Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por mafgod »

Tendo em conta o meu standby, se a energia que ofereci à rede foi cobrada, terão sido poucos €.
Seja como for, não mos deveriam de ter sido cobrados e a mudança do contador deveria de ter sido feita atempadamente.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por masterchief »

Provavelmente esteve a pagar

Mas vou achar estranho ele não notar nas facturas se existiu aumento?! Talvez não seja notorio pois com 300W um frigorifico já consome bastante se nao mais de 50% desse valor produzido

Mas não deixa de ser fantastico a EDP aguardar e aguardar até o consumidor perguntar


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por mafgod »

E na terceira marcação, lá substituiram o contador.
Na segunda-feira, não deram com a morada (!)... na quarta estava a chover..... ontem, quinta, lá o mudaram.
É um EDP BOX - SAGEMCOM CX1000-6 S, e com 0kWh marcados :-)

Para quem quiser mais info sobre este contador:
Manual_EDP Box_mono_PRIME_SAGEMCOM_CX1000-6S_C.pdf
(2.78 MiB) Transferido 151 vezes


nfreitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sexta mai 05, 2017 2:36 pm
Localização: Corroios, Portugal

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por nfreitas »

Pensava que a EDP BOX era esta:
Imagem

Este foi o novo que me instalaram 1 mês depois de fazer a MCP da UPAC
2x Jinko JKM265P-60 265W com APS 250
Engage Efergy Hub
PVOutput


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por mafgod »

O meu está mais vestido lol
20170511_191438.jpg
E confirmo, que o novo contador já faz a distinção de importação/exportação.
Já vi a indicação de exportação de energia (-1)...


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por masterchief »

olhando para os dois
eu vejo o de baixo com o mesmo botao que o meu, quando faltar a luz, avisaram pra fazer reset no botao cinzento

já o contador de preto nao estou a ver o botao, será no INF ?


nfreitas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: sexta mai 05, 2017 2:36 pm
Localização: Corroios, Portugal

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por nfreitas »

masterchief Escreveu: segunda mai 22, 2017 11:00 am olhando para os dois
eu vejo o de baixo com o mesmo botao que o meu, quando faltar a luz, avisaram pra fazer reset no botao cinzento
já o contador de preto nao estou a ver o botao, será no INF ?
SIM, para "rearmar" é carregar durante alguns segundos no INF.
2x Jinko JKM265P-60 265W com APS 250
Engage Efergy Hub
PVOutput


Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por Silva28 »

Alves10 Escreveu: segunda abr 03, 2017 6:24 pm Eu com aquele medidor que referi em cima já vi correntes de mais do que um Ampere e depois com factor de potencia de 0.05 o que dá uma potencia de quase zero. Se calhar é isso que te está a acontecer, diz que consome 60W mas na realidade com o factor de potencia aplicado consome quase zero.
Aquele aparelho é super barato e dá muitas medidas interessantes, dá para perceber perfeitamente o que se está a passar. Mede factor de potencia, energia gasta, energia que estamos a devolver á rede, potencia activa e reactiva, tensão, corrente, frequência etc.
Fiquei altamente surpreendido pela positiva. Claro que não deve ter um grau de precisão extremo como os equipamentos de calibração mas para o preço é excelente.
Posso até confessar que nunca dei muita importância ao factor de potencia, apenas fazia as contas como se de corrente continua se tratasse, sabendo que devia haver um pequeno desvio. Neste momento olho para formula matemática com outros olhos, até porque a própria tensão também é um factor importante na equação. Na minha casa por exemplo a tensão raramente desce dos 240V. Pelo que pude perseber aquele medidor entra em linha de conta com todos esses os factores.

PS: Não vendo equipamentos daqueles nem tenho acções da empresa fabricante. :D
Boas,

Também tenho um micro APS yc 250 e com a pinça amperimétrica tenho medido por diversas vezes um consumo noturno do inversor de 0.110 A (a 230 V) o que corresponderia a uma potência ativa de cerca de 25W, na qual me tenho questionado como seria possível tal consumo, mas se na verdade essa potência é maioritariamente reativa já faz sentido a potência de standby possa ser inferior a 1W. Ainda assim, não sei qual o real consumo de potência ativa do inversor, se é realmente inferior a 1W. Como se pode medir a potência ativa com uma pinça amperimétrica comum, se é que se pode?
Porém, assim que vi esse consumo e como não tinha pensado que poderia ser potência reativa, remediei a situação com um programador digital para interromper o circuito nessas horas.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por CrOhN »

Mete um medidor de tomada que já terás uma medição mais exacta do consumo real.


Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por Silva28 »

Obrigado.
Vou fazer isso. Começo a ver que as pinças dos medidores de consumo podem levar a grandes erros na monitorização dos consumos dado os electrodomésticos que temos em casa a consumir potência reativa!!
Estava a pensar comprar o OWL intuition para monitorizar consumos, mas antes vou fazer o teste de ver o fator de potência dos eletrodomésticos de casa!


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por mafgod »

Como indiquei no inicio, tenho um painel orientado a SW e outro a SE, mais grau menos grau.
Depois de ter ligado o PVOutout ao efergy, consigo obter uns gráficos mais giros :-)
23maio.jpg
Assim, e a fazer fé do que tenho:
- a produção diária atingiu os 100% dos previstos (target - obtido aqui http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php# os dados mensais)
- consegue-se ver a influência teórica de ambos os paines na produção

Ou seja, mesmo não atingindo o máximo previsto, obtive uma produção interessante :-)


Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por Silva28 »

CrOhN Escreveu: domingo mai 28, 2017 9:25 am Mete um medidor de tomada que já terás uma medição mais exacta do consumo real.
De acordo com o medidor de tomada o consumo do inversor é 0,7W, consome 0,103A a 228V (23,5 VA). O fator de potência indicava 00 (é em %), não sei se é por falta de precisão ou não apresenta valores muito baixos mas pelos cálculos seria 0,03.

Aproveitei para ver como se comportam alguns eletrodomésticos e fiquei espantado porque não tinha noção que os fatores de potência poderiam ser tão baixos!!
Consumo Eletrodomésticos.png
Consumo Eletrodomésticos.png (23.3 KiB) Visto 3772 vezes


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por Quintas2 »

Eu percebo pouco disto, mas tenho algumas dúvidas:

1) No ex.º do Router, os -73% foram obtidos fazendo 15,7VA/9,1W, é isso?
Se é, não me parece que se possa fazer assim, é um cálculo de coisas diferentes.
Penso que primeiro é preciso converter esses VA em W.
15,7VA x 0,63 = 9,9W
Agora, estes 9,9W é que podem comparar com os 9,1W e aí dá um diferencial de -8,8% e não -73%.
PEÇO AJUDA A QUEM PERCEBER DISTO.

2) No Total (Router+Box stby+ TV stby), fazendo 41/20=2,05 => -105% e não -108%. (???) E continuo a achar que não se deve poder fazer como fizeste.

3)
Silva28 Escreveu: quinta jun 01, 2017 10:08 pm De acordo com o medidor de tomada o consumo do inversor é 0,7W, consome 0,103A a 228V (23,5 VA). O fator de potência indicava 00 (é em %), não sei se é por falta de precisão ou não apresenta valores muito baixos mas pelos cálculos seria 0,03.
Se apresenta 00 (arredondamento às unidades em %), deve ser inferior a 0,5% pois maior que 0,5% já arredondava para 1% e aí o medidor mostraria 01.
Não entendi como chegaste aos 0,03. Seria 0,7W/23,5VA? Continuo a ter dúvidas que se possa fazer desta forma.

4) No gráfico, porque é que a curva verde não está a "zero" nas horas sem sol? Não é a curva da tua produção real?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por mafgod »

Quintas2 Escreveu: sexta jun 02, 2017 10:27 am 4) No gráfico, porque é que a curva verde não está a "zero" nas horas sem sol? Não é a curva da tua produção real?
Deveria de estar a zero ou muito próximo, mas , o efergy dá este valor quando não está a consumir e também não distingue de produção de consumo.
Já houve por aqui alguams discussões sobre esta "anomalia".
O valor ser alto, terá, provavelmente, a ver com o fator de potência que é ignorado pelo efergy.
O valor de consumo ser considerado de produção tem a ver com a não disitnção do sentido de corrente pelo efergy.


Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por Silva28 »

Imagem
Quintas2 Escreveu: sexta jun 02, 2017 10:27 am Eu percebo pouco disto, mas tenho algumas dúvidas:

1) No ex.º do Router, os -73% foram obtidos fazendo 15,7VA/9,1W, é isso?
Se é, não me parece que se possa fazer assim, é um cálculo de coisas diferentes.
Penso que primeiro é preciso converter esses VA em W.
15,7VA x 0,63 = 9,9W
Agora, estes 9,9W é que podem comparar com os 9,1W e aí dá um diferencial de -8,8% e não -73%.
PEÇO AJUDA A QUEM PERCEBER DISTO.

2) No Total (Router+Box stby+ TV stby), fazendo 41/20=2,05 => -105% e não -108%. (???) E continuo a achar que não se deve poder fazer como fizeste.

3)
Silva28 Escreveu: quinta jun 01, 2017 10:08 pm De acordo com o medidor de tomada o consumo do inversor é 0,7W, consome 0,103A a 228V (23,5 VA). O fator de potência indicava 00 (é em %), não sei se é por falta de precisão ou não apresenta valores muito baixos mas pelos cálculos seria 0,03.
Se apresenta 00 (arredondamento às unidades em %), deve ser inferior a 0,5% pois maior que 0,5% já arredondava para 1% e aí o medidor mostraria 01.
Não entendi como chegaste aos 0,03. Seria 0,7W/23,5VA? Continuo a ter dúvidas que se possa fazer desta forma.

4) No gráfico, porque é que a curva verde não está a "zero" nas horas sem sol? Não é a curva da tua produção real?

Boas Sr. Quintas,

1) A coluna G está calculada conforme a linha 18. Os cálculos creio que estão corretos, o que ficou em falta foi na linha 18 escrever na equação xFP, sendo o correto Difer (%) = (P_ativa - P_aparente x FP)/ em que o FP é sempre igual a 1 (tinha escrito que o FP estava a ser ignorado (igual a 1) mas por lapso não o escrevi na equação, já que nos cálculos é indiferente multiplicar por 1). Vou colocar nova figura com isso retificado.

Quando refer:
"Penso que primeiro é preciso converter esses VA em W.
15,7VA x 0,63 = 9,9W"
Na verdade, o que está a obter é o mesmo que a coluna A (potência ativa medida), que deveria ser 9,1W, as razões para não ser igual são a precisão do equipamento e principalmente o fato de, como os valores estão sempre a variar e o visor só mostra individualmente a tensão, corrente e potência, e como tenho de carregar no botão para mudar de parâmetro os valores não são do mesmo instante (creio que o router era precisamente o que variava mais a corrente e o fator de potência).

NOTA: o que pretendia ilustrar era precisamente o elevado erro na estimativa da potência ativa quando não se sabe o valor de FP e se considera FP=1.
Creio que os medidores de consumo que usam apenas as pinças amperimetricas não o considerem.

2) Os cálculos estão bem, apenas porque eram valores totais e não interessa tanta precisão "escondi" no excel as casa décimais das potências, mas coloco novamente a imagem a mostrar 1 casa decimal.

3) Sim, foi dessa forma, essa é a definição do FP ou cos fi = P/S, S é a potência aparente em VA. Os 0,03 em % seriam 03% no visor portanto deveria mostrar, talvez não apresente abaixo de determinado valor, mas isto sou eu a supor!!

4) Creio que não era para mim esta questão, mas penso que o SR. magfod obtém isso precisamente por o efergy ignorar o FP e o sentido da corrente. Tal como também medi no meu APS 250 cerca de 23,5 VA que para o efergy seriam 23,5W (pois considera FP=1), ele tendo 2 APS 250 será aproximadamente o dobro, na verdade seriam apenas P=SxFPx2inv. = 23,5 x 0,03 x 2 ~ 1,4W!
Consumo Eletrodomésticos.png
Consumo Eletrodomésticos.png (24.3 KiB) Visto 3726 vezes


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por CrOhN »

Silva28, não te disse nada antes sobre o factor de potência. Mas tu chegaste lá. Efectivamente, muitas fontes de alimentação têm um factor de potência muito baixo. Que só piora quanto mais longe estiverem da potência máxima que suportam. Então coisas com potência muito baixa é o descalabro!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por Quintas2 »

mafgod e Silva28,

Obrigado pelos esclarecimentos, vou aprendendo pouco a pouco.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa explicação... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por Silva28 »

Estamos aqui mesmo para aprender uns com os outros! :)
CrOhN Escreveu: sexta jun 02, 2017 3:36 pm Silva28, não te disse nada antes sobre o factor de potência. Mas tu chegaste lá. Efectivamente, muitas fontes de alimentação têm um factor de potência muito baixo. Que só piora quanto mais longe estiverem da potência máxima que suportam. Então coisas com potência muito baixa é o descalabro!
Não fazia ideia disso, mas realmente observa-se isso!

Ainda no inversor tenho outras dúvidas que os meus poucos conhecimentos não me permitem esclarecer. Antes de ter medido o consumo do inversor com o medidor de tomada (já de noite), ainda era fim de tarde e reparei que para uma produção de apenas 15,6W estava com um Fator de Potência de 0,37 quando, pensava eu, que o inversor devia estar a entregar apenas potência ativa (FP~1). Assim, para tentar entender o comportamento do inversor com a radiação solar incidente no painel, decidi ir registando ao longo do dia alguns valores de potência ativa e FP, donde obtive:
P (W); FP
222; 0,99
143; 0,98
128; 0,97
85; 0,95
77; 0,99
70; 0,93
66; 0,95
61; 0,92
34; 0,79
22; 0,43
16; 0,35
15; 0,39
4; 0,11
Com estes comportamento acabei por concluir que o inversor estaria a consumir potência reativa (e não a produzir) enquanto debitava ativa, sendo tanto menor o FP quando menor a potência ativa produzida porque a potência reativa se deveria manter relativamente constante. Isto está certo?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo 500W (2x260W PV +2x250W micro APS)

Mensagem por CrOhN »

Não te sei explicar, mas provavelmente será pela mesma razão que as fontes comutadas pioram o FP quanto mais longe estiverem da potência máxima. São concebidas com correcção de FP para o máximo de potência. Existe forma de compensar o FP dinamicamente, mas isso complica o circuito, e consequentemente, o preço.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”