Monte Alentejano - Projecto para reduzir consumo de gasolina

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
citrex
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sábado nov 19, 2016 3:36 pm

Re: Monte Alentejano - Projecto para reduzir consumo de gasolina

Mensagem por citrex »

t3lmo Escreveu:
citrex Escreveu:P.S. - Visitante1, tentei enviar-lhe PM mas não tenho essa opção activa. Acredito que seja por ser novo no forum.
Depois de 5 mensagens no forum.
Obrigado pela informação, t3lmo.

masterchief Escreveu:na questao da hidrica, tu tens alguma barragem? Tens possibilidade de fazer uma mini barragem?
O que tenho é uma mini nascente, um depósito no ponto mais alto e uma "piscina natural" (um buraco que posso impermeabilizar) que pode acumular bastante água.
visitante1 Escreveu:
jmlflorencio Escreveu:3eses chega para compensar o investimento num equipamento hídrico?
Depende de alguns fatores, mas 3 meses com água em abundância fica com autonomia total.
Há uma ideia generalizada que se gasta um balurdio num equipamento desses mas pode estar errada .
Em breve vamos ter por cá um topico detalhado acerca do assunto.
Eu avancei com um projeto desses que está quase finalizado , há mais 1 ou 2 users que estão a ponderar avançar com algo embora com outros contornos .

E não se esqueçam que o homem está completamente off em termos de energia, por isso tudo o que gaste será recuperado . Já viram as contas que tem e as restrições ?!
Completamente off, energeticamente falando. Eu vi o seu projecto de energia hídrica mas para ser sincero, percebi muito pouco.

No inverno com as águas das chuvas o ribeiro corre com força, força suficiente para fazer barrotes de 100kg "andar" 100 metros. A profundidade máxima do ribeiro não chega a 40 centímetros.

Será financeiramente viável forçar a circulação da água de um ponto baixo para um ponto elevado para produzir electricidade?
Exemplo: Num dia de muito sol, um motor bombear a água da piscina natural para um depósito. Esse depósito estando no ponto mais alto do monte permitirá à agua ganhar velocidade, por gravidade, até ao local onde produzirá a energia.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Monte Alentejano - Projecto para reduzir consumo de gasolina

Mensagem por rnlcarlov »

Possível é. Temos várias barragens que bombeam água para cima quando há excesso de energia durante a noite, para depois gerar electricidade durante o dia, quando há mais consumo. Não sei é se no seu caso isso será vantajoso. Se por um lado a água no depósito funciona como uma espécie de bateria, não sei se a eficiência do processo compensa, sobretudo porque terá outros consumos durante o dia. Imagino que só haverá essa possibilidade se tiver um sistema fotovoltaico sobredimensionado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Monte Alentejano - Projecto para reduzir consumo de gasolina

Mensagem por serges »

Hum...

Existe muita gente que já vive fora off Grid mas honestamente é preciso um bom investimento e muito aproveitamento do que a natureza nnos dá...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Monte Alentejano - Projecto para reduzir consumo de gasolina

Mensagem por RSSilva »

Novidades por aqui?
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Monte Alentejano - Projecto para reduzir consumo de gasolina

Mensagem por serges »

#citrex como está isso a correr?

Acho que o #Hynek ia gostar de porvas mãos nesse ribeiro...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”