Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por RJSC »

O sistema de bloqueio de edição de tópicos após alguns minutos tem-se revelado bastante incómodo para mim.
Pelo menos não acho razoável ser baseado em tempo.

Outros fóruns baseiam o bloqueio no facto de ter existido à frente uma resposta, que se pode basear no que foi postado, o que me parece um critério mais razoável.

Tenho vários posts por aqui com erros de datilografia e ortografia, que numa segunda leitura detetei, e já não pude corrigir.
Última edição por klinzter em segunda abr 15, 2013 11:28 pm, editado 2 vezes no total.
Razão: teste


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Njay »

Boa sorte, pode ser que tenhas mais sorte que eu. Infelizmente aqui é assim, tudo fica escrito na pedra, esteja certo ou errado. Actualmente tento limitar a minha participação neste fórum exactamente por causa disso.

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=24&t=6643
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=24&t=7852
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por RJSC »

Eu forneci aqui uma alternativa: assim que for alvo de resposta ou os 10 minutos, bloquear, mas enquanto não tiver mais posts novos deveria poder editar-se.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por serges »

RJSC Escreveu:Eu forneci aqui uma alternativa: assim que for alvo de resposta ou os 10 minutos, bloquear, mas enquanto não tiver mais posts novos deveria poder editar-se.
Concordo com a tua opinião RJSC.

Vamos aguardar pelos demais...

Obrigado

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Njay »

RJSC Escreveu:Eu forneci aqui uma alternativa: assim que for alvo de resposta ou os 10 minutos, bloquear, mas enquanto não tiver mais posts novos deveria poder editar-se.
Continua a não fazer sentido. Não permite corrigir erros mais antigos.
Se isso preocupa o pessoal assim tanto, há fóruns que têm controle de versões (guardam as versões anteriores do texto).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por RJSC »

Njay Escreveu:
RJSC Escreveu:Eu forneci aqui uma alternativa: assim que for alvo de resposta ou os 10 minutos, bloquear, mas enquanto não tiver mais posts novos deveria poder editar-se.
Continua a não fazer sentido. Não permite corrigir erros mais antigos.
Se isso preocupa o pessoal assim tanto, há fóruns que têm controle de versões (guardam as versões anteriores do texto).
Como a tua proposta foi rejeitada, tive que fazer uma mais moderada do ponto de vista deles...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Njay »

Para mim essa proposta mais moderada tem uma utilidade muito pequena, nem vale a pena o esforço.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por serges »

Ora vamos ver os contras da proposta do NJAY, o utilizador pode apagar todo o contributo que deu ao forum e por fim até apagar algo como aconteceu antes uma acusação grave que mais tarde foi para tribunal e que não tínhamos prova pois foi apagada e tivemos como administrador ir a tribunal dar o dito por não dito de quem escreveu...

Podemos alterar e apagar tudo a pedido do utilizador no entanto considerem este contra bem grande para a sobrevivência deste forum!

Se tiverem outra solução claro estamos cá para isso! Agora considerarem que não vale a pena é mais grave!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por serges »

Eu sugeria a edição até 30 dias, pois o servidor que temos pode nos permitir tal mais que isso temos que despender de dinheiro que não temos!

Digam vossa justiça mas é a minha opinião atenção falta ouvir a dos outros administradores e moderadores e utilizadores!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Njay »

serges Escreveu:Ora vamos ver os contras da proposta do NJAY, o utilizador pode apagar todo o contributo que deu ao forum e por fim até apagar algo como aconteceu antes uma acusação grave que mais tarde foi para tribunal e que não tínhamos prova pois foi apagada e tivemos como administrador ir a tribunal dar o dito por não dito de quem escreveu...

Podemos alterar e apagar tudo a pedido do utilizador no entanto considerem este contra bem grande para a sobrevivência deste forum!
Há muitos fóruns por essa net fora, só conheço este que não permite edição livre do conteúdo próprio.

Em relação à história do tribunal, é novidade para mim. De qualquer forma, não vejo onde está o grande problema; se alguém viu essa acusação escrita, apresentava-se como testemunha. Se isso acontecesse numa conversa, a única prova que existiria era o relato de testemunhas, não haveria nada escrito. Se ninguém chegou a ver a acusação escrita no fórum, também não fez mal a ninguém. Portanto não vejo qual é o stress com situações dessas; portanto é um "não-problema".
Se tiverem outra solução claro estamos cá para isso! Agora considerarem que não vale a pena é mais grave!
Já vi noutros fóruns que fica guardado um historial de alterações, é a solução perfeita.
Para mudar de acordo com a proposta moderada apresentada, eu pessoalmente nem me daria ao trabalho, fica tudo basicamente na mesma.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Volt »

Por acaso eu até acho que a proposta do RJSC faz todo o sentido (desde que se guarde, mesmo que no cofre, as versões originais dos posts). Aparentemente, para o Njay, tudo o que vai contra a ideia inicial dele não faz sentido... Enfim. Gostava de ouvir os outros. De preferência, sem terem receio de falar e dar a sua opinião.

Quanto à edição perpétua, já sabemos (e temos a experiência do passado) que não a devemos permitir, para bem da sobrevivência do fórum. E sem fórum não há discussão. Alguém tem de se preocupar com ele...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Njay »

Volt Escreveu:Aparentemente, para o Njay, tudo o que vai contra a ideia inicial dele não faz sentido...
Neste caso, é exactamente isso. Como já sugeri há formas de dar a volta "à temerosa perda" de conteúdo sem se cortar na liberdade de toda a gente. Se funciona em tantos outros sítios não vejo porque não há-de funcionar aqui. Pagam os 500 justos pelo único pecador. Perde o fórum e perde toda a gente.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Volt »

Por acaso, ao editar uma mensagem à qual outrem está a responder, estarás a cortar na liberdade de quem responde e não na de quem escreveu... Mas continuas a ver só um ponto de vista: O teu.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Njay »

Todos os instrumentos servem para o bem e para o mal.
Se queres continuar a discutir a pessoa e não a ideia, na minha parte vais ficar a falar sozinho.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Volt »

Pelo contrário. É mesmo por preferir discutir a ideia que pedi mais opiniões. A tua, já sei que não vai sair do mesmo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por mauri »

Uma mensagem ou tópico aberto poderá ser apagado ou modificado desde que não tenha intervenção (resposta). Logo que haja uma resposta à mensagem anterior deverá ser trancada porque a resposta foi dada ao que foi escrito e se for modificada a resposta dada já não é ao que estava escrito e não tem o mesmo sentido.
Nem precisa alteração do moderador porque se alterar o que escreveu a resposta dada não vai incidir sobre o que escreveu antes.
Pode nesse caso fazer alteração ou retificação com nova mensagem ou citação, para que todos saibam o que escreveu e que resposta recebeu.
Apagar um tópico com resposta(s) não deverá ser possivel, mas o mesmo ser removido para o Cofre se for caso disso.
Esta a minha opinião.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Celestino »

mauri Escreveu:Uma mensagem ou tópico aberto poderá ser apagado ou modificado desde que não tenha intervenção (resposta). Logo que haja uma resposta à mensagem anterior deverá ser trancada porque a resposta foi dada ao que foi escrito e se for modificada a resposta dada já não é ao que estava escrito e não tem o mesmo sentido.
Nem precisa alteração do moderador porque se alterar o que escreveu a resposta dada não vai incidir sobre o que escreveu antes.
Pode nesse caso fazer alteração ou retificação com nova mensagem ou citação, para que todos saibam o que escreveu e que resposta recebeu.
Apagar um tópico com resposta(s) não deverá ser possivel, mas o mesmo ser removido para o Cofre se for caso disso.
Esta a minha opinião.
Parece porreiro assim. Tem lógica. Era basicamente a sugestão do RJSC penso eu...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por serges »

Exactamente Celestino concordo com a opção exposta...

Quanto as guerrinhas nem comento!

Quanto ao Njay a tua opção é válida mas não funciona pois como sabes temos um alojamento limitado e tem custos o aumento do mesmo não é possível adicionar todas as edições que cada um faz ao seu post do ano passado ou de há 6 meses...

Volto a dizer seria interessante durante x tempo estar disponível essa ferramenta, quanto a liberdade acho que estás a ser injusto ninguém te privou de nada neste forum pelo contrario...

Vamos nos concentrar na solução e não em criar mais problemas!

venham mais opiniões e soluções!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Mumia »

bom... vamos por partes.... concordo que a edição deveria ser maior no espaço temporal, pois mal haja uma resposta é impossivel alterar algum erro ou falta de informação (apesar que 30 dias penso ser muito) algo como 1 dia ou 2, em casos mais excepcionais os moderadores conseguem sempre faze-lo, (penso que não é por aí que o gato vai as filhoses)

Quanto à frase do Njay " se alguém viu essa acusação escrita, apresentava-se como testemunha." não querendo entrar em picardias nem algo parecido, mt menos "atacar" o Njay.... Isso é tipo utopia... :lol: :lol: :lol: as pessoas ja nem quando está mais que comprovado que sao reais testemunhas querem ir qt mais voluntarios :lol: :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Bloqueio da edição de tópicos após alguns minutos

Mensagem por Esteves »

Boas!

Eu já fui Admin de alguns fóruns, e esta situação é um pau de 2 bicos, quanto a situação datilografia e ortografia, umas delas até é fácil de resolver, é inserir um corretor de ortográfico, já a outra não é fácil, isto em forma automática, mas como já foi dito por aqui e bem, os moderadores de secção teem essa ferramenta para o fazer, eu já o fiz aqui neste fórum mais de que uma vez, e até hoje o MOD não meteu qual quer entrave, pode é acontecer o MOD não estar há hora que nós precisamos, mas isso já nós sabemos, podemos sempre ver se um global está online e pedir a ele.
Como também já foi dito por aqui a edição é algo que vem trazer alguns problemas, se a edição for feita antes de ter alguma resposta, tudo bem julgo que aqui pode e deve ser alterável, mas depois de uma resposta ai já pode induzir os leitores em erro, julgo que a melhor forma é mesmo pedir a um MOD para alterar caso a alteração se enquadre no contexto, ou então fazer um quote da mesma com as alterações pretendidas.

A sobrevivência de um fórum é um bom entendimento e organização de todos.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”