=O meu novo projecto eólico

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: =O meu novo projecto eólico

Mensagem por carioca »


Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: =O meu novo projecto eólico

Mensagem por Esteves »

carioca Escreveu:Boa noite a todos já tenho disponível o video do meu projecto.
http://www.youtube.com/watch?v=CqqTn03B ... el&list=UL
http://www.youtube.com/watch?v=t7x1cUk1 ... qqTn03BJhE

Boas,

Sim senhora muito bom esse projecto 8-) 8-) 8-)

Vi que o vento ai é como aqui não tem orientação certa, deu-me impressão que a turbina (pás) esta um pouco inclinada :!: :!: :!: se é que está devia estar mais um pouco, segundo um amigo aqui no fórum aconselhou-me a dar inclinação de 5 graus par que o gerador se mantenha mais estável.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: =O meu novo projecto eólico

Mensagem por pedrotfmendes »

carioca Escreveu:o g-card o material que uso é resina de poliéster, acoselho-te a leres os tópicos existentes neste forum.
Hoje consegui queimar o meu regulador de carga, devido à grande voltagem atingida com ventos fortes, o problema é que o regulador aqui postado pelo josenir deixa que a tensão suba demais pois uma das vantagens dele é a elevação da tensão, mas consegui arranjar a avaria pois deveu-se a um condensador electrolítico de 1000 Mf que queimou assim como uma pista de circuito impresso.
Olá carioca, desde já muitos parabéns pelo excelente gerador eólico que apresentas!

Tenho andado a ver imensos tópicos deste forum, com o intuito de construir um gerador idêntico ao teu, mas um pouco menor.
Não tenho experiência nem conhecimento em electrónica, mas tenho pesquisado sobre ela... A dúvida que aqui me traz é o regulador de tensão. Já vi noutro tópico um regulador de tensão do membro Josenir (para um gerador de alternador de carro), é a esse que te referes? Como fizeste esse controlo para que a tensão não suba demais?

Obrigado,
Pedro Mendes.


pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: =O meu novo projecto eólico

Mensagem por pedrotfmendes »

Ou é ao tópico do Josenir: "Gostaria de sugerir um regulador de tensão"?


pedrotfmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 28, 2012 3:25 am

Re: =O meu novo projecto eólico

Mensagem por pedrotfmendes »

E ainda mais uma questão, o eixo utilizado é um cubo da pedaleira de uma bicicleta, correcto? Se sim, diga-me se o tubo perpendicular e horizontal ao cubo da bicicleta (tubo pintado a amarelo na seguinte imagem) pertence ao quadro da bicicleta.

Apenas o mastro e o suporte para o leme é material adaptado e soldado?
Anexos
imagem1.jpg
imagem1.jpg (101.71 KiB) Visto 2481 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: =O meu novo projecto eólico

Mensagem por carioca »

pedrotfmendes Escreveu:E ainda mais uma questão, o eixo utilizado é um cubo da pedaleira de uma bicicleta, correcto? Se sim, diga-me se o tubo perpendicular e horizontal ao cubo da bicicleta (tubo pintado a amarelo na seguinte imagem) pertence ao quadro da bicicleta.

Apenas o mastro e o suporte para o leme é material adaptado e soldado?
Boa noite o eixo utilizado é o de um rolo de uma passadeira rolante, que eu encurtei e adaptei, o que tu vês na figura é uma peça soldada na ponta do tubo onde vai entrar o veio do gerador, de forma que o possa desmontar com facilidade.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”