Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por CrOhN »

Então e uma bateria só avaria dessa forma? Como "casas" as capacidades? Em baterias novas e iguais, já é o que é. Imagino numa miscelânea como a que pretendes fazer!

Perdoa-me o cepticismo. Mas como disse, tem tanto por onde correr mal!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

CrOhN Escreveu:Então e uma bateria só avaria dessa forma? Como "casas" as capacidades? Em baterias novas e iguais, já é o que é. Imagino numa miscelânea como a que pretendes fazer!

Perdoa-me o cepticismo. Mas como disse, tem tanto por onde correr mal!
http://repackr.com

O balanceamento é fundamental ao arranque na série, no paralelo basta estarem com voltagens equilibradas, entretanto estando em circuito elas vão auto balanceado.
O resto do balanceamento prossegue com o BMS.

Eu converso e respondo a tudo o que perguntarem e eu souber, mas podem auto responder a muitas das vossas dúvidas se virem os "tutoriais" dos youtubers que a anteriormente falei e até do senhor português, que não acertando em tudo (em minha opinião) também explica bastantes coisas que são factuais.

A minha formação profissional nada tem a ver com eletrónica/eletricidade.
Apenas tenho um avô radioamador que toda a vida me explicou coisas nestes assuntos e a curiosidade de explorar e enriquecer a mente com estes auto-didatas.
Este projecto é o primeiro de decidi empreender em larga escala.

Informei-me no olx que vendem um inverter como o que quero, com 10 paineis poli, 275w por 3649 com material para montar (não percebi se a montagem está incluida.
A juntar 1000€ e ter 10kw de lítio... sistema montado por 4649 (mais uns paineis decerto) agrada-me, pois de facto falamos do conjunto pelo preço das baterias!

Boas amperagens a todos :)
Última edição por Blastars em quarta dez 19, 2018 11:16 am, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por CrOhN »

O que é factual é que as celulas podem e irão falhar. Tudo o resto...

Eu só vejo baterias usadas a serem viáveis em paralelo, e mesmo assim. Em série, tenho sérias duvidas. Talvez com uma margem de segurança nunca fazer descargas superiores a 50%.


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

CrOhN Escreveu:O que é factual é que as celulas podem e irão falhar. Tudo o resto...

Eu só vejo baterias usadas a serem viáveis em paralelo, e mesmo assim. Em série, tenho sérias duvidas. Talvez com uma margem de segurança nunca fazer descargas superiores a 50%.
Veremos, há inúmeras powerwalls diy pelo mundo com construções bem mais deficitárias e inseguras que o que estou a fazer e funcionam.

Só o Peter Australiano já vai em 50kw sem problemas e nem usou fusíveis!
Já usei diversas baterias em packs com multi-químicas em modelismo e até agora respondem bem.

Óbvio que falham, senão eu não apanhava packs novos Dell, Sony, Toshiba, Lenovo... com um BMS avariado ou uma célula "babada" e todas as outras por vezes com ligeiramente mais capacidade que a anunciada para o modelo.

Até o meu pack da Trina pode falhar e para isso um já morreu e seguiu para a garantia e este segundo estou a ver quando falhará.
O que sei é que quando o meu falhar, eu posso reparar na hora em que esteja presente.

Agora pensemos de uma forma diferente, "out of the box"
Se em vez de 4 baterias de Pb ciclo profundo temos 1400 ou mesmo mais para distribuir o esforco, que exigência é feita a cada elemento da bateria?
As de chumbo só 4 aguentam maus tratos e o lítio não?
E os sistemas solares com baterias de chumbo usadas de automóveis, recuperadas com um pó chinês para desoxidar os elétrodos? Não são feitos há anos com resultados positivos?
Portanto se ligar uma torna de 2000w ou um aquecedor da mesma potência no máximo, dá 2000w/1400=1,428w por elemento
Ora se cada uma consegue dar MUITO mais que 2w... qual é o factor de falha?
Tenho uma Shisha electrónica que funciona com 2 baterias destas, sempre usei recuperadas de todas as marcas/modelos e a potência é se não me engano entre 100 a 125w, para DUAS. Se puxar 10000w em 1400 tiro 7,15w de cada...

Continuo com argumentos partilhados por outros DIY'ers a funcionar e com os meus estudos na matéria e cálculos (para mim) a bater certo e sem visualizar esses riscos tremendos de falha catastrófica sem um curto circuito inflingido acidentalmente.

Mas pronto, eu gosto deste projecto em que me meti e não me importo de por isto perder 1000€ em baterias caso falhem, talvez a bomba não me expluda a casa e mate a mim e à família. E continuo convicto na minha teimosia que vou ser mais um DIY'er com um sistema funcional em vez de um falhado morto/com dinheiro perdido.

Então o engraçado do cepticismo é que eu coloco 14 packs em série com 100 paralelas cada, assim pelo último comentário já não são 1400 possibilidades para correr mal mas somente 14 pois dentro de cada pack estão em paralelo?
Assim sendo a resposta é que os 14 serão balanceados por um BMS eliminando as cargas e descargas não balanceadas!

Entretanto já estão 1200 prontasImagem
Última edição por Blastars em terça dez 18, 2018 5:35 pm, editado 2 vezes no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por CrOhN »

Não me entendas mal. Eu gostaria que tal solução seja viável. Até porque tenho um sistema hibrido. Mas a experiência diz-me que a coisa não é tão linear como parece. E, quando a coisa cria negócio por trás, mais desconfiado fico.

Entretanto, como já tens a coisa bem avançada, seguirei a evolução do teu projecto com curiosidade.

Mantem-nos informados.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Muito bem...

Mais um fantástico projecto com muitos seguidores...

Vamos a resultados!

Quanto aos posts já trato disso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Não tenho pretensões de negócio apenas vendo o que não uso/preciso, mas como arranjo baterias por processar, se quiserem também arranjo para outros. Mas vejamos, demoram a arranjar, pesam e dá trabalho!
E se as facultar, não as terei para mim. Lamento mas ajudo mediante uma mini contrapartida (mesmo mini)... como disse a minha profissão não tem nada a ver com pilhas/eletricidade, nem quero que venha a ter...
Última edição por Blastars em sábado jan 26, 2019 12:04 am, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por pedrosilva »

A esse preço é competitivo com a rede se durar os ciclos necessários.


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

O mais engraçado deste sistema é retirar uma migalha a cada bateria para se ter uma potência aceitável.

No meu caso irei fazer descargas na ordem dos 40% em paralelo com o sistema atual e aproveitar a energia de ambos os sistemas para alimentar a casa e o futuro carro híbrido.... se tudo correr bem será para o início de fevereiro.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Live long and prosper!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider Escreveu: terça dez 18, 2018 11:06 pm https://eu.nkon.nl/rechargeable/18650-size.html
Bom dia MRider, lamento não ter conseguido responder ontem.
Já conheço esse site há uns anos a partir de um vídeo do Jehu Garcia, e gosto muito de o ter em carteira de hipótese.

Mas no meu entender vejamos.

Procurei a que no meu entender tem a melhor relação qualidade preço (opinião pessoal):
Samsung ICR18650-22P 2200mAh - 10A Unidade €1.85x1400= €2,590.00

Estes mais de 1500€ são dinheiro para muita gente, num sistema que não tem a graça de ser auto fabricado, nem permite manutenção em casa e não recicla nada para contribuir para um ambiente mais limpo.
Já mencionei algumas vezes que a ideia de fabricar os meus packs não é só uma questão de poupança.
Mas para quem quer falar só de números, já expliquei que estas baterias FUNCIONAM, já mostrei provas dadas por outros DIY'ers disso mesmo e saem entre 50c e 1€ a unidade, e as minhas já estão abaixo de 70c cada e ainda tenho cerca de 250 baterias para abrir e processar (não metendo na conta as pilhas chinesas boas que aproveitarei para outros projectos que tenho uma caixa cheia delas (modelismo, outros dispositivos elétricos, powerbanks...)).

Portanto, a minha ideia deste post não é convencer ninguém que é barato, nem melhor nem de nada de superioridades.
O objectivo desta partilha é o gosto pelo fazer, o engraçado do ser possível, a reciclagem, a noção dos custos e ter algo feito por nós e neste caso MADE IN PORTUGAL.
Se quiser comprar pilhas novas e todas iguais e usar solda por pontos com chapas de níquel (também tenho uma máquina para isto mas não vou usar) e gastar tanto como uma bateria nova com garantia, compre, faça, se não quiser, não compre, mande fazer, compre feito...

Entenda que aqui a ideia é, aproveitar material bom que irá para o lixo, criar algo por si mesmo, sim alguma economia, poder aprender a mexer neste tipo de componentes elétricos, ter um pack de baterias que pode reparar elemento a elemento em caso de falha e optimizar, ampliar quando quiser com custos reduzidos e contribuir na prática e diretamente para um melhor ambiente!

Boas Amperagens a todos
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Boas, realmente tenho duvidas na solda sei que é possivel fazer a solda "normal" e por ponto quais as diferenças e claro que a primeira tenho acesso já a segunda nem por isso...

Por fim baterias ainda juntei umas quantas mas com este entrave da solda e tal ainda não me aventurei...

Outra duvida depois como vais fazer para converter a tensao para injectar em casa?

Obrigado pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

serges Escreveu:Boas, realmente tenho duvidas na solda sei que é possivel fazer a solda "normal" e por ponto quais as diferenças e claro que a primeira tenho acesso já a segunda nem por isso...

Por fim baterias ainda juntei umas quantas mas com este entrave da solda e tal ainda não me aventurei...

Outra duvida depois como vais fazer para converter a tensao para injectar em casa?

Obrigado pela partilha!
Portanto a solda por ponto é super rápida, sem chumbo, e fumos e mais económica. Mas tentar equilibrar os eletrodos sobre o fio ou fusíveis, torna-se um pesadelo, alé da calibragem para não romper o fio/fusível e conseguir soldagem efetiva.
Com SnPb é fácil, rápida, mas mais dispendiosa e com riscos para quem nao sabe soldar em segurança.

A conversão é feita por um inversor normal como qualquer sistema solar, neste caso o inversor 5kw tem um carregador mppt 80A :)
Se quiseres arriscar não usar fusíveis, solda a frio all the way
Pois os packs novos não usam... mas não deposito essa confiança toda nas pilhas e uma que entre em esforço que seja automáticamente removida do circuito, evita esforço para as outras, coisa que um pack industrial não faz.

Boas Amperagens Serges
Última edição por Blastars em quarta dez 19, 2018 12:55 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Obrigado pela ajuda pois eu ainda estou na fase de começar a recolher baterias, tenho uma bateria de chumbo de 70Ah e estou a pensar usar o painel solar para isso e depois colocar um inversor para poder injectar noutras gadgets e assim mas para já só um projecto na cabeça!

Já trato de abrir um Tópico com o projecto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por cuttysark76 »

Há sempre isto para quem não quer soldar:
https://vruzend.com
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

cuttysark76 Escreveu:Há sempre isto para quem não quer soldar:
https://vruzend.com
No outro dia comprei um kit da vruzend para brincar, mas não o usaria para um pack desta dimensão.

Da minha (curta) experiência, para além de ser caro, o encaixe é traiçoeiro (deixa muitas dúvidas se é preciso pressionar mais) e o contacto por vezes falha (basta uma mola mais 'dobrada' e já não faz contacto)...

Mas é porreiro para experimentar, tenho uma outra aparafusadora para a qual vou fazer um pack com o kit da vruzend.


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

cuttysark76 Escreveu: quarta dez 19, 2018 3:01 pm Há sempre isto para quem não quer soldar:
https://vruzend.com
Obrigado cuttysark76

Esses suportes servem para packs de baterias para bicicletas, skates... para packs grandes é possível usar os mesmos mas não esquecer que com isso é impossível de colocar fusíveis pois os mesmos são soldados e torna a estrutura mais pesada que o necessário além de um enorme acréscimo de preço!

O jmlflorencio já explicou a sua experiência pessoal, uma ideia que eu tinha era essa, mas acabei por procurar os vídeos hoje e encontrei que os problemas de montagem devem-se à não assemblagem segundo as instruções.

Portanto a minha conclusão para o sistema da VRUZEND, bom para baterias simples, não aplicável em sistemas complexos por grande aumento de preço e impossível de colocar fusíveis.

Aqui segue o link para a Review do Jehu corrigida pois a primeira que ele fez não seguiu as instruções.
https://www.youtube.com/watch?v=e_kTMDToieE
Aqui pergunto ao MRider se não se importa de ver a partir do minuto 7:55 caso perceba Inglês e depois falamos mais.

Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Por caso já o sigo a muito tempo.
Agora pergunto, quando investimento está ali para testar as células? Quanto tempo demoramos a extrair e a testar uma célula? Tudo isso deve ser levado em conta.
Com isto quero dizer que para quem tem muito tempo disponível e tem acesso às baterias de portátil a custo zero sim vale a pena. De resto vale a pena pela reciclagem ;-)
Live long and prosper!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider Escreveu:Por caso já o sigo a muito tempo.
Agora pergunto, quando investimento está ali para testar as células? Quanto tempo demoramos a extrair e a testar uma célula? Tudo isso deve ser levado em conta.
Com isto quero dizer que para quem tem muito tempo disponível e tem acesso às baterias de portátil a custo zero sim vale a pena. De resto vale a pena pela reciclagem ;-)
Então eu comecei a testar a sério em agosto e a minha vida obriga-me ao seguinte horário:

Segunda a sexta feira a minha rotina é acordar entre as 6-7 h e trabalhar até 18-22h...
Fins de semana esporádicamente trabalho sábado ainda mais raro ser mais do que a manhã.

Portanto em casa de manhã a semana toda menos terça feira troco as baterias dos carregadores
À noite toda a semana troco as baterias dos carregadores menos à segunda feira.
Fim de semana passo pelos carregadores mais 1 ou 2 vezes
Nas férias abri as baterias para tirar as pilhas quando já tinha os dias passados e a família a dormir.

Sim em resposta a uma das questões, dá trabalho mas um passatempo para mim é precisamente ter trabalho que nos dá prazer.
A conta elétrica com 20 a 38 pilhas a carregar e a descarregar constantemente nunca oscilou que notasse, mas vejamos se meter 5€ mês (Se fosse mais que isso a minha mulher reclamava e bem)
Agosto-dezembro dá 5 meses, 25€
Ora mesmo tendo cada pilha aproveitável a menos de 70c vamos meter 70c x 1400= 980.0178571429€
Portanto como disse menos de 1000€ em baterias, juntamos em fusíveis, fio, fichas e tubos ou suportes mais uns 30-50€ e ainda uns 150-170€ em cobre e solda, chega?
1200€(+os 25€) é o que me dá.
(Sim mantenho registo das minhas contas/gastos mesmo sendo um hobby)
Parece-me exactamente igual a 4500€ certo?

Boas Amperagens
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

Olá a todos, bom dia
Segue aqui um pequeno update:
Suportes.png
Pretendo utilizar estes suportes que me continuam a parecer bem neste teste que efectuei.

Deixo aqui também uma compilação de pesquisa que fiz num outro fórum há uns tempos que pode ser muito útil para avaliar de imediato as 18650 que valem a pena testar ou não. Servindo também após teste para verificar a percentagem de vida restante das pilhas recuperadas.
Informações das Baterias.pdf
(1.1 MiB) Transferido 106 vezes
Boas amperagens a todos
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”