Autoconsumo 750W - Fsilva

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

Ainda em relação à temperatura do micro, o Enphase diz que a temp. normal de funcionamento é de 15ºC acima da temperatura ambiente. Se considerares que num dia quente a temperatura na área próxima das telhas pode ultrapassar 50ºC, tens 65ºC para o inversor. E os microinversores não têm ventoinha para arrefecimento, têm que dissipar o calor para a atmosfera. O Enphase recomenda um mín. de 1.9cm entre o telhado e a parte inferior do micro e 1.3cm entre a parte sup. do micro e a inf. do painel.

Em relação ao cabo elétrico, usa-se cobre de secção 1.5mm2, para circuitos de iluminação até 10A, ou 2,5mm2 até 16A. Em teoria, tens que considerar uma série de fatores (cabo ao ar livre ou encapsulado, temp. ambiente, distância, etc. etc.. Mas, para 4 m de comprimento de cabo e 750W de carga (3,3A a 230V), eu diria que 1.5mm2 dão perfeitamente, concordando com o borllock.

Dito isto, o manual do Involar recomenda cabo de secção 2.5mm2 como mínimo.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

Ontem finalmente consegui concluir a instalação, estava um pouco ventoso e alguns períodos de chuva mas lá consegui
agora é ligar um medidor que conte nos 2 sentidos para ver a produção
deixo algumas fotos da instalação
Anexos
12540128_1241087105918493_1344256364_n.jpg
12506961_1241087089251828_463253032_n.jpg
12498436_1241087069251830_1548026050_n.jpg

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por t3lmo »

Confirmas que a largura total ocupou umas 16 telhas? Quero fazer semelhante mas tenho problemas de espaço, pois tenho o AQS ao lado.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

sim, 16 telhas
cada painel tem 1metro de largura


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

13-01-2016
1º dia de produção com registo
produção total: 2.8 kwh
pico máximo de produção: 517 w

como tive o dia todo por casa fui vendo a produção com os consumos
houve alturas em que o consumo da casa era inferior á produção,
então o excedente ia para a rede, fui ver o contador e aparece este símbolo
ou seja, o contador pára de contar
Anexos
IMG_20160113_095233.jpg

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por t3lmo »

O meu é um Janz similar a esse, e dizem que conta a injeção do excedente de energia como consumo.
Qual o comportamento desse? É melhor apontar os valores pela manhã e comparar ao fim do dia.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

eu já tinha enviado um mail para a janz com essa duvida e o que me responderam foi o seguinte:

Caro Silva,
O contador Janz C240, é um contador estático de energia eléctrica activa concebido para registar energia consumida, não registando portanto energia consumida/injectada na rede.
Para esta realidade teria de se aplicar contador de energia activa e reactiva, bidireccional, como é o caso do nosso modelo Janz A1700.
Caso necessite de mais algum dado, não hesite em contactar-nos.
Obrigada.


por isso estou mais ou menos descansado, mas de qualquer das formas vou registar as leituras

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por MRider »

Tenho a mesma info sobre esse contador
Live long and prosper!


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por pedrolima »

Impecável :)

Avatar do Utilizador

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por meira78 »

fsilva Escreveu:13-01-2016
1º dia de produção com registo
produção total: 2.8 kwh
pico máximo de produção: 517 w

como tive o dia todo por casa fui vendo a produção com os consumos
houve alturas em que o consumo da casa era inferior á produção,
então o excedente ia para a rede, fui ver o contador e aparece este símbolo
ou seja, o contador pára de contar
Olá amigo,

Não sabendo em que zona do país te encontras, com 750W de potência instalada, em números redondos é expectável que possas gerar 1.100kWh por ano.

Se convertermos esta produção total em média diária chegamos a um valor de cerca de 3,1kWh/dia.

Com o estado do tempo por estes dias de Inverno, penso que estás a conseguir um rendimentos espectacular.

Mas há por aqui pessoal bem mais entendido e podem tirar isso a limpo.

Parabéns.


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

Como dou as minhas leituras à EDP ao dia 17 de cada mês vou vendo as produções e fazendo contas também ao dia 17

produção e consumo de 17 Janeiro a 17 Fevereiro

Produção PV - 61 kw
Leitura consumos contador edp - 341 kw
Leitura consumos/injeção na rede do contador na entrada do quadro geral - 363 kw
(este contador conta nos 2 sentidos)

363-341= 22 kw oferta a edp
ganho solar - 39 kw
39 x 0.227 = 8,85€ (valores com iva e em bi-horario)

penso que não me enganei nas contas!!!!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por CrOhN »

Xii! Estamos em Fevereiro e já estás a dar mais de um terço da produção!

Isto realmente é um excelente negócio! Para a EDP, bem entendido!


Autor do tópico
fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por fsilva »

CrOhN Escreveu:Xii! Estamos em Fevereiro e já estás a dar mais de um terço da produção!

Isto realmente é um excelente negócio! Para a EDP, bem entendido!
Pois... também me parece que sim, e bem me custa fazê-lo
vou ter de mudar alguns hábitos de consumo lá em casa para não "engordar" tanto os gajos


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por alexjp4 »

fsilva Escreveu:
CrOhN Escreveu:Xii! Estamos em Fevereiro e já estás a dar mais de um terço da produção!

Isto realmente é um excelente negócio! Para a EDP, bem entendido!
Pois... também me parece que sim, e bem me custa fazê-lo
vou ter de mudar alguns hábitos de consumo lá em casa para não "engordar" tanto os gajos
Como tens tarifa bi horária acho que o melhor é venderes 2 painéis e o inversor de 500W e ficares só com um painel de 250W porque se não tiveres ninguém em casa para ir regulando os consumos deve ser difícil transferir consumos para quando há sol, porque aos estares a transferir se de repente ficas sem sol estás a consumir a electricidade quando ela é mais cara, se não tivesses bi-horário não havia problema mas com bi-horária penso que não vale a pena transferires os consumos excepto se conseguires controlar a produção com o consumo.
Ou então pensa numas baterias sempre é mais um custo para amortizar mas se calhar consegues amortizar o investimento num período de tempo mais reduzido, mas do modo como isso está nunca mais vais conseguir amortizar isso e daqui a nada estas a oferecer metade da produção a EDP.
Ou então "oferece" o excesso a um vizinho. :| sempre é melhor que dares a EDP.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por jmlflorencio »

E por cá encontravam-se certamente compradores ;-)

E que tal um inibidor de injeção, ligado a um termoacumulador com uma resistência mais fraca?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu:E por cá encontravam-se certamente compradores ;-)

E que tal um inibidor de injeção, ligado a um termoacumulador com uma resistência mais fraca?
Boas Fsilva.

Tenho pena que estejas a perder tanta produção para a EDP. Não te precipites na decisão que tomares. Demora alguns dias e amadurece alternativas. Não é por ofereceres parte da produção por mais 1 mês à EDP que vais à penúria.

Faz as contas, mas eu exclui inibidores de injeção pelo seu preço. Custam para cima de €200. Esse valor dividido por €0,22 (o teu custo do kWh) equivale a 909kWh oferecidos à EDP. E não é só o inibidor, é a resistência, um eventual relógio de programação, etc.. Também não sabemos sequer como aqueces a água. Se tens esquentador, ainda terás que comprar um cilindro. Pensa em todas as variáveis. Mas até podes concluir ser esta a melhor opção. À partida, parece haver um sobredimensionamento fotovoltaico: quem tem bi-horária não deveria ter grandes consumos às horas de maior produção solar. A solução de venda de uma parte do sistema não me parece descabida, se não encontrares melhor alternativa.

Nota que eu adotei essa solução da resistência fraca para AQS, mas bastou-me comprar a resistência. Já tinha cilindro, o relógio, luz avisadora de resistência on/off, etc, era material que já tinha cá por casa (guardo a tralha velha minha e dos meus familiares pois sou contra este paradigma da sociedade moderna de tudo deitar fora e "quem guarda velho, sempre tem").

Muito boa sorte e uma boa decisão.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Emanuel Couto »

Quintas2 Escreveu: (guardo a tralha velha minha e dos meus familiares pois sou contra este paradigma da sociedade moderna de tudo deitar fora e "quem guarda velho, sempre tem")..
Faço o mesmo!
Um dia pode dar jeito :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

Fsilva, de manhã especulei sobre hipóteses e ficou a faltar o Plano A, que é manteres tudo como está, desde que o investimento compense na mesma. Tu é que sabes os teus consumos e objetivos. Podes chegar à conclusão que, em vez de pagares o investimento em 6 anos, vais demorar 10 anos e isso estar bem para ti.

O que, penso, não deverás aceitar, é um retorno em 20 anos, para mim nem mesmo 15 anos. Pois se os painéis duram até mais do que isso, já o inversores... Os meus Involar têm alegadamente 25 anos de garantia mas eu rezo a todos os santinhos para que eles durem 15 anos, ou pelo menos até à recuperação do investimento. Duvido muito desses 25 anos de garantia e, sendo chinocas (basta dizer que o site da Involar não é atualizado desde 2013)...

Se concluires não conseguir um retorno num período razoável, talvez devas considerar mesmo vender parte do sistema e, aí, tens que ver com que parte ficarás (250W ou 500W), o que também depende da parte que o comprador quiser comprar (mas se o comprador quiser 500W e tu também, compras mais 250W e resolves o problema). Para não perderes dinheiro a vender uma coisa nova, desvalorizada só por ser 2.ª-mão, terás hipótese de vender a um vizinho/amigo/familiar? Como já tens experiência, ofereces a montagem e tentas recuperar todo o dinheiro empatado na parte que venderes.

Fica bem.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por Quintas2 »

Entretanto, segue o tópico Aproveitar Bateria Usada em Autoconsumo: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=19514.

Pode vir a dar jeito para todos nós.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Autoconsumo 750W - Fsilva

Mensagem por alexjp4 »

Emanuel Couto Escreveu:
Quintas2 Escreveu: (guardo a tralha velha minha e dos meus familiares pois sou contra este paradigma da sociedade moderna de tudo deitar fora e "quem guarda velho, sempre tem")..
Faço o mesmo!
Um dia pode dar jeito :)
Infelizmente ou não tambem sou assim já mudei por 3 vezes de casa e sempre para maiores e está sempre a faltar espaço para guardar tudo mas lá vou guardando a ultima maquina de lavar roupa cá em casa durou quase 25 anos :D apesar de ter sofrido alguns upgrad´s de outras maquinas de lavar que me foram dando, só que morreu mesmo o programador queimou, e o rolamento do tambor já estava meio gripado, mas já consegui por outra a funcionar, os fabricantes é que não devem gostar muito.... :mrgreen:

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”