Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum

Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

jmal Escreveu:portanto o primeiro orçamento dava 400 euros, o segundo pouco mais de 200, portanto não perdes nada em tentar mais uma vez, mas parece-me que o segundo não está esticado, apenas a mão de obra, mas reparem que o gajo que trabalha, tem de ganhar para ele, para o patrão, para a menina do escritório e até para a srª da limpeza, e depois ainda levam com o fisco em cima. não é fácil.
pois.. não é muito anormal ires a uma casa de informática e pedirem-te 40€ hora para "ver" a máquina.
ninguém trabalha para aquecer mas por acaso entristece-me ver pessoas a quase oferecerem a sua mão-de-obra apenas para ficar com o cliente. isto destrói o mercado, o profissionalismo e a dignidade.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por jmal »

eucurto Escreveu:
jmal Escreveu:portanto o primeiro orçamento dava 400 euros, o segundo pouco mais de 200, portanto não perdes nada em tentar mais uma vez, mas parece-me que o segundo não está esticado, apenas a mão de obra, mas reparem que o gajo que trabalha, tem de ganhar para ele, para o patrão, para a menina do escritório e até para a srª da limpeza, e depois ainda levam com o fisco em cima. não é fácil.
pois.. não é muito anormal ires a uma casa de informática e pedirem-te 40€ hora para "ver" a máquina.
ninguém trabalha para aquecer mas por acaso entristece-me ver pessoas a quase oferecerem a sua mão-de-obra apenas para ficar com o cliente. isto destrói o mercado, o profissionalismo e a dignidade.
<mode off-topic on>

era mesmo sobre isso que estava a falar, existe por ai muito pessoal que dá orçamentos baixos, ganham o cliente, mas perdem em todo o resto, não têm condições de trabalho, material de baixa qualidade, como tal o cliente fica prejudicado, e ainda lixam os outros.

<mode off-topic off>
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por tavares »

eucurto Escreveu:
tavares, das 2 empresas que me contactaram para orçamentar, tive propostas diferentes. a empresa "a" faz a ligação para a minha garagem a partir duma caixa de derivação, enquanto que a "b" diz que isto não é possível e que tem de ser feita a "puxada" a partir do quadro eléctrico do condomínio (garagens), levando lá um disjuntor para cada garagem.

a "b" também me disse que só há necessidade de chamar a certiel (e pagar 200€) caso a instalação/ligação seja feita pela edp. e que esta que vamos fazer não precisa de inspecção por vai ser feita conforme as regras das instalações eléctricas.

o que te parece?
a proposta da empresa "b" é a mais correcta e segura, mas "toda a alteração a uma instalação eléctrica existente deve ser vistoriada pela certiel" isto é o que diz a lei mas que normalmente não se cumpre desde que não seja uma alteração radical e não ponha em risco pessoas e bens e desde que se saiba o que se está a fazer e com profissionalismo, aqui no teu caso é prefeitamente dispensável.

pagar 200€ por uma vistoria da certiel?

isso é falso porque uma vistoria da certiel custa exactamente 49,68€.

quanto ao orçamento agora parece-me bem com excepção da mão de obra que está muuuuuuuuuuuiiiiito alta.

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por hmgp »

tavares Escreveu:
eucurto Escreveu:
tavares, das 2 empresas que me contactaram para orçamentar, tive propostas diferentes. a empresa "a" faz a ligação para a minha garagem a partir duma caixa de derivação, enquanto que a "b" diz que isto não é possível e que tem de ser feita a "puxada" a partir do quadro eléctrico do condomínio (garagens), levando lá um disjuntor para cada garagem.

a "b" também me disse que só há necessidade de chamar a certiel (e pagar 200€) caso a instalação/ligação seja feita pela edp. e que esta que vamos fazer não precisa de inspecção por vai ser feita conforme as regras das instalações eléctricas.

o que te parece?
a proposta da empresa "b" é a mais correcta e segura, mas "toda a alteração a uma instalação eléctrica existente deve ser vistoriada pela certiel" isto é o que diz a lei mas que normalmente não se cumpre desde que não seja uma alteração radical e não ponha em risco pessoas e bens e desde que se saiba o que se está a fazer e com profissionalismo, aqui no teu caso é prefeitamente dispensável.

pagar 200€ por uma vistoria da certiel?

isso é falso porque uma vistoria da certiel custa exactamente 49,68€.

quanto ao orçamento agora parece-me bem com excepção da mão de obra que está muuuuuuuuuuuiiiiito alta.
vá lá, não sou o único a achar o mesmo sobre a mão de obra...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

hmgp Escreveu: vá lá, não sou o único a achar o mesmo sobre a mão de obra...
ontem tive lá mais 2 e o orçamento ainda é mais elevado, 330 + iva.

bom mas com isto tudo já sei um pouco de instalações eléctricas!! uau! quase já podia ser biscateiro.

bom, mas algo em comum todos dizem, cada disjuntor de tomadas pode ter até 8 tomadas. como o que lá tá ainda tem só 4, a minha vai ser aproveitada duma caixa de derivação de tomadas perto da minha garagem. quando atingir as 8 tomadas, basta por um outro disjuntor e toca a somar tomadas.
a empresa passa um termo de responsabilidade pela instalação para garantir que tudo está legal e feito conforme as normas. isto é fixe!

agora só me falta partilhar esta info na reunião logo e depois arranjar quem me faça isto mais barato... jasus!! que chulisse!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por O_volt »

luxos é assim: ter uma estação serviço na garagem onde podes atestar quando queres....
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

bem, vou começar este post com um grande looooooooool de indignação e piada.

a reunião de condóminos correu como eu esperava: mal!
houve indivíduos que activaram o "descarregador de frustração de vida quotidiana mesquinha" e depois de eu explicar tudo direitinho como se podia fazer a instalação, começaram a colocar entraves, do tipo, "falta de segurança", "depois vai haver quem mete isso e não paga o consumo", "vão fazer industrias na garagem", "eu à 2 anos quis algo igual e foi completamente proibido", "o que foi falado era meter um contador da edp (na acta não fala na edp..)".. brutal!!

então começo a perceber que aquela malta prefere que eu faça como devem lá estar a fazer uns espertos e ninguém lhes diz nada, que é aproveitar a cablagem da iluminação e pôr uma tomadinha!

isto meus caros, só prova a cultura latina, do gamanço, da hipocrisia, da paz podre e dos brandos e falsos costumes. quando se tenta fazer as coisas bem feitas é este o resultado.. só de me lembrar daqueles olhares carregados de ódio até dói..

apesar de ter ficado em acta a minha proposta de instalação, falta saber se a acta vai ser assinada ou vai ao charco.

o que me resta é desistir da mota ou meter um contador da edp.. a custar tanto como uma mota, não?

viva portugal!!

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por hmgp »

eucurto Escreveu:bem, vou começar este post com um grande looooooooool de indignação e piada.

a reunião de condóminos correu como eu esperava: mal!
houve indivíduos que activaram o "descarregador de frustração de vida quotidiana mesquinha" e depois de eu explicar tudo direitinho como se podia fazer a instalação, começaram a colocar entraves, do tipo, "falta de segurança", "depois vai haver quem mete isso e não paga o consumo", "vão fazer industrias na garagem", "eu à 2 anos quis algo igual e foi completamente proibido", "o que foi falado era meter um contador da edp (na acta não fala na edp..)".. brutal!!

então começo a perceber que aquela malta prefere que eu faça como devem lá estar a fazer uns espertos e ninguém lhes diz nada, que é aproveitar a cablagem da iluminação e pôr uma tomadinha!

isto meus caros, só prova a cultura latina, do gamanço, da hipocrisia, da paz podre e dos brandos e falsos costumes. quando se tenta fazer as coisas bem feitas é este o resultado.. só de me lembrar daqueles olhares carregados de ódio até dói..

apesar de ter ficado em acta a minha proposta de instalação, falta saber se a acta vai ser assinada ou vai ao charco.

o que me resta é desistir da mota ou meter um contador da edp.. a custar tanto como uma mota, não?

viva portugal!!

felizmente já não me lembro do que isso é, reuniões de condomínio...

foi outra das grandes vantagens de ter saido de lisboa e ter construído uma vivenda.

força eucurto, não desistas da mota.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

hmgp Escreveu:
felizmente já não me lembro do que isso é, reuniões de condomínio...

foi outra das grandes vantagens de ter saido de lisboa e ter construído uma vivenda.

força eucurto, não desistas da mota.
se soubesses as vezes que já me apeteceu comprar um contentor da toyota e espeta-lo num terreno...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por serges »

eucurto Escreveu:bem, vou começar este post com um grande looooooooool de indignação e piada.

a reunião de condóminos correu como eu esperava: mal!
houve indivíduos que activaram o "descarregador de frustração de vida quotidiana mesquinha" e depois de eu explicar tudo direitinho como se podia fazer a instalação, começaram a colocar entraves, do tipo, "falta de segurança", "depois vai haver quem mete isso e não paga o consumo", "vão fazer industrias na garagem", "eu à 2 anos quis algo igual e foi completamente proibido", "o que foi falado era meter um contador da edp (na acta não fala na edp..)".. brutal!!

então começo a perceber que aquela malta prefere que eu faça como devem lá estar a fazer uns espertos e ninguém lhes diz nada, que é aproveitar a cablagem da iluminação e pôr uma tomadinha!

isto meus caros, só prova a cultura latina, do gamanço, da hipocrisia, da paz podre e dos brandos e falsos costumes. quando se tenta fazer as coisas bem feitas é este o resultado.. só de me lembrar daqueles olhares carregados de ódio até dói..

apesar de ter ficado em acta a minha proposta de instalação, falta saber se a acta vai ser assinada ou vai ao charco.

o que me resta é desistir da mota ou meter um contador da edp.. a custar tanto como uma mota, não?

viva portugal!!

boas, como eu te compreendo, eu vou fazer algo diferente já tenho um contador da edp selado, comprei na ecomotores e vou simplesmente ligar a uma tomada e a mota por sua vez sempre ao contador já que assim é contabilizado...
no meu condominio damos nos razoavelmente bem por isso espero que o bom senso e a explicação seja suficiente, pois o pessoal liga lá os seus belos aspiradores e enceradores a tomada do condominio e não contabilizam tal!

vamos ver!

tenta com calma as coisa e explica como queres proceder, mais tenta demostrar como funcionam as coisas e tenta mostrar o reverso da moeda já que vais estar a pagar a despesa total do que fazes!!! metes uma fechadura na tua tomada etc etc, pois se permitem outros artigos eléctricos podes bem exigir tal... ou todos ou nenhum, sendo que tu propoes te a pagar!

caso necessites de ajuda posso mostrar te alguns exemplos práticos... de outros...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por O_volt »

e no trabalho não tens hipótese?

onde vais deixar a mota qdo fores trabalhar? na rua? na garagem? tenta encontrar no zona, alguém de confiança onde possas usar um medidor banal e albergar lá a mota...sei lá...olha, temos um cliente que usa um kiosque de jornais, hein! que achas?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

o_volt Escreveu:e no trabalho não tens hipótese?

onde vais deixar a mota qdo fores trabalhar? na rua? na garagem? tenta encontrar no zona, alguém de confiança onde possas usar um medidor banal e albergar lá a mota...sei lá...olha, temos um cliente que usa um kiosque de jornais, hein! que achas?
no trabalho devem permitir, tenho de falar, mas não me chega. gosto da liberdade e vou ter de arranjar maneira. como pretendo continuar nakele apartamento, secalhar a via edp até justifica. só tendo orçamento é que posso decidir.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por marcopns »

o_volt Escreveu:e no trabalho não tens hipótese?

onde vais deixar a mota qdo fores trabalhar? na rua? na garagem? tenta encontrar no zona, alguém de confiança onde possas usar um medidor banal e albergar lá a mota...sei lá...olha, temos um cliente que usa um kiosque de jornais, hein! que achas?
o_volt aqui tens uma excelente ideia para a predator, um pack de a123 extraíveis. 30ah ja dava para uns 50km a fundo, e pesa uns 20kg... que tal?

eucurto
nao podes mandar um cabo pela janela? com um desses carregadores rápidos, 30 - 40mnts tava carregada


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por O_volt »

e quem disse que não dava para fazer?
nas bicicletas já se faz!
então com 1 pack de a123 ainda melhor!
por acaso a predator tem essa vantagem, com facilidade podemos inventar um compartimeto de fácil acesso às baterias. mas tinha que ser 1 pack pequeno! e ele tinha que andar com 1 carregador atrás! bastava um 20s10p (66v23ah), saõ 200 celulas, dá 14kg
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por rocker_pt »

é incrível o comportamento dos condóminos. mas em todos os condomínios é igual.
esses condóminos quando estão longe do condomínio, até são pessoas bacanas. mas quando os reúnem numa reunião do seu prédio chamada reunião de condomínio, são o puro egoísmo! mesmo que algo seja indiferente para eles, sabendo que alguém tira benefício desigual, fazem tudo para que o outro nada consiga, pois ele está a ter mais vantagem do que os outros.
é lamentável, simplesmente lamentável esta face do ser humano. existem pessoas que são tão limitadas, tacanhas, mesquinhas e inúteis que quanto a essas nada há a fazer.
Última edição por rocker_pt em segunda jan 18, 2010 3:41 pm, editado 1 vez no total.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por O_volt »

rocker_pt Escreveu:é incrível o comportamento dos condóminos. mas em todos os condomínios é igual.
esses condóminos quando estão longe do condomínio, até são pessoas bacanas. mas quando os reúnem numa reunião do seu prédio chamada reunião de condomínio, são o puro egoísmo! mesmo que algo seja indiferente para eles, sabendo que alguém tira benefício desigual. fazem tudo para que o outro nada consiga, pois ele está a ter mais vantagem do que os outros.
é lamentável, simplesmente lamentável esta face do ser humano. existem pessoas que são tão limitadas, tacanhas, mesquinhas e inúteis que quando a essas nada há a fazer.
dor de cotovelo!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por marcopns »

o_volt Escreveu:e quem disse que não dava para fazer?
nas bicicletas já se faz!
então com 1 pack de a123 ainda melhor!
por acaso a predator tem essa vantagem, com facilidade podemos inventar um compartimeto de fácil acesso às baterias. mas tinha que ser 1 pack pequeno! e ele tinha que andar com 1 carregador atrás! bastava um 20s10p (66v23ah), saõ 200 celulas, dá 14kg
nas motas tínhamos o problema do peso, as ts ainda sao bastante pesadas... mas com as a123 ta resolvido. com 66v23ah deve dar para uns 40km, nao é muito, mas resolvias o problema de muuuiita gente: carregar em apartamento. portanto... muitos potenciais clientes...
o carregador podia ficar "amarrado" ao pack


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por O_volt »

marcopns Escreveu:
o_volt Escreveu:e quem disse que não dava para fazer?
nas bicicletas já se faz!
então com 1 pack de a123 ainda melhor!
por acaso a predator tem essa vantagem, com facilidade podemos inventar um compartimeto de fácil acesso às baterias. mas tinha que ser 1 pack pequeno! e ele tinha que andar com 1 carregador atrás! bastava um 20s10p (66v23ah), saõ 200 celulas, dá 14kg
nas motas tínhamos o problema do peso, as ts ainda sao bastante pesadas... mas com as a123 ta resolvido. com 66v23ah deve dar para uns 40km, nao é muito, mas resolvias o problema de muuuiita gente: carregar em apartamento. portanto... muitos potenciais clientes...
o carregador podia ficar "amarrado" ao pack
como costumo dizer: os clientes cantam, e nós dançamos.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

rocker_pt Escreveu:é incrível o comportamento dos condóminos. mas em todos os condomínios é igual.
esses condóminos quando estão longe do condomínio, até são pessoas bacanas. mas quando os reúnem numa reunião do seu prédio chamada reunião de condomínio, são o puro egoísmo! mesmo que algo seja indiferente para eles, sabendo que alguém tira benefício desigual. fazem tudo para que o outro nada consiga, pois ele está a ter mais vantagem do que os outros.
é lamentável, simplesmente lamentável esta face do ser humano. existem pessoas que são tão limitadas, tacanhas, mesquinhas e inúteis que quando a essas nada há a fazer.
pois é rocker... é muito triste.

fiz o pedido de orçamento para instalação da edp e claro a resposta foi que era um processo moroso e caro.. fixe..
entretanto lançaram a ideia de passar um cabo directamente do meu quadro de casa lá para baixo pá garagem. isto era ouro sobre azul...

como não tenho de raiz uma ligação directa, uma das empresas disse que tinha de passar um cabo do quadro interno até ao contador usando o tubo nativo, depois do contador (1º. andar) desce até ao quadro geral (rés do chão) e desse geral desce ao quadro eléctrico do condomínio para depois ir até à minha garagem.
garantiram que fazer isto é legal, só que fica é mais caro do que a minha 1ª opção, não pelo material mas pela mão-de-obra porque demoraria algumas horas. pá mas se der.. já topo a tudo.


Autor do tópico
eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Ajuda na escolha do contador (potência contratada).

Mensagem por eucurto »

update:

bom dia.

bom, isto se estava a correr bem, agora ficou a correr melhor!
tivemos durante 2 anos administração interna e estava tudo a correr na direcção de então fazer a montagem dum contador parcial na minha garagem mas com uma ou duas vozes discordantes com argumentos pouco coerentes.

entretanto as pessoas desistiram e passou-se para administração externa feito por uma empresa. ora na sexta tivemos reunião de apresentação da empresa e o assunto dos contadores veio à baila. blá blá blá chegou-se ao fim com tudo a voltar à estaca zero! ou seja, não posso meter nada. existem mais 3 ou 4 pessoas que também querem mas tem de ser tudo legauzinho direitinho à missionário mesmo!

a empresa trouxe dados novos: a colocação destes contadores parciais são uma "obra de inovação" o que obriga a um quórum de 3/4 dos moradores. brutal!
a sugestão que deram foi realizar 1º. uma reunião informal para se delinear bem como se vai proceder à colocação, por quem, custos e a forma de pagamento. por alto, falam em ter um disjuntor ao lado do contador com uma porta com chave para o caso do vizinho não pagar poder cortar-lhe o acesso. falam em construir um quadro eléctrico especifico para as garagens, em ter cada garagem um disjuntor. lool
só depois de na reunião informal se delinear bem todo este esquema é que posso ir de porta em porta com um documento explicativo de todo o processo para conseguir os tais 3/4 para aprovação da obra. lool

é este o meu diário de bordo. já tenho capacetes em casa, ainda não tenho a mota e a minha vontade é partir tudo e vir pó trabalho na multipla, sem escape, e sempre em 3ª a fundo, a fazer a maior poluição possível a ver se mato esta gente toda e rápido! se escrevesse aqui o que vai na alma, o administrador tinha de me banir do planeta.

ps: alguém daqui que perceba de leis, pergunto: posso fazer a instalação do contador da edp sem ter de falar com aqueles...?

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”