011 3:02 pm

Gerador eólico com servo-motor de video cassete

Mensagem por albert_emule »

olá a todos, sou novo aqui:

vendo tópicos anteriores, tive a senguinte idéia, será que daria certo?
Imagem

foi a melhor maneira que eu encontrei de extrair o maximo de tensão deste motor
acho que este circuito deve ser o suficiente para fazer ele trabalhar no máximo de corrente como gerador, e ao mesmo tempo com tensão elevada.

se cada bobina produzir individualmente 3v, cada uma delas irá carregar um capacitor de 2200uf, e no final serão 6 capacitores carregados e licados em série, totalizando 18v

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Gerador eólico com servo-motor de video cassete

Mensagem por Josenir »

é com muito pesar que me encarrego de informá-lo de que isto não dará certo. mesmo que funcionasse, não chegaria a dar mais resultado do que simplesmente ligar as bobinas em série. o que você está fazendo é retificar a corrente alternada de uma bobina para depois ligar em série. é bem mais simples e menos dispendioso ligar logo as bobinas em série.

um fato a considerar é que o diodo faz um ótimo trabalho, mas não faz "gratuitamente". existe um preço a pagar. o preço é a queda de tensão na passagem por ele. o que acontece é que um diodo nunca vai deixar passar por ele toda a tensão que lhe é entregue. para os diodos mais comuns (de silício) a queda de tensão é de 0,6v. quando se faz a retificação em onda completa, a corrente precisa passar ao mesmo tempo por dois diodos, então a queda é de 1,2v. assim se a bobina fornecesse 3v, quase metade disso (1,2v) jamais chegaria ao capacitor.

se cada uma das seis bobinas perder 1,2v, a perda total será de 7,2v. o mais racional, e não por acaso é o mais usado, é ligar as bobinas em série, e só depois fazer a retificação, usando apenas um diodo (meia onda) ou usando quatro (onda completa). depois de ligadas em série, se cada uma fornecer 3v, você terá 18v, menos 1,2v de queda de tensão, então terá 16,8v. se usasse a sua ideia, você teria 3v - 1,2v = 1,8 x 6 = 10,8. e ainda teria um gasto excessivo com os diodos.

mas não desanime, continue pensando numa solução melhor. não aceite as coisas como a pessoas dizem que são. procure criar coisas novas. sempre haverá algo a melhorar. nada é definitivo. esta ideia, mesmo não sendo a melhor solução, mostra que você tem potencial. meus parabéns.

Avatar do Utilizador

folly
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 09, 2011 9:15 pm

Re: Gerador eólico com servo-motor de video cassete

Mensagem por folly »

caro josenir,creio que vc está equivocado quanto à melhor utilização do motor no projeto do colega.
em primeiro lugar,são de fácil aquisição diodos mais modernos que têm queda de tensão de 0,12v a 0,17 v e as bobinas em série só funcionariam se estivessem todas gerando ac em fase.pense nisso,pois é um detalhe que pode passar despercebido . . .

parabéns à iniciativa do colega em buscar novas soluções e sua em opinar para aperfeiçoá-las e a esse fórum por nos dar esse espaço.

Avatar do Utilizador

folly
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 09, 2011 9:15 pm

Re: Gerador eólico com servo-motor de video cassete

Mensagem por folly »

ah,sim!e na nova contabilização(com diodos novos),cada bobina perdendo 0,15v,a perda somada será de 0,9v contra os 7,2v previstos.resultado 18v menos 0,9v = 17,1v(um resultado bem mais simpático que os 16,8v do melhor caso que vc previu.


celiosantos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo nov 04, 2012 4:49 pm

Re: Gerador eólico com servo-motor de video cassete

Mensagem por celiosantos »

Boa tarde Amigos, tdo bem? Nao entendo muito do asunto de motores, por isso preciso da ajuda de vcs!
Eu tenho um motor de video cassete e gostaria de construir um gerador de energia com ele.
Pretendo carregar uma bateria de 12v e 2ap.
Sera se alguem poderia me dizer como eu devo fazer a ligaçao correta?
Ou se eu devo rebobina-lo de novo?
Agradeço deis de já pela atençao!
Anexos
IMG0039A.jpg
IMG0039A.jpg (66.26 KiB) Visto 7230 vezes
IMG0034A.jpg
IMG0034A.jpg (57.93 KiB) Visto 7230 vezes
IMG0035A.jpg
IMG0035A.jpg (71.94 KiB) Visto 7230 vezes


Sergio Mendes
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quinta fev 14, 2013 6:11 pm

Re: Gerador eólico com servo-motor de video cassete

Mensagem por Sergio Mendes »

Voce pode usar alguns transformadores na saida de cada bobina rsrs

ficaria bizarro mais funcionaria, poderia jogar 3V para 30V em cada bobina e depois retificar.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Gerador eólico com servo-motor de video cassete

Mensagem por Wolfire »

Sergio Mendes Escreveu:Voce pode usar alguns transformadores na saida de cada bobina rsrs

ficaria bizarro mais funcionaria, poderia jogar 3V para 30V em cada bobina e depois retificar.

Aí então Sergio se não conhece do assunto não fala bobagens.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”