Novo projeto para 2017

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

Boa tarde a todos.

Após um contacto inicial a uns meses por parte da EDP para um kit autoconsumo... que recusei :)
E estando eu mais ou menos dentro da área da eletricidade/eletrónica, resolvi começar a estudar o assunto por minha conta.
Devo inicar produção de alguma energia em 2017 :)
Pelo menos para testar as minhas conclusões e simulações até agora em folha de cálculo excel :lol:

No entanto vão aparecendo algumas dúvidas que irei colocando por aqui, caso não encontre já respondido!

Começando pelo ponto principal... os paineis fotovoltaicos!
Novos ja aparecem a preços interessantes, mas de quando em vez aparece um ou outro possível negócio
para paineis usados a preços ainda mais interessantes!
Tendo eles uma longa vida útil, parece-me razoável adquirir um painel com uma meia duzia de anos de uso e um desconto
considerável em relação a novo!

A questão será identificar algum tipo de problemas que possam existir nesses paineis!
Para além do mais obvio, como vidro estalado, picado, riscos etc...
Que mais problemas se podem identificar de forma mais ou menos rápida de forma a evitar adquirir paineis problemáticos?
Refiro-me a paineis de 250W, se é que isso possa ser importante.

Desde já obrigado a todos,
César

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por t3lmo »

Paineis usados sem garantia são sempre uma incógnita demasiado alta para poupar umas dezenas de €. Andei a pesquisa-los e fiz melhor as contas.
Por vezes poupa-se no custo inicial e não se contabilizam os problemas e as chatisses que dai adveêm, e essa parcela do nosso tempo de vida custa e muito!

Eu vou montar o meu sistema básico de 500W (2x250+ beOn) duante o próximo mês. Material encomendado :)
Ao mesmo tempo vou montar 1500W (6x250W) para os meu pais, mas para trifásico com comutação manual para monofásico quando necessário.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por jmlflorencio »

Sobre painéis usados, creio que há quem faça disso negócio aqui ao lado em Espanha, inclusivamente entregando em Portugal e conseguindo ofertas muito boas.
Não conheço as pessoas pessoalmente, mas é afirmado que caso um painel tenha problemas é trocado gratuitamente. E creio que têm garantia, apesar de ser mais reduzida que a de fábrica (1 ano?? Já não me recordo)...
Há cá no fórum casos de users que já adquiriram painéis desses, e creio que com bons resultados.

Sendo neste tipo de relação comercial (e não com particulares, que não têm como dar qualquer tipo de garantia), e fazendo fé em tudo o que é afirmado nos anúncios, creio que os painéis usados serão mesmo boa opção.

Mas depois há tudo o resto: o inversor, a estrutura, cabos e fichas, etc...

E há promoções muito boas por cá com isso tudo incluído. A última de que dei conta tinha um kit de 500W 'pronto a instalar' por 650 eur já entregue em casa do cliente... Com preços desses, faz de facto pensar se vale a pena a opção dos painéis usados...


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

Bom dia a todos.

Realmente estive a analisar a diferênça de custos...
Acrescenta apenas 1 ano ao tempo necessário para o retorno do investimento.
Num equipamento com tempo de vida na ordem de 20 anos... é desprezável a diferênça de custo de usado para novo!

Também devo arrancar com 500W ou 750W no inicio do próximo ano.
Ainda tenho que cruzar bem os dados do meu consumo diário medido durante uma semana completa, com
os dados tirados de um simulador de produção fotovoltaica para a minha localização. (http://pvwatts.nrel.gov).

Para inversor...
Aqui é que ainda está a minha grande incógnita!
Simples seria micro-inversores 250W/500W e "enfiar" tudo na rede elétrica!
250W = +/- 150 EUR
500W = +/- 200 EUR
Mas se em futuro conseguir uma forma económicamente viável de armazenar energia e aumentar a produção fotovoltaica,
obriga a deitar ao lixo os micro-inversores e usar algo bem diferente!

Visto de ontra forma...
Quero chegar a uma solução que me permita no futuro usar armazenamento sem grandes alterações no equipamento nem instalação!

Há produtos baratos para isto, como os produtos MPPsolar, que indicam 93% de eficiencia, mas em que condições chega aos 93%...!
Tem preço baixo... resto nao sei!
Alguém tem destes equipamentos a funcionar? e já lhe fez algum teste de eficiencia?
Digamos entre 25% e 100% de potência de saída?
Imagem
Possivelmente é dinheiro a sair pela janela!
Será?

Há soluções europeias como por exemplo o IMEON 3.6... mas o custo, é um pouco esticado para o meu orçamento!
Imagem
http://www.imeon-energy.com/en/imeon-3-6/
2.300 EUR foi o melhor preço que encontrei até agora!
Um pouco limitada a corrente de descarga do banco de baterias (25A)... sensivelmente 1Kw se o banco for de 48V!
Por outro lado os 5 anos de garantia ou 10 em opção, é sempre uma enorme mais valia!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por CrOhN »

Eu tenho um MPPsolar, e a eficiência é efectivamente cerca de 93%.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Emanuel Couto »

Bom projeto, faz bem em questionar as melhores opções antes de avançar... ;)

Que tudo corra pelo melhor.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

CrOhN Escreveu:Eu tenho um MPPsolar, e a eficiência é efectivamente cerca de 93%.
Boa tarde.
Essa eficiência foi medida entre que pontos?
Entre os paineis e rede elétrica?
Entre paineis e banco de baterias? ou entre baterias e rede elétrica?

Suponho que seja a primeira opção!

Usa baterias com esse inversor?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por jmlflorencio »

Não são os micro inversores da Enphase que permitirão no futuro a ligação a baterias (da marca apenas, talvez??)?

Se fosse eu (e fizesse questão nessa opção, o que não é o caso) era por aí que optava. Tinha a simplicidade no presente (é só ligar à tomada), com a flexibilidade no futuro, e por um custo apenas um pouco superior a um micro inversor 'normal' (não sei se chega a 100 eur de diferença??)...


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por masterchief »

Mas se no futuro quiser adicionar umas baterias nao é apenas ligar mais uns cabos ao inversor escolhido até as baterias?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por CrOhN »

A eficiencia é a do inversor apenas. Portanto DC -> AC. Claro que uso baterias! O inversor não funciona sem baterias.


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

CrOhN Escreveu:A eficiencia é a do inversor apenas. Portanto DC -> AC. Claro que uso baterias! O inversor não funciona sem baterias.
Para um inversor desse tipo é logico que usaria baterias :)
Apenas fiquei surpreendido por encontrar ao fim de meia duzia de "posts" alguém que as use :)

Até agora... ou pelo menos antes de encontrar este forum, toda a gente parecia de opinião que armazenar em bateria
não compensa o investimento nem o tempo na sua manutenção!

Pelas minhas contas... na pior hipotese parece-me que o custo por Kwh de energia armazenada não ficará nem mais
barato nem mais caro que ir buscar a rede!
(não estou a considerar com subidas de preço anuais do Kwh, nem possíveis falhas no banco de baterias ou inversor)

Talvez isole o circuito de iluminação lá de casa para ser exclusivamente alimentado por baterias! e fazer mais umas contas :)

Já terá feito também estas contas...
Que conclusões tira do seu sistema com armazenamento?

Cumprimentos,
César


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

jmlflorencio Escreveu:Não são os micro inversores da Enphase que permitirão no futuro a ligação a baterias (da marca apenas, talvez??)?

Se fosse eu (e fizesse questão nessa opção, o que não é o caso) era por aí que optava. Tinha a simplicidade no presente (é só ligar à tomada), com a flexibilidade no futuro, e por um custo apenas um pouco superior a um micro inversor 'normal' (não sei se chega a 100 eur de diferença??)...
Pelo que li a enphase vai disponibilizar ou disponibiliza unidades de armazenamento AC, em "blocos" de 1,2Kwh.
Preço... não faço a mínima ideia!
Mas sendo litio... não será para todas as carteiras :(


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por CrOhN »

Cesar, basicamente, é como disseste. O custo da energia rondará o custo de ir buscá-la à rede. Avarias, também podem acontecer nos sistemas grid-tie. Baterias de qualidade podem ter uma boa duração. Acabando por ser perfeitamente rentável..

Para já, está dentro do previsto. Tem algumas vantagens que poderão ser interessantes. Por exemplo: falhas de rede, passam ao lado. É como teres uma UPS para a casa toda.


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

CrOhN Escreveu:Cesar, basicamente, é como disseste. O custo da energia rondará o custo de ir buscá-la à rede. Avarias, também podem acontecer nos sistemas grid-tie. Baterias de qualidade podem ter uma boa duração. Acabando por ser perfeitamente rentável..

Para já, está dentro do previsto. Tem algumas vantagens que poderão ser interessantes. Por exemplo: falhas de rede, passam ao lado. É como teres uma UPS para a casa toda.
Boa tarde...
Tem o seu projeto listado aqui em algum tópico?
Estou a sentir-me tentado em começar desde o inicio a armazenar energia, em vez de deixar como opcional! :)
E assim não há "ofertas" a rede!

Isolar o circuito de iluminação la de casa é fácil, isolar garagem e lavandaria também!
Ao isolar estes circuitos, o equipamento de maior potência será a máquina de lavar roupa (na lavandaria)!
Garagem... so umas ferramentas elétricas de quando em vez nas bricolages... Berbequim, rebardadora, "tico-tico"...
(começar com pouco e ir aumentando se for viável)

Obriga-me a fazer um novo conjunto de medições e a gastar umas centenas de euros em baterias! :|
Mas ficava um desafio um pouco mais interessante :)


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por masterchief »

E a bateria da Tesla como é?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por CrOhN »



CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por CrOhN »

masterchief Escreveu:E a bateria da Tesla como é?

Caríssima!! :mrgreen: :mrgreen:


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

masterchief Escreveu:E a bateria da Tesla como é?
É bonitinha e tal e coiso...
Mas feia para a minha carteira :)

Para um produto que resulta da reciclagem de baterias em fim de vida dos veiculos elétricos Tesla...
Esperava-se um custo inferior!
Mas temos que ver pelo ponto de vista de quem está a frente disso:
Porque razão haveria de colocar um preço final muito inferior ao que existe no mercado?
Se assim lhe deixa margem para ir baixando lentamente e ganhar mais com o negócio?

A entrar em armazenamento, vou pela centenaria bateria de chumbo :)
é feia... cheira mal... é muito pesada... da trabalho de manutenção... mas é mais em conta :)


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por masterchief »

Optimo! Gosto de ler estas opiniões!

Nao sabia que as baterias dessa da tesla é de baterias em fim de vida


Autor do tópico
Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Re: Novo projeto para 2017

Mensagem por Cesar Dias »

masterchief Escreveu:Optimo! Gosto de ler estas opiniões!

Nao sabia que as baterias dessa da tesla é de baterias em fim de vida
A nissan também estava em negociações com outra empresa para as baterias do leaf serem utilizadas
para armazenamento de energia :)

Reutilizar é mais eficiente que reciclar :)

Uma bateria que chegou a "apenas" 80% da sua capacidade, ainda tem muitos Kwh para armazenar
e fornecer numa aplicação doméstica, bem menos agressiva que a utilização automóvel :)

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”