PORTO - SCOOTER PARADE

Marque aqui os encontros relacionados com energias renováveis e ambiente. (almoços, cafezinhos, conferências, visitas, cursos, etc...)
Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por pafi »

E mais umas caras conhecidas.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Mumia »

eepaaaaaaaa alguém dizia que se notou que a PCX foi o scooter mais vendida, eu diria que aquilo estava cheio de Vespas isso sim!!! :o :shock:

estavam lá scooter's muito giras mesmo, mas mas mas as mais bonitas eram umas que vi pelas fotos que não tinham escape 8-)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Volt »

RJSC Escreveu:Aqui na zona de Aveiro a realidade é muito diferente (...)
Os carteiros por aqui usam 125cc de carburador para entregar o correio... Assim como os estafetas.
Os entregadores de pizzas andam em 50cc e 125cc de carburador também...
Bom, assim já temos dados concretos para falar. As chinesas são um cancro, concordo. Mas vendem-se pouco e duram muito pouco. Poluem e, além de gases e óleo, largam peças pelo caminho com demasiada frequência. Essa é uma das razões porque gosto tanto delas. Mas o resto é outra conversa.

Nas últimas décadas(!) as motas mais vendidas são a quatro tempos e de injecção. O parque de motas nacional é, obviamente, na esmagadora maioria, composto por elas. Quanto às motas dos correios, dos estafetas e dos entregadores de pizzas, tens de me dizer quais são. Aqui, as pizzas são entregues em motos Honda de injecção e a quatro tempos. São vermelhas e exactamente iguais a uma das que tenho na garagem. Os correios e estafetas, só sabendo quais são. Mas mesmo que fossem todas a dois tempos ou de carburadores, dificilmente os correios e estafetas são a esmagadora maioria de algo mais do que os tipos que largam cartas e pacotes de manhã. Além de que, olhando para alternativas (se as quatro rodas fossem alternativa), o parque automóvel deles, não é, certamente, um exemplo ao nível de emissões...

A realidade é outra. As motas são a melhor solução de mobilidade para qualquer cidade, excluindo os transportes públicos. Sem carros a fazer fila, grande parte deles parados mas a trabalhar, as emissões reduziriam-se. Este género de eventos deve ser notado e publicitado com factos reais. E deve ser altruísta todo e qualquer interesse. Os aproveitadores destas coisas é que deviam ter vergonha. Especialmente se nada acrescentam a elas. E interesses próprios não são acrescento, bem pelo contrário.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Emanuel Couto »

RJSC Escreveu:Sinceramente neste momento, pela nossa saúde é preferível CI's de 4 rodas a CI's de 2 rodas nas cidades...

Completamente em desacordo...!!!
Para circular numa cidade, ou qualquer outra parte com muito trânsito, uma moto é efetivamente um transporte mais prático  comparativamente a um carro, pois eu tenho os dois meios de transporte.

Este facto deve-se a ser um transporte com menos volume, logo menos área ocupada, mais facilidade de manobra, etc...

Naqueles países asiáticos, nas cidades com milhares de pessoas a circular ao mesmo tempo (onde a maioria são motos) se fossem carros, nem cabiam nas estradas...

Em relação à poluição!
Carro= motor mais potente (mais poluição)

Carro= podendo transportar (5) pessoas (ocupando mais espaço na via pública) muitas das vezes só traz (1) pessoa (desperdício de energia/poluição desnecessária)

A maior parte das motos atuais são a (4T) com injecção eletrónica, com raras excepções.

Acho que há uma directiva que proíbe a venda de motos com carburador! atendendo às novas regras de redução de emissão de poluentes na Europa.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por RJSC »

Emanuel Couto Escreveu: Acho que há uma directiva que proíbe a venda de motos com carburador! atendendo às novas regras de redução de emissão de poluentes na Europa.
Continuam a vender-se. Olha aqui um exemplo:
http://www.keewaymotor.pt/?op=produtos&mn=6&id=84

Isso passa-se com carros, que têm que fazer controlo de emissões regularmente nas IPO.

O problema resolvia-se bem obrigando as motos a fazerem a inspeção de controle de emissões, as que poluem por 2 carros ou arranjavam maneira de resolver o problema ou deixavam de circular.

Hoje contei os veículos de 2 rodas de combustão com que me cruzei pelo caminho: 5 scooters 50cc 2T, 3 motos 50cc 2T nacionais (Sachs), 1 Yamaha DT 50 (2T carburador), 2 scooters "contemporâneas" de 4T chinesas.
Só em Aveiro vi uma SYM estacionada.

É assim a realidade onde moro.

Acho muito bem que andem de moto, mas se for elétrica. Agora com as CI que todos os dias vejo nas ruas por onde passo, prefiro que me metem 5 carros à frente.

Aqui pela zona Norte fora das grandes áreas metropolitanas as motas velhas são o que mais se vê. O pessoal aqui tem uma mota velha para andar quando faz bom tempo e um carro ou então se não tem dinheiro para um carro anda com a mota velha até cair aos pedaços. Muitos para os poucos quilómetros que fazem com as motas velhas CI acabam por trocar para as bicicletas elétricas de 250W que são tão comuns aqui (só perdem em número para as scooters 50cc 2T).
O pessoal com posses anda a restaurar Vespas 2T, e nacionais 2T 50cc.
Por aqui veículos de 2 rodas são usados para fazer "os recados" de curta distância até 10 ou 20 km. A minha avó tem uma scooter Yamanha 2T 50cc e nunca fez mais de 20 km seguidos com ela.

Este blog tem uma descrição que se encaixa muito bem na minha área de residência:
As velhas Zundapp, Sachs e Casal que noutros tempos fizeram furor e que fazem parte integrante da história motorizada de Portugal e de uma época, ainda são muito visíveis nestas estradas secundárias, deixando atrás de si um rasto de fumo característico de motores a dois tempos.
http://estradanacional2chavesfaro.blogs ... regua.html
Última edição por RJSC em segunda out 06, 2014 11:35 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Emanuel Couto »

Se continuam a vender (fazem mal....) Na tua opinião só circulavam elétricas, as restantes ficavam na garagem... :lol:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por RJSC »

Emanuel Couto Escreveu:Se continuam a vender (fazem mal....) Na tua opinião só circulavam elétricas, as restantes ficavam na garagem... :lol:
Elétricas e as CI teriam que ter sistemas de controlo de poluição equivalentes aos dos carros como por exemplo as PCX 125 que têm injeção eletrónica e catalisador.
Se elas são a maioria nas grandes áreas metropolitanas do Porto e Lisboa têm o meu apoio mas nas fotos da scooter parade ainda vi muita vespa velha 2T...

Passo semanas seguidas sem apanhar pelo caminho um carro sem injeção eletrónica, mas motas apanho diariamente.
Agora que vos expliquei o estado da coisa na minha zona espero que percebam a minha reação inicial.

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por ricardocruzs2 »

Bem, uma das conclusões que estou a tirar do pensamento do RJSC é que ele quer que aqueles velhinhos que só tem como o único meio de transporte uma zundapp, famel, e que inclusive se faz transportar a ele e com a esposa para irem às compras, consultas médicas, farmácia e tudo mais alguma coisa comprem uma mota electrica, ou melhor, eles que mal dinheiro tem para comer comprem um leaf...
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por RJSC »

ricardocruzs2 Escreveu:Bem, uma das conclusões que estou a tirar do pensamento do RJSC é que ele quer que aqueles velhinhos que só tem como o único meio de transporte uma zundapp, famel, e que inclusive se faz transportar a ele e com a esposa para irem às compras, consultas médicas, farmácia e tudo mais alguma coisa comprem uma mota electrica, ou melhor, eles que mal dinheiro tem para comer comprem um leaf...
A maior parte desses velhinhos por cá já se converteu para as bicicletas elétricas de 250W. O dinheiro da gasolina e reparações na oficina de motas da esquina ao fim do ano dá para comprar a bicicleta. É malta mais nova que anda com as zundapps fameis e DTs.
As oficinas de motas de esquina por aqui agora têm quase todas bicicletas elétricas à venda.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por jmal »

RJSC Escreveu:
ricardocruzs2 Escreveu:Bem, uma das conclusões que estou a tirar do pensamento do RJSC é que ele quer que aqueles velhinhos que só tem como o único meio de transporte uma zundapp, famel, e que inclusive se faz transportar a ele e com a esposa para irem às compras, consultas médicas, farmácia e tudo mais alguma coisa comprem uma mota electrica, ou melhor, eles que mal dinheiro tem para comer comprem um leaf...
A maior parte desses velhinhos por cá já se converteu para as bicicletas elétricas de 250W. O dinheiro da gasolina e reparações na oficina de motas da esquina ao fim do ano dá para comprar a bicicleta. É malta mais nova que anda com as zundapps fameis e DTs.
As oficinas de motas de esquina por aqui agora têm quase todas bicicletas elétricas à venda.

Concordo que é um flagelo, mas cada vez mais vão circular veículos velhos nas estradas, até porque têm incentivos, aos 25 anos deixam de pagar imposto de circulação, e o seguro fica mais barato.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por O_volt »

Acho que estão a confundir as coisas.
Eu costumo ir a encontros de motorizadas e motos antigas.
Aquilo é que é vaporizar óleo.
Eu vou numa Vespa 125 de 1986...que faz cerca de 200kms por ano....aliás tem apenas 12000kms em 28 anos.
Tal como as outras todas estão paradas..."mexem-se" às vezes. Todos os participantes não costumam sequer andar nelas.
Mas, depois, ao longo do ano, andam em CI poluentes....até podem andar de transporte público, mas por cá os autocarros têm uns 30 anos e largam tonenaladas de micro partículas.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por t3lmo »

E mais uma reportagem (mas sem elétricas)...

https://www.facebook.com/video.php?v=857074187666439
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por MVS »

Não seja por isso.

Eis as eléctricas na Scooter Parade - Porto 2014:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=C1-EPaoIxCE#t[/youtube]


Link


Link
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por serges »

Muito bonito os vídeos.
Parabéns pelo encontro foram bem representadas as electricas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Jorge Rocha »

Neste ultimo video esteve o RVS a fazer 3 coisas ao mesmo tempo durante uns 5 minutos:
Conduzir
Filmar
Empurrar uma mota que tinha ficado sem electrões a 2 km do final.

Valente braço! Obrigado RVS.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Emanuel Couto »

Os vídeos ficaram muito fixes...
Belo passeio ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Jorge Rocha »

RJSC Escreveu:Aqui na zona de Aveiro a realidade é muito diferente: as motos que mais se vêm na rua são scooters chinesas 2T (novas e velhas) e 50cc nacionais velhas (famel, zundapp, sachs) etc...
Numa área de muitos quilómetros à minha volta só há disso... Tanto que nos postos de gasolina aqui ainda se encontram bombas de gasolina de mistura.
Gente aqui da zona como o Jorge Rocha podem-te confirmar.
Assim como muita bicicleta elétrica chinesa de 250W (quase todo o pessoal que cá vem de Lisboa ou Porto fica admirado com a quantidade).

As motas que eu mais apanho pelo caminho diariamente são 50cc 2T chinesas e as nacionais velhas... As bicicletas elétricas de 250W existem em maior número que as 50cc nacionais mas em menor número que as 50cc chinesas.
Os carteiros por aqui usam 125cc de carburador para entregar o correio... Assim como os estafetas.
Os entregadores de pizzas andam em 50cc e 125cc de carburador também...

Assim como que por cá não existe um único autocarro a gás natural e no Porto mais de metade da frota da STCP é de Gás Natural.

Falo do que vejo todos os dias por aqui, mas obviamente não moro em Lisboa nem no Porto.
Nada melhor do que conhecer-te pessoalmente RJSC, para te poder compreender em pleno.
Aceito tua forma de ver as coisas, porque sei que fazem sentido dado a tuas vivências.
Por os utilizadores serem de diferentes áreas, por vezes têm dificuldade em sentir o que o outro está a tentar dizer, correndo o risco até de se ser mal interpretado.

Mesmo eu não tendo nenhum carro há mais de 3 anos, consigo concordar a 100% em tudo o que disseste.
Mas claro, cada um terá a sua opinião e nada contra, pois pode até fazer muito mais sentido em sua terra.
A capacidade de nos aceitarmos uns aos outros, mesmo que com outras ideias, faz de nós também seres mais completos.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Volt »

Eu percebo o ponto de vista, mas não concordo por razões óbvias. Comparar motos que nem 10 km devem fazer por dia, com carros que fazem muito mais, e dizer que as motos poluem o dobro, quando estão infimamente menos tempo na estrada, não me parece lógico. Seja como for, Aveiro até tem alguma boa cultura motociclista com várias motos modernas e menos poluentes que essas de que falaram. Ainda há dois dias estive a rever fotos de uma das últimas viagens que fiz a essa belíssima terra. Eram muitos os motociclistas e suas motos. Recordei devido à saudade de um amigo com um grande coração, que faria 47 anos, não fosse esse mesmo órgão o ter traído numa madrugada.

Por mim, encerro o tema. Já fiz o "dever" que sinto de "dar nas orelhas" quando me parece injusta a crítica e agora até me parece estarmos a exagerar no sentido contrário, de crítica à crítica, invertendo a injustiça.

Que se dê relevo ao que de bom estes eventos trazem, é o meu desejo.

Tenho fome, quero vinho. Aqui vai um brinde a um saudoso bom humor.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: PORTO - SCOOTER PARADE

Mensagem por Mumia »

ehehehe bem loucos os videos :) :) obrigado MVS! :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Encontros e Eventos”