Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm
Localização: Alenquer

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por renalte »

boa noite, parecem-me injustas as respostas de alguns membros ao amigo bricoleiro (que tanto tem contribuído para este forum), nomeadamente esta ultima critica sobre "o livrinho", quem se interessa por estes assuntos concerteza já conhece este livrinho já muito antigo, portanto não vejo necessidade de mencionar o autor.não havia necessidade.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:gostaria que o josenir me indicasse qual o angulo de ataque das pás de aluminio do seu projecto e as medidas se possível, pois vou fazer umas semelhantes só que são 5.
carioca,

me desculpe, esqueci de informar as medidas das pás. procuro fazer minhas pás com corda de 15% do comprimento na base e 5% do comprimento na ponta. logo uma pá de 1m fica com as seguintes medidas: 100cm x 15cm x 5cm.

Avatar do Utilizador

BRICOLEIRO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 193
Registado: quarta set 24, 2008 7:32 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por BRICOLEIRO »

amigo vendaval! que eu saiba este é um fórum de partilha. já não é a primeira vês que aqui apresento artigos do livro produza energia a partir do vento, autor roland roger. também já cá pus outros trabalhos adaptados por mim doutros autores que nem lhes conheço o nome, também tenho outros exclusivamente meus. mesmo esses totalmente meus mão foram inventados por mim, pura e simplesmente conjuguei idéias. creio que só assim o fórum pode progredir. parabéns para todos aqueles que contribuem.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

vendaval Escreveu:olá bricoleiro.
tudo bem.........mas não lhe ficaria mal dizer que esta ideia não é sua. tem um autor.
lá no livrinho, onde você copiou estas imagens, tá lá o nome do mesmo.
foi mau vendaval, há mais de ano atrás o bricoleiro já havia citado o referido autor e livro em um dos seus tópicos. se em cada mensagem tiver que citá-lo novamente, a coisa vai ficar muito cansativa.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 7&p=113387

Avatar do Utilizador

vendaval
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sábado dez 01, 2007 9:45 pm
Localização: Pico Açores

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por vendaval »

olá
não fiquem ofendidos.
eu sou assim mesmo. gosto da verdade acima de tudo.
se já tinha sido referido o nome do autor, ainda bem! mas nunca é demais.
bons ventos.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

oi, josenir, tudo bem? ficaria muito grato se você pudesse postar as fotos de suas novas pás feitas com chapa de ferro, com as devidas explicações sobre ângulo de ataque etc.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:oi, josenir, tudo bem? ficaria muito grato se você pudesse postar as fotos de suas novas pás feitas com chapa de ferro, com as devidas explicações sobre ângulo de ataque etc.
na verdade elas não são tão novas, já estão trabalhando há mais de um ano. no momento estão no meu "campo de provas", e não estou podendo ir lá. assim que puder posto aqui as fotos. mas lhe adianto que não há segredo algum na construção. o formato delas fica muito parecido com aquelas feitas com o recorte diagonal de tubos de pvc. e as medidas, como já disse anteriormente, são 1m x 0,15m x 0,05m. o ângulo de ataque, como já informei anteriormente, fica entre 20º e 40º na base, e 0º a -1º na ponta.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cascavelo »

goahead Escreveu:bricoleiro,
respondo-lhe da mesma forma...
se tivesse procurado já teria encontrado trabalhos meus, especialmente se conhece os mesmos sites que eu...a começar por este...mas pelos vistos não.

s. tomé precisou de ver para querer..eu não precisei.
se necessario envio-lhe tambem o meu curriculo vitae e historico de notas academicas!!!!

comentarios a parte, visto que só vejo ataque e não sugestões...
-----------------
sou da opinião que ao fazer um sistema de detecção fiavel, este deve partir dos rpm.
os actuais geradores de mwatts conteen anmometros para medição do vento, mas somemte para decisão de arranque ou paragem.
a decisão de travagem/abrandar um gerador é feito com calculos a partir dos rpm. inicialmente com o pitch das pás e após isso, com a travagem a base de discos e pastilhas.

cascavelo,
a madeira é o melhor material que podes arranjar para fazer umas novas pás. facil de moldar, leve e resistente.
esquece o aluminium...
experimenta

goahead
as pás eram provisórias, apenas estava testando um um novo conceito que eu havia bolado, quando achar as fotos eu posto aqui, estavam funcionando muito bem, somente o material que era muito frágil. eu já estava estudando alternativas.
na verdade o projeto inicial para este gerador era uma turbina construida apartir de um aro de bicicleta que ví no site instructabres, como este tipo de turbina utiliza um aro rígido não haveria problema em girar próxima ao mastro.
o modelo do instructables:
[img]
wind.jpg
wind.jpg (29.18 KiB) Visto 8444 vezes
[/img]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

e então, qual é a ideia aí, cascavelo? esse desenho vai contra toda a teoria (e prática) moderna aplicada às pás dos aerogeradores.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cascavelo »

josenir Escreveu:e então, qual é a ideia aí, cascavelo? esse desenho vai contra toda a teoria (e prática) moderna aplicada às pás dos aerogeradores.
bem, a idéia é utilizar material de fácil acesso, pequenas turbinas elaboradas a partir de rodas de bicicletas já são uma realidade, devido a facilidade na construção, utilizando os raios da roda pra prender as pás formando um bom angulo de ataque. sendo estas de número elevado, o torque é elevado também, esta idéia já foi bem explorada, mais algumas fotos:
Ted-Baers-Bicycle-Wheel-Windmill.jpg
Ted-Baers-Bicycle-Wheel-Windmill.jpg (10.41 KiB) Visto 8387 vezes
Generator-belt-detail.jpg
Generator-belt-detail.jpg (32 KiB) Visto 8387 vezes
Blade-attachment-detail.jpg
Blade-attachment-detail.jpg (12.35 KiB) Visto 8387 vezes
fotos retiradas do site instructables.

a foto que postei antes, com duas turbinas era só um exemplo do modelo de pás que eu pensei em utilizar, mais baseado na estética visual do que qualquer outra coisa, com apenas uma delas é claro. como o meu aero ia ser instalado no campo, achei que ficaria mais bonito se fosse parecido a um catavento antigo, mas não tive tempo de produzi-la.
a cerca de uns 6 meses instalaram um catavento destes perto de onde moro, em uma fabrica de lages pre moldadas, parece ser somente pra chamar a atenção de quem passa, mas pelo que ví funciona muito bem, inclusive o tal, tem duas turbinas em sequência. se interessar a alguém posso ir até o local qualquer dia destes filmar ele em funcionamento e depois posto no youtube.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cascavelo »

quanto ao conceito que eu estava testando com as pás de pvc, era simplesmente afastar as pás do suporte. esperava com isto: melhorar a aerodinâmica e reduzir o barulho. pelo pouco que tive tempo pra testar parece que funciona, ela girava totalmente silenciosa e chegou a velocidades impressionantes mesmo com pouco vento, gostaria de ter visto quando ela se espatifou. mas infelizmente eu me espatifei antes.
abaixo uma foto com o detalhe do "afastamento" das pás:
DC090918002.jpg
DC090918002.jpg (57.62 KiB) Visto 8387 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

quis dizer que o conceito moderno do desenho das pás é com a base mais larga e as pontas mais finas, e ainda com o passo maior na base e próximo de 0º na ponta. e ainda com no máximo 4 pás em uma hélice. assim a velocidade fica otimizada. para a geração de energia a velocidade é essencial.
já nos modelos antigos, como são em geral para bombemaneto de água, a ideia é exatamente o contrário: com muitas pás, com mais largura na ponta e menos na base, fechando quase todo o espaço da hélice. assim se produz muito torque e baixa velocidade, o que atende plenamente ao bombeamento de água.
se usar uma hélice desse modelo antigo (o típico catavento americano) para gerar energia, fatalmente vai precisar de uma grande ampliação de rotação, e com isso vai ter muita perda mecânica.
sou inimigo do excesso de rigor na construção de aerogeradores caseiros, mas existem alguns conceitos que realmente, em vista de já estarem superados, deveriam ser evitados. usar peças de bicicleta, de automóveis, etc, aquilo que já existe e pode ser aproveitado, para diminuir a complexidade e o custo, tudo bem. mas quanto ao desenho das pás, acredito que é melhor usar um conceito mais moderno.
sobre o espaçamento entre a pá e o suporte, aparenta realmente uma melhor aerodinâmica, e deve sim produzir menos barulho, no entanto deixa a construção mais frágil. acho importante tentar dar mais uma melhorada neste sentido. é preciso uma área maior de contato entre a pá e o suporte, a meu ver.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cascavelo »

se observar bem a foto com a tubina azul, você vai ver justamente isto: pás com pontas mais finas, esta turbina é uma evolução da vermelha e é provável que tenha um desempenho superior a outra, justamente isto me chamou a atenção. e o mais importante é que o desenho pode ser melhorado, nada impede que se use 5 pás com um formato mais próximo das industrializadas.
creio que esta idéia deveria ser mais explorada, pois apresenta algumas vantagens:
- material fácil de conseguir, fica facil popularizar um modelo baseado em um projeto assim.
- o cubo da roda já tem rolamentos e custa barato, sendo em alumínio, é bem durável.
- material leve, muito resistente e com pouca resistência ao vento, a roda sem as pás, é claro.
- pouca manutenção, note o quanto dura uma roda de bicicleta em uso normal.
- tamanho ideal para um projeto pequeno, dá pra fazer uma turbina relativamente forte, de mais de um metro.
- a roda já representa uma grande polia para multiplicar a rotação de pequenos motores dc usados em projeto caseiros.
tenho certeza que se houvesse aqui um projeto com este tipo de material, simplificado ao máximo e com algum redimento comprovado, seria o que mais atrairia os novatos em suas primeiras experiências.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

cascavelo Escreveu:se observar bem a foto com a tubina azul, você vai ver justamente isto: pás com pontas mais finas, esta turbina é uma evolução da vermelha e é provável que tenha um desempenho superior a outra, justamente isto me chamou a atenção. e o mais importante é que o desenho pode ser melhorado, nada impede que se use 5 pás com um formato mais próximo das industrializadas.
não. a turbina azul teve apenas um pequeno chanfro na ponta, que dá uma impressão de que a ponta é mais estreita que a base. observe o desenho de cada pá e veja que elas começam na base com uma largura, e que esta largura vai aumentando para as pontas.
o que acontece é que para uma mesma rotação, a base da pá vai percorrer um circulo de diâmetro bem menor do que a ponta. logo, para a mesma rotação, a velocidade da ponta vai ser bem maior do que a velocidade na base da pá. então com uma ponta larga, teremos muito arrasto. teremos um aproveitamento desigual no vento ao longo das pás.
para um aproveitamento mais racional do vento, as pás devem ser divididas em vários segmentos(elementos), e a largura de cada segmento deve ser tão mais fina quanto mais distante estiver do centro da hélice. e os valores não são lineares, pos isso o formato das pás se assemelham a uma parábola. veja a figura abaixo:
Pás.jpg
Pás.jpg (24.65 KiB) Visto 8328 vezes
quanto a usar peças de bicicleta, tem o meu apoio.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por cascavelo »

ok, josenir, estas informações eu já tinha, mesmo assim agradeço a atenção.
mas o que eu estou querendo frisar na postagem é o uso da roda de bicicleta e não o formato das pás.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

josenir, você poderia me dar algumas explicações a respeito de um tipo de inversor (grid-tie-inverter), parece ser vantajoso o uso de um aparelho desses, pois pelo que eu sei, dispensa o uso de baterias. queria saber se esses relógios digitais modernos usados atualmente pelas companhias elétricas também "giram" ao contrário, se você já fez o uso de algum, e se você pode me indicar um, ou mesmo me passar um esquema para eu mesmo tentar fazer. obrigado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, você poderia me dar algumas explicações a respeito de um tipo de inversor (grid-tie-inverter), parece ser vantajoso o uso de um aparelho desses, pois pelo que eu sei, dispensa o uso de baterias. queria saber se esses relógios digitais modernos usados atualmente pelas companhias elétricas também "giram" ao contrário, se você já fez o uso de algum, e se você pode me indicar um, ou mesmo me passar um esquema para eu mesmo tentar fazer. obrigado.
o inversor grid tie serve para uma situação bem específica, que é a geração de energia elétrica para aplicação direta na rede elétrica pública. é importante, antes de mesmo de verificar se os medidores energia são compatíveis, saber se esta modalidade de integração com a rede elétrica é permitida na sua região. no brasil, por exemplo, ainda não é, embora já tenha se falado bastante sobre o assunto.

sei dizer que os medidores de energia analógicos funcionarão ao contrário, quando houver mais fornecimento de energia do que consumo, mas quanto aos modernos medidores digitais que já existem em funcionamento não sei dizer.

ainda não usei um inversor deste tipo porque as minhas pesquisas se concentram no uso da energia eólica e solar para pequenos consumidores isolados. procurando na internet deve achar dezenas de modelos produzidos comercialmente, mas dificilmente vai encontrar um esquema para montar um, pois se trata de um aparelho de funcionamento bastante delicado.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

josenir, me desculpe por estar abordando um assunto diferente de eólica neste tópico, pois procurei algum tópico postado por você na área de motores a ar comprimido ou vapor mas não o encontrei. fiquei muito curioso após ver na tv,uma reportagem sobre um fogão que gera eletricidade (fogão geraluz). você já viu um de perto? sabe qual tipo de gerador ele ultiliza? eles possuem regulador de tensão? também vi no youtube um vídeo que mostra você colocando um motor montgomery para funcionar com vapor, você poderia me dar as dicas de como posso fazer isso, pois possuo dois desses motores.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, me desculpe por estar abordando um assunto diferente de eólica neste tópico, pois procurei algum tópico postado por você na área de motores a ar comprimido ou vapor mas não o encontrei. fiquei muito curioso após ver na tv,uma reportagem sobre um fogão que gera eletricidade (fogão geraluz). você já viu um de perto? sabe qual tipo de gerador ele ultiliza? eles possuem regulador de tensão? também vi no youtube um vídeo que mostra você colocando um motor montgomery para funcionar com vapor, você poderia me dar as dicas de como posso fazer isso, pois possuo dois desses motores.
ainda nem tinha ouvido falar neste tal fogão. me interessaria também saber mais detalhes. o meu projeto do motor a vapor deu uma parada por falta de uma caldeira e por falta de tempo. mas a qualquer hora devo retomá-lo. é um projeto muito antigo, e jamais pensei em abandoná-lo.

fiz a adaptação de dois motores a combustão para vapor: um pequeno motor de 2,5cv de 4 tempos (parecido com os montgomery) e um motor vw refrigerado a ar 1500cc dos automóveis fusca (ou carocha). não posso dizer que os resultados obtidos foram excepcionais, mas posso dizer que funcionaram com um mínimo de desempenho. ainda há muito o que ser melhorado para que eles se tornem uma realidade. não se trata de um projeto concluido, é apemas um esboço inicial de algo bastante promissor.

o trabalho foi acompanhado no tópico do sandro ventania: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=75&t=8178


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por kidney »

ok! a respeito do fogão, ele já aparece em alguns vídeos no youtube, realmente é um projeto muito interessante desenvolvido por uma universidade do estado do acre, este projeto conta com financiamento federal, pois foi incluso no programa "luz para todos", e há também relatos do tal fogão aqui mesmo no novaenergia.net, é só pesquisar por fogão que gera eletricidade. mas o que eu queria saber mesmo , são as modificações necessárias para fazer um motor montgomery de 4 tempos para que ele funcione a vapor, se precisa de serviço de torno, mudança no comando de válvulas, que tipo de caldeira deve ser usada, sobre válvula de segurança etc.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”