Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito bom... dá gosto de ver :)

Continua (Y)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

gigaz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 94
Registado: terça fev 19, 2019 12:50 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por gigaz »

como vai a montagem os painéis? Também ando a planear as ferragens e não está fácil, se fosse no interior o serralheiro já tinha resolvido, como é litoral tem q ser tudo inox ou alumínio anodizado.


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por papacurvas »

Pessoal não deixem morrer este tópico… preciso de umas orientações na reciclagem de pilhas 18650.


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

jpc Escreveu: terça dez 18, 2018 6:55 pm O mais engraçado deste sistema é retirar uma migalha a cada bateria para se ter uma potência aceitável.

No meu caso irei fazer descargas na ordem dos 40% em paralelo com o sistema atual e aproveitar a energia de ambos os sistemas para alimentar a casa e o futuro carro híbrido.... se tudo correr bem será para o início de fevereiro.
O carro já chegou um pouco depois de fevereiro mas agora o importante é recuperar a 100% do aneurisma do dia 9 de fevereiro desde então que ando internado e sem tempo para as 18650:/
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Isso é que é pior... Boas melhoras!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

papacurvas Escreveu:Pessoal não deixem morrer este tópico… preciso de umas orientações na reciclagem de pilhas 18650.
O típico não está morto... Mas talvez fosse melhor abrir um tópico próprio?

Quais são as dúvidas, ao certo?


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por papacurvas »

As melhoras JPC e quando te sentires restabelecido continues a partilhar o teu conhecimento neste tópico/fórum.

Estava quase há um ano adormecido ;)

Não queria estar a abrir um tópico enquanto não me sentir há vontade com o que lá colocar e também não gosto nada de fóruns com centenas de tópicos com o mesmo assunto.

As duvidas muitas, mas acima de tudo falta de " fontes" credíveis onde possa aprender mais.
Tenho seguido o canal do Eletronic Matrix mas acho um pouco repetitivo e sem um seguimento de projetos, os outros são em inglês que não é muito o meu forte, brasileiros desconfio sempre muito……

Posto isto venho pedir sugestões de canais/vídeos no youtube( de preferência) português sobre este tema para alem dos já anteriores referidos.
Podem também sugerir Vlogs/blogs ou outro material sobre este tema.

Espero em breve voltar com duvidas mais concretas.


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por OliveiraF »

As melhoras!! Isso é o mais importante!!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Um abraço e melhoras…

Isso é o mais importante depois continuas o projecto há tempo para tudo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

papacurvas Escreveu: quarta mar 25, 2020 6:32 pm Pessoal não deixem morrer este tópico… preciso de umas orientações na reciclagem de pilhas 18650.
Envia mensagem privada a mim ou ao João e receberás toda a ajuda possivel
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por papacurvas »

Obrigado JPC assim farei mas se puderem ir partilhando a vossa sabedoria por aqui ou outros meios eu e outro agradecíamos.


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

papacurvas Escreveu: segunda abr 13, 2020 11:53 pm Obrigado JPC assim farei mas se puderem ir partilhando a vossa sabedoria por aqui ou outros meios eu e outro agradecíamos.
Claro que sim quantas 18650 tens?
Tens como as testar a primeira coisa é medir a tensão individual de todas as pilhas e as que tiverem abaixo dos 3.7vão para o sucateiro são para reciclar. Depois de medires todas as pilhas aguardas 1 mês e tornas a medir uma a uma e comparas as tensões se a diferença for superior a 0,2v essa pilha está a fazer auto-desgaste e está danificada. Tenho centenas nesse estado e vão todas para
reciclar.uma pilha de lítio se estiver boa aguenta a sua tensão durante meses...
Tens de planificar como vais fazer os suportes e o busbar para fazer a ligação em série e a instalação do fusível ou fio fusível. Vais ter de proteger pilha a pilha se algo de mal acontecer essa proteção tem de atuar e proteger as restantes pilhas eu utilizei fusíveis de 0.5A e se algum queimar é fácil saber qual foi basta medir a continuidade e ouvir o som do multimetro
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

- Abaixo dos 3.7 V são automaticamente para reciclar??
- E 0.2 V durante um mês também eliminam uma pilha?

Concordo que é pertinente estabelecer critérios exigentes, mas...
- Uma célula abaixo de 3,7 V não terá recuperação?
- E num uso típico de ciclos diários de carga-descarga, a diferença de 0,2 V num mês será significativa?

São perguntas honestas, sem rasteira ;-) Tenho interesse por este tema mas pouca experiência no mesmo (até agora ainda só reciclei uma bateria de e-bike e converti algumas aparafusadoras com pilhas ni-cd para células 18650, nada mais)...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Convém fazer todos os testes possíveis e imaginários.
Esse tipo de bateria 🔋 é perigoso e se incendiar desencadeia uma reacção junto das outras que é difícil de controlar.
Live long and prosper!


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por papacurvas »

Como disse o que sei é do canal do Eletronic Matrix e estou a fazer os seguintes passos.
Desmonto as baterias e verifico a voltagem com o multímetro, mais de 2,5v para um lado abaixo desse valor para outro.
Coloco a pilha a carga com um Chip TP4056, após carregada volto a medir a voltagem.
Descarrego a pilha com a board ZB2L3(com resistência de 500mha) até aos 2,5v e verifico os mha que a mesma deu de capacidade.
Volto a carregar a pilha no chip TP4056 e meço novamente a voltagem.
Se após mais de uma semana baixar dos 0,5v coloco a pilha no grupo das menos 2,5v

Volto a frisar que apenas me guio por este canal( e admito que possa ter percebido alguma coisa mal)

Este é um processo extremamente moroso, mas não tenho pressa nenhuma e queria fazer isto o mais barato possível (para já ;)
Tb estabeleci a mim mesmo um limite de 50eur mês em compras vindas da china :cry:

P.s devo ter umas 30 pilhas, mas ainda em testes….


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem. Tem que haver um processo, de facto.

Eu comprei um carregador inteligente (varicore V40, do tipo do "litokala li-500"), que permite medir a capacidade das mesmas.

Pego nas pilhas e meto-as no programa de teste (carga -> descarga com registo da capacidade -> carga) e anoto a capacidade de cada uma e a voltagem final.

Uma semana depois meço novamente a voltagem, para verificar a descarga.

Para mim, a "pergunta de um milhão de dólares" é mesmo: onde encontrar as baterias usadas??


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

jmlflorencio Escreveu: quarta abr 15, 2020 12:01 am - Abaixo dos 3.7 V são automaticamente para reciclar??
- E 0.2 V durante um mês também eliminam uma pilha?

Concordo que é pertinente estabelecer critérios exigentes, mas...
- Uma célula abaixo de 3,7 V não terá recuperação?
- E num uso típico de ciclos diários de carga-descarga, a diferença de 0,2 V num mês será significativa?

São perguntas honestas, sem rasteira ;-) Tenho interesse por este tema mas pouca experiência no mesmo (até agora ainda só reciclei uma bateria de e-bike e converti algumas aparafusadoras com pilhas ni-cd para células 18650, nada mais)...
0.2V * 100pilhas = 20V de quebra é muito se tens uma pilha a fazer auto consumo quando estiver em paralelo vai começar a gastar das outras e a quebra de tensão irá ser muita
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

jmlflorencio Escreveu: quarta abr 15, 2020 12:01 am - Abaixo dos 3.7 V são automaticamente para reciclar??
- E 0.2 V durante um mês também eliminam uma pilha?

Concordo que é pertinente estabelecer critérios exigentes, mas...
- Uma célula abaixo de 3,7 V não terá recuperação?
- E num uso típico de ciclos diários de carga-descarga, a diferença de 0,2 V num mês será significativa?

São perguntas honestas, sem rasteira ;-) Tenho interesse por este tema mas pouca experiência no mesmo (até agora ainda só reciclei uma bateria de e-bike e converti algumas aparafusadoras com pilhas ni-cd para células 18650, nada mais)...
0.2V * 100pilhas = 20V de quebra é muito se tens uma pilha a fazer auto consumo quando estiver em paralelo vai começar a gastar das outras e a quebra de tensão irá ser muita

Uma pilha com defeito é como ter uma peça de fruta podre no cesto vai estragar as outras
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por papacurvas »

Eu percebi o raciocínio, mas não é essa a função da BMS ? Fazer o balanceamento?
Sem duvida que critérios mais rígidos são sinónimo de um melhor pack, é como dizes JPC acabas por descartar muita pilha.

Uma coisa será fazer uma powerwall outra é uma pequena bateria para iluminar duas lâmpadas12v no terraço, eu ainda estou nesta ultima :D


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

O BMS faz o equilíbrio entre os vários blocos de células (blocos em série uns com os outros). Neste caso, o problema mencionado é interno no próprio bloco, é entre as pilhas que estão em paralelo entre si...

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”